Vendedores.

Aqui você pode conversar à vontade, não precisando dar atenção ao assunto determinado pelo grupo de discussão escolhido.

Moderator: Equipe AqOL

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Vendedores.

Postby Xica » 27 Apr 2012, 14:22

Já repararam quantas histórias de vendedores há espalhadas pelo fórum? E quase a totalidade delas é trágica ou cômica, normalmente ambas. Elogios que é bom, quase nada.

O que me intriga até hoje é como estes vendedores e as lojas em que trabalham sobrevivem no mercado. Quem já tem algum tempo no aquarismo não se deixa pegar desprevenido tão facilmente, nem é mais tão afoito em suas compras, principalmente as por impulso, mas quem está começando...

Quem começa dificilmente começa pesquisando. Mas isto é o que deveria fazer! Mas a gente não faz e “a gente”, neste caso, é a grande maioria, eu inclusa. Entramos no aquarismo porque ganhamos um aquário, ganhamos um peixe, temos os cinco minutos, surtamos e decidimos que queremos um aquário em casa.

A internet está aí, fácil e disponível, lotada de informações. Pesquisamos? Não, vamos direto as compras e por que? Porque partimos do princípio de que o vendedor vai nos informar corretamente o que comprar e como manter esta caixinha com água e peixes. Partimos do princípio de que o vendedor ou o lojista sabe o que está vendendo e tomamos por verdade e correção o que ele nos diz.

Então um aquarista sem conhecimento mais um vendedor sem preparo dá nisto tudo que a gente vê por aqui. Definir de quem é a culpa já não fica tão fácil assim. Talvez a palavra certa seja falha e esta há em todos os lados.

Mas também há o lado bom da coisa. Já vi lojista revirando livro na minha frente, porque não soube responder uma pergunta que fiz. Já vi uma vendedora (na ocasião novata na loja) recorrendo ao proprietário porque também não sabia sanar uma dúvida que tive. Da mesma maneira já me disseram “não precisa levar este equipamento (que era o mais caro); pode levar este (menos caro) que atende bem seu aquário com os peixes que você tem”.

Talvez, no final das contas, lojas com vendedores e proprietários ignorantes (no sentido de ignorar algo) sobrevivam de vendas para aquaristas igualmente ignorantes. Mas com certeza quando se é bem atendido, bem informado e bem orientado, quem não retorna a loja?

Opiniões, meninos? Gostaria de saber principalmente a do Alex (como vendedor), do Gilson (como lojista) e da do Mr. RC como fabricante.
Abraços.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Vendedores.

Postby Marcio Vargas » 27 Apr 2012, 14:50

Bueno,
Não sou vendedor, nem logista nem fabricante, então como consumidor o que posso falar é que percebemos que a maioria dos vendedores não "É" vendedor, eles "ESTÃO" vendedores naquele momento, e para eles é só mais um emprego.

Quantos de nós amam de paixão o hobby? Quantos de nós amam de paixão o trabalho? E quantos destes que responderam SIM nas duas perguntas trabalham com o seu Hobby?

Pego o exemplo de Caxias do Sul, cidade onde morei a maior parte da minha vida e uma das poucas do interior do estado a terem mais de duas lojas. Lá tem a loja N onde o proprietário está diretamente atendendo nas vendas (quando não está na casa de algum cliente), a sua vendedora principal está com ele a mais de 10 anos, e fica sempre em cima da vendedora novata, que é orientada a sempre buscar ajuda quando não souber. Esse cara gosta do que faz, esse cara preza por manter seus funcionários e instrui-los...

Tem também a loja "A", onde também há um vendedor experiente, onde o proprietário também fica junto, porem ele é o tipo de cara que leu um livro e acha que tem mais conhecimento que todo o AqOL em uma unica pessoa. Soma-se a isso o orgulho e soberba, então o cara acaba sempre discordando do cliente. Mesmo aquele que vem aqui no AqOL, pesquisa muito, junta toda informação, chega lá sabendo o que quer. Então ele diz "O que? E tu vai atraz de internet ainda? Vem aqui que um aquário de 5 litros é o suficiente para um Kinguio"

Tem também a loja M, onde os donos passam uma vez por semana e os vendedores querem mais é atender rápido para poder voltar ao Facebook.


Eu particularmente prefiro comprar do Gilson ou de qualquer outro logista/vendedor que também seja aquarista, porque então terei a confiança de acreditar no que ele está falando, e alem disso sei que ele jamais iria me meter em uma fria, porque sempre compro dele...

Bueno, como tu bem disse Xica, enquanto existirem pessoas que não SENTEM o aquarismo, teremos Kinguios em 9 litros.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Alexpf
Plantador
Plantador
Posts: 615
Joined: 06 Feb 2012, 15:49
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Porto Feliz/SP

Re: Vendedores.

Postby Alexpf » 27 Apr 2012, 16:51

Estou nessa agropecuária a quase 4 anos, e a 2 anos a filha do dono(Sabrina) decidiu expandir um pouco os negócios da loja e trabalha com aquarismo, coisa que ela já fazia na loja filial. Ela acabou por me escolher para cuidar dessa parte, eu não tinha noção nenhuma de como manter um aquário, foi realmente "um tiro no escuro, que acertou", como ela mesmo disse uma vez. Acredito que ter me escolhido foi por eu sempre ser mais detalhista que os outros balconistas.
O pequeno setor de aquarismo pronto(e forçados a dividir com a parte de pesca :evil: ) Sabrina me passou o básico para se manter um aquário, me deu as primeiras noções, e dali por diante eu mesmo comecei fazer minha pesquisas, como ela tinha outras responsabilidades, eu tinha que dar conta de sanar as dúvidas dos clientes, comecei a ler livros(Meu 1º aquário-Sergio Gomes/ Aquapaisagismo-Rony Suzuki e vários outros livretos que encontrava). E cada dia mais em forums de aquarismo(to on o dia todo, alguém já notou?) cheguei ao nivel que estou hoje. Sei que tenho muito a aprender, e ainda tenho algumas dúvidas de iniciante de vez enquanto, mas considerando que me tornei um aquarista por obrigação, acredito que cresci muito, oque me ajudou muito nisso é que sempre gostei de animais, e a ideia de ter um pequeno mundo em casa sempre foi muito divertida.

Agora vamos ao segundo capitulo:
Aqui SEMPRE recomendamos o uso de filtros Hang On, oque deixa o preço final do aquário um pouco mais alto que nas outras agropecuárias(aqui não tem nenhuma loja especializada). Ou seja, já deixei de vender vários aquários, pq o bolso das pessoas fala mais alto, e compram aquários com bombas sub. ou FBF, mesmo depois da explicação da importância de uma filtragem eficiente, lembrando que eu não obrigo a ninguém a levar um Hang On apenas aconselho, a decisão final é sempre do cliente.
Algumas semanas atrás um senho passou aqui, dizendo que seus peixes haviam morrido, perguntei o básico(quais as especies dos peixes, ph, nh3, tipo de filtro, e se havia feito ciclagem). Respostas: tinha kinguios com platys entre outros que ele não sabia quais eram/ não sabia me dizer quais os parâmetros da água, e usava uma bomba sub. para oxigenação, seu aquario era de 90l e era seu 1° aqua, tinha levado os peixes no dia da compra do aqua.
Eu tinha uma boa noticia para ele, pelo menos no tamanho do aqua ele acertou. Ele havia comprado o aquario em outra loja, e não sabia que aqui vendiamos, fiz toda a explicação a ele de como funciona um aquario. Ele disse que na outra loja não haviam lhe passado nem 1/3 das informações que passei a ele, e que se soubesse que vendemos aquários aqui, não teria comprado em outro lugar. E esse não foi o 1°, já ganhei vários clientes, por incompetência dos outros, sorte minha e azar os peixes =/
e com isso nasce a lenda que é dificil manter um aquário.....
Então posso dizer que tem muita gente que tem dor de cabeça por que quer. :x

3° Capitulo:
Conforme fui aprendendo também foi aumentado a vontade de melhor meu espaço aqui com relação aos produtos vendidos. E fui aos poucos oferecendo a Sabrina algumas mudanças, a maioria aceita, exemplo:
°Não vendemos mais nutribeta, é uma ração de baixa qualidade, quando alguém a pedia eu costumava dizer que era melhor dar farelo de trigo para o peixe, meu proximo alvo é para de trabalha com a nutriflakes. Assim teriamos a: Alcon(que já é barata) Tropical(que tem a linha standart) a Tetra( a mais cara :shock: ) e mais recentemente a Sera(melhor custo benefício na minha opnião).
Agora to em outra cruzada com os clientes que frequentam a loja ma mais tempo, que é levar não apenas a ração básica, mas também de outros tipos(vegetal/proteica/liofizada, etc..)....

Agora mesmo acaba de sair um cara daqui, e pediu um compressor e anti-cloro, pela aparência devia ser um caseiro, com as primeiras palavras que troquei com ela, já dei pra sacar que não tem noção nenhuma de aquarismo, ele tava aqui a a mando do patrão. Era um aquário de 180l, que pelo desenho usava um FBF.
Como eu poderia oferecer algo melhor a este aquário se o maior interessado nele, não esta presente, do que adiantaria explicar alguma coisa ao caseiro? Com certeza gente desse tipo, não iria querer perder seu tempo trocando aguá do aquário, algum leigo o fara, provavelmente trocado toda a aguá dele, e matando os peixes....

Pra finalizar, a maior parte dos problemas pode ser evitada com 30min de leitura, de um livreto sobre "1° aquário", existe guias da SERA e Alcon na internet, e sempre recomendo a leitura para pessoas que se mostram interessadas, os donos das lojas deviam obrigar ao funcionário a ler algum guia desses, assim terá pelo menos o básico de informações.
E pra dizer que nunca tive aquário antes de trabalha aqui, quanto completei 10 anos ganhei um aqua dos meus pais, devia ter uns 60l, mas na época parecia enorme para mim. Era um aqua com kinguios(uns 15), usava FBF, a ração devia ser Vitormonio ou Alcon Peixes Ornamentais, não usa-vamos condicionadores, não por querer economizar, foi pura ignorância, levei 2 meses para matar todos os peixes,(e ficava triste quando algum morria, pq morriam se a aguá estava cristalina?) depois disso nunca mais tive contato com aquários ate ter a oportunidade de trabalhar aqui.

Esse texto acabou ficando meio grande....
"Aquarismo: Não é tão fácil quanto se pensa, não é tão difícil quanto te falam e a teoria é mais complicada que a prática."
Alex G. dos Santos Silva

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Vendedores.

Postby Rafael Compassi » 27 Apr 2012, 23:39

Vou dar meu pitaco como vendedor e fabricante.

Já teve casos de chegar pessoas me perguntando orçamento do produto x e do y porque estava com algas.

Daí é um processo de ver o setup, o que pode estar causando o problema e tudo o mais. Eu tento vender não somente o produto, e sim uma solução para o cliente (e muitas vezes, mesmo o cara não comprando, ajudo de todas as formas possíveis, mesmo quando o prolema é advindo de produtos de outras marcas).

Depois desse processo, juntamente com o cliente, descobrimos que o que o cliente queria não era o mais adequado, consigo ajudar a encontrar uma solução (seja com o uso de algum produto, seja trocando um produto por outro, seja ajustando o CO2, seja diminuindo a luz, melhorando circulação, etc).

Na minha visão, não adianta vender só por vender. Isso qualquer um faz!

Agora, suporte ao produto, auxílio ao cliente, isso acho importante! E acho que é isso que falta em 90% das lojas de aquarismo!

Posso contar nos dedos o pessoal de loja de aquarismo que realmente me ajudaram com alguma coisa útil, o resto era só vender, vender, sem se importar se era o que eu precisava.

(aliás, esse vender, vender, sem se importar se era o que eu precisava, me motivou a criar a RC Flora, justamente para fazer algo diferente, acompanhar o cliente).

(e hoje não estou muito eloquente, hehehe)

Abraço

User avatar
gilson™
Plantador
Plantador
Posts: 536
Joined: 14 Apr 2009, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montenegro RS

Re: Vendedores.

Postby gilson™ » 18 Jun 2012, 22:45

Pitaco, consumidor, aprendiz, vendedor(iniciante como alguns sabem) e pricipalmente aquarista.
Obrigado Marcio pelas palavras. Com certeza não te venderia nada que fosse "Fria", eu uso quase todos os produtos que vendo, tanto que meus aquários como algums conhecem nunca tem um layout definido, testo muita coisa para ter pelo menos um pouco de certeza do que estou vendendo...
Não é meu ganha pão(ainda) mas como expliquei a Mr. Oto nasceu da indignação com os vendedores, putz eu ia comprar uma coisa e o cara me vendia um monte de outras coisas e eu sempre gastando e não resolvendo nada, pior, sempre ficando pior do que estava... enfim resolvi pesquisar mais e principamente FILTRAR o que lia, nesse tempo foi que conheci o portal, ai veio o RC, Marcio, Eduardo, Marne..... ai a coisa começou a ficar muito mais interessante a galera troca muita informação e eu aprendi e continuo aprendendo muita coisa, acho que sou um aquarista bem tranquilo hoje, meus clientes hoje vem até minha casa para comprar algumas coisa e as vezes (como disse o RC), voltam sem nada, muitas vezes era somente uma orientação que ele precisava e não um produto, bom me considero um... digamos vendedor que prefere deixar de vender a vender uma coisa que não tera utilidade alguma pro amigo cliente.
Tem uma galera que vem aqui e me diz " nossa hoje tive uma aula de aquarismo" nada disso, só estou tentando repassar o que aprendi e infelizmente a maioria dos lojistas não faz, Orientar o cliente.

O RC as vezes deve ficar louco com minhas perguntas e dúvidas mas é assim que se aprende, eu acho !!!!! não é porque eu vendo que vou ficar com vergonha de perguntar se tiver duvidas, acho que o sabio é quem admite que não sabe de tudo.


Bueno gente
Abraço
Gilson
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br

"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Vendedores.

Postby Mateus Camboim » 19 Jun 2012, 00:05

Olá,

Tenho algumas considerações... Eu acho que essa situação se repete porque, infelizmente, poucos são os aquaristas responsáveis. Todos nós começamos praticamente da mesma maneira, mas poucos procuram uma melhora. E depois que aprendemos como manter um aquário, já não compramos com a mesma intensidade de antes, pois sabemos que um aquário pode ficar montado por anos e alguns peixes podem viver por décadas.

Quem mantém um mercado de vendedores despreparados são todos os aquaristas e as demais pessoas que estão passando pelo momento Felícia de ser... Eu acho.
Image

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Vendedores.

Postby Rafael Compassi » 19 Jun 2012, 07:40

Concordo em todas as palavras, Mr Oto!

Até foi por esse motivo que iniciei a empresa!

E se tiver dúvidas, não se acanhe em perguntar! Eu também pergunto, pesquiso, não nasci sabendo nada do que sei hoje, hehe.
Quando alguém me pergunta alguma coisa que eu não sei, dou uma rezada pra são Google e ele atende as minhas preces em 99% dos casos, ehheehe

Abraço

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Vendedores.

Postby Junior Gorski » 19 Jun 2012, 10:12

Quando alguém me pergunta alguma coisa que eu não sei, dou uma rezada pra são Google e ele atende as minhas preces em 99% dos casos, ehheehe

Abraço
Boa esta gostei mesmo!
Olha gente não tem muito que falar pois que vale neste nosso pais é nada mais que $$$ a gente que ama o hobby que se vire!
Eu concordo com os amigos em gênero grau e numero!
Abraço

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Vendedores.

Postby Xica » 19 Jun 2012, 13:18

Credo... fiquei imaginando a Felícia abraçando um kinguio.
Coitado do bichinho...

User avatar
3daquarios
Montador
Montador
Posts: 72
Joined: 10 Dec 2011, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Itabaiana Sergipe
Contact:

Re: Vendedores.

Postby 3daquarios » 19 Jun 2012, 14:37

Boa tarde gente, Sou lojista a pouco mais de 3 meses, faço aquários e móveis a cerca de 1 ano.
Bom o que tenho a falar é que nunca indiquei algo errado ate falo a certos clientes quando vão comprar peixes (seu aquário ta lotado você vai perder seus peixes alguns escutam mais a maioria não, bote um filtro faça trocas de 20 a 30% da água, escuto não é porque o rapas da outra loja falo que de 6 em 6 meses e pra lavar o aquário TODO.
é um tema complicado montei minha loja por esse motivo não tinha lojas que prestassem na minha cidade, quando montei meu primeiro aqua o lojista mim vedei 1 acara bandeira um kingiu e um beta na hora qui sair de la com a caixa de vidro que era 70L, o beta e o kingiu estão comigo ate hoje, porque pesquisei.
Ainda ontem chegou um cliente meu que era cliente desse lojista o aquário dele de 150x40x60 estouro e a esposa dele tomou um corte com mais de 20 pontos nas costas.
Isso é só pra saber como funciona aqui, mais to tentado fazer alguns aquaristas vem ate dando certo estão seguindo minhas informações e parando de perder todos os peixes.

Estou tentando fazer a diferença.

concordo com tudo que gilson™ falou começamos pelos mesmos motivos. o lucro trabalhando certo é menor mais o orgulho de si mesmo não tem preço, e quando um cliente chega falando( a minha sorte foi conhecer esta loja meus peixes estão lindos e saudáveis, isso paga muito lucro perdido )

abraço: 3D Aquários

O melhor para seu aquário. :D
Last edited by 3daquarios on 19 Jun 2012, 20:35, edited 2 times in total.
Aquarismo quanto mais pesquiso e aprendo mais mim apaixono...


Return to “Bate Papo”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest