Projeto 02 - MRV

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Projeto 02 - MRV

Postby Marcio Vargas » 22 Jun 2011, 20:02

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Edit 01 14/07/11
SETUP

- Aquario 40 x 17,5 x 20
- Filtro: Interno, Aleas 150L/h
- Aquecedor: 25W
- Iluminação: Duas Fluorescentes compactas de 10w e 6.500K em Calha FVM com timer e fotoperiodo de 7 horas
- Decoração em pedras vulcanicas, areião de rio e tronco.

Fauna:
- 01 Betta Macho

Flora:
- Musgo de Java
- Echinodorus bleheri
- Mayaca fluviatilis


________________________________

Edit 02 - 17/07/11

Luminaria FVM passo a passo.


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Amigos.
Já havia comentado com alguns sobre um projeto de 300 litros mais para o final do ano, pois bem, este tanque de 300 litros vai ser o 03.

Hoje a tarde ganhei um aquario de 20 litros "completo". Ainda não sei o quanto completo ele é, a principio tem filtro e aquecedor. Na proxima semana vou busca-lo e coloco o SETUP certinho aqui.

Por hora gostaria mais uma vez da ajuda dos amigos para definir o que farei com ele. Sei que existem varias opções. Pensei nas seguintes:

- Plantado (tenho medo, não sei se estou preparado)
- Betta. Um macho e umas 3 femeas, também algumas plantas naturais. (Edit: Vale citar que eu queria muito bettas com tetras, desisti porque não se dão bem, Aqui é a oportunidade de ter os Bettas, quem sabe em um nano plantado com fantasmas?)
- Camarões

Realmente não sei o que fazer com um tanque deste tamanho...

Abs e aguardem novidades.
Last edited by Marcio Vargas on 17 Jul 2011, 16:21, edited 4 times in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Projeto 02 - MRV

Postby Xica » 22 Jun 2011, 22:18

Plantas e camarões!
Fica show!
Parabéns pelo presente.

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Projeto 02 - MRV

Postby miltondoug » 24 Jun 2011, 07:47

Marcio Bom dia,

Cara por experiencia propria um aqua de 20 litros para colocar macho e femea de betta não dara muito certo, tem pouca litragem para eles conviverem sem que o macho machuque as femeas, a menos que vc coloque bastante plantas para que as elas possam se esconder, camaroes ficariam muito legal nesse aqua, tente misturar algumas especies, tem um exemplo do aqua do Senfft no topico expoaqua.
Mas se caso vc opte mesmo pelos bettas colocaria só as femeas ou o macho apenas, tentei fazer isso em um aqua de 15 litros com cabombas e rabo de raposa, (qndt não tinha conhecimento) coloquei um casa de platys e o betta macho matou os dois, depois coloquei um femea e por pouco ela tbm não foi vitima dele.
A opção de um plantadinho tbm fica muito legal, escolha plantas não muito exigente que vc não tera problemas

Boa sorte ai
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto 02 - MRV

Postby Marcio Vargas » 24 Jun 2011, 10:52

Xica, Milton

Obrigado pelos comentarios...

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Projeto 02 - MRV

Postby FabioFreitas » 29 Jun 2011, 18:29

Tb acho , ou só o betta macho ou Camarões.
recentemente tentei colocar camaroes no aquario de 30 litros do meu betta e ele achou que era comida :evil: :evil: :evil:

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Projeto 02 - MRV

Postby Lord_Wolf » 05 Jul 2011, 18:38

Olá
Também voto em um aquário com plantas e camarões. Afinal, meu nano de 14L segue essa linha :wink:
Sugiro caprichar nas microsoruns. Eu aqui tenho só uma. Mas é uma planta bem interessante para um pequeno como esse.
Image

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto 02 - MRV

Postby Marcio Vargas » 06 Jul 2011, 08:06

Amigos, amanha vai chegar o tanque. Já to fazendo a luminaria FVM.

Acho que me decidi por muitas plantas (com CO2), uns 5 cardinais e camarões...


Logo coloco aqui as fotos.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto 02 - MRV

Postby Marcio Vargas » 07 Jul 2011, 09:45

Senhores.

Peguei o aquario agora pela manha. A noite vou "montar" ele. Vou usar as pedras e o areião que sobrou do 01. Sabado vou na calle fisch comprar as plantas. A luminaria FVM está pronta, porem estou sem PC em casa, logo coloco as fotos.

Agora, para não perder o costume, lá vai a duvida de hoje:

Posso usar a agua que sai da TPA do 01 (sem sifonar) para encher o 02? Penso que essa agua já está "ciclada" e então a estabilização do 02 será mais rapida. Cabe mencionar também que o filtro que vou usar no 02 já está a uns 15 dias rodando no 01 para "pegar" a biologia...

Abs

Edit: Bueno, o tal aquario completo é só o tanque. Tem 18A x 40L x 17,5P e está com sinais de muito uso. Como que eu faço para limpar o vidro? Tirar as marcas de agua? Acho que ele ficou muito tempo com agua pela metade, e está bem "manchado".
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Projeto 02 - MRV

Postby miltondoug » 07 Jul 2011, 14:39

Tarde Marcio

Sim vc pode usar a agua da tpa do outro aquario, mas se o filtro já está rodando a mais ou menos 15 dias no aquario principal não há necessidade de vc colocar agua desse mesmo aquario no outro, visto que a maioria das bacterias nitrificantes localizam-se no filtro, o que eu faria (ou melhor fiz com o meu segundo aqua) foi dar uma lavadinha de leve no segundo filtro (com agua da tpa mesmo) só para tirar a sujeita mais grossa antes de coloca-lo no novo aqua.
Qnt tirar as manchas o que da para fazer é dar uma boa esfregada com buchinha de lavar louças, mas com a parte amarela, pois a verde risca o vidro, caso não sair, tente com um limpa vidros, mas de uma boa lavada só com agua e deixe o aqua cheio de agua por um dia e depois descarte-a para sair a quimica.

Boa Sorte ai!
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto 02 - MRV

Postby Marcio Vargas » 07 Jul 2011, 15:48

Vlw Milton

Amanha fotos!!!!!!!!!!
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest