Habitat Peixe Paraíso (Auto-ciclante) - MRV 03

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Habitat Peixe Paraíso (Auto-ciclante) - MRV 03

Postby Marcio Vargas » 29 Sep 2011, 14:47

Essa Xica, sempre com ideias...
Primeiro aquela de colocar plantas naturais no aquário, comecei e não parei mais. Agora ela sugere que eu coloque meus Paraisos em uma caixa plastica de 20lts, enquanto o aquario dos Kings não fica pronto...

Gostei da ideia, e pensando, pensando... Resolvi recriar o habitat natural deles :twisted:

Quero expor a ideia aos amigos, para verificar a viabilidade dela, e é claro, receber dicas e auxilio.

Bueno,
Não encontrei muito coisa sobre o habitat natural dele na internet, pelo que sei são as áreas alagadiças da asia, águas rasas com muitas plantas, raízes e pouca movimentação.
Penso em fazer um tanquezinho de 50 x 40 x 20. Pouca altura mesmo, colocar plantas em toda a área do aquário, plantas que tenham suas razies submersas e que sua forma emersa tenham algum atrativo. Colocar um filtro de uns 100 litros hora.

Os paraísos iriam tem uma boa área para o nado alem de ter um ambiente com vegetação densa (talvez algo como 1/4 da área deixar livre).

Abs



OBS: Pg 11 em diante, mudança para PLATIS
Last edited by Marcio Vargas on 11 Apr 2013, 21:35, edited 2 times in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Marne Campos » 29 Sep 2011, 16:26

Marcio,

Só para ter uma idéia do visual, essa foto é de Paraísos criados em um tanque no jardim.

Image
Fonte: Macropodus opercularis (Paraíso)
Marne Campos

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Mateus Camboim » 29 Sep 2011, 19:13

Oi,

O melhor de criar Paraísos é que são pouco exigentes, o aquarista não precisa dispor de muito dinheiro para satisfazer de forma adequada as necessidade desses peixinhos. Basicamente exigem o mesmo que um Betta, mas em maiores proporções, claro.

Um tanque bem plantado, de preferência com plantas palustres e flutuantes. Um bom espaço para nadar. Uma movimentação suave da água. E pronto, coloque um casal e em menos de 3 meses você será avô por duas ou mais vezes. Além da variedade comum, que já é linda, Paraísos Albinos ficam ainda mais destacados quando vistos por cima, de tanques. E nem precisa se preocupar com mosquitos, se aparecerem, viram lanchinho :twisted:.

Não sei se já consultou essa página, mas vale à pena conferir, a página desse peixe. É em inglês, mas nada que um Google tradutor não resolva: http://fish.mongabay.com/belontiidae.htm#Macropodus" onclick="window.open(this.href);return false;.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Marcio Vargas » 29 Sep 2011, 19:40

Mateus,
É exatamente isso que pretendo fazer, um tanque muito bem plantado, com plantas flutuantes e plantas que emergem. Meu casal é Albino, acredito que vai ficar bem interessante.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Marcio Vargas » 13 Oct 2011, 16:17

Pessoal
Meio sumido devido a uns barulhos que andava fazendo aqui pela serra (pessoal do facebook tá acompanhando :twisted: ), mas vamos lá.

Esse aquário vai ter umas medidas muito bizarras. Errei as medidas do móvel e vou aproveitar o que tenho.

Partindo da ideia de que Paraísos vivem em águas rasas e densamente plantadas, vou fazer um baixinho com muitas plantas Low, todas que eu já tenho.

Ele terá 36 de frente, 40 de fundo e 35 de altura :twisted: Isso mesmo, a largura maior que o comprimento. Acho que não ficará estranho já que esse será um aquário para se aprecias "de cima". Os vidros vão ser baratos e tenho todo o resto do equipamento sobrando, se ficar estranho uso ele para outra coisa (hospital ou quarentena).

E ae? Bizarro né?
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Xica » 13 Oct 2011, 18:21

Quase um cubo.
Mas o que me interessou mais são os "barulhos"... sejam quais forem.
:roll:
Abraços.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Marcio Vargas » 13 Oct 2011, 19:09

Quase um cubo mesmo.

Porem na hora de calcular o tamanho dos vidros pensei: 5cm a mais para o nado é sempre bom né???!!!??

Quanto ao barulho, te mando uma MP :twisted:

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Marcio Vargas » 14 Oct 2011, 19:51

Aqui está.
Acabei de montar...

Image

Image

Image

Image

Image

Espero ate amanha para a cura do silicone, depois ate domingo com água para testar e limpar, e domingo já desmonto o pequeno (os peixes ficam em criadeiras dentro do comunitário), vou guardar a água e as mídias que estão no pequeno para acelerar a ciclagem deste novo.

A decoração será o "pedragismo" de leve com um ou dois troncos e muitas plantas. De substrato areião de rio (desta vez vou ferver antes, para não vir nenhum alien de carona). As plantas serão as mesmas que estão no pequeno e algumas mudas do comunitário, não sei os nomes.

Filtragem vai esse mini canister Boyu 300L/h e se for pouco (ele tem muita perda de vazão) tenho o Aleas interno de 200L/h ou o Boyu interno de 700L/h. Aquecedor será o mesmo que está no pequeno, de 50w com termostato. Iluminação será a minha calha FVM em PVC, apenas aumentarei a potencia das lampadas, dos atuais 15 para uns 40 pelo menos. O CO2 vai ser a garrafada, ate eu conseguir trazer uma mangueirinha lá do cilindro que está na sala (esse aquário novo fica no escritório).

Fauna vai ser apenas os dois Paraísos e os 4 Otos que tirei do comunitário (atacavam os Kings), e quem sabe o casalzinho de Reds que o Gilson está providenciando.

Bueno, acho que era isso. Penso que os Paraísos vão ficar bem nessa nova casa, por fim não consegui devolve-los... :oops:

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Victor Pax » 14 Oct 2011, 20:00

Marcio vou te dar um toque... no meu aquário de 200l tinha 6 paraísos.
Eles foram pulando um a um pela parte traseira da tampa (é aberta) e por vãos.

Até penso em voltar a ter mas só depois de colocar uma tela na tampa. :roll:

PS: considero os paraísos um dos peixes mais lindos do hobby. :wink:
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Habitat Peixe Paraíso.

Postby Mateus Camboim » 14 Oct 2011, 21:03

Oi,

Márcio, que legal montar seu próprio aquário! Acho uma coisa fantástica isso, devido do ao fato de que só sei montar no máximo um aviãozinho de papel :mrgreen:. você diz manter talvez Reds, mas Cherry ou Ranshorn? Pois Paraísos adoram comer caramujos pequeninos, bem filhotinhos. Imaginam que possam fazer o emmso com bebês camarões... :|

Se conseguir algumas rochas arredondadas (aquelas que não são muito usadas no hobby) dará uma sensação muito mais asiático à montagem.

Abraços!!!
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest