Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 03 Jun 2017, 18:33

Atualização de lay-out dia 15/06!

Image
_________________
Boa tarde!

Tinha um aquário desativado encostado em casa faz um tempão, então resolvi montar o meu primeiro aquário com plantas nele. É bem basicão, mas estou gostando muito da experiência. Estava começando a plantar ontem e fui chamado no meu trabalho então acabei tendo que terminar o plantio meio correndo e hoje dei uma organizada melhor nas plantas. Essa semana vou procurar um tronco bacana pra colocar porque senti que fez falta.

Fiquei admirado de ver as plantas fazendo fotossíntese já no primeiro dia. :D

Setup:
Tanque 68l - 70cm x 35 x 28 (CxAxL)
Filtro externo Tetra PF40 - Com perlon e 2 sachês de Siporax Mini
Filtro externo Aquaclear 50 - Com uma esponja que veio nele, perlon e 1 sachê de Siporax Mini (esse aqui é mais para dar uma ajudada na circulação)
Iluminação: 4 lâmpadas tubulares LED 10w 850lm cada - 3.400lm no total - 50lm por litro.
Estou usando também Seachem Excel para substituir o CO2 por enquanto.

Parâmetros:
pH: 7,2 (Está o mesmo que sai da torneira)
Amônia: 0,25 ppm
Nitrito: 0 ppm
Temperatura: 24°C
GH: 3°dH
KH: 2°dH
CO2: 3,70 ppm (de acordo com a tabela do teste de KH)

Peço uma ajuda aos mais experientes em plantados para me dizer se essa dureza está boa e o que precisaria se tivesse que corrigir.

Hoje é o segundo dia da ciclagem e como não achei amoníaco aqui por perto estou usando uma ração baratinha para gerar amônia. Coloquei nele uns 30 litros de água sifonada de um aquário de kinguios para ajudar na ciclagem e um dos sachês de Siporax estava nesse aquário, então já tem um start de bactérias.

Flora:
- Lilaeopsis brasiliensis;
- Rotala rotundifolia;
- Hygrophila sp. (Tiger);
- Anubia nana;
- Anubia Lanceolata;
- Echinodorus bleheri.

Algumas mudas estavam enormes e tive que podá-las e replantar. Por isso acho que ficou muito cheio.

Fauna:
- Nada ainda.

Uma foto dele (essa foto é de ontem hoje já mexi, mas a água tá muito turva e assim que clarear vou postar outras):

Image

Gostaria também de ajuda para fazer um suporte para lâmpadas tubulares já que esse aquário tem 70cm e as lâmpadas tem 60cm.

Aceito sugestões de como posso melhorar.

Abraço!
Last edited by Aioria Jackson on 15 Jun 2017, 21:48, edited 1 time in total.

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 04 Jun 2017, 15:54

Olá pessoal! Voltei aqui para dar a primeira atualizada:

04/06 - 3º dia

Usei água e mídias de um aquário estabilizado para ajudar na ciclagem e está dando resultado. Já está dando pico de nitrito que ontem estava zerado. A amônia se manteve e o pH baixou um pouco.

Parâmetros:
pH: 6,8
Amônia: 0,25 ppm
Nitrito: Entre 0,5 e 1,0 ppm
Temperatura: 24°C

A água está turva, acho que pela ração que usei para gerar amônia, o vidro está sujo e ainda tenho que encontrar um tronco e mudar a Lilaeopsis brasiliensis para a parte mais frontal.

Image

Até mais.

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 08 Jun 2017, 20:20

Dia 05/06 - 04º dia

A água já não está mais turva, mas o aquário está cheio de detritos que estou usando para gerar amônia para ciclagem. Os vidros que estavam um pouco sujos estão cheio de pontinhos de algas, nada que me preocupe.

Parâmetros:
pH: 6,7
Amônia: 0,25 ppm (se mantendo estável)
Nitrito: 2,8 ppm (deu pico)
KH: 1°dH (esse está muito baixo, por isso meu pH está baixando e também mostra que meu CO2 está baixo)
GH: 3º dH
Temperatura: 26 a 27°C (aumentei um pouco para agilizar a ciclagem)

Image

O aquário está do mesmo jeito, então não postarei outra foto. Consegui um tronco já tratado, mesmo assim fervi ele para ver se não mancha a água (soltou bem pouco tanino em 1 hora e meia de fervura) e estou deixando de molho por uns dias pra ver se ele afunda.

Mais uma coisa que estava esquecendo. Fiz uma alteração na iluminação, agora consigo ligar ela em 2 estágios (50% e depois de 30 minutos 100%). Isso era mais um teste, quando for colocar a fauna quero alterar para 25%-50%-75%-100% e depois reduzir gradativamente. Acho bacana isso e não dá um choque nas plantas e nos peixes.
Até mais.
____________________
Atualização rápida do 5º dia - 06/06

Parâmetros: pH: 6,8; Amônia: 0,50 ppm; Nitrito: 2,8 ppm

Meu aquário ainda está com muita matéria orgânica e quero ir monitorando para ver quantos dias vai levar pra zerar amônia e nitrito.
As plantas estão praticamente na mesma, uma muda da Rotala rotundifolia está com bastante focos de filamentosas e a Hygrophyla nana está com uma folha nova que abriu hoje. :rock:

_______________________
07/06 - 6º dia
Parâmetros: pH: 7,0; Amônia: Entre 0,50 e 1,00 ppm; Nitrito: Entre 1,75 e 2,8 ppm

Não sei porque o pH subiu :o
A amônia também subiu acho que por causa da ração que está se deteriorando. O nitrito estava com a cor mais forte do que a última marca do teste e agora está entre as duas últimas, mais perto da mais baixa.
O aquário já está com as bactérias, agora é só esperar até elas se multiplicarem a ponto de conseguirem consumir toda essa carga.

______________________
08/06 - 7º dia
Parâmetros: pH: 7,0; Amônia: Entre 0,50; Nitrito: Entre 1,0 e 1,75; Temperatura: 26ºC

As bactérias já estão conseguindo diminuir a carga de amônia e nitrito do aquário. As plantas já estão soltando novas folhas. Na imagem abaixo dá pra ver na sequência: Rotala rotundifolia com folhas pequenininhas e bem verdes, essa muda estava bem feia, não tinha folhas, estava cheia de raízes e essas raízes cheias de algas; Anubia lanceolata com uma folha que está começando a abrir e Anubia nana com uma folha nova num verde bem bonito.

Image

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 11 Jun 2017, 19:35

09/06 - 8º dia:

Parâmetros:
pH: 7
Amônia: 0,50 ppm
Nitrito: 0,0 ppm
Temperatura: 26°C

Fiquei impressionado com o nitrito tendo zerado tão rápido. Hoje tive que inserir mais da ração que uso como fonte de amônia. Está sendo muito rápida essa ciclagem.

Esqueci de tirar foto do aquário antes de jogar a ração, agora está muito sujo para fotografar. A aparência está a mesma das fotos acima, a única diferença são as folhinhas novas que estão nascendo nas plantas. No final de semana que vem vai ter alteração grande de leiaute, inclusive vou inserir o tronco que já está tratado e encharcando para não flutuar.

Image

_____________
10/06 - 9º dia

Parâmetros:
pH: 7
Amônia: 0,00 ppm
Nitrito: 1,0 ppm
Temperatura: 26°C

A amônia que vinha subindo zerou, o nitrito que tinha zerado subiu de novo. Ontem coloquei ração para gerar amônia. Acho que até final de semana que vem está ciclado.

A mudança de um dia para o outro é impressionante:
Image

_________________
11/06 - 10º dia
Parâmetros:
pH: 7
Amônia: 0,50 ppm
Nitrito: 1,75 ppm
Temperatura: 26°C

A "dose" de ração que coloquei já está fazendo efeito, subiram os parâmetros. como não estou com pressa para colocar os peixes acho que vou acabar povoando apenas com 30 dias, mesmo achando que a ciclagem ficará completa com no máximo 20.

_______________
12/06 - 11º dia

Parâmetros:
pH: 6,8
Amônia: 0,25 ppm
Nitrito: 0,0 ppm
Temperatura: 26°C

O pH baixou. Queria que baixasse um pouco pois vou por fauna de levemente ácido nele. Ainda tem tronco para entrar e com certeza vai baixar mais um pouco. Não quero ter que ficar usar tamponador. Amônia está quase no 0 ppm, mas ainda aparece um leve esverdeado. O nitrito zerado, zerado, fiz até duas vezes o teste pois achei que tinha dado algum problema. A água do teste quase não se tingiu. Arrisco dizer que se eu fizesse uma TPA, e tirasse essa carga orgânica exagerada que há ali no aquário, já poderia começar a povoar amanhã.

__________________
13/06 - 12º dia
Parâmetros:
pH: 6,8
Amônia: 0,0 ppm (?)
Nitrito: 0,0 ppm
Temperatura: 26°C

Image

Pra mim está zerada a amônia, não dá pra ver muito bem pelo teste. Como não uso amoníaco, quando os parâmetros zeram é porque a ciclagem está completa. Quinta-feira vou aproveitar o feriado, fazer uma TPA grande e remontar o incluindo um tronco.

__________________
14/06 - 13º dia
Parâmetros:
pH: 6,8
Amônia: 0,0 ppm
Nitrito: 0,0 ppm
Temperatura: 26°C

Parâmetros se mantiveram estáveis mesmo quando eu inseri mais ração para gerar amônia.
Last edited by Aioria Jackson on 15 Jun 2017, 21:47, edited 2 times in total.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Xica » 13 Jun 2017, 21:00

Interessantes estas variações de amônia e nitrito.
Eu ciclo aquário sem usar nada, então o que sempre ocorre é que há um pico de amônia que zera e depois não detecto mais em testes. Daí um pico de nitrito (que demora mais tempo para acontecer) e zera.
Os detritos nas folhas das anubias são restinhos de ração?
Tem um tópico interessante no fórum sobre bactérias e ciclo do nitrogênio, não sei se chegou a ler.
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=40273

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 14 Jun 2017, 01:08

Xica

É a primeira vez que estou fazendo ciclagem com mídias que já estavam em um aquário montado e estou surpreso com a velocidade. Eu recomendo esse processo. Eu ia usar amoníaco na ciclagem, mas como não achei em 2 farmácias que passei então resolvi usar ração mesmo.

Nessa Anubia nana tem uma mistura de algas que já vieram nela da loja, resto de ração e outros detritos. No dia que estava montando o aquário me chamaram com urgência no trabalho e tive que só colocar as plantas lá, meio de qualquer jeito, e não tive tempo de ajeitar as mudas. Vou aproveitar o feriado dessa semana para fazer uma TPA grande, replantar tudo aqui e inserir um tronco que já está tratado.

Mesmo tendo bastante restos de ração ali hoje (12º dia) zeraram a amônia e o nitrito. Pelo que percebi já está ciclado.

Já li sim esse tópico e gostei muito. :)

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Xica » 15 Jun 2017, 09:56

Depois das alterações posta foto para a gente ver como ficou.
Pretende colocar já a fauna ou vai aguardar mais algum tempo? Aliás, que peixes quer manter?

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 15 Jun 2017, 14:24

Xica, comecei a mexer nele hoje as 7 da manhã e terminei agora. Tive que dar uma apressada no final porque as plantas que já tinham folhas imersas estavam ficando muito murchas. Vou almoçar agora e depois vou por a luminária de volta e tirar umas fotos, a água está bem turva, normal quando há mudanças no substrato.

Nesse final de semana vou colocar um carduminho de 6 a 8 coridoras hastatus. Talvez 2 ou 3 ottos também.

A fauna pretendida fora esses dois seria algum tetra pequeno. Gosto muito do glowlight e do foguinho, mas vi numa loja o neon negro e neon chocolate e gostei bastante também. Acho que vou esperar uma semana antes de por um cardume desses.

Aí queria muito ter um casal ou um macho de Ramirezi, mas não sei se é compatível com o restante da fauna e o tamanho do aquário. Ia fazer um tópico perguntando isso depois de por os tetras.

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 15 Jun 2017, 21:50

Atualização do aquário:

Não quis tentar fazer nenhum lay-out elaborado, até porque não saberia se tentasse. Pus um tronco (mal)amarrado e acabou que ele flutuou e não ficou muito legal, quando ele afundar tentarei ajeitar.

Tirei as plantas do aquário e deixei numa caixa organizadora com os filtros:
Image

Na falta de ferramentas adequadas:
Image

Tronco que tive que amarrar para não flutuar:
Image

Transformei uma muda de Anubia nana em 4:
Image
Image

Próximo post vai ser a parte 2 para não carregar demais aqui.

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Meu primeiro aquário com plantas - 68l

Postby Aioria Jackson » 15 Jun 2017, 21:51

Parte 2:

Tentativa de carpete com Lilaeopsis brasiliensis:
Image

Anubia lanceolata:
Image

Rotala rotundifolia e mais umas Lilaeopsis que estavam muito altas para ficar lá na frente do tronco:
Image

Aqui tive que me apressar porque as plantas estavam ficando muito murchas e só tirei mais fotos depois de encher de água:
Image

Hygrophila sp. (Tiger):
Image


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest