Água turva e aquário alcalino

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
ayashi
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 23 Jan 2013, 03:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Água turva e aquário alcalino

Postby ayashi » 28 Feb 2013, 16:45

Tenho um aquário de 72 litros brutos, desde o fim da ciclagem a água está bem amarelada e não consigo deixá-la transparente de jeito nenhum, não tenho troncos e a água é alcalina, mesmo com injeção de CO2 (caseira) não tenho dificuldade em manter ela em 7,2, quando muito abaixa pra 7,0 em dias de TPA, coisa que corrijo no mesmo dia com facilidade. Não sei o que pode estar deixando a água do meu aquário tão amarela, os testes de amônia estão zerados há meses, li que poderia ser matéria orgânica em suspensão e comprei o alcon Cristal que teoricamente deveria agrupar a matéria orgânica em suspensão pra facilitar a filtragem, mas ele só deixa a água de amarela pra amarelo-esbranquiçada e nada acontece. Realizo TPAs semanais de 30%, elas clareiam um pouco a água, claro, mas logo volta a ficar amarela. Não sei se poderia ser a camada fértil escapando para a coluna d'água, tenho uma camada inerte alta e não tive nenhum boom de algas que me indicasse isso... só algumas algas verdes que estou controlando com red ramshorns... prefiro usar modos naturais, biologia pra controlar biologia.

Alguém pode me dar uma luz sobre o que está deixando a água do meu aquário tão amarela? Os artigos que leio sobre água dessa cor apontam pra água ácida, troncos... nada que eu tenha.

Foto da lateral do aquário pós TPA hoje e aplicação do alcon Cristal há uma hora mais ou menos... o resultado é esse, normalmente é bem mais amarelo mas infelizmente não tirei foto (ainda tinha esperança que a TPA de hoje + Cristal fosse resolver :( )
Image



Set up completo do aquário se isso puder ajudar:

72 litros brutos.
Filtro externo Elite (perlon e anéis de cerâmica, tirei o carvão que já estava inútil há um bom tempo quando plantei o aqua em janeiro, pois me disseram que as plantas fazem o papel do carvão) não sei a vazão dele, mas imagino que seja até superior ao necessário, deixo ele no mínimo pois no máximo chega a incomodar os alevinos de lebiste
camada fértil: fondo vivo + humus (prodac) + laterita
camada inerte: areia grossa (6 cm na frente, 8 cm atrás)
aquecedor com termostato, temperatura mantida em 26ºC
Amônia: 0
Nitritos e Nitratos: Não tenho teste
PH: 7.0~7.2
Algas: verdes em níveis controlados (comprei os red ramshorns semana passada, ainda não tiveram tempo de procriar, creio que seja só questão de tempo pra que mais uns nasçam e limpem o que resta delas)
TPAs: semanais de 30% com água condicionada com aquasafe, ph e temperaturas igualadas ao do aquário
Iluminação: 3 lâmpadas T5 de 14w própria pra plantados (uns 50 lm/L)
Nenhum tronco, nenhum xaxim, apenas 2 pedras neutras.
injeção de CO2 caseira
Não uso adubo líquido

Flora:
eleocharis minima
eleocharis vivípara
cabomba caroliniana
Anúbia lanceolata
microssorum pteropus
ludwigia glandulosa
Hygrophila difformis
musgo de java

As plantas estão se desenvolvendo bem mesmo com a iluminação não sendo alta, a ludwigia está bem vermelhinha, a eleocharis minima já triplicou de volume e todas as plantas estão saudáveis e com folhas novas menos ironicamente uma das menos exigentes... a microssorum parece ter a tal doença da microssorum, tem alguns pontos pretos nela mas não parece nada preocupante... vou tirando as folhas velhas e as que estão nascendo parecem estar saudáveis. Podas semanais especialmente nas eleocharis que não param de crescer, nas outras só tirei as folhas mortas até hoje.


Fauna:
9 lebistes adultos
1 otto
1 corydora
4 red ramshorns
alevinos de lebistes impossíveis de serem contados

Os peixes também parecem estar muito bem, ativos e procriando como só lebistes sabem :lol: , deixo os alevinos à própria sorte pra não ter problema de superpopulação. Alimentação à base de ração seca pra lebistes e peixes de fundo pra cory e dáphnias.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby Katsuzo Koike » 28 Feb 2013, 18:37

Olá, Ayashi, essa coloração de água em final de ciclagem e nos meses seguintes é até normal. Mas o efeito "que não passa" pode ser por vários fatores. Vc não tem superpopulação, e não deve colocar tanta comida para eles, certo? (quantas vezes alimenta?). Bem, essa cor pode ser:
- da qualidade (ruim) da água de sua cidade, que já chega turva em casa (já observou isso?). De onde vem essa água do aquário? Rua? Caixa d´água de casa?
- Sua água para TPA é direto da torneira ou descansa alguns dias antes de entrar no aqua?
- Interferência de elementos do substrato na água (Nunca usei esse material fértil que vc cita. A laterita foi bem lavada? E a camada inerte, tb foi lavada?). Aqui, apesar de não fazer tanto mal aos peixes, só com tempo e muitas TPAs sua água vai ficar cristalina.
- Um boom de bactérias, incluindo mortas. Acho que não seja isso, pois aqui já haveria mortes de peixes. Cuidado com temperatura muito alta, tipo acima de 29C. Mantenha 24-25C.
- Tenha paciência mesmo, pois se há plantas e os peixes estão bem, a água vai estabilizar e ficar mais clara...mas isso pode levar até meses, dependendo da causa real e da situação do aqua.
- Use água descansada de 03-04 dias para as TPAs.
- Observe sua filtragem mecânica. Se puder melhora-la, é bom.

É isso aí! Sucesso. Abç. Koike

User avatar
NandoMarinelli
Montador
Montador
Posts: 72
Joined: 03 Aug 2011, 14:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasilia-DF

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby NandoMarinelli » 28 Feb 2013, 19:27

Ola.
Amigo, quanto a alcalinidade da agua, voce tem certeza que as rochas são neutras? Pergunto isso pois não tem nada que possa esta alcalinizando no seu aquário.
Quanto a agua turva, acredito que seja falta de uma boa filtragem. Voce usa qual cerâmica? Não basta ter uma boa vazão se as mídias não forem boas, vai funcionar igual uma bomba de circulação.
Só um detalhe, qual peixe é o principal no seu aqua? Pergunto isso pois os guppy ate onde sei gostam de agua levemente alcalina, então esta ótimo assim.
Poste mais fotos, sempre é bom.... rsrs
Abraço!

ayashi
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 23 Jan 2013, 03:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby ayashi » 28 Feb 2013, 19:44

superpopulação com 9 lebistes? 1 cory e 1 oto? Em um aquário de 72 litros? :shock:
Não sei se me expressei mal mas não é como se o aquário estivesse lotado de alevinos, apenas que é impossível contar, eles se escondem e na verdade quase todos que nascem são na verdade comidos pelos maiores. Acho que deve ter uns 10, sendo que uma ninhada nasceu ontem.
Não imagino que seja superpopulação, a água está amarela desde que só existia um casal de lebiste ali... 6 cm de peixe em 72 litros de água.

Eu alimento eles 2 vezes por dia, normalmente 1 vez com alimento seco e outra com daphnias.
Sobre a alimentação... talvez até poderia ser porque meu pai sempre acha que os peixes estão famintos porque ficam indo pro vidro/superfície quando ele chega perto, não entende que guppies são assim mesmo. Mas eu andei dando umas broncas aqui e segundo ele, ele não está mais dando comida, mesmo assim não melhorou, ou não era isso ou meu pai está mentindo e tá dando lanchinhos escondido pros guppies :lol:

A água que uso é da caixa d'água e está bem cristalina, a caixa foi limpa há 2 meses, esse com certeza não é o problema, não deixo descansar, trato com aquasafe.

A areia foi bem lavada sim mas a laterita não, precisa lavar a laterita? :shock:

Vou tentar ter mais paciência e esperar que clareie... e parar de usar esse alcon cristal que não presta, só deixa meu aqua "nublado" :x

Sobre a filtragem, existe alguma forma de melhorar ela sem partis pra um canister? Ele dói no bolso...

Ruim é que como apliquei esse Cristal, uma foto agora não vai deixar claro o problema... vou esperar ele voltar ao "amarelo usual" e posto mais fotos, mas por enquanto... visão geral meu aqua nublado pelo cristal, é modesto se comparado aos que vejo aqui mas gosto dele mesmo assim :oops: , ali embaixo as algas verdes que estão sendo devoradas aos poucos pelos reds ramshorns:
Image

ayashi
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 23 Jan 2013, 03:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby ayashi » 28 Feb 2013, 19:53

Sobre as rochas, são sim, eu fiz o teste, mas na verdade eu quem mantenho alcalina pros lebistes, não é um problema, minha água sai da torneira mais de 7.5 e se acidifica mais do que condiciono (ela é muito mole, acidifica fácil com o CO2) eu ajudo a manter em 7.2 com bicarbonato. Só coloquei a parte do alcalino no título do tópico porque normalmente associam água amarela a água ácida, troncos...

Cerâmica eu uso da Boyu. E sim, os pricipais são os guppies.

Ps: críticas e sugestões são muito bem vindas, é a primeira vez que me aventuro a colocar plantas no meu aqua

User avatar
NandoMarinelli
Montador
Montador
Posts: 72
Joined: 03 Aug 2011, 14:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasilia-DF

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby NandoMarinelli » 28 Feb 2013, 21:22

Ola!
Eu realmente não conheço esse seu filtro, mas todas as vezes que tive água turva assim foi deficiência na filtragem. Quantos litros de cerâmica tem no seu? Um purigem, ou carvão ajudam também, purigem é muito melhor só que bem mais caro. Existem os filtros hang on que serve para esse tamanho de aquário. Eu particularmente não gosto de colocar nada químico em meus aquários para corrigir "problemas" como essa turbidez, pois isso só camufla e não resolve. No mais é isso, se os peixes estão bem, fique tranquilo e procure ver sobre a filtragem.
Abraço!

ayashi
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 23 Jan 2013, 03:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby ayashi » 28 Feb 2013, 21:38

São 300 gramas de cerâmica, não cabe mais do que isso, o filtro é hang on, tipo esse aqui( só que não com essa vazão):
Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby Xica » 28 Feb 2013, 22:04

Noite, Ayashi.
Esta água amarelada é sim normalmente ligada a presença de troncos, turfa, pó de coco, folhiço, o que não é o caso.
Você cita areia grossa como substrato inerte. Talvez a laterita esteja tingindo a água? Apenas suposição. Pense na possibilidade de trocar parte desta areia por areia fina de rio.
Outra possibilidade: a ração está turvando a água. Já li tópicos em que a água ficava rosada e a "culpada" era a ração e seus corantes. Que marca usa?
No filtro há apenas as cerâmicas e perlon, confere?
E realmente não use este Crystal. Uma coisa para o futuro: adquira mais quatro corydoras da mesma espécie que já tem. Não são peixes solitários, gostam de viver em grupo e seu aquário comporta tranquilamente. Idem para otos.
Esperando notícias.

ayashi
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 23 Jan 2013, 03:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby ayashi » 28 Feb 2013, 22:27

A ração que uso é da alcon... alcon guppy e alcon bottomfish... o bottom fish eu corto no meio porque acho muito grande pra 1 cory só... é, eu até sei que são de cardume mas fiquei com medo da superpopulação ainda mais por ter guppies... por mais que eu não separe os alevinos, um ou outro acabam vingando , inicialmente eu comprei 2 corys mas uma delas morreu na transição do aquário artificial para o com plantas, foi minha única perda... o oto veio quando precisei de um comedor de algas, mas ele não deu conta e parti pros caramujos. Se meu aquário comporta então vou pegar mais algumas corys e otos!

Sim, no filtro tem apenas perlon e cerâmicas.

A areia de filtro pode ser considerada fina? Acho que eu teria como arranjar vários quilos de areia de filtro de graça... mas caso não eu posso comprar areia fina sem problemas. Devo substituir ou posso só jogar a areia fina por cima? Acho que facilitaria não ter que replantar, especialmente as eleocharis mínimas que foram meio chatinhas de fixar de um jeito que a cory pudesse revirar sem arrancar ela.

Ps: a granulometria dessa "areia grossa" que uso é 1.0mm~2.0mm

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Água turva e aquário alcalino

Postby Xica » 28 Feb 2013, 22:51

Estou tentando decifrar o que acontece, então considere o que eu disse como possibilidade e não certeza.
Experimente trocar a Alcon Guppy por outra marca de ração.
Areia de filtro de piscina tem fina, média e grossa, observe qual consegue. Eu já fiz o seguinte aqui: retirei apenas cerca de um, um e meio centímetro de substrato inerte (sifonando com mangueira mesmo) e substituí por outro mais fino. Assim não precisei mexer em nenhuma planta e o substrato ficou praticamente da mesma altura.
Mesmo tendo guppies considero que pode manter sem problema um pequeno grupo de corys e otos. Tenho um aquário de 72 litros também com cinco corys, quatro otos, quatro bettas e não sei quantos caramujos.
Vamos fazer esta água "desamarelar".


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest