Kinguios boiando - nitrito

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
joaoacp
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 21 Apr 2009, 22:10

Kinguios boiando - nitrito

Postby joaoacp » 21 Apr 2009, 22:45

Olás,

tenho lido algumas discussões ultimamente que têm sido bastante úteis. Como não achei resposta a todas as minha perguntas, vou descrever o meu caso, tópico por tópico, para vocês me ajudarem.

Uns 2 meses atrás montei um aqua de 90l com 2 kinguios cometa, 2 kinguios telescópio negro, 1 carpa (pequena) e 2 cascudinhos pequenos. Tem também dois filtros, um Attman externo 300l/h e um interno com carvão ativado (não sei a capacidade de filtragem). O aquário não passou por ciclagem, apenas enchi com água desclorificada e coloquei os peixes. Nos primeiros dias a água ficou muito verde pq o local tinha muita luz. Optei por comprar aqueles papéis que coloca-se no fundo. Isso serviu para diminuir o sol na água. Para clarificar, fiz uma TPA 50% e apliquei um antialgas da alcon. A água melhorou bastante e ficou bom transparente.

Como sou bastante inexperiente no aquarismo, imagino que tenha feito muita coisa errada, mas enfim.. já foi e espero poder resolver tudo.

Meus peixes sempre estiveram muito ativos, e pareciam bem adaptados ao aqua.

Nos últimos dias, percebi que um dos telescópios estava sempre na superfície e parecia ter dificuldade de afundar. Ele parecia encher a boca de ar e depois soltar. Mas a noite ele ficava no fundo, junto com os outros peixes.

No domingo, esse mesmo peixe, além de ficar muito na superfície, passou a boiar de lado. Preocupado vim procurar ajuda na internet e achei alguns posts da Christie que falava de excesso de nitrito. Corri a fazer o que ela indicava. Fiz uma TPA emergencial de 50% e tirei o aqua do local onde batia muito sol para evitar mudanças de temperatura da água. Vendo outros posts que falavam de gases, também coloquei os peixes em jejum e assim estão a 2 dias. Pretendo voltar a alimentá-los amanhã.

Hoje providenciei uns teste de amonia, nitrito, pH, termometro para poder acompanhar melhor os dados do meu aqua. Cheguei aos seguintes valores: 0,5ppm de nitrito, 7,2 a 7,4 de pH, 24 a 25 de temperatura, 1,0 ppm de amônia total (tóxica em 0,014). Ainda preocupado com o nitrito, fiz uma TPA de 35% que não alterou nada nos resultados.

Os peixes estão aparentemente normais, mas como não voltei a alimentá-los creio que isso pode ser temporário, certo?

OVi que a ciclagem levam de 20/30 dias para fazer com que o equilibrio amonia/nitrito/nitrato fique normal e como não tenho outro aquário com água boa terei que manter meus peixes nesse aqua mesmo.

Tenho percebido que as lãs dos filtros têm ficado escuras muito rapidamente. Em cerca de 2 dias. Por isso preciso da ajuda de vocês.

É normal esses filtros sujarem tão rápido?
Como funciona a placa de filtro biológico? Devo limpá-la o mínimo possível?
O filtro fica também com uma gosma marrom nos plásticos. Isso é prejudicial ao peixe ou pode ficar sujo mesmo e limpo apenas as vezes?
O manual do filtro fala que devo trocar o carvão e o tecido apenas 1 vez ao mês. Isso procede ou nesse caso devo trocar mais rapidamente (estou trocando toda semana, isso tráz problema ao peixe?)
Essa concentraçào de nitrito/amônia tende a se regular com o tempo já que as bactérias voltariam a se reproduzir?
O antialgas afeta esse ciclo?

Além disso tudo, o outro telescópio está aos poucos perdendo sua cor. Perdeu várias escamas próximo as nadadeiras e ficou prateado nesse local. Quando tem bastante luz, é poss;ivel perceber que ele está clareando, ficando em um tom parecido com a cor da coca-cola (preto amarronzado).

É normal essa mudança de cor nessa espécie de peixe?

Bom.. sei que fiz muitas perguntas mas quem souber a resposta, mesmo que de algumas, será muito útil. Obrigado.

med_boi
Ciclador
Ciclador
Posts: 155
Joined: 17 May 2006, 15:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Re: Kinguios boiando - nitrito

Postby med_boi » 21 Apr 2009, 23:42

ola joao, seguinte não sou nenhum expert ainda mais quando se trata de kinguios que não conheço mto bem a especie mas vou dar meu parecer para suas perguntas, se tiver falando besteira espero que alguem me corrija

É normal esses filtros sujarem tão rápido?
O perlon deve estar sujando com essa sujeira marrom, pq ela provavelmente deve ser algas marrons que geralmente ocorrem após a infestação por algas verdes devido ao execesso de material em decomposição de quando essas algas verdes morrem, são bem chatas de cuidar mas nao tendem a ser mto prejudiciais, com o tempo evitando sobras de alimento e trocas parciais elas tedem a sumir.
Como funciona a placa de filtro biológico? Devo limpá-la o mínimo possível?
a placa de filtro biologico funciona como substrato para que as bacterias responsaveis pela fixação do nitrogenio (amonia-nitrito-nitrato), possam viver e se reproduzir assim eliminando as escorias nitrogenadas de seu aquario. quando eu vou limpar a parte biologica do meu filtro uso a propria agua do aquario de prerencia nunca tirar a placa do filtro biologico de dentro da agua, apenas de um enxaquada com a agua do proprio aquario quando julgar necessario. Em contra partida o filtro mecanico, pode ser levado e esfregado e trocado a vontade.
O filtro fica também com uma gosma marrom nos plásticos. Isso é prejudicial ao peixe ou pode ficar sujo mesmo e limpo apenas as vezes?
essa gosma marrom são as algas marrons que mencionoei acima, nao acho que seja prejudicial, porem meu filtro ja entupiu devido a essa gosma, recomendo que limpe sempre que possivel.
O manual do filtro fala que devo trocar o carvão e o tecido apenas 1 vez ao mês. Isso procede ou nesse caso devo trocar mais rapidamente (estou trocando toda semana, isso tráz problema ao peixe?) o carvao faz a filtragem quimica do aquario, para algumas substancias na agua, mas não acredito que faça alguma diferença em relaçãoo a amonia e coisas do genrero nao acredito que a trocar mais rapidamente va fazer alguma diferença.
Essa concentraçào de nitrito/amônia tende a se regular com o tempo já que as bactérias voltariam a se reproduzir?
as bacterias sempre estão la, o ciclo natural é que o aquario inicie com um pico de amonina no incio seguido de um pico de nitrito, logo após subindo nitrato e depois teoricamente se regularize mas esse processo costuma durar por volta de uma mes (ciclagem).
O antialgas afeta esse ciclo?
não acredito que o antialgas va fazer alguma diferença no ciclo porem e provavel que aumente um pouco o nivel de amonia por deixar mais material organico no seu aquario alga morta, cuidado com o sol ele relamente pode causar serios problemas.

Além disso tudo, o outro telescópio está aos poucos perdendo sua cor. Perdeu várias escamas próximo as nadadeiras e ficou prateado nesse local. Quando tem bastante luz, é poss;ivel perceber que ele está clareando, ficando em um tom parecido com a cor da coca-cola (preto amarronzado).

É normal essa mudança de cor nessa espécie de peixe?
quanto a mudança de cor não entendo nada de kinguios, porem sei que quando peixe esta em condições hostis sua coloração e seu a apetite são os primeiros a sofrer, se ele esta comendo bem, acho que consegue se recuperar desde que receba uma alimentação bem variada, recomendo ração da marca tetra, e talvez algum alimento vivo como artemias, meu peixes adoram e estao como uma coloração bem legal
espero ter ajudado em algo e espero não ter falado besteira
Abraço
Alexandre

joaoacp
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 21 Apr 2009, 22:10

Re: Kinguios boiando - nitrito

Postby joaoacp » 22 Apr 2009, 19:29

opa Alexandre... obrigado pela resposta.. bastte útil...

uma dúvida... o filtro biológico que citei é uma plaquinha que fica no próprio filtro externo.. ele é parecido com aquelas placas que alguns aquaristas colocam embaixo das pedras.... o lojista me falou que hoje em dia não se usa mais aquelas placas abaixo das pedras...

mas, pensando no equilíbrio amonia/nitrito/nitrato, essas placas no fundo não seriam boas para a sobrevivência e reprodução das bacterias reguladoras? o que você me indica como facilitador? em outro fórum me indicaram aplicar um acelerador biológico no começo da ciclagem..

abçs,

João

med_boi
Ciclador
Ciclador
Posts: 155
Joined: 17 May 2006, 15:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Re: Kinguios boiando - nitrito

Postby med_boi » 22 Apr 2009, 19:36

Joao
Existem sim produtos para acelerar a biologia de seu aquario, nunca usei mas ja li por aqui que podem ser mto uteis, nao posso te indicar nenhum pois nao conheço esses produtos, quanto ao filtro de fundo ele é conhecido como filtro biologico de fundo (FBF) ja li varias discuções a respeito, a maior parte das pessoas prefere os mais modernos com canister, internos ou externos, porem ainda tem mtas pessoas que defendem o de fundo, eu particularmente uso um canister em um aquario e um externo em outro. A placa que vc mensionou que esta no seu filto ela é de plastico rigido ou parece uma esponja, pois o que eu conheço como material para deposição das bacterias são os discos de cermica ou esponjas. ambos encontrados facilmente em qualquer loja de aquarismo. se quiser de uma olhada aqui na loja do proprio site, sera mais ilustrativo.
Espero ter ajudado, qualquer duvida estamos ai
Abraço
Alexandre

med_boi
Ciclador
Ciclador
Posts: 155
Joined: 17 May 2006, 15:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Re: Kinguios boiando - nitrito

Postby med_boi » 22 Apr 2009, 19:40

esqueci de mensionar, quanto ao argumento principal contra o FBF é o fato dele ficar sepultado em seu aquario o que torna sua limpeza praticamente inviavel o que pode levar a acumulo de dejetos em seu aquario , o que prejudicial a vida aquatica, o filtro externo torna essa limpeza muito mais pratica como vc ja deve ter observado, mas sempre lembrar a parte em que vc mantem o filtro biologico, nunca deve ser limpa em agua de torneira em sim em agua retirada do proprio aquario, e ficando o menor tempo possivel sem agua ou nem ficar fora d´agua em momento algum
Abraço
Alexandre


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest