Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby Mateus Camboim » 23 Jan 2012, 01:23

Olá,

Todos nós sabemos que quando se trata de crianças pequenas, todo cuidado é pouco. São curiosas e não possuem uma noção do que pode ou não ser perigoso para si mesmas. Unindo isso ao um aquário e todo o universo que o rodeia (vidro, água, equipamentos elétricos, produtos químicos etc) temos riscos altíssimos de acidentes, muitas vezes gravíssimos.

Geralmente em uma idade que varia de 1 à 6 anos, é que elas são muito curiosas e ainda não sabem exatamente obedecer à certas regras como não tocar em determinados objetos. Tudo é novidade para elas, é palpável e muito atrativo. Se nós já ficamos encantados com peixes, equipamentos e produtos, como controlar esse ímpeto de exploração das crianças? Claro que a educação é um ponto a favor, mas não podemos contar 100%, pois são imprevisíveis. Então quando digo, devemos ficar sempre "de guarda", monitorando o aquário na presença de crianças, é no sentido literal mesmo.

Elas costumam querer tocar no vidro, na intensão de pegar os peixinhos (bichinhos coloridos e sempre em movimento, encantadores), e acabam batendo muitas vezes com força. Mesmo pequenas, possuem força o suficiente para quebrar os vidros da maioria dos aquários: imagine o estrago, corte perigosos, profundos - sangue. Choques elétricos devido à água e os equipamentos. Só isso já serviria como única âncora para todos esses cuidados. Arriscado demais. Cabos, mangueiras e fios também são objetos "puxáveis", se estiverem ao alcance delas. Filtros, coolers, timers e cilindros de CO2 cheiros de botões e geralmente coloridos também, sempre chamam a atenção. Costumam verificar as gavetas ou portinholas comumente presentes nos móveis, por isso se possível só mantenha revistas ou livros, evite produtos químicos ou rações por exemplo.

Produtos como fertilizantes, medicamentos e rações devem também ficar totalmente fora do alcance dos pequeninos. As embalagens costumam ser bem atrativas, e se a criança experimentar, pode gerar resultados desde uma careta feia por causa do sabor e uma bela dor de barriga até mesmo uma intoxicação grave, no caso de medicamentos principalmente.

Mas os acidentes não se limitam apenas no que se refere a segurança das crianças, muitas vezes elas saem ilesas e quem sofre as consequências são os peixes, tão indefesos quanto elas. Elas adoram colocar coisas no aquário, principalmente rações. Aquários mais altos costumam resolver o problema, mas nem sempre isso está disponível. E de toda forma, um banquinho ou cadeira que elas arrastarem já acabaria com esse "obstáculo", da altura.

Imagine um pote inteiro de ração mergulhado no aquário? Desequilíbrio na certa, com direito à muita sujeira e diversos problemas subsequentes. E peixes obesos, também.

Sobre colocar coisas no aquário, acho que está aí o perigo maior. E nem me refiro necessariamente à outros produtos químicos ou objetos aleatórios de casa, os próprios produtos orbitais do aquário podem ser perigosos caso vocês e distraia por um instante. A diferença entre remédio e veneno é a quantidade, dizem. Usarei como exemplo prático o que aconteceu comigo e que me motivou a escrever esse pequeno texto:

Na minha casa não existem criança pequenas, então nunca me preocupei com tudo que escrevi acima. Porém, a algum tempo atrás, estava fazendo a manutenção semanal tradicionalmente, como faço sempre. Baldes espalhados, jornais pelo chão e produtos enfileirados, ao alcance das minhas mãos. De repente recebo a visita de meu irmão e de meu sobrinho, de 5 anos. Foram para outro cômodo eu continuei na sala terminando o serviço. Eu já conheço a figura portanto meus pais nem deixam ele se aproximar... Porém, à certa altura fui chamado para ir a cozinha, e foi o que fiz. Coisa rápida, menos de 3 ou 4 minutos. O suficiente para que meu sobrinho fosse sorrateiramente para a sala e pegasse meu potinho de tamponador da Seachem e simplesmente o esvaziasse dentro do meu aquário temático.

Percebi a tempo de salvar apenas poucos peixinhos, eu diria uns 6 exatamente. Foi algo terrível a visão dos animais que eu tanto gosto boiando, morrendo, sem que eu pudesse fazer nada de útil por eles. Não pude culpá-lo, pois é uma criança e não sabe o que faz. Não pude me culpar pois sempre procedi assim, simplesmente não estou acostumado à presença de crianças na minha casa. Tão pouco culpar meu irmão... Acho que a culpa é da ocasião, das coincidências. Nada mais.

Para então evitar de passar pelo que passei e sentir o que senti, cuidem das crianças quando tiver um aquário. Mesmo que sejam apenas visitas ocasionais. Além de tudo, o resultado pode até ser mais grave, elas podem se machucar.

É ótimo ver a interação da criança com o aquário. Uma oportunidade de ensiná-las a gostar, cuidar e preservar a natureza. Mas isso deve ser feito com os olhos bem abertos, para que o que foi feito para trazer alegrias não se transforme de forma repentina em tristes acidentes ou terríveis tragédias.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby Katsuzo Koike » 25 Jan 2012, 15:10

Ótimo texto , Mateus, como sempre! E que sirva para o aquarista que tem crianças por perto, principalmente aquelas trelosas e danadas, hehehe! Abraço!

User avatar
Paola_Cesari
Colaborador
Posts: 126
Joined: 25 Jul 2011, 21:50
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: BELO HORIZONTE MG
Contact:

Re: Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby Paola_Cesari » 25 Jan 2012, 17:32

Texto excelente!
Temos que ficar de olho mesmo, os pequeninos são uma caixa de surpresa. Eu tenho um menino de 3 anos hoje,na época devia ter quase 2 anos, ele lavou alguns brinquedos na água do aquário que eu tinha uns alevinos de Guppy.Ele apenas ficou com a mão cheia de bolinhas uma leve reação alérgica e nada mais. Chamei a atenção dele e nunca mais ele mexeu em nada do aquário. Mas não posso descuidar, vai saber o que ele pode aprontar.
Paola Césari
http://www.homenspeixe.com.br - Aquarismo e Projetos Especiais
Viciada em Barbos...
Barboplanet - http://www.homenspeixe.com.br/novo-foru ... f=18&t=174

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby Felipe Panicio » 25 Jan 2012, 18:00

Tenho 16 qanos hoje em dia, mas eu era bem assim, com tudo, tomada, aquário... Tinha um aquário de 100L em casa e acho que fiu assassino de peixes... :x

Enfim, o texto esta ótimo e a dica é muito sensata, especialmente com comidas, produtos químicos e mangueiras...
Image

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby leonegm » 25 Jan 2012, 18:29

Eu acho que o maior perigo é a criança se machucar de alguma forma.
Meu maior medo é do aquario cair em cima da criança.
Tenho uma filha de dois anos, mas ela não chega perto do aquário hoje em dia, mas briguei muito com ela até aprender que não pode mexer.

Abraço

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby Pinha » 25 Jan 2012, 19:00

Mateus,

Sinto muito pelos seus peixinhos!
Um texto excelente.

Abraço

User avatar
ASCD
Montador
Montador
Posts: 34
Joined: 15 Jan 2012, 20:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Curitiba/PR

Re: Aquários e Crianças Pequenas: uma Combinação Perigosa

Postby ASCD » 25 Jan 2012, 19:32

Muito bom o texto, mesmo.

Na verdade, mesmo não tendo crianças pequenas em casa, ainda sim tenho medo com o derramamento acidental de comida ou algum produto químico na água.

Até!


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest