Minha Carpa nao come

Discussões sobre Aquarismo Doce com ênfase aos assuntos mais básicos, água, filtragem, manutenção, decoração etc. (recomendado para quem está iniciando no aquarismo).

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Minha Carpa nao come

Mensagempor RaquelDonola em 15 Dez 2008, 09:20

Olá,
Tenho um aquario (que era berçário quando meu pai criava guppys) de 50L e outro de 60L(que está inativo ainda), fora um de 3L com um Betta. Enfim, basicamente esse 'berçário" foi reativado devido a uma carpa que ganhei de aniversário, que era do meu amigo. Ela Vivia em um aquario de uns 50L acho eu, com mais 3 kinguios, 1 acará, e mais uns 5 ou 6 peixes menores...O aquário meio que superpopulou, então faturei a carpa..só nao sei se foi uma boa idéia no momento, já que eu estava indo pacientemente passo a passo até montar um aquario com condições boas. Inicialmente coloquei-a em um aquario redondo (detesto! o peixe fica doido ali..dá peninha :( ) com a agua que veio. Depois de ter limpado o "berçário", montei (meio mal) um filtro biológico, com aquela telinha de plastico preta em baixo com uma das placas com tipo um vulcãozinho e um tubo com a mangueira da bomba ali, tela tipo de mosquito, areia e algumas pedrinhas em um dos módulos do berçário ( tinham 5 modulos interligados de 10 L, mas desmontei um e estao agora 3 modulos de 10L e um de 20L aonde está a carpa). Coloquei pra funcionar. Bem, nota-se que sai agua pelo tubinho, mas se a filtragem é eficiente, tenho muitas duvidas..mas como era o que tinha na hora..
A carpa simplesmente nao come...Bem, até come um floco ou outro que chega até o fundo, mas so quando eu afundo ele e ele bate nela q ela engole, mas logo cospe..as vezes faz isso mais de uma vez. Ainda nao comprei o que um aqua efetivamente necessita. Está sem decoração nenhuma e ainda nao comprei testes de ph etc. Foi meio que de supetão que ganhei o pobre bichinho e estou morrendo de pena dela.. O Aqua ainda fica na varanda da casa, e sem aquecedor, esotu com medo que ela possa estar com frio ou sei lá o que..tá em 20,22°C. (Eu até ia mudar meu Betta pra um dos modulos, mas com essa temperatura...)ela fica no cantinho do aqua, na divisoria do modulo dela com o do filtro. Estou vendo com uma amiga da minha mãe, se o peixinho nao poderia ficar com ela até eu resolver direito o meu aqua, mas também nao sei se a carpa vai comer os peixinhos dela. :cry:

Se alguém puder me dar alguma dica do que fazer o que eu possa oferecer que ela possa comer, ou o que eu possa tentar sem que a prejudique e, infelizmente sem testes, só na especulação, agradeceria. Eu sei que ela nao está nas melhores condições, e estou preocupada. andei pesquisando em foruns, mas nao achei algo que resolvesse.
Mais uma vez, obrigada.
RaquelDonola
Planejador
Planejador

Re: Minha Carpa nao come

Mensagempor paula nunes de souza em 15 Dez 2008, 09:49

amiga to te passando um link pra vc ler.
http://www.geocities.com/aquabrasil/index2.html
clik em peixes depois escolha o peixe e clik nele.tera informações. :lol:
paula nunes de souza
Ciclador
Ciclador

Mensagempor paula nunes de souza em 15 Dez 2008, 10:01

A temperatura ta boa carpas não gostam de agua de temperatura alta, o seu filtro não é aconselhavel ainda mais pra carpa que suja muito a agua, tem de ser um filtro com no minimo tres tipos de filtragem,a no mercado muitas marcas e preços e vc tem de ter um com vazão por hora 5x a litragem de seu aquário.vc tirou o cloro da agua pra enxer o aquário, espero que sim? realmente aquários redondos não da ainda mais pra carpas.faça teste de ph e verifique se esta em armonia com os parametros que carpa gosta que é alcalino entre 7.2 e 7.3, mas elas vivem em neutro tambem 7.0.mas o melhor é levemente alcalino. o beta se vc colocar com a carpa vai ter que ter aquecedor que deixe a agua uns 25 graus ta bom pro betta. :wink:
ha ia esquecendo 20 litros muito pouco pra carpas elas conforme a especie ficam enormes,tem de ser um aqua de no minimouns 60 litros quando filhote e ir botando em aquários maiores a medida que for crescendo eu tenho carpas em um aquario de 120 litros mas é de uma especie que não cresce muito. ou vc ja pode adquirir um aqua maior e colocar a carpa com outros peixes compativeis, vai ter um aquário comunitário lindo(sei que ta tudo caro é so uma ideia). :wink:
paula nunes de souza
Ciclador
Ciclador

Mensagempor RaquelDonola em 15 Dez 2008, 12:02

Hey, Paula,
obrigada por responder...eu já estava nervosa com a temperatura da água, porque estava em uns 25°C, mas a temperatura começou a cair e até chover e baixou muito...o tempo tá doido no RJ.
Bem..sujar, nem tem muito como, porque tá sem decoração nenhuma no módulo em que ela está. E vou ver se compro logo hoje os testes e sim, gastei meu anticloro quase todo na água =P tenho q comprar outro.
Depois de escrever o tópico, fui até lá ver a Carpinha, fiquei com a mão no aquario, até tentando fazer ela comer..daí ela foi ficando mais amiga da minha mao e consegui ficar alisando ela hehe até comeu algo, mas bem pouquinho..será que ela tá se sentindo sozinha? porque quando tiro a mão e saio de perto do aqua, ela volta a ficar quietinha no cantinho dela...
Ah, também coloquei um vasinho de argila no modulo onde está o filtro..li naquele site q vc me passou que é bom pra diminuir a amônia..espero que esteja certo..morro de medo de fazer experiencia com o peixe =/
e eu queria fazer um lago aqui em casa, mas meu pai disse que é meio dificil porque no local onde seria, tem tubos passando e tal...mas até lá vejo o que fazer, só espero nao ter que me desfazer dela, mas se for preciso, paciência =/
RaquelDonola
Planejador
Planejador

Mensagempor paula nunes de souza em 15 Dez 2008, 12:14

Raque a maioria dos peixes não gosta de estar só, a carpa claro deve ter companhia pra viver mais feliz ,mas seu aqua é muito pequeno ja pra ela que dira 2 infelismente ae intendi direito o aqua tem 50 litros me passa a litragem certa e quantos centimetros tem a carpa. hehe carpas são peixes que comem na mão do dono e deicham a gente até fazer carinho nelas. fazer trocas parciais de agua tipo todo fim de semana 30% da agua tambem ajuda a controlar a amonia claro a agua nova tem de estar no mesmo ph e temperatura do aquario e tambem sem cloro.e junto com essa troca de agua sinfonar o fundo do aqua para tirar detritos(fezes e restos de comida) ajuda muito. carpas se dão muito bem, com kinguios vc podia adquirir um de especie que não cresça muito.mas tudo conforme quantos litros tem seu aqua que vc vai me passar e o tamanho que esta sua carpa. quanto a ela estar quetinha pode ser por a causa ser nova ela ainda ta se acostumando. :D
outra coisa vc tem de ter um filtro melhor como te expliquei senão vai ter problemas logo logo.
paula nunes de souza
Ciclador
Ciclador

Mensagempor RaquelDonola em 15 Dez 2008, 12:59

Ah sim, pretendo melhorar o filtro mesmo, mas me pegaram desprevinida ao me darem uma carpa..logo um peixe que cresce tanto =/
e bem, esse aqua tem uns 48..50L mais ou menos, mas e está dividido em modulos..tem 4 modulos, 3 de 10L e 1 de 20L, que é onde ela está..até pensei em aglomerar mais um módulo, mas bem..o aquario é do meu pai e ele reativou para ser hospital ou berçário..o outro tem mais ou menos a mesma litragem mas está recém-siliconado, fora que nao achei de jeito maneira, silicone sem anti-fungo no mercado, mais uma coisa que demanda tempo até estar pronto para uso...tem que sair cheiro e sei mais lá o que que tem nessas quimicas doidas. eu estava preparando esse aqua para um casal de acarás..mas dependendo, eu terei que deixá-lo para a carpinha..
Ela tem uns 8cm ainda..é cinza, com a cabeça meio alaranjada e pintinhas de cinza mais escuro e preto..eu até estava na dúvida se era uma carpa mesmo ou um tal de kinguio nao sei das quantas ...mas procurei bastante imagem..pena que eu nao esteja com a camera para mostrar...mas é carpa mesmo

tem essa amiga da minha mae, cheguei a perguntar a ela se nao podia deixar a carpa lá, o aqua dela tem 80 L e uns poucos peixes..o problema é que sao pequenos e tenho medo da carpa come-los...mas me desfazer é a ultima opção
RaquelDonola
Planejador
Planejador

Mensagempor paula nunes de souza em 15 Dez 2008, 13:14

então vc tirou as divisões e o total de agua é de 50 litros ou não entendi. de qualquer forma nesse ou no novo vc pode adquirir mais um kinguio para companhia por ser o peixe mais indicado pra viver com carpas pois tem as mesmas exigencias de paramatros de agua ph ,temp, aliment,. etc.... e observar o crescimento dela, e fazer tpas trocas de agua e sinfonagem de fundo como ensinei todo finde de semana para manter a aguá mas saudavel até comprar o filtro externo com mais tipos de filtragens. se peixes caberem na boca da carpa ela come mesmo. melhor não ariscar. :lol:
precisa teste de ph e corretivos de ph , tem de ter sempre.
um desclorificante bom tambem idispensáqvel.
paula nunes de souza
Ciclador
Ciclador

Voltar para Montagem e Manutenção de Aquários de Água Doce