Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Bruno F. Rodrigues
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 17 Sep 2008, 11:45

Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Bruno F. Rodrigues » 20 Sep 2008, 21:45

Boa noite gente!

Qual a diferença entre termostatos e aquecedores para aquário? Tenho um aqui que está escrito na caixinha "aquecedor para aquário 5W". Meu aqua tem 8,45 litros reais, será que esse aquecedor dá conta do recado? Como saber quantos Watts usar para 72 litros por exemplo? Brigado!

Usei a ferramenta busca para encontrar algo sobre esse assunto mais não achei nada e resolvi abrir esse tópico. :wink:

User avatar
Luccas Sanches
Ciclador
Ciclador
Posts: 468
Joined: 15 Feb 2008, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-SP

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Luccas Sanches » 21 Sep 2008, 09:41

Olá,

Aquecedores são resitências que se aquecem com a passagem de corrente elétrica e consequentemente aumentam a temperatura da água.

Já termostatos são aparelhos eletrônicos acoplados a um aquecedor, fazendo com que o segundo ligue ou desligue de acordo com a temperatura desejada, ou seja, se você tiver um aquecedor com termostato e regular ele para 25ºC, então quando a temperatura do aquário estiver abaixo de 25º ele liga o aquecedor e quando estiver acima ele desliga.

Geralmente é usada uma base de 1W/L para a potência do aquecedor, podendo ser mais ou menos do que esse valor. Para seu aquário de 8L, recomendo que você compre um aquecedor com termostato para evitar variações de temperatura. Pode ser um aquecedor de 25W, que deve ser o de menor potência com termostato.

Um abraço!
Image

Bruno F. Rodrigues
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 17 Sep 2008, 11:45

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Bruno F. Rodrigues » 21 Sep 2008, 10:42

Obrigado!

Bruno F. Rodrigues
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 17 Sep 2008, 11:45

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Bruno F. Rodrigues » 21 Sep 2008, 11:03

Mudando de assunto:
Quero montar outro aqua pra mim, dessa vez um pouco maior. Tava pensando nas medidas 60x40x30 com capacidade para 72 litros. Quantos peixes cabem nele? Levando em consideração: Tetras, moliésias, corydoras, Dôjos, ottos e/ou cascudos, ampulárias. Queria saber quantos de cada posso colocar e também se algum deles citado acima tem comportamento agressivo, pois penso em um aqua comunitário! Pois outro dia fui numa loja de aquarismo e perguntei a mulher quantos cabiam e ela disse que muitos! Más acho que ela queria mesmo era só vender e não parecia preocupada com a saúde posterior dos peixes não. Pergunto por que vejo gente que tem aqua de 200 litros falando que vai coloca no máximo 10 peixes. Aí cai as dúvidas!

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Thiago Rodrigues » 21 Sep 2008, 12:23

Bruno os Dojos e as molinésias são de água alcalina. Já os outros peixes que você citou são de água ácida. Você pode colocar uns 5 tetras, três ottos, 2 corydoras, e algum casal de ciclídeo anão, como apistos, ramirezi, kribensis. Caso não queira, coloque mais neons e ottos. Abraços. EU citei a fauna levando em consideração um aquário ácido, você prentende um aqua plantado? Eu quer um alcalino? Neste caso, pode colocar as mollys, o dojo, platis, lebistes, tem uma boa variedade também. Defina quais os parâmetros de água você quer e agente da umas dicas para a fauna.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

Bruno F. Rodrigues
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 17 Sep 2008, 11:45

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Bruno F. Rodrigues » 21 Sep 2008, 13:52

Bom eu não faço nenhum desses testes não!
Como posso fazer esses testes...?
Bom eu vou escolher a água pela fauna explicando melhor...

Queria no meu aqua tetras, cascudos, ottos, dojos, ampluárias, corrydoras! Qual água meu aqua teria que ter pra esses peixes?

Más no caso do aqua ácido, qual seria a fauna?
E no Alcalino, seriam qual a fauna?

Fica mais fácil decidir, pois pelo que ví gosto de peixes tanto de águas alcalinas quanto de águas ácidas, sabendo qual a fauna de cada fica mais fácil. A água que tiver mais espécies que eu gosto é a que vou escolher!

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Eduardo Gerhardt » 22 Sep 2008, 10:17

Olá pessoal...

Bruno, teste sua água da torneira para saber qual o pH da sua casa. Para realizar tal teste, basta comprar um teste de pH, facilmente encontrado em lojas de aquarismo. O interessante também seria verificar o KH da água, o mesmo reflete diretamente com o pH...
Sabendo o pH da água de sua residencia, fica mais fácil decidir a fauna...

Descarte Dojos e ampulárias deste aqua, os demais peixes citados você pode colocar, todos são de água ácida, prestando atenção apenas na alimentação dos Ottos que é diferenciada dos demais...

Caso você opte por peixes de água alcalina, Poecilídeos em geral são uma boa escolha...

Se você quer "conhecer" melhor os peixes que pretende criar e saber os parâmetros da água dos mesmos dê uma olhada na galeria de peixes aqui do site... Link da galeria.

Abraços e até +... :wink:
Eduardo Gerhardt!!!
Eduardo Gerhardt
Image

Bruno F. Rodrigues
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 17 Sep 2008, 11:45

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Bruno F. Rodrigues » 22 Sep 2008, 17:21

Obrigado gente! Vou fazer o teste da água aqui da torneira. Pelo que tenho lido o PH da água ´é um fator que se altera com o tempo. Como faço para mantê-lo sempre em um nível desejado!??

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Eduardo Gerhardt » 22 Sep 2008, 17:42

Olá Bruno...

O pH costuma variar em aquários recém montados, mas com o tempo ele acaba estabilizando...

No mais, leia o seguinte artigo: pH, entenda mais sobre ele...

Tenho certeza que vai sanar suas dúvidas...

Abraços, boa sorte e até +... :wink:
Eduardo Gerhardt!!!
Eduardo Gerhardt
Image

Bruno F. Rodrigues
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 17 Sep 2008, 11:45

Re: Termostato/aquecedores para aquário. Qual a diferença?

Postby Bruno F. Rodrigues » 22 Sep 2008, 20:02

Deu pra tirar bastante dúvidas, agora é só fazer o teste mesmo. O PH estabiliza-se fazendo a ciclagem?


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest