Aqua 200L - Livre Criação

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Diana Lua » 08 Oct 2012, 16:21

Ah legal!!!
Eles são muito lindos e também se relacionam super bem com a gente...
Faz três meses que adotei os meus eles já comem na minha mão, sabem quem eu sou... ficam me perseguindo quando eu passo de um lado para o outro na frente do aquario.. e já aprenderam fazer carinha de gato de botas pra ganhar mais comida, ás vezes eu coloco a mao no aqua pra ajustar o termostato ou retirar um caramujo e eles já vem mordiscando os meus dedos...
^_____^ Mas são muito brigentos isso são!!!!!!
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 08 Oct 2012, 17:34

É, acompanhei seu post sobre a "adoção", um desafio e tanto!
Poxa bacana saber dessa interação, ainda mais nesse curto periodo de tempo. O que realmente me espantou foi saber que saõ meio encrenqueiros, não imaginava mesmo.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 29 Oct 2012, 09:28

Olá galera...
O posta estava com um pouco de poeira mas não esqueci dele não, na verdade o que estava era trabalhando em uma forma de conseguir uma litragem maior e manter ele dentro de casa. :lol: Pois bem, consegui chegar em um denominador comum que me agradou bastante.

Mudando o aqua de posição consigo estender um pouco seu comprimento e também a largura e o que pra mim esteticamente foi o melhor: Ele será um divisor de ambientes!

Medidas: 125C x 45L x 50A = 281 Litros Brutos

1º Ponto: O que acham de ser um divisor de ambientes, bom ou ruim? Vi alguns relatos de que para os peixes não seria agradável, mas não considerei muito... No meu caso somente uma lateral é que ficaria encostada na parede.

2º Ponto: Para dispor os equipamentos (mangueiras, termostato e afins), como se faz? Sei que fica bem limitado por não existir o vidro do fundo "disponível". Por isso estou considerando duas coisas, usar um sump, que me possibilitaria dispor os equipamentos lá e não ficaria com eles a mostra e também utilizar o 6º vidro na lateral que ficará na parede, apenas para poder passar por ali os tubos e fios que iriam para o sump/iluminação. Ou então ao invés do 6º vidro um acabamento em madeira, ligando o móvel a tampa, fazendo o mesmo papel do 6º vidro.

Opiniões, relatos e sugestões são como sempre MUITO BEM VINDAS!
Se tiver alguém com experiência nesse tipo de montagem e tiver afim de "aguentar" um cara cheio questionamentos, por favor manifeste-se :mrgreen:

Abraços a todos!

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Conte » 29 Oct 2012, 11:02

Bom dia Bruno, meu aquário maior é um divisor de ambientes, já tenho aquário assim a muito anos e particularmente prefiro assim, tem mais opções de disposição de pedras, troncos, plantas. Os peixes se adaptam tranquilamente, acho que até ficam mais "dóceis" por estarem sempre vendo toda a movimentação em sua volta, eles aprendem a interagir mais com o meio externo, acabam fazendo parte do ambiente num todo. Na minha postagem do filtro que montei pra ele, pode ter uma idéia de como ele é, inclusive em ralação a disposição do sistema de filtragem, que no meu caso ficou em outro ambiente que não é o mesmo de onde está o aquário. Isso é claro, uma noção para você, pois vai valer o que se adaptar melhor ao teu local. Fico a disposição de algum questionamento.

A postagem é: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=31126

Grande abraço e sucesso na tua montagem.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 29 Oct 2012, 11:26

Obrigado pelo relato Conte!
Vou com mais tempo dar uma olhada no post do filtro, mas pela corrida de olho que dei... Belo Aquário em, esta muito bonito com as plantas...
No meu caso tenho de contar em ter o móvel embaixo, (os canos expostos, mesmo por fora, causariam um divórcio em casa :twisted: ). Gostei de ver que tens as cantoneiras, dão um acabamento fino, também não gosto de ver a colagem dos vidros.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Xica » 29 Oct 2012, 13:06

Oi Bruno.
O aquário dos gordos aqui possui sump interno. Ele tem 40 cm de comprimento, 12 cm de largura e altura do aquário. Fica junto ao vidro traseiro. Acho muito prático.
Abaixo da Joca, entrada de água do sump.
Image

Olhando de frente, da direita para esquerda: entrada da água (onde está o aquecedor), espaço para mídias (onde há o lírio) e onde fica a bomba submersa.
Image

Se optar por isto poderia fazer ocupando a lateral que ficará encostada na parede. É uma facilidade para fazer manutenção.
Quem pode dar boas ideias também é o Junior Gorski e o Moises Gama.
Boa semana!

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 29 Oct 2012, 13:47

Humm, bacana essa opção em Xica! :P
Uma pergunta, o 6º vidro no caso é um espelho?
Nesse caso a água não entra por transbordo e sim é puxada pela bomba? É isso ou entendi errado?

Se fosse no meu caso seria 45 x 12 x 50 o que resultaria em 27 litros, que todavia não muda a litragem do aqua nem pra mais nem pera menos, porém me parece um opção mais em conta $$ e de manutenção bem mais simples. Podendo inclusive repensar a questão do móvel, pois não demandaria alocar o Sump ou um canister, contribuindo também no quesito custo.

Valeu pelas indicações, vou contatar os dois!

Pessoal, continuem a contribuir, certamente sempre surgem novas opções.

E obrigado a todos!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Xica » 29 Oct 2012, 19:41

Não é por transbordo. Entra pelos "furos" com tela vistos na primeira foto, passam pelas mídias e depois a sarlo devolve a água para o aquário. Sou péssima para explicar estas coisas...
Mas faz o seguinte, que é o mais certo: fala com o Junior Gorski, foi ele que fez o esquema do sump interno. Este aquário foi dele por 10 anos, depois ficou mais 8 com a avó da esposa e este ano eu o ganhei de presente.
O vidro do sump tem uma película que fica com este espelhado. Não sei lhe dizer o que é.
Não ajudei muito...
Abraços.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 29 Oct 2012, 20:06

Há, pode deixar Xica, já me deu o caminho das pedras, agora vou caminhar um pouco por ele... (nossa essa foi profunda, até eu me impressionei - :shock: )

Realmente não entendi bem o principio dessa sump, os furam ficam a meia altura dentro do aqua?

Vou mandar uma MP pro Junior Gorski explicando minha necessidade.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 16 Nov 2012, 09:34

Bom, de pouco em pouco a coisa vai ganhando mais forma.
Ontem, embora tive de trabalhar, a coisa estava mais tranquila e resolvi brincar um pouco com um programa de vetor...

Image

Image

Esse será o projeto do aquário! Como visto, consegui mais uns espacinhos e de pouco em pouco consegui aumentar consideravelmente a litragem do aquário. Os 200 litros iniciais passaram agora para 337,5 Litros (1,25m x 0,60m x 0,45m).

Vendo alguns projetos na internet com essas proporções reparei que vários deles possuem 60 cm de altura, e considerando que terá o substrato, e o aqua não fica exatamente cheio até a margem, imagino que conseguirei os 50 cm ideais de coluna d'água tendo em vista o fator da iluminação. Por outro lado, a partir do momento que extrapolei os 200 L, já passou a ter necessidade de vidro 8 mm e uma vez o utilizando consigo manter essas proporções, auxiliado por trava francesa inferior e superior, apenas estou pensando ainda se a trava transversal é realmente necessária.

Perguntas:
Considerei para as travas vidro de 6 mm, sem problemas?
As travas francesas estão com 6 cm de largura, são suficientes?
E para trava transversal, se realmente for necessária, 12 cm de largura são suficientes?
O que é melhor para por entre o aquário e o móvel, isopor 2 cm, ou algum EVA compatível?

Depois vou postar uma perspectiva dessa aqua na minha sala...
Abraços!


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest