Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Mateus Camboim » 14 Jan 2012, 06:00

Muitas vezes nos vemos obrigados a retirar peixes de nossos aquários principais, por diversos motivos, como doenças, transferências para outros tanques ou até mesmo para trocar ou doar os animais. Mas nem sempre essa tarefa é fácil, principalmente com peixes pequenos.

Tais peixes além de pequeninos costumam ser também rápidos e essa agilidade somada à decoração do aquário torna sua captura muito difícil, talvez até impossível. Isso é bem acentuado quando o aquário é plantado, pois os peixes buscam refúgio entre a vegetação. Então o aquarista ou espera pacientemente ter sorte (ou agilidade) o suficiente para com uma redinha pegá-los ou acaba destruindo a decoração, levantando sujeira, danificando ou desenterrando as plantas.

A prática mais comum consiste em capturá-los com redes para peixes, do tipo tradicional, encontrado em quaisquer lojas de animais e apresentada em diversos tamanhos. Na verdade, esse método seria o melhor e mais eficiente se o aquário fosse "pelado", sem decoração, no máximo um substrato ou pedras arredondadas. Pedras pontiagudas poderiam rasgar ou trancar a malha da rede. Plantas iriam atrapalhar, pois serviriam como obstáculo e refúgio aos animais. As mais delicadas poderiam perder folhas ou se partir caso a pessoa batesse com muita força na hora de tentar pegas os peixes.

Uma opção é jogar ração ou outro alimento que flutue, atraindo os peixes para a superfície. Ao subirem para comer, passa-se a rede para pegá-los. Mas essa técnica possui dois fortes pontos negativos: o primeiro é que nem todos os peixes vão à superfície para comer, alguns se alimentam ou à meia água ou no fundo, o que por si só já inviabiliza a prática e segundo, isso causa muita sujeira, pois ao passar a rede geralmente faz com que o alimento afunde sem ser devorado, no estresse da situação alguns peixes se negam a comer, e então a comida sobra. Se não der certo e for preciso repetir, mais comida será lançada no aquário, e mesmo que depois a pessoa se empenhe em retirá-la, é um trabalho à mais desgastante e nem sempre eficiente.

Mas existe uma maneira mais prática que exige pouco trabalho por parte do aquarista, sendo que a única necessidade realmente essencial é esperar: uma simples armadilha com garrafa PET.

Essa armadilha é realmente muito fácil de ser construída, bastando uma garrafa de tamanho compatível com o aquário e com sua boca do tamanho que permita a passagem dos peixes, uma tesoura e algum alimento saboroso ao paladar dos peixes, que chame à atenção. Uma de suas maiores vantagens é que ela pode ser adaptada a praticamente todos os tipos aquários, dos nanos até os gigantes: podem ser usadas garrafas baby de 250 ml; 500 ml; 1l; 1,5l; 2l; 2,5l; 3l e até mesmo os garrafões de 5 litros. Isso permite até mesmo que peixes um pouco maiores, de uns 8 ou 10 centímetros, desde que não tenham altura significativa, sejam capturados. Ou seja, a extensão de uso da armadilha pode ser ampliada.

Relembrando o que é preciso para essa armadilha:

:arrow: Garrafa plástica PET de tamanho apropriado,
:arrow: Algum tipo de alimento atrativo e
:arrow: Tesoura.

A escolha da garrafa varia de acordo com o tamanho dos peixes, em geral usamos garrafas comuns para peixes de pequeno porte, que atingem em torno de cinco centímetros. O formato também deve ser considerado, é interessante usar as mais simples, são mais fáceis de se encaixar.

Image
Os materiais: garrafa, tesoura e alimento (Bottom Fish, pode ser usado, por exemplo).

A garrafa usada nesse tutorial é uma de 510 ml da marca "Aquarium Fresh". Usei esse modelo pois era o que mais se encaixava no meu aquário, mas você pode fazer adaptações que julgar pertinentes.

Image
Cortamos a garrafa um pouco acima de sua metade.

Como alimento, rações podem ser usadas: em flocos, grãos, pellets, crisps, extrusadas (em forma de pastilhas ou comprimidos) e alimentos liofilizados como Tubifex e Bloodworms. Apenas não use carne vermelha e evite ao máximo carne branca, pois entram em decomposição muito rapidamente poluindo e turvando a água.

Image
Colocamos o alimento que vai atrair os peixes.

Devemos tomar cuidado com modelos de garrafas em formatos extravagantes. Curvas demais costumam atrapalhar a possibilidade de um encaixe perfeito, dificultando as coisas. Se ela não encaixar sozinha e ficar firme, use cola quente para vedar e colar, pois sai fácil na hora de desmontar a armadilha.

Image
Então encaixamos a parte de cima da garrafa, já sem tampa, na parte de baixo. Forçamos um pouco para torna-la bem firme. Se for conveniente pode preencher com água para facilitar o processo.

Mergulhamos a armadilha na água do aquário, enchendo-a. Pode ser posicionada verticalmente, mas a melhor posição é sem dúvida nenhuma na horizontal pois facilita a entrada dos peixes. Os peixes vão entrar atraídos pelo alimento mas não conseguem sair, pois sua tendência natural é sempre ir pelos cantos, que no caso da armadilha, estarão fechados.

Image
Peixes capturados dentro do aquário, atraídos pelo Tubifex liofilizado (uma das opções de alimento).

Retiramos a armadilha do aquário, devolvendo os peixes indesejáveis (que foram capturados mas não eram os alvos pretendidos).

Abaixo um vídeo que mostra os peixes dentro da armadilha no aquário. Observem que o alimento fica limitado ao seu interior, não se espalha pelo aquário, poluindo-o. Também não causa bagunça e não danifica as plantas. E tão pouco se faz necessário mudar algum elemento do layout para acomodá-la, pois como dito antes, é adaptável. Se quiser uma menor, corte um pouco mais de plástico, retirando alguns centímetros à mais e ela ficará compacta sem perder sua funcionalidade.

[youtube]Ak-Rb08ZXlA&feature=youtu.be[/youtube]

Esse processo costuma estressar menos os peixes em relação aos outros. Se usarmos garrafas coloridas, que as tornam mais escuras, melhor ainda, ajuda a deixar os peixes um pouco mais calmos. Existem modelos atualmente de um dourado e azulado muito fortes e sólidos.

Image
Peixes aprisionados, sem nenhum dano físico ou estresse em demasia (pois qualquer interferência humana estressa os animais).

Essa armadilha é excepcionalmente eficiente com pequenos Tetras em geral, Mocinhas, Ciclídeos Anões, Paulistinhas, Tanictis, Lábeos, Cobrinhas Kuhlis, Dojôs, pequenos Dânios e Barbos. Quando feita com galões de 5 litros são eficientes com Tetras, Barbos e Dânios de tamanho um pouco maior e outros peixes. Lembrando que é direcionada aos que nadam rápido, difíceis de capturar. os lentos são mais fáceis, redes comuns dão conta.

Uma ideia ecologicamente correta, fácil de fazer, funcional e muito prática, quando precisar, monte a sua!

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

Miro
Ciclador
Ciclador
Posts: 169
Joined: 06 Mar 2004, 08:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Gonçalo do Sapucaí - MG

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Miro » 14 Jan 2012, 13:09

Mateus

Sem dúvida é a melhor forma de se capturar qualquer animal dentro do aquário.
Achei ótima esta postagem.

Abs

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Mateus Camboim » 14 Jan 2012, 13:49

Olá,

Miro, obrigado! Realmente para mim foi a maneira mais fácil, prática e sem bagunça que arranjei para pegar aquele peixinho muito difícil, sabe? Que bom que gostou.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Xica » 14 Jan 2012, 14:22

Simples, prático e certamente útil.
Valeu por compartilhar!
Está indo para Fórum:leituras recomendadas.
Abraços!

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Pinha » 14 Jan 2012, 16:36

Oi Mateus,

Brilhante essa idéia - realmente é difícil capturar peixes pequenos só com a redinha.
Acho que dá pra aproveitar e fazer uma armadilha de otos com abobrinha, será que não? Só deixar durante a noite e recolhê-los no outro dia de manhã.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Mateus Camboim » 14 Jan 2012, 17:06

Olá,

Xica, que bom que gostou e melhor ainda que foi para o LER (Leituras Recomendadas), é uma honra! Eu sei, eu sei, essa sigla não é oficial mas achei tão criativa, que vou chamá-la assim mentalmente :mrgreen:.

Pinha, ótima ideia! Nem tinha pensado nesses peixinhos de hábitos noturnos e vegetarianos, muito legal mesmo. E você que tem um monte de Barbos realmente sabe como é tentar pegá-los, eles nos fazem cansar, hehehe. Até mais que Tetrinhas.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Pinha » 14 Jan 2012, 21:33

Oi Mateus,

Não tenho barbos, os rápidos aqui são caracídeos (a paixão atual, Nannostomus - esses são relativamente lentos, mas pulam da redinha direto na sua cara!). Fujões mesmo só tenho rodóstomos e neons. Mas os otos de longe são os piores de pegar: se confundem com o substrato e são bem rápidos quando querem.

Abraço

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Xica » 14 Jan 2012, 21:40

:D Gostei do LER!

User avatar
nomadesartori
Montador
Montador
Posts: 87
Joined: 02 May 2010, 14:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Manuel - SP

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby nomadesartori » 15 Jan 2012, 00:22

Grande Mateus,

Realmente grande sacada de usar este instrumento para capturar os pequeninos do aquario, realmente muito pratico e funcional. Mas vejo que voce também é meio pescador né????

Conhecia esse equipamento mais em proporções maiores, das pescarias aqui da região. Adoro pescar e durante algumas pescarias por aqui me deparei com este tipo de armadilha, mas geralmente feito com cestos ou filtros de ar de caminhão, usados pra pesca de peixes de fundo como corvinas e Mandis, mas o principio de funcionamento é o mesmo, e aqui chamam de "Covo".

Mas ficou muito boa sua adaptação para o aquario, Parabens. Sempre com soluções praticas e úteis, valeu por compartilhar mais uma.

Ivan

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Armadilha para Capturar Peixes Pequenos

Postby Mateus Camboim » 15 Jan 2012, 01:13

Olá,

Que bom que gostou, fico feliz! Mas de pescador, só tenho o papo mesmo... :mrgreen: Não gosto de pescaria, tenho dó dos bichinhos (nem como carne), mas acho um esporte saudável quando o pessoal devolve os animais (acho que é essa a percaria esportiva, não?).

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest