Aqua 200L - Livre Criação

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mogur
Colaborador
Posts: 105
Joined: 15 Jun 2010, 14:07
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Belo Horizonte - MG

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Mogur » 18 Sep 2012, 10:42

Bruno, em 200L acho que dá para manter apenas um casal de bandeiras. De início você pode comprar 5 ou 6 exemplares jovens, mas depois que se formar casal, é bom manter apenas ele. Se tiver mais de um macho, vai dar briga direto, porque o espaço é pequeno para um cardume de bandeiras adultos!

Isso não significa que vai manter APENAS o casal de bandeiras no aquário, você pode ter cardumes de coridoras e tetras pequenos, como mato-grossos, rodóstomos, nannostomus,..., sempre tomando cuidado com a quantidade de peixes.
The King is come unto his hall, under the Mountain dark and tall.
The Worm of Dread is slain and dead, and ever so our foes shall fall!
(Dwarves song, 1977)

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 18 Sep 2012, 11:19

Mogur, mas ai não me agrada manter só um casal de bandeiras. São peixes que vivem melhor em grupos com ao menos uns 5 de sua espécie.
Se realmente não for aconselhável os bandeiras, prefiro ir pra outra opção. Até mesmo porque me surgiu ou ressurgiu outra opção de aqua, só que um pouco menor, 150 Litros.
Depois atualizo as informações deste...

User avatar
Mogur
Colaborador
Posts: 105
Joined: 15 Jun 2010, 14:07
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Belo Horizonte - MG

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Mogur » 18 Sep 2012, 11:29

Beleza.

Mas o aquário fica muito bonito mesmo com apenas um casal de bandeiras e os outros peixes...

Eu te falei isso porque já criei bandeiras em um tanque de 1000L, e depois que forma o casal, eles ficam isolados dos demais, e brigam à toa. No meu caso tinha espaço para o mais fraco correr fora, mas 200L não vai ter, então o mais fraco vai sofrer...

Porque você não tenta ciclídeos anões, então? Aí pode manter um trio (um macho e duas fêmeas) mais os companheiros compatíveis...
The King is come unto his hall, under the Mountain dark and tall.
The Worm of Dread is slain and dead, and ever so our foes shall fall!
(Dwarves song, 1977)

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Eduardo Gerhardt » 25 Sep 2012, 21:35

Olá Bruno,

Desculpe a demora na resposta, não tive tempo antes para te responder... :roll:

Em relação as mídias do filtro, eu priorizo demais a filtragem biológica... São 5 bandejas neste filtro, 4 delas estão com mídias de filtragem biológica e apenas uma para filtragem mecânica... Para compensar a demora na resposta, estou te mandando uma foto do filtro desmontado e com as bandejas com as mídias.

Fica exatamente nesta ordem mesmo da esquerda para direita: Perlon, Quartzite Glass, Matrix, Siporax e X100.
Image


Image


A planta que você se refere realmente é uma Blyxa japonica...

Muito obrigado pelos elogios ao aqua e peixes... Fico muito contente que tenha gostado. :D

Forte abraço e boa sorte com seu aqua!
Eduardo Gerhardt
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 26 Sep 2012, 11:13

Beleza. Mas o aquário fica muito bonito mesmo com apenas um casal de bandeiras e os outros peixes...
Pô Mogur, desculpe por não responder, não havia recebido essa atualização... Enfim, até me agrada só dois bandeiras, mas fiquei pensando se seria bom pra eles, e também teria de conseguir formar um casal. Você não vê problemas em manter só os dois (desde que sejam um casal)? Não conheço muito, ou melhor, nada sobre ciclídeos, nem normais nem anões :lol: Mas de toda forma to bem afim de montar um aqua pra os bandeiras, até mesmo por isso estou repensando algumas coisas.
Olá Bruno, Desculpe a demora na resposta, não tive tempo antes para te responder... :roll:
Para compensar a demora na resposta, estou te mandando uma foto do filtro desmontado e com as bandejas com as mídias.
Poxa, depois dessa to quase saindo do trampo e indo comprar o canister, deu até um brilho nos olhos... :roll: Waleu mesmo, AJUDOU DEMAISS!
Serei mais um a se basear em sua composição pra rechear o meu canister.

Então, tinha dado um tempo pois havia aparecido uma oura opção, com um bom custo benefício, mas acabou não vingando... também como não seria adequado aos bandeiras acho que foi melhor.
Estou até repensando a litragem, algo maior pra por os bandeiras, mas meu grande problema é espaço em casa. Acho que vou seguir a sugestão do Mogur, final não pretendo pegar os bandeira ja adultos, quero cria-los mesmo e isso leva tempo e vou contar com a possibilidade de criar um casal.

Outro ponto que já defini, não vou fazer exatamente um biótopo. Por ser minha primeira montagem quero extravasar um pouco, tenho várias plantas que queria conciliar em uma montagem, além da fauna... Enfim quero fazer algo bem adequado aos bandeiras, mas não 100%.

Vamos ver se consigo um tempinho logo pra ir ver esse aqua da foto...

Abraços

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 02 Oct 2012, 10:57

Galera, alguma indicação de um passo-a-passo pra colar os vidros do aqua?
Na verdade quero fazer uma cotação em algumas vidraçarias pra tentar viabilizar a compra deste com vidro de 8mm, pra isso queria saber certinho como definir os tipos, medidas e demais para os vidros...

Pensei em 100 x 50 x 50, assim conseguiria ums 250 litros brutos e não mexeria na largura (que é meu limite). Será que pra 50 de altura vidro 8mm suporta?

Waleu!

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Victor Pax » 03 Oct 2012, 09:17

Olha, vou dar uma dica que muitos não vão gostar...

Já que vai aumentar a largura e o comprimento é seu limite... por que não aumenta a altura também para 60cm.

Para plantas e iluminação fluorescente 50cm é o limite, mas poderia nos pontos que tivessem plantas fazer um substrato mais grosso (ou plantar em vasos/potes altos e esconder com Mocrosorum/pedras/troncos).

Teria maior litragem, mais estabilidade e um aquário mais polivamente (poderia no futuro ir de jumbos da mesma forma que aumentando o substrato por igual ter um plantado ou fazer um bom pedragismo/maderismo com uma altura maior.

Opinião minha, deixo claro.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 03 Oct 2012, 10:24

Victor eu até pensei nisso, mas é justamente nesse "limite" de 50cm na altura que eu havia barrado, justamente por não querer uma iluminação muito potente nesse aqua.

Quero sim ter plantas, mas esse não seria o foco principal, por isso não queria ter muito trabalho/custo com a iluminação. Mas a ideia desse plantio em alguns vasos é interessante, por outro lado, penso também que se um dia por ventura queira mudar o foco pra um verdadeiro plantado eu teria um aqua mais adequado...

Outro ponto que eu estou considerando é um outro local na minha casa para o aqua. Hoje este (100 x 50 x 50) ficaria na minha copa, ou seja dentro de casa, mas estou pra fazer uma reforma na minha varanda, a transformando em um espaço gourmet e ai sim tem "um lugarzinho" que daria um belo aqua de 150 x 50 x 50. Estou ponderando esperar uns meses e partir talvez pra essa montagem, no entanto eu não teria a visão deste aqua da minha sala ou copa, além de dificultar um pouco mais meu controle de temperatura uma vez que estaria externo.

User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Diana Lua » 07 Oct 2012, 01:45

Oi Bruno,... sobre os seus bandeiras, se você pretende cria-los com procriação e tudo, pode acabar acontecendo isso que o Mogur falou...
Quando formar um casal, eles se isolam e tendem a brigar e expulsar os outros, e consequentemente os outros reagirem.
Eu tenho 3 em um aquario de 175l e aparentemente aconteceu isso, formou um casal (eu acho) e as brigas são estressantes, e vira e mexe um deles fica machucado de verdade...
Ai o casal não desova por causa do stress e o excluido ás vezes apanha de montão...
Então se você colocar 5 bandeiras por exemplo, quando formar casal, você teria que mudar os outros três ou mudar o casal...
A não ser que você consiga comprar um casal já formado... não sei se tem algum lugar que vende dessa forma... é um pouco dificil identificar quem é macho e quem é femea...
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 200L - Livre Criação

Postby Bruno Caron » 07 Oct 2012, 15:22

Waleu pela dica Diana!
A intensão não é a procriação, mas uma vez estando com eles se acontecer... É bom a gente saber o que fazer.
Estou lendo bastante coisa sobre os bandeiras antes de entrar nessa. Quero ver se é isso mesmo que quero e a partir de então proporcionar o ambiente e a estrutura certa.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests