Plantado 140L

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Posts: 78
Joined: 11 Feb 2013, 10:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Caieiras - Sp

Plantado 140L

Postby Fernando Barbosa » 11 Feb 2013, 12:01

Atualizado - 22/09/13

Bom dia a todos do fórum AqOl...
Permitam me apresentar pois sou novo no fórum, mas não na leitura do mesmo rs.
Desde o inicio da montagem do meu aqua leio bastante os artigos daqui, o que me ajudou bastante, pois alem de tudo eu sou um iniciante, mas aprendi bastante com os erros, com os artigos do fórum e com as dúvidas de vários membros daqui, as quais também eram minhas.
Agora para retribuir quero postar algumas fotos dos resultados que venho tendo com meu aqua.

Setup

Aquário - JEBO R209 aprox. 140L brutos (82 x 35 x 50 cm) nos sites diz que o tamanho é 80 x 40 x 55 cm mas não é exatamente isso, acho que contam com a tampa (que eu removi)
Substrato - PRODAC Fertil Plant no fundo e JBL Manado cobrindo ele
Aquecedor - Hopar 2x100w
Filtragem - Canister Atman 3336, Prodac Micromec, Mbreda MPure, perlon Prodac Filter Watte e uma esponja preta que já veio no filtro
Iluminação - 2x30w Hagen Sun GLO + 2x30W Hagen Aqua-GLO
CO2 DIY + reator DIY (Bebedor + Bomba submersa "Ótimo resultado")

Decoração - Pedras e Tronco de arueira

Fauna: 19x Neon Cardinal, 2x Colisa Sunset, 1x Comedor de algas siamês, 2x Mocinha e 1x Red Ramshorn

Flora: Calitriche, Eleocharis Minima, Hygrophila Polysperma, Rotala Green, Rotala Indica, Rotala Wallichii, Musgo de Java, Lilaeopsis Brasiliensis, Hemianthus Micranthemoides, Hottonia palustris, Ludwigia Glandulosa, Glossostigma Elatinoides e surgem restos de Riccia em todos os canto do aqua mesmo eu não querendo mais rs

Fertilização - Mbreda Fe2+, Mbreda Micro, Mbreda Macro e Seachem Nitrogen

Alimentação - Sera Vipan, JBL Novo Bits, JBL Novo Bel, JBL Novo Bea, JBL Spirulina

Temp: 27°C ~ 28°C
PH: 6.8 ~ 7.0
NO2: 0,0 ppm
NH3: 0 ppm
KH: 3.0
GH: 2.0
CO2: 20 ppm (aprox.)

O início

Tinha inicialmente uma aqua de 72L montado no ano passado (Se não estou enganado em outubro) o qual eu cometi a maior parte dos erros, até eu conseguir trincar o vidro do fundo tentando enterrar uma planta rs... que é esse abaixo

Era horrível eu sei.. rs

Image

Então comprei um novo em Dezembro que é o JEBO citado no setup acima, juntamente com o canister e outras coisas mais... Foi doloroso pois gastei uma grana boa com isso... E agora vem IPVA e outras coisas mais rsrssr.... :?

Não tenho o processo de montagem, mas basicamente foi colocar o substrato, decorações, plantar e colocar a água do aqua antigo que já estava ciclada completando com água nova, ligar equipamentos, aguardar um tempo e popular.

A chegada do aqua novo 29/12/12
Image

Aqua já montado em 09/01/13
Image

15/01/13 - Começando a chegar algas marrons devido a iluminação ruim que veio no aqua e as Calitriches não se desenvolviam
Image

Vejam que 13 dias se passaram e nada de desenvolvimento das plantas, essa foi tirada em 22/01/13
Image

Carpete de Calitriche sem forças e Mayaca tentando se evoluir e nada, Furcatas amarelando, Macandra quase pelada rs....
Mas... Esse foi o dia que achei o DIY da luminária e coloquei a mão na massa para construí-la.... Abaixo o resultado..
Image

Image

Image

Passados oito dias resolvi trocar as lâmpadas que veio no aqua (Eram lâmpadas Jebo 10.000K) e me falaram que eram piores que abajour rs.. Então coloquei as Aqua-Glo + LDD da Osran
Mas se repararem, as Calitriches, as Rotalas, Mayaca, Furcata já estavam querendo melhorar só com a troca da luminária
Image

Image

Agora mostro uma foto tirada hoje pela manhã (11/02) exatos 8 dias após a troca das lâmpadas. :D
Estão todas evoluindo bem e até pearling estão fazendo, coisa que com a luminária stock do aqua e lampadas stock também ela não faziam !!!
Image

Fica a dica de que a iluminação faz toda a diferença.
Já fiz testes com Boyu no aqua anterior para nunca mais, e essas Jebo que veio na tampa do aqua novo, que também não valem nada. Melhor combinação até o momento Aqua-Glo + LDD

Assim que tiver mais novidades vou postando mais fotos.
Espero que gostem.
E no que eu puder ajudar estarei à disposição.
Last edited by Fernando Barbosa on 22 Sep 2013, 16:38, edited 8 times in total.
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Plantado 140L

Postby Bruno Caron » 11 Feb 2013, 13:48

Bacana em amigo!
Muito legal ver essa evolução com a troca do sistema de iluminação.

Sucesso!
*Continue a postar a evolução...

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Plantado 140L

Postby Gustavo Henrique » 11 Feb 2013, 19:09

Show de aqua! quando as plantas crescerem vai se tornar hipnotizante admira-lo! hehe
Essas lampadas tao perto da água nao esquenta muito nao a agua? Quando eu usava essas lampadas e minha luminaria era bem baixa esquentava bastante a agua, que quando chegava a noite todo o quarto ficava quente.

Abraço.

User avatar
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Posts: 78
Joined: 11 Feb 2013, 10:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Caieiras - Sp

Re: Plantado 140L

Postby Fernando Barbosa » 12 Feb 2013, 08:44

Bacana em amigo!
Muito legal ver essa evolução com a troca do sistema de iluminação.

Sucesso!
*Continue a postar a evolução...

Valew Bruno... Assim que tiver alguma novidade com certeza colocarei aqui..!!
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

User avatar
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Posts: 78
Joined: 11 Feb 2013, 10:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Caieiras - Sp

Re: Plantado 140L

Postby Fernando Barbosa » 12 Feb 2013, 08:54

Show de aqua! quando as plantas crescerem vai se tornar hipnotizante admira-lo! hehe
Essas lampadas tao perto da água nao esquenta muito nao a agua? Quando eu usava essas lampadas e minha luminaria era bem baixa esquentava bastante a agua, que quando chegava a noite todo o quarto ficava quente.

Abraço.
Valew Gustavo...!

Então.. Te confesso que com a tampa que veio no aqua esquentava muito... Se um dia estivesse frio e no dia seguinte fizesse calor a temperatura variava bastante, ex: de 28°C para 31°C sem mexer na temperatura do aquecedor. Já cheguei a ver ele com 34°C :shock: (Abri a tampa e coloquei um ventilador para aliviar um pouco)

Depois que coloquei essa calha DIY, por mais que as lâmpadas fiquem próximas da água (+ou- 5cm), entre cada lâmpada deixei um espaço e com isso não esquentam a água, parece que o calor emitido por elas da uma dissipada.
Agora a temperatura é constante e apenas com variações pequenas durante a madrugada, variando no máx. em 27,5°C a 28,5°C.
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

User avatar
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Posts: 78
Joined: 11 Feb 2013, 10:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Caieiras - Sp

Plantado 140L - Atualização

Postby Fernando Barbosa » 03 Mar 2013, 19:30

Boa noite galera..!
Estou postando abaixo uma atualização do meu aqua.

Hoje efetuei a poda e fiz algumas mudanças:

A Mayaca, que era tão pequena no início, tomou conta da frente do aqua e tampou a visão, então coloquei ela no fundo e retirei a Vallisneria (Não foi uma experiência legal em um aqua desse tamanho)

A outra mudança foi o tronco, encontrei esse em uma loja e comprei a um bom tempo atras com a intenção de por nesse aqua. Mas como da tanto trampo tratar aroeira fiquei com prigui e deixei ele encostado rs... Ele está coberto com Musgo de Java, vamos ver se fica bom daqui um tempo.

Image
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Plantado 140L

Postby Bruno Caron » 04 Mar 2013, 08:06

E o carpetinho esta vindo com força em!
Gostei desse tronco também...

User avatar
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Posts: 78
Joined: 11 Feb 2013, 10:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Caieiras - Sp

Re: Plantado 140L

Postby Fernando Barbosa » 04 Mar 2013, 12:39

E o carpetinho esta vindo com força em!
Gostei desse tronco também...
O carpete se alastrou bem nos últimos dias e esse tronco achei mais estético.

Aproveitando, teria alguma dica para essa planta vermelha do centro ficar mais bonita (Vermelha). Hoje fertilizo com CO2, Flourish e Fe+2 (Mudando aos poucos para MBreda)
Será que ainda é luz insuficiente? As vezes acho que ela aparenta estar tão fraca rs.

Outra coisa, até hoje ainda não sei se ela é um Rotala Macrandra mesmo, pois quando comprei não veio com o nome e fiquei com dúvidas se é mesmo ou não, saberia me dizer?

Abçs
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

User avatar
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Posts: 78
Joined: 11 Feb 2013, 10:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Caieiras - Sp

Re: Plantado 140L

Postby Fernando Barbosa » 29 Mar 2013, 17:36

Mais uma atualização...

Estou querendo partir para o "estilo" holandês... Não que o meu vai ser um, até porque ainda não tenho tanta experiência assim, mas vou tentar chegar o mais próximo que conseguir rs

Pensando em algumas mais altas no fundo formando uma parede e umas mais vermelhas pelo meio...

Image
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Plantado 140L

Postby Bruno Caron » 30 Mar 2013, 08:11

Legal mesmo ver o desenvolvimento desse aquário.
Parabéns!


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest