Ansiedade e Aquarismo

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Ansiedade e Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 30 Jun 2011, 17:35

A criação de peixes ornamentais em aquários caseiros é uma das atividades mais prazerosas e relaxantes que existe, para muita gente. Ocorre que para outras pessoas, a ansiedade própria ou muitas vezes gerada nessa prática termina atrapalhando o bom andamento do hobby, prejudicando a vida dos peixes, e pior, deixando ansioso o próprio aquarista. A contradição é que o aquarismo deveria combater a nossa ansiedade, e não alimentá-la ou sofrer prejuízos por sua causa. A ansiedade pode ser um aspecto da personalidade de cada um, ou ser desenvolvida segundo situações da vida. Claro que a montagem de um aquário, às vezes sonho de anos que se realiza, provoca uma ansiedade normal nas pessoas, que esperam dias para comprar o tanque, para a água estabilizar, para comprar os peixes, etc. Mas não é nada normal o sujeito deixar de dormir porque houve um probleminha no filtro do aquário. O pior efeito da ansiedade no aquarismo surge na forma de pressa, e na falta de controle para se mexer no aquário. E uma das receitas mais importantes que todo aquarista devia saber e seguir é: “Quanto menos mexer, melhor” (ou então, “O apressado come cru”). Há quem ache que algo está errado em seu tanque porque o mesmo não ciclou em uma semana, a água não está ficando cristalina, as plantas não estão crescendo, o substrato talvez não esteja bom, tal ornamento está soltando substâncias tóxicas, uma pedra não ficou legal em tal posição, a bomba está fraca, o filtro não está funcionando a contento, a iluminação está deficiente, os peixes estão estranhos, a água está muito fria, essa alga não devia estar ali, a comida comprada não está agradando, tal peixe deve sair, pois só só vive escondido ou perseguindo os outros, e assim por diante. Resultado: o aquarista ansioso passa todo o tempo dando viagens até o aquário, bota e tira água, traz um balde, leva o balde, remexe o substrato e ornamentos a cada hora, muda plantas daqui para lá, coloca e tira tal peixe, tira e bota o tronco, põe estabilizador químico disso ou daquilo, mede-se o PH ou nitritos a cada 15 minutos, muda a bomba de lugar, ufa! Só em lembrar tudo isso (que quase todo mundo já passou), dá uma canseira. Tem gente que desiste do aquarismo por não ter conseguido superar essas coisas. Já vi casas onde havia crianças de 04 a 06 anos que para “ver” os peixes, toda vez era preciso pegá-los com a redinha. Assim, todo dia era um pega-e-solta dos peixes, até os coitados morrerem. É compreensível que criadores de primeira viagem (ou os mais rodados) desejem o melhor para seus aquários, que tudo esteja impecável, limpo, brilhando. Um amigo toda semana lavava os seixos brancos de seu aquário, pois dizia que “estavam criando limo”. Ora, a noção de “limpeza” na concepção humana quase nunca é o melhor para a vida dos peixes de aquário. É um grande erro achar que todos os meses o aquário deva ser totalmente limpo: isso é péssimo para a biologia aquática. De exemplo próprio, não acho que pedras devam ser “limpas”; acredito que quanto mais vida tiver sobre elas (algas saudáveis, verdes) melhor para os habitantes, pois indica mais alimento. O substrato deve ser sifonado de detritos ruins, porém, no meu caso, coloco muitas folhas secas e gravetos para acidificar a água, servir de esconderijos para algumas espécies e de alimento para as plantas, na forma de matéria orgânica, cobrindo partes do substrato. Outra coisa: basta limpar os vidros apenas uma vez na semana, junto com a sifonagem, e não todos os dias; não se deve viver trocando de peixes, salvo raras exceções ou acidentes (tem gente que toda semana tira um peixe e põe outra espécie, porque perdeu uns ou não gostou de outros). Isso aumenta muito a chance de trazer doenças para o tanque. Portanto, repito a regra básica, sempre: “Quanto menos mexer, melhor”. Vamos criando nossos peixinhos devagar e sempre. Lembremos que o aquarismo deve acalmar e descontrair, não agitar ou estressar.


http://imageshack.us/photo/my-images/83 ... more1.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;]Image[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Paulo Reisner
Montador
Montador
Posts: 40
Joined: 16 May 2011, 16:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby Paulo Reisner » 30 Jun 2011, 18:08

Ótimo texto. Vou admitir que estou sofrendo desse mal. :mrgreen:

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby Xica » 30 Jun 2011, 20:01

"Esta folha de H. difformis está 2mm mais para direita do que deveria... vou arrumar. E estes 3 grãos de areia deveriam estar mais próximos do musgo, melhor ajeitar que está feio demais...". Esta sou eu até hoje, com a única ressalva de que gritar para mim mesma "tira-a-mão-deste-aquário!" já não é mais tão necessário. De qualquer forma, manter este controle - no meu caso - não é de todo fácil.
Parece que sempre há algo a fazer, que deixará o aquário melhor e mais bonito. Mas quando isto implica em intervenção sobre intervenção, concordo que não é nada saudável para estes nossos pequenos ambientes aquáticos.
Complicado ser uma eterna insatisfeita.
Parabéns pelo texto mais que pertinente!
Abraços.

User avatar
belezssa
Ciclador
Ciclador
Posts: 320
Joined: 26 Jul 2006, 00:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Maceió - AL

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby belezssa » 30 Jun 2011, 23:34

Muito bom o texto... não são pocuos que sofrem desse mal (risos).
Colega, coloquei um link pra esse texo no twitter (@AquaQV), com as devidas referências e créditos, se tiver algum problema me avise.

Abraço!
Marcos Paulo
M A C E I Ó - A L A G O A S

lularib
Colaborador
Posts: 253
Joined: 18 Mar 2005, 03:58
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby lularib » 01 Jul 2011, 02:14

Excelente. Assino embaixo
Aquarismo é uma forma de pacifismo.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 01 Jul 2011, 05:22

Problema algum, Marcos, é para ser divulgado mesmo.


Lula, obrigado pela mensagem!

Grande abraço

lularib
Colaborador
Posts: 253
Joined: 18 Mar 2005, 03:58
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby lularib » 01 Jul 2011, 15:52

Posso ser meio radical, mas essa é uma das razões de eu não usar aceleradores de biologia para ciclar o aquário. Tudo que é para acelerar serve para dar vazão à ansiedade. Aceleram-se os processos e depois quando eles se completam fica-se com aquela sensação de vazio, e o cara começa a se perguntar o que vai fazer agora. Acaba inventando alguma coisa para continuar bolindo com o aquário. Eu prefiro esperar a ciclagem à moda antiga, até mesmo como um aprendizado de paciência, já nesse momento inicial do relacionamento com um aquário. Mas andei dizendo isso por aí e chegaram a me recomendar que fosse fazer yoga para me acalmar. Pergunto: se temos um aquário, essa já não seria uma de suas funções?

Abraços
Aquarismo é uma forma de pacifismo.

User avatar
Renato Carletti
Ciclador
Ciclador
Posts: 479
Joined: 02 Mar 2007, 15:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo SP

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby Renato Carletti » 01 Jul 2011, 20:01

Pois é, quem nunca passou por isso?
Coitado do meu antigo plantado, a agua ficava verde, e eu trocava 50, 60% de agua a cada dois dias, passava um dia e a agua ficava verde denovo... depois que deixei ele quieto, em pouco tempo o aquario ficou cristalino e as plantas começaram a crescer.
Hoje eu vejo no meu marinho, que a paciencia é realmente benéfica.
Eu montei ele dia 15/03/2011, coloquei substrato, rochas mortas, agua, liguei o sump e skimmer, e pronto. Passou 10 dias eu coloquei uma rocha viva e 10 paguros e não fiz mais nada. Hoje, dia 01/07/2011, o aquário ainda está sem peixes e só tem corais por que vieram mudinhas escondidas na rocha, alias vieram muitas coisas nessa rocha viva, o aquário está cheio de vida. Já tem estrelinhas-do-mar, aipitacias, avalones, poliquetas, copepodes, anfipodas, vermes, esponjas... está cheio de vida. Não coloco comida nem nada, toda a cadeia alimentar está se mantendo apenas com algas que crescem nas rochas e nos vidros.
Se eu ficasse trocando agua e limpando tudo, com certeza isso estaria bem diferente, o aquario estaria com menos vidas.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 02 Jul 2011, 14:25

Prazer, Renato! De fato, também acho que aquarismo é um exercício de paciência. Mas para mim é muito difícil ter uma aquário e não ter peixes, só plantas. No seu caso, são os corais (segundo disseram, viram um vício, heheh, mesmo sendo caros, alguns). Abraço Koike

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Ansiedade e Aquarismo

Postby Marcio Vargas » 14 Jul 2011, 15:15

Otimo texto

Recomendo o bonsaismo (Atelier do Bonsai) para quem quiser desenvolver o dom da paciencia.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest