Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Fuziyama » 01 Dec 2011, 13:09

Antes de montar o aquário eu pesquisei bastante na net sobre manutenção e algumas dicas, pois não sabia nada sobre aquarismo.

Fiquei meio triste por não poder misturar todos os peixes que no início eu pretendia por descobrir sobre a compatibilidade em aquário comunitário e nem todos os peixes são calmos.. então metade dos que eu pretendia acabei esquecendo..

Bom.. segue dados:
Dimensões: 80 x 40 x 50
Litragem bruta: 160L
Substrato: Cascalho
Plantas: Artificiais (achei muito complicado começar com aquário plantado.. então resolvi começar por etapas..) Gramado ao canto e 2 outras só para simular..
Enfeites: em resina e tocas em barro / cortina de bolhas no fundo e moinho com bolhas
Filtro: HF600 (externo 650 l/h)
Bomba externa: com 2 saídas para mangueira.
Iluminação: Lâmpada Luz do Dia 20W
Termostato: 150W

Ambiente:
PH 7
Temperatura 28-29º

com cortina de bolhas
Image
e sem:
Image

Habitantes:
4 Gold Fish (não sei especificar mais que isso)
1 Acará
2 cascudo barbadinho
4 Cruzeiro do sul
5 Mexerica
5 Tetra

Comentem..
O que estou fazendo de errado.. o que posso fazer..

Obrigado pessoal :)

leandrotech
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 29 Sep 2011, 16:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio Claro - SP

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby leandrotech » 01 Dec 2011, 13:39

Legal seu aquário cara, parabéns.

Eu particularmente não gosto de utilizar plantas artificiais, logo você mesmo vai perceber que utilizar plantas vivas pode deixar seu aquário com uma aparência mais natural, e digamos confortável para seus peixes. Além disso elas removem o excesso de nutrientes contido na água do aquário, previnindo ou inibindo o desenvolvimento de algas, fazem fotossíntese, liberando com isso oxigênio na água, dê uma pesquisada no fórum, algumas plantas são bem resistentes e de fácil reprodução e manutenção, assim uma pequena porção delas em pouco tempo podem "reflorestar" todo o aquário.
Como dica, digo sempre, lembre-se das trocas parciais de água (deixe a água descansar uns 3 dias para evaporar o cloro) e monitore sempre o nível de amônia, nitratos e o PH do aquário, ainda mais se foi montado agora, pois no filtro ainda não se desenvolveram as bacterias necessárias para manter o aquário equilibrado, também lembre-se de nunca lavar o filtro biológico (placa de plástico corrugado) do seu aquário com água da torneira, e substitua o filtro químico e mecânico(perlon e carvão ativado) a cada 2 meses.

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Fuziyama » 01 Dec 2011, 14:07

leandrotech

é.. mas por não saber e já ter montado o aquário... eu n tive coragem de fazer plantado...
em breve mudo isso..

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Xica » 01 Dec 2011, 14:37

Olá Fuziyama, bem vindo ao AqOL
Algumas coisas que gostaria de pontuar.
1- Parâmetros físico-químicos da água: dos peixes que há alguns vivem bem em pH ácido, outros em alcalino. Da mesma forma, há os que vivem bem em temperatura mais baixa, enquanto outros precisam dela mais elevada.
2- Tamanho do aquário: se pensarmos apenas nos kinguios, já está faltando espaço.
3- Comportamento e sociabilidade: mexiricas são territoriais, cruzeiros do sul tímidos, kinguios (goldfish) extremamente pacíficos, acará precisa viver em grupo.
4- Filtro: apenas este que está usando não dará conta desta fauna.
Minha opinião é que, para ter sucesso com seu aquário, a primeira coisa que deve fazer é pesquisar sobre os peixes que tem, cruzar os dados e optar por quais manter considerando necessidades comuns.
Depois disto é trabalhar o aquário para que ele ofereça as melhores condições para a fauna que você escolher manter.
E como disse o Leandro, planta é muito importante.
Até.

Carineerosa
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 01 Dec 2011, 14:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Torres-RS
Contact:

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Carineerosa » 01 Dec 2011, 15:06

Bonito, mas eu ainda prefiro a utilização de plantas naturais, fica muito mais bonito.
http://tudosobreaquarios210.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby leonegm » 01 Dec 2011, 18:00

Cara. o que a Xica disse é muito importante para ter sucesso e tranquilidade com seu aquário.
A minha dica é para ter paciência (e rever os pontos que a Xica comentou) e pesquisar muito e muito e muito.
Qualquer coisa é só gritar (no caso escrever hehe)

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Fuziyama » 01 Dec 2011, 18:50

Eu pesquisei mt antes de escolher os peixes.. todos que escolhi são tidos como comportamento 'calmo'...

Quanto ao pH vi em vários sites... e todos esses peixes tendem a ficar bem em PH neutro.. apesar do kinguios preferir um pouco mais ácido, mas em 7 a maioria dos sites diz que é o limite deles..

O problema em termo de compatibilidade é a temperatura.. que para todos a melhor é em torno de 28º (com exceção dos kinguios que preferem água mais fria, mas não tenho o que fazer :( )

User avatar
Gustavo12
Ciclador
Ciclador
Posts: 226
Joined: 09 Jul 2011, 15:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Barre de São Jõao.Casimiro de Abreu RJ

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Gustavo12 » 01 Dec 2011, 19:18

Fala Fuziyama, bonito aqua.
Da um lida nestes tópicos me ajudou muito e pode ajudar você também.



O aquarismo
Dicas para popular o aquário
Filtragem e Filtros
Ciclagem
Manutenção, o Segredo de um belo Aquário
Robalo flecha minha paixão. Rio São João obrigado por vc ser o Rio + limpo do RJ fica em Barra de São joão, Casimiro de Abreu.

Meu aquá
Nano low tech de betta

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Fuziyama » 18 Dec 2011, 15:40

Pessoal na mesma semana que iniciei o post e aprendi mais sobre goldfish / mexiricas eu decidi refazer a fauna.. Doei todas as mexiricas e goldfishes..

Como todo iniciante a idéia é fazer valer a diversidade de peixes (o que complica as coisas).

Peixes de superfície:
11 Paulistinhas
09 Tanictis

Meia água:
05 Tetra Negro
03 Cruzeiro do sul
01 Colisa Azul
05 Barbo Ouro
02 Plati
05 Molinesia
01 Acara (foi o primeiro peixe do aquário.. eu sei que o PH para ele é ácido, mas até o momento está super adaptado em 7 - 7,2)
02 Peixe Agulha (cachimbo) <-- dificuldades c/ alimentação..

Fundo:
02 Cascudo Barbudinho
01 Dojo
02 Lagostim (não pensave em ter.. pela agressividade, mas acabei comprando por insistência da mulher e por não terem garras - já comprei assim)..

Não estou tendo problemas como brigas.. meu problema é alimentar o peixe agulha e alguns peixes que se entocam..

Me deem dicas/ comentem XD Obrigado!


Fotos:
Image
Image
Image


Me deem dicas/ comentem XD Obrigado!

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aquário novo 160L c/ fotos (inciante) ajudem

Postby Pinha » 26 Dec 2011, 14:09

Oi Fuziyama,

Acho que foi uma escolha sábia tirar os mexericas e Kinguios do aquário. Ainda assim, eu daria uma revisada na fauna, escolhendo ou peixes de água ácida (tetras, cruzeiro do sul, acará) ou de água alcalina (platis, molinésias, tanictis - esses últimos de água fria). Dê uma procurada nas espécies no banco de dados de peixes de água doce (http://www.aquaonline.com.br/index.php? ... &Itemid=73" onclick="window.open(this.href);return false;), deve ajudar.
Reforço o conselho do pessoal aqui do fórum: Acarás são peixes de cardume, o ideal são 5 ou mais.
Que peixe-agulha é esse? Um Dermogenys? Quando novos, têm uma boca pequena, geralmente esfarelando a ração de flocos fica mais fácil de comerem.
Sobre os lagostins, na maioria das vezes as garras mutiladas crescem novamente.

Até mais.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest