Troca de aquário, quais os cuidados, o que plantar?

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Adilson B.
Ciclador
Ciclador
Posts: 250
Joined: 11 Oct 2007, 00:23

Troca de aquário, quais os cuidados, o que plantar?

Postby Adilson B. » 26 Nov 2007, 22:35

Olá pesssoal

Eu tinha um aquário de 16 litros, com plataforma e plantas artificiais (vejam foto abaixo), que na verdade era para tartaruga, mas como minha filha ganhou tive que usar, o mesmo estava com apenas 2 meses de ciclagem.

Como eu não gostava muito dele, resolvi comprar um novo hoje, um da Via Aqua (Aqua One) de 40 x 25 x 28cm (29 litros).

Aproveitei e comprei areia para o fundo.

Fiz os seguintes procedimentos:

- lavei o novo aquário com água morna com a mangueirinha do chuveiro para tirar algum pó ou sujeira;
- coloquei a areia, segundo o vendedor pré-lavada no fundo do aquário;
- transferi com uma mangueira cerca de 70% da agua do aquário antigo;
- transferi os peixes para o novo aquário;
- transferi o restante da água do aquário antigo, deixando somente um pouco da água do fundo aonde tinha um pouco de sujeira;
- transferi o termômetro, o termostato/aquecedor e o filtro externo;
- como o novo aquário é maior adicionei mais 12 litros de água, tratada com Aquasafe;
- adicionei 7.5ml de Sera Toxivec, que ganhei de brinde da loja.

Preciso adicionar mais alguma coisa, tipo stress zyme para ajudar novamente na ciclagem?

Também gostaria de dicas do que posso plantar nessa areia.. e o que poderia fazer para deixá-lo mais natural.

Vejam as fotos:

Image

Image

Image

Image

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Postby Lord_Wolf » 26 Nov 2007, 23:00

Opa
Bem melhor o aquario agora né Adilson!
Não precisa adicionar nada no aquario agora.
Se usou o filtro do outro aquario ele deve conter todas as bactérias necessarias já.

Pode plantar umas Anubias nana, são plantas lindas e se adaptam sem substrato.
Outra sugestão é usar musgo de java aderido em alguma pedra ou tronco.
Vou fazer um desenho no corel depois de uma sugestão de layout e coloco aqui no tópico outra hora

Até
Vlw
Blz de aquario ein!
Image

Image

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Postby Lord_Wolf » 26 Nov 2007, 23:38

Opa
Aí vai minha sugestão

Image

Aruma mais umas pedras, mais grandes que estas e arruma elas do lado esquerdo, no ponto focal do aquario. As outras arruma do lado direito, mais perto do vidro em comparação com as da esquerda.
Usa uma areia pra faer um riozinho entre as pedras e coloca umas pedrinhas pequenas rodeando ele. Fica interessante.

Até
Vlw
Image

Image

Adilson B.
Ciclador
Ciclador
Posts: 250
Joined: 11 Oct 2007, 00:23

Postby Adilson B. » 27 Nov 2007, 00:44

Olá Lord_Wolf

Aos poucos vou melhorando as coisas por aqui, bom pelo menos agora tenho um aquário para peixes e não para tartaruga :)

Comprei esse aquário, pois achei barato, paguei R$ 51,00 numa loja aqui de Curitiba.

Gostei da sua sugestão de layout eu tinha visto uma foto de um layout assim, só que não consigo mais achar o site.

Gostaria de achar uma planta que escondesse o termostato.

Vou ver se acho estas plantas que você citou no layout aqui em Curitiba, a loja que comprei o aquário tem algumas plantas a venda, dê uma olhada: Plantas

Pensei em colocar um tronco de cerejeira, mas ainda não tratei o mesmo,veja a foto do pedaço que serrei, na verdade teria que cortar mais uns 10cm para ele não ficar do tamanho do aquário.

Eu tive que cortar essa árvore pois estava matando a jabuticabeira que estava ao lado dela. Tirei esse pedaço, o restante do tronco com cerca de 6 metros ainda está aqui :)

Image

Image

Obrigado pelas dicas :)

Um abraço!

Adilson

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Postby Lord_Wolf » 27 Nov 2007, 11:53

Olá
Aí vai outra sugestão de layout

Image

Bem simples também, e as folhas da Tenllus esconderão os equipamentos atras.

Até
Vlw
Image

Image

Adilson B.
Ciclador
Ciclador
Posts: 250
Joined: 11 Oct 2007, 00:23

Postby Adilson B. » 27 Nov 2007, 13:30

Olá Lord_Wolf

Que tipo de areia posso utilizar para fazer o "riozinho", será que uma areia branca de filtro para piscina fica legal?

Gostei mais da sua primeira sugestão de layout.

Estou decidindo entre duas opções que vi na internet, veja as fotos, me diz o que você acha.

Image

Image

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Postby Lord_Wolf » 27 Nov 2007, 13:49

Olá
será que uma areia branca de filtro para piscina fica legal?
Exatamente essa!

Os layouts que você viu aí são muito bonitos.
Pra montar o primeiro precisaria de um substrato fértil e uma iluminação fortinha. Dá pra montar com Eleocharis mínima.

O segundo dá pra adaptar com elodéas e cabombas no lugar das Moitas de rotallas Wallichii Atras das pedras.
E ao invez das glossostigmas usadas na frente, dá pra usar musgo de java atado em agumas pedras...

Dos dois, acho mais simples de reproduzir o segundo layout...

Até
Vlw
Image

Image

Adilson B.
Ciclador
Ciclador
Posts: 250
Joined: 11 Oct 2007, 00:23

Postby Adilson B. » 27 Nov 2007, 17:31

Olá Lord_Wolf

Este final de semana vou tentar encontrar algumas pedras nos rios que tem na serra do mar.

Acho que vou partir para o segundo layout mesmo, ou uma pequena variação dele.

Na hora que eu for mexer no aquário é melhor eu tirar por exemplo metade da água num recipiente e colocar os peixes dentro, assim eles não ficam estressados né?

Vou tentar desenhar o layout dai coloco aqui para você ver.

Uma pergunta, porque essas plantinhas são tão caras?

Obrigado por enquanto.

Abraço!

Adilson

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Postby Lord_Wolf » 27 Nov 2007, 17:36

Olá
Na hora que eu for mexer no aquário é melhor eu tirar por exemplo metade da água num recipiente e colocar os peixes dentro, assim eles não ficam estressados né?
Pode colocar eles no outro aquario :lol:
Eu nao tirei meus peixes na hora de trocar as pedras do meu aquario, mas é bom.
Lembre de deixar elas bem enterradas na areia. Isso dá a sensação de equilibrio e estabilidade.

Até
Vlw
Image

Image

Adilson B.
Ciclador
Ciclador
Posts: 250
Joined: 11 Oct 2007, 00:23

Postby Adilson B. » 28 Nov 2007, 21:53

Olá Lord_Wolf

Achei o layout que eu quero montar, vai ser algo parecido com esse aqui, tem até um passo a passo: http://www.aquabase.com.br/aquariodomes_julho007.htm

Hoje cortei um pedaço de galho de jabuticabeira, fervi durante uns 30 minutos, dai coloquei no aquário para tirar uma foto para você ver.

Será que galho de jabuticabeira apodrece muito rápido? Senão vou pegar de aroeira mesmo, pois tem diversos pés de aroeira ao lado da minha casa.

Se não vou deixar esse galho secando no telhado de casa durante alguns dias para secar, pois cortei hoje e ainda está meio verde.

Gostaria de cobrir este galho com alguma coisa que simula-se o bonsai, o que eu poderia usar? Musgo de java e rícia?

Veja a foto do galho dentro do aquário.

Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest