Política da Comunidade AqOL (LEIA COM ATENÇÃO)

Sempre visite este forum, nele você encontra informações sobre os rumos da Comunidade AqOL, regras, informações, novidades etc
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Política da Comunidade AqOL (LEIA COM ATENÇÃO)

Postby Marne Campos » 13 Jan 2004, 22:35

Política da Comunidade AqOL

Registro.

1- O registro deve ser efetuado somente após o internauta ler e concordar com todas regras da Política da Comunidade AqOL, por esta razão não será admitida a alegação de ignorância como defesa após uma Notificação Formal aplicada pela Administração, decorrente de uma falta prevista nestas regras.

2- Considera-se Administração o Administrador e Equipe AqOL.

3- Só é permitido um registro por pessoa e não há como efetuar o seu cancelamento por solicitação do usuário.

Atribuições da Administração.

4- A administração tem por obrigação a manutenção do Fórum, contendo qualquer atitude atentatória a ordem e a harmonia.

5- Os atos da Administração deverão ser regidos pela Política da Comunidade AqOL, não podendo ser exigido do usuário conduta diversa da especificada nesta norma.

6- A administração deve manter os membros informados sobre mudanças ocorridas no sistema de uso do Fórum ou qualquer outra mudança de interesse geral.

7- À Administração é permitido trancar, mover, editar e excluir mensagens e tópicos, aplicar Notificação Simples ou Formal, e qualquer outra ação necessária para o cumprimento das regras da Política da Comunidade AqOL.

Uso do Fórum.

8- Se o membro achar necessário informar a Administração sobre algum fato de interesse do Fórum ou discutir decisões que considere injustas, poderá enviar MP (mensagem particular) ao Administrador ou para algum membro da Equipe AqOL, ou ainda e-mail para admin@aquaonline.com.br, comunicando o que achar pertinente e indicando o link que fundamente o fato.

9- O membro poderá utilizar banner em sua assinatura, desde que não ultrapasse o tamanho limite de 468x60 pixels. Não é permitido qualquer tipo de anúncio comercial nas assinaturas, a não ser que haja autorização da administração.

10- É obrigatória a indicação do autor e do link original para postagens de qualquer tipo de informação provenientes de outro site, inclusive imagens.

11 - Não são permitidos assuntos, piadas ou qualquer outra manifestação de cunho discriminatório de raça, sexo, credo ou religião, bem como pornografia, nas mensagens, MP’s e nas assinaturas e avatares.

12- Não são permitidas ofensas, provocações, ameaças e ironias, para com os membros ou para com a Administração, nas mensagens, MP’s e nas assinaturas e avatares.

13 - Não é permitido comentários de natureza difamatória ou sarcástica sobre outros sites neste Fórum, caso seja um assunto de interesse do AqOL, proceda conforme o item 8 (oito).

14- Não é permitido discutir em tópicos as decisões tomadas pela Administração. Para isso proceda conforme o item 8 (oito).

15- Não é permitido qualquer tipo de repreensão partindo de membros do Fórum para outros membros, isso é papel da Administração e somente a seus integrantes cabe a decisão sobre tal situação.

16 - O AqOL não se responsabiliza pelo conteúdo técnico das mensagens postadas pelos participantes.

Notificações e Cartões.

17 - As mensagens que não estiverem de acordo com as regras do Fórum serão editadas pela Equipe AqOL e receberão Notificação Comum, indicando o erro. As notificações tem caráter informativo, e não punitivo, pois indicam a irregularidade da mensagem editada e um link para a Política da Comunidade.

18- No caso de reincidência em postagem em desacordo com a Política da Comunidade AqOL, o membro receberá uma segunda Notificação Comum, e será enviada MP informando sobre o ocorrido e alertando sobre a possibilidade de Advertência Formal no caso de nova reincidência.

19- A Notificação Formal consiste na atribuição de uma Advertência no histórico do membro que fizer mal uso do Fórum, reincidindo de forma abusiva no descumprimento da Política da Comunidade AqOL, ficando essa advertência registrada e aparecendo junto a seus dados,

20- Pode ocorrer o banimento do membro, o acúmulo de 3 (três) Advertências formais implica na aplicação no banimento automaticamente.

21- As advertências formais e o banimento poderão ser aplicados logo na primeira mensagem se a Administração entender necessário para manter a ordem no Fórum.

22- Em caso de banimento, um relatório mostrando a atitude do ex-membro e a motivação do banimento será exposta em área própria no Fórum destinada a isso.

23- O membro que recebeu uma advertência formal tem o direito de se explicar por MP para o mesmo da Equipe AqOL que lhe deu a advertênca e pedir maiores esclarecimentos, sendo que cabe membro da Equipe AqOL decidir se este realmente foi válido ou não. Caso o membro advertido não concorde com a decisão, a explicação pode ser feita ao Administrador.

24- No caso de banimento, a opção de explicação deve ser feita/solicitada por e-mail ao Administrador do Fórum, admin@aquaonline.com.br, podendo o ex-membro banido ser reabilitado caso o Administrador assim entender pertinente.

25- O recurso “Notificar mensagem” é a ferramenta identificada como um pequeno triângulo ao contrário com um exclamação no centro, na parte superior direita da tela de mensagens, e que pode ser utilizada para notificar mensagens em desacordo com a Política da Comunidade AqOL, clicando neste botão você envia um e-mail para a Equipe AqOL notificando sobre aquela mensagem.

26- A notificação nunca deverá ser utilizado para chamar atenção simplesmente para buscar respostas ao tópico.

Membros e Destaques.

27- Os membros deverão conhecer a Política da Comunidade AqOL e sua conduta no Fórum deve ser regida por essa norma.

28- A MP não deve ser usada para tirar dúvidas sobre aquarismo, o Fórum existe para isso. A Equipe AqOL não tem entre suas atribuições a responsabilidade de responder postagens no Fórum e nem dar suporte via MP, os membros da Equipe AqOL são membros iguais aos demais e apenas possuem função administrativa.

29- O membro que participar do Fórum apenas para criticar as respostas aos tópicos, sem apresentar uma solução mais adequada, ou aquele que indicar soluções que se saiba estar em desacordo com o entendimento geral básico sobre o aquarismo, demonstrando interesse em tumultuar o Fórum, estará sujeito à Notificação Formal da Administração.

30- Todo membro que possuir em conjunto, conhecimentos, habilidades e atitudes que o destaque na Comunidade AqOL, e que mostre interesse em compartilhar informações, que baseia suas experiências aliadas ao conhecimento técnico e à lógica, sempre pensando na Comunidade como um todo, estarão capacitados a receber o título “Destaque”, uma forma de reconhecimento à participação desses membros na comunidade.

31- O título “Destaque” não é vitalício e os “Destaques” serão reavaliados em períodos pré-estabelecidos pela Administração, podendo deixar de ser “Destaque” caso for considerado inativo ou ausente ao fórum.

Redação das mensagens

32- Antes de postar uma dúvida no Fórum, faça uma pesquisa por informações referentes ao assunto que procura usando a ferramenta pesquisar, sua dúvida pode já ter sido respondida em outro tópico e poderá obter a resposta ao que procura imediatamente.

33- Não é permitido que as mensagens tenham seu corpo ou título TODO em letras maiúsculas, negrito ou em cor diferente de preto, por questões estéticas e igualitárias, ficando a opção permitida somente para trechos de mensagens que requeiram maior atenção.

34- As citações de mensagens anteriores deverão conter apenas os trechos que requeiram maior atenção, não se admitindo a citação de mensagens inteiras sem necessidade.

35- Um tópico só deverá ser postado em um único Fórum, aquele que mais se adequar ao seu assunto e uma única vez, mensagens duplicadas terão as cópias excluídas.

36- Ao postar um novo tópico, o responsável deverá reservar alguns segundos para escolher a sala do Fórum que melhor se adequar ao assunto do seu tópico, com o objetivo de manter a organização do Fórum e facilitar buscas.

37- Não é permitido postar mensagens em um tópico somente para que ele volte ao topo da sala em que se encontra, ou para acompanhar a evolução do tópico se não for contribuir com informações ou participar com dúvidas. Essa atitude prejudica os demais tópicos da sala e acaba por poluir o Fórum.

38- O título de um tópico deve ser o mais claro e específico possível, contendo obrigatoriamente o assunto tratado, não devendo ser direcionado a um determinado membro. Em caso de dúvidas de naturezas diferentes, deve-se criar um tópico para cada assunto.

39- A redação de mensagens deve corresponder ao português escrito no Brasil, com exceções específicas a estrangeiros que tenham dificuldades com esta língua. Excessos de erros ortográficos e gramaticais, uso de expressões corriqueiras da Internet (aki, vc, naum, tb...), excesso de sinais de pontuação, repetição de emoticons, uso indevido das ferramentas de texto como negrito, sublinhado, itálico, fonte grande e colorida, e outras manifestações que dificultam o bom entendimento do conteúdo de uma mensagem por brasileiros e principalmente estrangeiros devem ser evitados.

Sala Anúncios e Classificados.

40- A Sala Anúncios e Classificados é destinada à compra, venda ou troca de produtos e seres vivos relacionados ao aquarismo, sem fins comerciais, e a mensagem permanecerá por 30 (trinta) dias, quando então será apagada automaticamente. Não é possível responder mensagens naquela sala, devendo o membro para isso utilizar-se da MP ou e-mail.

41- Não é permitido anúncios de comerciantes na Sala Anúncios e Classificados, e as mensagens que descumprirem essa regra serão removidas da sala. Para esse tipo de anúncio é necessário entrar em contato com o Administrador do AqOL, Marne Campos, via MP ou através do e-mail admin@aquaonline.com.br. Mais informações sobre anúncios comerciais pode ser obtidas clicando aqui.

Compromisso

42- Essas linhas deverão ser um compromisso dentro do AqOL e entre seus membros, elas serão revisadas de tempos em tempos pelas pessoas responsáveis, dessa forma, caso tenha alguma sugestão, envie para o Administrador através de MP ou pelo e-mail admin@aquaonline.com.br.

Última revisão: 01/12/2011 - 12:18H
Last edited by Marne Campos on 26 Jul 2006, 11:39, edited 3 times in total.
Marne Campos

Return to “Comunicados Importantes”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest