Como saber se é macho ou femea

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
pabloapfarias
Montador
Montador
Posts: 29
Joined: 18 May 2006, 14:54

Como saber se é macho ou femea

Postby pabloapfarias » 25 May 2006, 10:04

Tenho um mexirica em meu aqua ou seja o unico habitante do aqua junto com os musgos que ele ta devorando, estou querendo saber se ele é macho ou femea pois estou querendo comprar um companheiro(a) para ele, como eu identifico se é macho ou femea ?


Abraços

Pablo

Edson Caetano
Colaborador
Posts: 3046
Joined: 17 Sep 2003, 22:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Vicente/SP - Brasil
Contact:

Postby Edson Caetano » 25 May 2006, 10:45

Oi Pablo

Iria responder com as minhas palavras mas vou repassar uma explicação da fantástica Ana Claudia
A espécie Etroplus maculatus (Bloch, 1795) pertence à família Cichlidae; à subfamília Etroplinae; à ordem Perciformes; à classe Actinopterygii (peixes detentores de raios em suas barbatanas).

Sinônimos quanto a sua denominação: Chaetodon maculatus (Bloch, 1790); Glyphisodon kakaitsel (Lacepède, 1802); Glyphisodon koruschi (Cuvier in C. et V., 1830); Etrolplus coruchi (Cuvier in C. et V., 1830).

Popularmente, também conhecida é como “Chromide Orange”, “Orange Chromide”, “Ciclídeo das Índias”, “Ciclídeo Indiano”, “Mexirica”...

Sua localização geográfica corresponde ao Sudoeste Asiático - Sri Lanka e Índia. Portanto, trata-se de uma espécie Asiática.

Mais propriamente encontrada é em estuários e rios costais; em lagoas, pequenos córregos... Localizada – freqüentemente – em áreas arenosas; entre raízes, plantas marginais em lagoas; em áridas zonas de reservatórios...

Em regra, de forma natural, mantém-se em qualidades de águas doces, salobras e variantes entre 8 a 9, quanto ao pH; 9 a 19, quanto ao dH; e em temperaturas entre 20 a 25 °C.

Zona em que reside: Preferencialmente, em regiões de meio e fundo... Caracterizam-se como indivíduos bentopelágicos, ou seja, aqueles que vivem e alimentam-se achegados ao fundo, assim como em águas intermediárias ou próximas à superfície. Ingerem organismos bentônicos bem quanto organismos de vida livre.

Outro predicado quanto a tal espécie é o fato de, naturalmente, não vir a realizar migrações.

Caracterizada pela disposição de um corpo amarelo a alaranjado brilhante; com inúmeras filas de pintas, manchas pequenas, em tonalidades vermelho-alaranjadas, marcando seu corpo – tal espécie é. Também, três curtas transversais barras localizadas são próximas à região mediana corpórea. Sua região inferior poderá vir a ser marcada com uma grande, larga área escurecida, negra. Manchas negras encontram-se também espalhadas pelos exemplares. O ventre de tal espécie detentor é de uma coloração amarelada a laranja; enquanto que suas barbatanas virão a ser transparentes com entonação, nuance amarelada à alaranjada. Algumas vezes, poderemos encontrar, em exemplares, barbatanas pélvicas e anais apresentando coloração negra. Suas nadadeiras, caracterizadas como próximas ao corpo são; e, sua cauda, levemente em forquilha disposta encontra-se. Os olhos de tais exemplares caracterizam-se pela apresentação de tonalidade preta e formato considerado grande.

Selecionadas, artificialmente, encontra-se variedades completamente amarelas ou amarelas tendentes ao vermelho.

Seus hábitos alimentares nativos consistem em zooplânctons [como, ovos de peixes e exemplares em estágios larvaes (por exemplo, Etroplus suratensis), invertebrados]; zoobêntos (como, vermes, polychaetes); plantas [como, fitoplâcton (algas diatomáceas), outras plantas bênticas, algas bênticas]... Atos de pastagens, quanto a tal espécie, observados foram... Inclusive no que se refere à “cata”, à busca por restos alimentares... Enfim, observamos que tal espécie detentora é de uma dieta alimentar característica onívora...

Em média, tais indivíduos alcançarão tamanhos por volta de uns 7,5 a 10 cm.

Quanto à decoração de um aquário destinado aos seus abrigos: Uma estrutura aonde plantas, raízes, rochas, troncos, esconderijos, retiros, abrigos, cavernas venham ser compostas – por essa espécie muito apreciada será (inclusive, com respeito ao auxílio no desenvolvimento e manutenção de uma coloração exuberante)...

Com relação à personalidade: Válido será comentar que se trata de um Ciclídeo entre as espécies mais amigáveis. Por conseqüência, possível será tecer referência que, dentre tal família, não corresponde a um indivíduo tão agressivo... Definida, em regra, tal espécie é como detentora de um caráter pacífico, tranqüilo... De uma forma em geral, tende a não agredir seus vizinhos de aquário, contudo, seu território defenderá contra intrusos...

Quanto à composição entre exemplares machos e fêmeas: Válido será comentar seu hábito monogâmico (os pares formam laços monogâmicos e, posteriormente, famílias nucleares), portanto, a disposição de exemplares em forma de casais, muito conveniente será.

Com respeito a companheiros adequados a aquários comunitários: Candidatos virão a ser exemplares similares, em tamanho, em temperamento; cujas exigências, quanto à qualidade em geral da água e alimentação, venham a ser compatíveis...

Observação: Em regra, uma vez o aquarista dispondo-a, comunitariamente – com espécies detentoras de menor porte – agressividade, de sua parte, poderá vir a ser resultante (provavelmente no sentido de assegurar dominância)...

Características tímidas e assustadiças a tal espécie, também, poderão vir a serem atribuídas, portanto – a fim de evitar sua constante opção pela reclusão em tocas, aglomerados, aparatos proporcinadores quanto a sentimentos de segurança, proteção, e contribuirmos ao desenvolvimento pleno de sua coloração – dica será escolhermos exemplares que não a intimidem e/ou optarmos por sua manutenção em grupo, cardume (aquários monoespecífcos são também muito bem-vindos).

Quanto ao dimorfismo sexual: Aparentemente, os exemplares machos detentores virão ser de colorações mais brilhantes, intensas. As exemplares fêmeas tenderão a ser um pouco menores do que os exemplares machos de sua espécie. Também, possível será cometar que os exemplares machos possuem uma beirada, um bordado vermelho em suas nadadeiras anais, dorsais e caudais; enquanto que, na maioria dos casos, as exemplares fêmeas os carecerão. Os exemplares machos tenderão a possuir, em regra, suas nadadeiras anais e dorsais mais pontiagudas.

Com respeito a sua manutenção: Comenta-se que seu abrigo em água salobra tende a proporcionar-lhe mais satisfatório desenvolvimento morfológico, inclusive no que cerne a desenvolvimento e manutenção de coloração mais viva e brilhante; maior resitência imunológica; melhor apetite; reprodução...
Foi mais a fundo nos mexiricas do que vc imaginava não hehe

Até mais
Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest