Nano 15 Litros - Betta

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Nano 15 Litros - Betta

Postby Bruno Caron » 25 Jul 2012, 10:58

Olá Pessoal,meu filho (2 Anos) ganhou um Betta de presente e pra variar vio naqueles "Micro Aquários" o que me da fobia, e acabei montando um outro pela indicação de um vendedor da loja, porém nunca lidei com aquários.
Enfim acabei montando um de 15 litros (35 x 19 x 22) esta com cascalho de rio nº 1, uns 3 cm de camada, umas 3 plantas artificiais e 3 Pedras Também instalei um filtro externo Boyu (só tem uma espuminha dentro, não me lembro a especificação), não tem termostato nem lâmpada alguma.
Coloquei água da torneira e pinguei o condicionador de água e deixei lá por 24 horas com o filtro na vazão máxima, sem colocar o peixe. Minha primeira dúvida é: Estou no caminho certo ou esta tudo errado? Por fim, precisa mesmo de uma Lâmpada? O Filtro é o ideal, precisar ficar ligado 24h, obsevei várias pessoas falando de iténs dentro do filtro (carvão, cerâmica e etc), e por fim, posso colocar algum outro peixe sem necessitar do oxigenador?
Há enchi o aquário com 3/4 da capacidade. É o ideal ou posso completar?
Quando colocar o Peixe tiro uma foto e posto aqui.
Abraços e Parabéns ao todos pelo ótimo espaço para discuções.
(Desculpe se já existe algo a respeito, procurei mas achei só umas postagens antigas sem muitas respostas)
Last edited by Bruno Caron on 11 Sep 2012, 07:56, edited 1 time in total.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Lord_Wolf » 25 Jul 2012, 11:33

Olá
Fizeste muito certo em buscar uma csa maior para o Betta.
Qual o modelo desse filtro boyu? Tem como ver quantos litros por hora ele filtra, qual a vazão dele?
Bettas não apreciam água agitada. O certo é colocar o peixe após a ciclagem, que demora cerca de 30 dias.
No seu caso, seria interessante adquirir um incentivador bacteriano, como stress zyme e Sera nitrivec.
Eles ajudam a acelerar o processo de instalação de bactérias que promovem a filtragem de compostos tóxicos ao peixe, como amônia, que o próprio animal produz e expele pela branquias, por exemplo.

Artigo: Nitrogênio, bactérias e ciclagem.

Artigo: Ciclagem

Lâmpada não é algo necessário se não tem plantas. Iluminação suficiente para ver o peixe chega. Se acha que a visibilidade está boa sem lampada, pode deixar assim.

Materiais de filtragem. Cada um cumpre uma função. A lã acrílica ou perlon retém partículas sólidas grandes. O carvão ativado retém substancias quimicas. As cerâmicas fornecem área para colonização de bactérias filtrantes. A água deve obrigatoriamente passar primeiro pelo perlon.

Artigo: Filtragem e filtros

Eu deixaria o aquário quase cheio, faltando uns dois dedos de água para completar, a fim de não formar cascata no filtro.
É bom também diminuir a vazão do filtro para deixar a água mais calma para o betta.
Aconselho a manter apenas o betta aí dentro. Plantas naturais seria uma boa, como musgo e samambaias de java.
Basta amarrar essas plantas em uma pedrinha e pronto. Não precisam de muitos cuidados.
Image

Image

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby FabioFreitas » 25 Jul 2012, 13:11

O Betta ja esta nesse aquario novo?
Em todo caso, seja no novo ou na betteira não deixe de trocar a água de tempo em tempo pois em nenhum desses aquarios a ciclagem esta completa.
Trocaria 30% da aqua a cada 2 dias p/ evitar estresse p/ o peixe, no caso da betteira acho que o ideal é menos trocas pois como o aquario é pequeno torna-se muito instavel. Vishi, com a betteira não sei como seria o ideal , vamos ver o que o povo fala. Mas só coloque a quantidade de comida suficiente, pois sem biologia formada muita comida prejudicará o peixe.
A dimensão do aquario esta muito boa , como o Lord_Wolf falou fez certo, quem perpetua essa lenda que betta vive bem em um copo tinham que ter vergonha.
A bomba pode irritar o betta, mantenha ela no aquario se perceber que ele fica com as nadadeiras cortadas pode ser estresse por causa da bomba, isso depende muito de betta p/ betta, o meu odeia.
e plantas naturais são bem vindas, eles gostam, olha como esta o meu:
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=29672
Abrs

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Bruno Caron » 25 Jul 2012, 14:12

Então, na verdade me enganei com o filtro, vi ainda a pouco a referencia correta, é um Dolphin H-100, tem capacidade de 230L/h e Filtragem Quimica, Fisica e Biológica.
Achei legal poder ter plantas naturais, mas eu não tenho areia ou terra em baixo, só o cascalho, mesmo assim elas vão pegar, precisa de mais algum "adubo".

Vou já colocar o Peixe essa semana, pois a beteita esta já com a água turva e tem aquelas pedras coloridas que são muito ruins. O vendedor da Loja me disse que é pior ele ficar mela do que ir para o aquário novo.

Obrigado pela resposta, se você puder me disponibilizar algo mais sobre as plantas... gostei da idáia.
Last edited by Lord_Wolf on 25 Jul 2012, 14:34, edited 1 time in total.
Reason: Mensagem anterior citada na Íntegra.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Bruno Caron » 25 Jul 2012, 14:27

Fábio, que bacana seu aquário de 10 Litros.
Li o seu post de quando você montou o aquário e vendo percebi que existem muitas variaveis quanto as plantas, acho que vou devagar, mais pra frente um pouco quam sabe. Até porque essa brincadeira vai consumindo um dinheirinho razoável. hehe

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Lord_Wolf » 25 Jul 2012, 14:32

Olá
As plantas que eu citei não precisam de nada disso. Só precisam ser amarradas em uma pedra ou madeira submersa.
Você vai encontrá-las como Taxyphyllum barbieri (musgo de java) e Microsorum pteropus (samambaia de java ou feto de java)

Já deu uma olhada na nossa seção de plantas?
Image

Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Bruno Caron » 25 Jul 2012, 14:37

Ainda sobre as Plantas, o que acham das plantas flutuantes, sera bom para o aquário, alguma sugestão.
Também observei bastante gente falando de PH, Acides, não manjo nada disso e não fiz nenhum teste no meu aquário. Vi que o Betta gosta de PH 7 e para as plantas isto influencia?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Xica » 25 Jul 2012, 17:21

Sobre plantas flutuantes, leitura muito boa.
http://www.aquaonline.com.br/artigos/aq ... s-pequenos
Tanto as que o Lord indicou como flutuantes só trarão benefícios ao betta.
Vi que o Betta gosta de PH 7 e para as plantas isto influencia?
Não influencia.
Teste básicos que deve providenciar: pH, amônia e nitrito.
Até.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Bruno Caron » 26 Jul 2012, 08:38

Olá Pessoal, ca estou eu novamnte. Já li o artigo que fala das plantas e me convenci de por umas duas ou três, até passei em uma loja pra ver, vou por um musgo de java ao redor da pedra maior (fotos abixo) e pensei em por umas duas tipo flutuantes (Lemna e Salvina) acho que essas dão menos trabalho agora no começo.

Conforme prometi, tirei umas fotos. É já passei o Betta pra seu novo habitat.

Image

Image

Image

Image

Acho que ele gostou das novas acomodações, pelo menos ficou nadando bastante pelo aquário todo e até comeu um pouco logo depois.

Falando em comer eu troque a Ração (de bolinhas sem marca que veio junto) por uma Tetra própria pra Bettas, que é tipo um farelo bem avermelhado, só que eu não consigo retirar o excessoda água depois, elas afundam, eu estou pondo bem moderado, tipo uma "pitada" 2 x por dia (antes ele estava comento umas 3 ou 4 bolinhas por refeição - cedo e de noite).
Também vou comprar um termometro pra monitorar a água, achei que estava um pouco fria.

Há, sugestões para meu pequeno Habitat são sempre bem vindas, Decoração, Palntas e "implementos"

Abraços!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Novato. Aquário de 15L para Betta

Postby Xica » 26 Jul 2012, 12:27

Aquecedor com termostato, tem? É útil para evitar grandes oscilações de temperatura, coisa que prejudica os peixes.
Cuide com as plantas artificiais. Se forem duras podem rasgar a cauda ou nadadeiras do betta.
Não sei se gosta, mas caramujos são bons auxiliares na manutenção do aquário, alimentando-se de algas e excedente de ração.
Pesquise por red ramshorn e veja se gosta.
Até.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest