A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Katsuzo Koike » 21 Jul 2011, 19:21

Olá, todos. A alimentação dos peixes de aquário, para muitos criadores, não é problema, apenas um detalhe de rotina. Compra-se a ração mais em conta ou apropriada para a espécie, e pronto. A partir daí, é só repetição: basta colocar a porção no aquário por uma, duas ou três vezes ao dia, que os peixes estarão bem. Quando acaba o pacote, é só ir à loja mais próxima e comprar outro...igual ao anterior. Gostaria aqui de reafirmar a importância de variação nutricional para os peixes de aquário, e não condená-los a uma única alimentação, durante toda sua vida. Os criadores mais descolados variam bem os tipos de ração, fazendo uma rotação diária ou semanal desse material que é oferecido aos seus peixes, e que existem nas lojas. Conheço gente que cria tantas espécies no mesmo tanque que precisa fazer grandes malabarismos na hora de encontrar as rações apropriadas, tendo que comprar três ou quatro tipos, para peixes de fundo, peixes de superfície, carnívoros, etc.

Todavia, gostaria de falar de outra variedade de comida importantíssima para os peixes, que são os alimentos “frescos”, vivos ou não, mas que servem se suplemento essencial para o seu desenvolvimento. Há quem coloque vegetais e frutas para peixes como carpas, kinguios, balasharks, barbus Schwanenfeldi, entre outros peixes que aceitam bem esse tipo de comida. Outros colocam pequenos peixes (tipo lambari, barrigudinhos, platis, etc) para espécies carnívoras, como traíras, piranhas, Green Terror, Oscar, certas bótias, etc. Mas há legitimamente quem seja contra tal prática, no sentido de evitar a crueldade de exterminar pequenos peixes indefesos. Existem muitos outros alimentos interessantes para peixes, como minhocas, vermes, caramujos, pequenos camarões, artêmias, nauplios, dáfnias, etc., que podem muito bem substituir peixes vivos para alimento. No meu aquário de tetras, além das duas refeições diárias que eles recebem, faço um revezamento que chamo de “lanche” no intervalo do dia: às vezes ponho gema de ovo cozido, pedaços de camarão fresco, ou larvas de mosquito vivas, como forma de suprir outras necessidades nutricionais dos peixes. E digo que nessa hora, eles parecem adorar: mal a comida cai na água, todos avançam, até os neóns, que parecem tão calmos. Claro, o cuidado com a água deve sempre estar na mente do criador, por isso, nada de exagerar nas porções. Mesmo nas rações, nunca repito as mesmas todos os dias, mas faço um revezamento entre três tipos: flocos, granulada e tubifex. Bem, quem tiver experiências e dicas de alimentação “interessantes”, favor divulgar aos amigos aqui do Fórum.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Xica » 21 Jul 2011, 22:37

Noite, Katsuzo.
Eu tenho algumas perguntas: camarões de água salgada? Qualquer variedade?
Necessariamente fresco ou posso congelar e depois ir oferecendo ao longo do tempo?
Abraços.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Katsuzo Koike » 22 Jul 2011, 06:08

Olá, Xica (ou D. Xica? hehe), tudo bem? O camarão deve ser cru, e os que utilizo são os mais baratos, de criatório-viveiro, de água doce, cinzas. Meus peixes comem menos de 1/4 de um camarão por dia. Por isso, corto o rabo do camarão sem casca em uns 4 ou 5 pedaços, e congelo (tenho a técnica de guardar os pedaços - se colocar num saquinho, não vais destacar, pois o bolo fica muito duro - o segredo é colocá-los "no comprido" ou na horizontal, no fundo do saco, e bem seco antes de guardar. Mesmo duro, dá pra cortar). Quando quero, destaco um pedacinho desses, deixo descongelar, pico mais ainda e vou soltando aos poucos (espero devorarem), lanço mais, até acabar. Os peixes também comerão os camarões de água salgada. Sei que Kinguios comem camarão, também, claro, se forem acostumados cedo. Acarás Bandeiras também adoram, bem como Labeo Bicolor, coridoras, barbos sumatranos, Balasharks, tetras, etc. Grande abraço!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Xica » 22 Jul 2011, 12:34

Olá, Katsuzo.
Xica, Solange, precedido ou não de dona, fica a seu critério. :)
Agradeço a informação.
A alimentação dos gordos e dos corys está (na minha opinião) deficitária em proteína animal.
Tenho cultura de larvas de besouro do amendoim mas, como são ricas em gordura, não é possível da-las com regularidade.
Abraços!

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Senfft » 09 Aug 2011, 14:42

Costumo variar bastante a alimentação também. Seguinte:

Ração Industrial:

- Tetra Min Flakes
- Tetra Min Granules
- Poytara Discus
- JBL Discus
- Tetra Color Flakes
- JBL Novo Prawn (para camarões)
- Tetra Bloodworms
- Sera Vipagran
- Alcon Bottomfish

Vegetais/legumes:

- Ervilha
- Espinafre
- Abobrinha
- Batata

Congelados:

- Artêmia
- Bloodworms
- Camarão de água salgada (ás vezes dou destes)

Vivos:

- Enquitréia
- Micro-vermes
- larva de besouro do amendoim

Essa é minha lista atual, mas vira e mexe eu invento moda, como uma ração caseira com base de legumes para os camarões, e uns cupins que pego voando em dias de calor rsrs.

Abração !!
Rafael Senfft

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Katsuzo Koike » 09 Aug 2011, 15:47

Valeu, Rafael, pelas dicas de comida! Vc é um expert do aquarismo, hehehe!

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Senfft » 10 Aug 2011, 15:00

Fala Katsuzo !! Sou expert não rapaz, eu que gosto de variar o rango da rapaziada mesmo rsrs.

Certa vez ouvi dizer que peixe é como o ser humano, com relação a alimentação. Varie bastante, ou você pensa que poderia viver somente na base de arroz com feijão? rsrs.

Um grande abraço meu caro !!
Rafael Senfft

User avatar
paulorob.vet
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 04 Aug 2011, 17:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campo Grande - MS

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby paulorob.vet » 17 Aug 2011, 15:49

Depois que meus peixes adoeceram e um aquarista me falou que foi por causa da pouca variacao de comida, dou a eles: larva do amendoim, camarao para tartarugas, racao de psicultura e pedacinhos pequenos de peixe congelado... e dou sempre no mesmo dia todas essas comidas, nunca repetindo a mesma alimentacao no mesmo dia...

isso eh certo??

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Senfft » 17 Aug 2011, 16:04

Paulo, isso depende de quais peixes você cria. Mas a nível de informação, os pedacinhos de peixe e a ração de piscicultura podem sujar muito a água. O ideal seria alimentá-los com rações industriais de boa marca, e oferecer também alimentos vivos como as larvas de amendoim.

Abraços,
Rafael Senfft

Leonardo Hamamura
Ciclador
Ciclador
Posts: 333
Joined: 28 Jun 2013, 23:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Paranavai PR

Re: A "hora do lanche" dos peixes de aquário

Postby Leonardo Hamamura » 27 Oct 2013, 20:40

Gammarus Alcon podem substituir os camarões?Achei uma opção interessante mas nunca ouvi falar em alguem que tenha utilizado para peixes!


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests