Aqua 100L

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Heloisa Cadorim
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 10 Jan 2013, 21:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Florianópolis, SC

Aqua 100L

Postby Heloisa Cadorim » 19 Feb 2013, 15:32

Olá, amigos do fórum!

Tenho me beneficiado deste fórum com frequência, lendo as experiências alheias que me ensinaram muito e me divertiram (e me ajudaram, em um tópico que abri sobre algas). Agora venho aqui mostrar os resultados desta instrução.

Entrei no mundo do aquarismo há 5 meses, sendo apresentada a ele pelo Bruno, meu namorado (engenheiro de aquicultura) que me deu meu primeiro aqua (20L com duas bettas fêmeas, um plati, uma molinésia e um comedor de algas). Todos aqui em casa ficamos encantados com o mesmo. Eu acabei me interessando muito pelo aquarismo e, como surgiu uma oportunidade, resolvi montar um maior.

Setup:
Aqua de 100L (60Cx35Lx50A)
Iluminação: 2 Lâmpadas Florescentes (uma de 25W e de 20W (6500K)) e uma pequena lâmpada de LED azul para aquários (comprada no Ebay pelo Bruno, chegou quase um ano depois :shock: ).
Filtração: filtro Atman Hf600 com 35g de Siporax, 100mL de Matrix e mais um pouco de cerâmica.
Aquecedor Roxin de 100w (temperatura em 28°C).
Substrato: Cascalho e areia branca fina.
Fertilização: Esperando chegar Tabs, Carbo e All in One da RC Flora!

Fauna:
5x neons
5x mato-grosso
5x rodóstumus
2x corydoras
1x bandeira
1x arco-íris
5x Planorbis

Flora:
1x Anúbia
2x Hygrophila polysperma "Sunset"
2x Poligonum Rosa
2x Vallisneria americana "Spiralis"
1x Microsorum pteropus
2x Rotala macrandra "Green"
1x Amazonense
Musgo de Java e Lemnas.
Tenho mais três tipos que não consegui identificar. Pretendo ainda colocar muitas plantas mais.

O aqua é novo, foi montado em janeiro e ficou 15 dias ciclando (o filtro já estava ciclado).
Os peixinhos começaram a ser colocados dia 02 de fevereiro.
As fotos não estão muito boas, tinha acabado de fazer uma TPA no aqua.

O tronco com galhos é de uma Aroeira que temos no terreno de casa, e foi devidamente tratado (deu muito trabalho por causa do tamanho).
Image

Esse garoto(a) é a 'atração principal' do aqua. Quando vi ele(a) me apaixonei :lol:
Image

Comprei duas melanothaenias neon, que achei lindas, porém uma morreu, com uma espécie de fungo, dois dias depois de chegar. Tentei tratamento com o Labcon Aqualife, mas ela não chegou a viver um dia inteiro em tratamento :cry:
Image

A mesma coisa aconteceu com as minhas corys. Comprei 3, mas nos dias seguintes a sua chegada duas delas apresentaram tufos brancos nas nadadeiras. Transferi para um aqua hospital pra tratar, juntamente com a melanothaenia neon, porém uma também morreu. A outra continua em tratamento. Essa é uma foto da terceira cory que não ficou doente:
Image

Muito difícil tirar fotos dos pequeninhos.
Image
Image
Image

Plantei o microssorum (pelo menos acredito que seja) no tronquinho.
Image

Minha pequena Amazonense:
Image

A anúbia soltando a nova folhinha:
Image

Essa é uma das plantinhas que não consegui identificar. Não achei nenhuma parecida na internet. Se alguém puder me ajudar, agradeço!
Image

Ele de vez em quando dá uma bicada nas Lemnas, mas ainda não descobri com certeza se é pra comer:
Image

É isso.. Sei que meu aqua não chega nem perto dos lindos aquas que tenho visto por aqui, mas quis compartilhar :lol:
Abraço

User avatar
Heloisa Cadorim
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 10 Jan 2013, 21:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Florianópolis, SC

Re: Aqua 100L

Postby Heloisa Cadorim » 19 Feb 2013, 16:06

Esqueci de dizer que o layout do aqua teve como base um aqua que vi em minhas andanças pela internet :lol:
Gostei muito da idéia de dividir em dois, uma parte de areia branca e outra de cascalho. Acrescentei a toca para as corys, mas elas não ligam pra ela :roll:

Idéia de layout:
Image

User avatar
Rodrigo Paula
Populador
Populador
Posts: 1151
Joined: 06 Jun 2012, 18:23
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Teresópolis -RJ

Re: Aqua 100L

Postby Rodrigo Paula » 19 Feb 2013, 23:54

Boa noite , o aquário esta bem montado na minha humilde opinião .Só um detalhe as corys e os bandeiras não curtem a solidão e outra os bandeiras precisam de um aquário com uma frente maior .Trocaria o aquário por um maior 100 x 40 x 50 acho que daria para ter seu xodó e mais alguns bandeiras e muito mais neons e rodóstumus .
Abraços !!

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Aqua 100L

Postby Bruno Caron » 20 Feb 2013, 07:52

Bonito aquário!
Quanto a esses problemas com os peixes, atente-se para onde esteja comprando, pode ser que os peixes venham já contaminados e pelo stress da mudança acabam por não resistir. Quando for inserir mais peixes, lembre-se de deixar no aqua hospital em quarentena, justamente para não comprometer o tanque principal.

Se possível aumente o nº de corys, certamente terão um comportamento diferente... E o bandeira realmente é lindo, mas também melhor fica em grupo ou se fosse um casal, mas dependeria de formar esse casal, e o aqua não comportaria diversos bandeiras...

No mais, parabéns pelo zelo e dedicação!

User avatar
marcelojc
Plantador
Plantador
Posts: 669
Joined: 16 Apr 2011, 16:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto/SP

Re: Aqua 100L

Postby marcelojc » 20 Feb 2013, 11:33

Belo aqua e realmente é lindo esse bandeira ! E onde consseguiu essa areia branquinha , estou a procura mas não encontro !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

User avatar
Heloisa Cadorim
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 10 Jan 2013, 21:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Florianópolis, SC

Re: Aqua 100L

Postby Heloisa Cadorim » 20 Feb 2013, 13:13

Só um detalhe as corys e os bandeiras não curtem a solidão e outra os bandeiras precisam de um aquário com uma frente maior.
Oi, Rodrigo! Obrigada por comentar :lol: Sim, eu sei que as corys, o bandeira e o arco-íris são peixes de cardume e devem ficar em grupos de no mínimo 5 indivíduos. No caso das corys e do arco-íris eu realmente tenho a intenção de aumentar o cardume. Inicialmente comprei 3 corys (uma morreu e a segunda ta no hospital) e 2 arco-íris (um morreu), porque não queria colocar muitos peixes ao mesmo tempo. Agora comprei mais 2 arco-íris pela RsDiscus e estou esperando chegar.

Já com relação ao bandeira, eu não tenho a intenção de ter outros :( Já vi a relação que os bandeiras tem de certa agressividade. E vi também que o correto é colocar um grupo (pelo menos 5) de bandeiras ainda pequenos ao mesmo tempo no aqua, pra que eles se acostumem e diminuia essa agressividade. Mas o meu já veio adulto e tenho medo de colocar outros. Isso me incomoda um pouco porque acho que ele fica solitário. Porém, me incomodaria mais ver brigas de peixes no aqua :(

User avatar
Heloisa Cadorim
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 10 Jan 2013, 21:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Florianópolis, SC

Re: Aqua 100L

Postby Heloisa Cadorim » 20 Feb 2013, 13:24

Bonito aquário!
Quanto a esses problemas com os peixes, atente-se para onde esteja comprando, pode ser que os peixes venham já contaminados e pelo stress da mudança acabam por não resistir. Quando for inserir mais peixes, lembre-se de deixar no aqua hospital em quarentena, justamente para não comprometer o tanque principal.

Se possível aumente o nº de corys, certamente terão um comportamento diferente... E o bandeira realmente é lindo, mas também melhor fica em grupo ou se fosse um casal, mas dependeria de formar esse casal, e o aqua não comportaria diversos bandeiras...

No mais, parabéns pelo zelo e dedicação!
Oi, Bruno. Obrigada pelas palavras! :lol:
Então, eu sempre tento prestar atenção em como os peixes são tratados nas lojas e em escolher o peixe que parece mais saudável. Mas aqui em Floripa não tenho muitas opções. Frequento 5 lojas de aquário, porém 3 são do mesmo dono :roll:

Tenho a intenção de aumentar o número de corys e dos arco-íris também. Estou dando um tempo pro aqua e esperando que dois arco-íris que comprei pela RsDiscus cheguem. Mas o bandeira acho q vai ficar sozinho mesmo :( Já presenciei a relação de agressividade nessa espécie e vi também q o correto é adicioná-los ainda jovens em grupo no aqua, pra que se acostumem. O meu já é adulto e tenho medo de colocar outros, mesmo que na tentativa de formar casal. De qualquer forma, como você mesmo disse, o aqua não comportaria.

Abraço!

User avatar
Heloisa Cadorim
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 10 Jan 2013, 21:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Florianópolis, SC

Re: Aqua 100L

Postby Heloisa Cadorim » 20 Feb 2013, 13:37

Belo aqua e realmente é lindo esse bandeira ! E onde consseguiu essa areia branquinha , estou a procura mas não encontro !
Oi, marcelojc! Fico feliz q vc gostou do aqua :D
Essa areia branca na verdade peguei aqui perto de casa, na beira de uma lagoa :lol: Deu um bom trabalho peneirar, ferver, clorar e desclorar a bichinha, mas foi o único jeito que encontrei pra conseguir montar esse layout no aqua (dividindo areia fina e cascalho). Na internet só encontrei aragonita, que não me servia. Te desejo sorte!
Abraço.

User avatar
gilson™
Plantador
Plantador
Posts: 536
Joined: 14 Apr 2009, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montenegro RS

Re: Aqua 100L

Postby gilson™ » 20 Feb 2013, 23:30

Boa noite Heloisa!
Legal seu aqua, parabéns!
Sobre a planta que não indentificou, me parece uma Anubia Lanceolata, tenho uma dessas no meu aquamudario, sucesso ai mocinha !!!

Abraço
Gilson
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br

"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"

User avatar
Heloisa Cadorim
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 10 Jan 2013, 21:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Florianópolis, SC

Re: Aqua 100L

Postby Heloisa Cadorim » 21 Feb 2013, 11:13

Oi, Gilson!

Eu acho que não é uma Anúbia Lanceolata, não. Eu tenho uma no aqua e é bem diferente. Eu sei q a foto da plantinha ta ruim e não dá pra ver direito, mas a folha dela é mais fina e ao invés de ser arredondada na borda como a Anúbia, é ondulada, imitando espinhos. Ela tem cor verde mais escuro, mas no caule e em baixo das folhas ela é roxa.

Vou tentar uma foto melhor e posto aqui.
Mas obrigada por tentar ajudar e obrigada pelas palavras tb!

Abraço


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest