Projeto 01 - MRV (tanque no fim da pg 03)

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Projeto 01 - MRV (tanque no fim da pg 03)

Postby Marcio Vargas » 23 Jun 2010, 09:43

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Edit 01 - 14/07/11
Setup:

- Aquario 70 x 35 x 50
- Filtragem: Aleas Interno 750 l/h - Boyu interno 750 l/h - Mini Canister Boyu 350 l/h
- Iluminação: 2 Fluorescentes compactas 25w 6.500K - 2 Fluorescentes compactas 8w 6.500K ligadas 8 horas por dia com timer (na tampa FVM).
- Iluminação Noturna: Barra de Led azul com 40 cm e 10 Leds ligados por 3 horas apos o desligamento das lampadas (na tampa FVM).
- Aquecimento: Atman 150W automatico.
- Subastrato: Areião de Rio
- CO2 de Garrafada (em breve cilindo FVM)
- Decoração: Rochas e troncos
- 2 coolers na tampa ligados durante 15 minutos 8 vezes ao dia, para secar a condensação e evitar corrosão e apodrecimento.

Fauna:

- 1 Kinguio Comum
- 1 Kinguio Cometa
- 1 Kinguio Telescopio
- 1 Cascudo (ão)
- 2 Molynesias
- 5 Tetra Cardinal
- 1 Betta Femea
- 1 Caramujo (vi uma vez só ele, e não sei de onde veio nem para onde foi)

Flora:

- Musgo de Java
- Echinodorus bleheri
- Mayaca fluviatilis

_____________________________
Edit 02 - 17/07/2011

Amigos, não atualizarei mais este topico, já está grande demais. Então para atualização de sua flora e fauna utilizarei tópicos específicos.

Plantas e assuntos relacionados

Fauna (peixes e invertebrados) e assuntos relacionados


____________________________
Edit 03 - 17/07/2011

Garrafada FMV feita em 15/07/11 aqui.


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom Dia a todos.

Sou o Marcio, aquarista a mais de 15 anos, já tive plantados, plantados comunitários, nano reef, já tive beteiras... Faz 5 anos que desmontei meu ultimo aquário por motivos logísticos... Hoje estou estabelecido novamente em residência fixa e meu filho de 6 anos tem insistido muito em ter um aquário, não sei de onde ele tirou esta idéia.

Desta forma resolvi iniciar um projetinho bem simples, bem básico para este reencontro com o aquarismo. Neste tópico vou colocar meu projeto, algumas fotos, algumas idéias, muitas vezes sem pé nem cabeça, porem espero ter os devidos puxões de orelha dos mais experientes e também dicas e orientações. Estou a mais de um mês devorando praticamente todos os tópicos deste fórum e de outros também, optei por registrar-me neste por julgá-lo mais serio e completo.

O movel
Comecei pelo básico, que é o móvel e julgo ser um bom ponto de partida. Utilizei um projeto que garimpei na internet, agora não lembro se foi aqui ou em algum outro local. Ele tem duas portas na parte da frente e também duas prateleiras internas, que na imagem não aparece. Já fiz alguns furos na parte trazeira prevendo a passagem da parte elétrica e também uma futura SUMP ou canister. Por exigência da Patroa, foi pintado de laranja...

Image

Image

A "plataforma" onde vai o aquario tem 90 x 44
Image

Por dentro
Image

Os furos, já pensando em um canister ou Sump.
Image

O Tanque
Meu tanque será de mais ou menos 70l x 50a x 35l, vidro de 6mm, travas francesas em cima e em baixo alem de uma generosa trava central. Vou colocar contact preto na parte de traz. Uma duvida é se devo fazer acabamento com contact preto nos canto, escondendo as emendas do vidro...

FRENTE E COSTAS 2 unidades 70 x 50 6mm
LATERAIS 2 unidades 35,8 x 50 6mm
FUNDO 1 unidade 68,8 x 35,8 6mm
TAMPA 2 unidades 34 x 35,8 2 mm
4 TRAVAS de 68,8 x 3 4mm
4 TRAVAS de 35,8 x 3 4mm
1 TRAVA de 35,8 x 10 4mm

O filtro
Vou utilizar o filtro mostrado neste topico http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=16840.
Utilizarei dois deles colocados em lados opostos do aquário, um com a bamba para cima e outro com a bomba em baixo, desta forma proporcionando uma circulação de água mais “circular”. Será que duas destas vão dar conta?

A Tampa
A tampa vai ser a deste tópico http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=19668
Utilizarei este mesmo projeto para fazer a minha, porem como meu aquário vai ter também tampa de vidro, utilizarei duas ventuinhas para através de uma abertura no vidro da tampa empurrar ar fresco para dentro, com isso pretendo aumentar a oxigenação, visto que o ar fresco entra por um lado, forçado pelas ventuinhas e sai por outro. O problema vai ser a temperatura, estas ventuinhas vão esfriar demais a água. (lembrem que estou na serra gaucha, e aqui 0Cº é dia quente para nós no inverno) Colocarei as lâmpadas nesta tampa, conforme sugere o projeto, porem como não terei plantas às lâmpadas serão apenas para fins estéticos, colocarei apenas duas fluorescentes compactas, quem sabe de 11w cada?

Dentro
Dentro do aquário em um primeiro momento terei apenas plantas artificiais. Colocarei algumas rochas e possivelmente algum tronco. Para o substrato pretendo utilizar cascalho de rio bem fino e também algum ponto com areia (qual areia utilizar?). Uma duvida é se coloco o substrato diretamente sobre o vidro ou se mesmo não tendo o FBF coloco umas pacas como base...?

População
Minha fauna será pequena em um primeiro momento. Pretendo ter um pequeno cardume de Tetras (neon) um par de “limpa fundo”, um par de “limpa Vidro”, um par de Acaras e um Betta. Talvez alguém me diga que o Betta não combina com o um comunitário, porem no meu tempo de aquarista ativo eu sempre mantive Bettas no comunitário, inclusive casais...

Eletricidade
Na parte elétrica basicamente terei dentro do móvel uma régua com 5 tomadas. Ela será daquelas com fusível e chave liga/desliga individual por tomada. Terei um timer para as lâmpadas e um timer para as ventuinhas.


Bom, por hora era isso. Oportunamente coloco fotos da montagem do tanque e da montagem dos filtros. Provavelmente já na próxima semana. Espero as considerações dos amigos.
Last edited by Marcio Vargas on 17 Jul 2011, 15:35, edited 7 times in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Xica » 23 Jun 2010, 12:52

Tarde, Marcio.
Bem-vindo por aqui.
Algumas opiniões? Coloque plantas naturais, vão consumir nitratos do aquário, oferecem refúgio aos peixes e fica mais bonito mesmo.
Se vc se refere a corydoras qdo diz limpa-fundos, eles são cardumeiros, pode colocar 5 ou 6 da mesma espécie. Eles têm comportamento diferente qdo em maior número.
Uma pergunta: não são acarás q gostam de almoçar neons?
No meu aqua utilizei areião de rio, colocado diretamente sobre o vidro. Tenho tbém um tronco e 2 pedras grandes para ancorá-lo. Neste caso, eles estão assentados sobre uma folha de EVA, assim não causa dano ao fundo do aqua.
Acho q é isto.
Ah! Laranja é uma boa cor, principalmente se for queimado.
Poste fotos,ok?
Até.

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby FabioFreitas » 23 Jun 2010, 18:09

Sobre as plantas, se não pretende fazer um plantado e sim um com algumas plantas p/ os peixes como o Xica falou, procure plantas simples que não precisem de muito cuidados, como CO2 e iluminação.
As demais coisas acho que o Xica ja falou,
Vai nos mostrando a evolução do aqua p/ vermos como esta ficando =P

Xica, perguntando por curiosidade, o EVA não solta nada na aqua?

abrs
;)

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Marne Campos » 23 Jun 2010, 18:24

Olá Marcio

Seja bem vindo ao AqOL, agora não somente como "devorador de tópicos" mas como membro!

Quanto ao aquário, eu mexeria nas medidas, ainda dá tempo? Esses 35cm de largura são bem chatinhos para trabalhar se amanhã você resolver se dedicar ao aqua-paisagismo ou pedragismo. Fica complicado de montar leiautes agradavéis, entende? Eu colocaria, no mínimo 40cm, parece pouca diferença, mas o impacto é grande.

Pelo projeto que você indicou, parece que resolveu optar por um filtro interno. Esses filtros funcionam bem, porém a sua manutenção e estética não são as melhores, você precisa ficar colocando a mão dentro do aquário para mudar retirar a mídia filtrante. Já na parte estética, dificilmente um filtro se adequa ao ambiente interno do aquário, sempre fica chamando a atenção e nunca é uma peça interessante para isso. Há alguns projetos de filtros externos cannister FVM aqui no site, normalmente são mais elaborados, porém mais interessantes e com um rendimento bem maior por possuírem maior volume.

O substrato pode ficar em contato direto com o fundo de vidro, não precisa colocar placas.

Qualquer dúvida que surgir, vá postando.
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Marcio Vargas » 23 Jun 2010, 18:47

Amigos, obrigado pelos comentarios.

Xica: Os limpa fundos são "cascudos", posso estar errado, mas a principio é isto, quanto as plantas, a opção por artificiais é pela mão de obra mesmo... CO² + ilminação...

Fabio: Tua sugestão vai de encontro ao mencionado pela Xica... Se existem tais plantas, é exatamento o que procuro.

Marne: Obrigado pela resposta. Exatamente isso, após tanto lêr, agora que parti para a pratica vou ser bem chato aqui... no bom sentido é claro. tu sabe que o projeto original ele tinha 40 cm, mas mudei para diminuir a litragem, acho que não foi boa ideia, mas ainda há tempo sim, não comprei os vidros.

Quanto ao filtro, eu tenho o projeto do canister com T de inspeção e este que mencionei na mão. To numa duvida muito grande. A opção pelo interno se deu pela questão da bomba poder ser de menor potencia. Mas to bem tentado a fazer o externo. Será queo interno fica muito "deslocado" dentro do tanque? Mesmo pintando de preto?

Todo mundo fala que a bomba precisa ser potente para conseguir vencer a "subida" de volta ao tanque, porem pela logica a subida é a mesma distancia da descida, então elas não deveriam se anular? E a bomba ter apenas que circular a agua? Um Canister com T de isnpeção de 50mm por 40cm seria suficiente para minha litragem?

Bom, de qualquer modo esta montagem vai ser aos poucos, pretendo já na semana que vem montar o tanque e na seguinte o filtro.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Marne Campos » 23 Jun 2010, 19:02

Não entendo nada de projetos FVM, mas acredito que os motivos da bomba ter que ser forte são a resistência que a mídia filtrante impõe à passagem da água pelo filtro, a primeira circulação de água pelo equipamento e a necessidade de uma vazão de 3 a 5 vezes o volume do aquário por hora, o que não seria garantido com uma bomba que simplesmente "circula" a água.

Quanto ao filtro interno, por mais discreto que ele pareça, ele vai incomodar, dai os filtros internos não fazerem tanto sucesso.
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Xica » 24 Jun 2010, 07:57

Dia, Marcio.
Opções de plantas menos exigentes: higrófilas, samabaia-de-java, feto-de-java, rabo-de-raposa, anúbia, musgo-de-java.
Não há necessidade de CO2, substrato fértil, iluminação forte. Uma pequena dose de fertilizante 1x na semana é bem-vinda.
O móvel ficou legal.

Oi, Fabio.
Até o momento não observei nenhuma alteração no aquário (nem no novo, nem no anterior) com a utilização de EVA. Não há resíduos, descoloração da folha (ela é alaranjada), alteração de parâmetros de água, mudança de comportamento dos peixes, nada q eu tenha reparado.
Já vi usarem isopor, mas como ele sempre esfarela alguma coisa, resolvi não arriscar.

Tenham um bom dia!

Marcelo Pacheco
Plantador
Plantador
Posts: 981
Joined: 18 Apr 2010, 12:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São José dos Campos, SP
Contact:

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Marcelo Pacheco » 24 Jun 2010, 09:45

Bom dia Marcio...

Primeiramente, observei que é Jeepeiro, certo??? Muito dez, vendi meu Willys ha uns 8 meses, mas pretendo em breve comprar outro!!

Tem algumas fotos do meu velho Jeep AQUI

Bem, isso fica la pro forum 4x4..rss... (nas trilhas da pra pegar muita pedra, tronco e outras coisas pra colocar no aqua)

Quanto a plantas, tem este tópico só falando das que não preisam de muito cuidado, veja se te ajuda..

Plantas de Poucos Cuidados!

Espero ter ajudado um pouco.

Até mais!!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Marcio Vargas » 24 Jun 2010, 10:30

Xica

A Sua lista e o linck do amigo Marcelo com certeza vão me fazer mudar de opinião,,, eheh Obrigado

Marcelo

BF 161 ainda com o filtro de ar a banho de oleo... Muito bom, o meu também é BF 161.

Quanto as plantas, vou ler com atenção e com certeza vou mudar de ideia, porque a minha restrição a plantas naturais era somente a sua manutenção (CO², lampadas etc), como estas ai demandam pouca manutenção acredito que vou optar por elas.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Marcelo Pacheco
Plantador
Plantador
Posts: 981
Joined: 18 Apr 2010, 12:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São José dos Campos, SP
Contact:

Re: Projeto 01 - MRV - Apresentação e Opiniões

Postby Marcelo Pacheco » 24 Jun 2010, 11:00

Cara, BF 161 é o que há!!! :shock: cambio 3M, 90KM\h na Dutra :shock: :shock:
O amigo que comprou ele de mim se apertou e me ofereceu ontem... to pensando em fazer besteira :twisted: :twisted:

Mas... voltando ao aquarismo... :roll:

Pra ter uma ideia, coloquei umas "sobras" de elodeas e valisneria no meu outro aqua, sem substrato fertil, sem fertilizante, sem CO2, só iluminação de 15W (aqua de 37L líquido) ou seja 0,4 W\L , e estas plantas estão se desenvolvendo de forma excelente...

Eram realmente sobras, queimadas, e estão brotando todas, crescendo bem, em apenas duas semanas, sem nenhum cuidado adicional, vale a pena!!!!!

Só não coloquei mais nada porque pretendo desmontar este aqua, e refazer tudo, pois ta bem mal montado, "coisa de principiante", mas com o tempo a gente evolui.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest