Plantado 200l, Muitas fotos desde 08/2011 até 2013

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Plantado 200l, Muitas fotos desde 08/2011 até 2013

Postby Thiago Chagas » 01 Feb 2013, 13:37

Olá, venho apresentar alguns layouts e muitas pequenas mudanças do meu plantado de 200l desde 08/2011 até hoje :)

setup:
200l - 100x40x50
Filtragem: canister Aleas 1200lh, posteriormente ligado em série com um Jebo 1000lh
Elementos filtrantes: Perlon, 500ml de Matrix, 2l de ceramica xingling e eventalmente 100ml de Purigem
UV 7w Hopar
Termostato Aleas 200w, posteriormente substituido por um Ehein 200w instalado em aquecedor de passagem
Iluminação: 2xT8 30w Boyu rosa e branca, posteriormente adicionadas 2xT5 39w, Dagenbao rosa e Power Glo, mais barra de leds brancos coberta com gelatina azul escura
Kit Co2 da Azoo 1.6l (modelo antigo) instalado com reator Ista
Aeração noturna por compressor Hagen Marina100

E vamos às fotos :D

10/08/2011
O início, já ciclado e recebendo os primeiros habitantes
Image
10 08 2011 por Thi Aqua, no Flickr

Assim como muitos, eu comecei a povoar com a "turminha da limpeza"
Que depois eu constatei que mais suja do que limpa rs
Image
14 08 2011 por Thi Aqua, no Flickr

Image
12 08 2011 por Thi Aqua, no Flickr

14/08/2011
Image
14 08 2011 2 por Thi Aqua, no Flickr

18/08/2011
Já começando a fuçar na decoração...
Image
18 08 2011 por Thi Aqua, no Flickr

01/09/2011
Essa foi uma tentativa que não deu certo de fazer um jardim com substrato fértil (JBL proflora) em cima da pedra
Pus esse potinho de plástico cortado, um filme plastico forrando e areia por cima
Resultado (creio eu): formou-se uma zona anaeróbia e apodreceu
Image
01 09 2011 por Thi Aqua, no Flickr

perfil
Image
01 09 2011a por Thi Aqua, no Flickr

02/09/2011
Como ficou (por pouco tempo)
Image
02 09 2011a por Thi Aqua, no Flickr

11/09/2011
Acrescentei um pouco de Round Pelia entre as pedras, ficou bonito mas em pouco tempo elas estavam passeando por toda a coluna dágua :mrgreen:
Image
11 09 2011c por Thi Aqua, no Flickr

Nessa época vieram novos habitantes, entre eles o meu peixe que mais gosto
Dempsey Azul! :D ainda bem jovem nessa época...
Image
02 09 2011 por Thi Aqua, no Flickr

Image
11 09 2011a por Thi Aqua, no Flickr

E alguns simpáticos Rdóstomos que vieram a ser a primeira refeição viva do Dempsey :roll:
Image
11 09 2011b por Thi Aqua, no Flickr

Enquanto isso as ampulárias vão mandando ver nas plantas...
Image
11 09 2011 por Thi Aqua, no Flickr

Image
11 09 2011d por Thi Aqua, no Flickr

28/11/2011
Achei que o tronco antigo estava ocupando muito espaço e troquei por este menor
As plantinhas de folhas fininhas que eram vermelhas ficaram verdes e as que recebiam menos luz morreram
A samambaia que ficava no centro tb morreu
Intruduzi musgo de java preso com elastricot junto a uma pedra
Veio a injeção de co2 e o termostato Ehein substituindo o Aleas que derreteu a tomada (produto chinês nunca mais!)
Image
28 11 2011 por Thi Aqua, no Flickr

E o Dempsey cresceu um pouco :)
Image
28 11 2011b por Thi Aqua, no Flickr

Image
28 11 2011a por Thi Aqua, no Flickr

16/12/2011
E faça-se a luz! ...no caso, a noturna rs
Como eu citei no iníco do post, essa iluminação noturna é uma barra de leds brancos cobertos por uma gelatina azul escura própria pra se usar em holofotes a fim de colorir a luz
Image
night 16 12 2011a por Thi Aqua, no Flickr

Image
night 16 12 2011 por Thi Aqua, no Flickr

24/12/2011
Image
_K7_8757 por Thi Aqua, no Flickr

Tentei imergir essa plantinha que cresce emersa aqui no meu quintal, sem sucesso
Image
_K7_8763 por Thi Aqua, no Flickr

Tentei tb a Alternanthera Sessilis (Violácea) vendida nas lojas como planta de aquário mas que imersa demostrou que não vai pra frente mesmo, dura um pouco e só definha quando está submersa, pode-se acompahar ela definhando nas fotos seguintes, por outro lado eu a cultivo emersa aqui em casa e é praticamente uma praga!
Image
_K7_8827 por Thi Aqua, no Flickr

16/01/2012
Image
16 01 2012 por Thi Aqua, no Flickr

Veio essa inocente plantinha que depois tornou-se a mais desenvolvida do aquário formando um denso matagal
Image
h diformis por Thi Aqua, no Flickr

Image
16 01 2012a por Thi Aqua, no Flickr

Image
16 01 2012b por Thi Aqua, no Flickr

01/02/2012
Image
01 02 2012 por Thi Aqua, no Flickr

Essa foi uma plantinha encontrei no quintal e testei pra ver se funcionava mas não funciona imersa é conhecida como "fura tacho"
Image
01 02 2012e por Thi Aqua, no Flickr

Cobrinha Kuhli ou Pangio (Acanthophthalmus) kuhlii :) muito divertida e simpática
Image
01 02 2012a por Thi Aqua, no Flickr

Turminha do fundão curtindo na caverna enquanto o Dempsey dava uma volta
Image
01 02 2012b por Thi Aqua, no Flickr

Image
01 02 2012d por Thi Aqua, no Flickr

15/02/2012

Image
15 01 2012 por Thi Aqua, no Flickr

Introdução da planta Acorus gramínea (esse "capim" fino e comprido) que, como a violácea, não se deu bem no aquário mas está indo bem no cultivo emerso
Veio também a Ninphea Rubra que, contrariando o que eu li por aí, se desenvolveu bem somente quando recebia menos luz. Com muita luz ela lançava muitas folhas novas mas ficavam todas no nivel do substrato, ao diminuir a luz que incidia nela os "cabinhos" das folhas começaram a se desenvolver
Image
_K7_9009 por Thi Aqua, no Flickr

22/02/2012
Image
22 02 2012 por Thi Aqua, no Flickr

23/03/2012
Image
23 03 2012 por Thi Aqua, no Flickr

25/03/2012
Ficou esquisito o tronco...
Image
25 03 2012 por Thi Aqua, no Flickr

07/05/2012
Tronco ainda estranho... tentei mais uma vez a violácea pegando uma muda grande do meu quintal que se desenvolveu assim graças ao cultivo emerso
Note que as sagitárias definharam bastante, creio que foi porque eu usei substrato fértil Floredepot da Sera que dura cerca de apenas 6 meses apesar de ser bem carinho e por isso não recomendo, posteriormente eu mantive a fertilidade do substrato usando bolinhas Proflora da jbl que duram mais, são mais baratas e podem ser aplicadas com o aqua todo montado sem maiores problemas, basta enfiá-las abaixo da camada inerte, eu recomendo.
Contribuindo para o fim das sagitárias houve tb o aparecimento de algas petecas que eu removi fisicamente das plantas esfregando-as e até mesmo podando as folhas mais infectadas.
Image
07 05 2012a por Thi Aqua, no Flickr

Introduzi uns seixos vermelhos muito bonitos que eu encontrei numa viagem ao nordeste, um amigo geólogo os identificou como arenitos silicificados
Image
_K7_9205 por Thi Aqua, no Flickr

Vista lateral e a violácea recém-submersa ainda bem bonita
Image
07 05 2012 por Thi Aqua, no Flickr

13/05/2012
Foi-se o tronco e eu achei que ficou bem mais leve o layout
A Elocharis foi outra planta que dentro do aqua não se deu muito bem mas se desenvolve fortemente no cultivo emerso aqui no meu jardim
Note a bomba de circulação no canto esquerdo acima, muito cuidado com elas se vc tiver cobrinhas kuhli no seu aqua!!! a minha entrou nela e acabou morrendo :( foi muito triste
Outra coisa sobre essas bombas é que a Sarlo Better ao menos a modelo 1000a e no uso aqui de casa que foi como bomba de circulação e bomba de um filtro interno em outro aqua, tiveram uma péssima performançe, ambas paravam com insatisfatória frequencia, imagino que seja porque elas possuem muitas partes móveis e acabavam parando sempre, por causa do desconjuntamento delas, essa da foto é uma Atmam que funciona muito bem e não tem as partes móveis da Sarlo better, e tem tb um filtrinho de espuma que evita que partículas maiores entrem no rotor, por isso é mais adequada como bomba de circulação, assim como a série C da Sarlo better ( que eu nunca usei)
Image
13 05 2012 por Thi Aqua, no Flickr

Alguns tetras
E um novo tronco, desta vez um bem menor, que aparece melhor na foto seguinte
Image

01/06/2012 mais ou menos
Finalmente o Dempsey foi pro meu aquário maior, este que inclusive foi muito motivado por causa deste ciclídeo tão bonito e interessante que poderia se desenvolver melhor num aqua apropriado ao tamanho dele

25/06/2012
Prendi com elastricot no tronco novo um pouco de musgo de java e uma mudinha de Hygrophila polysperma que é uma plantinha bem fácil e até que ela não ficou mal apenas presa ao tronco sem contato nenhum com substrato fértil
E a Ninphea rubra se mantendo saudável, porém sem se levantar mais do que aparece na foto
Puz também a Cryptocoryne undulata (canto inferior esquerdo da foto) que peguei uma mudícula que ia ser jogada fora depois da poda do aquário do amigo que mora comigo, ela está se desenvolvendo muito bem no meu aqua e é uma planta bem bonita na minha opinião

Image
25 06 2012 por Thi Aqua, no Flickr

10/07/2012 mais ou menos
Muito Infelizmente, com cerca de apenas um mes no aqua grande, o Dempsey adoeçeu e teve que ir pro hospital :( , acredito que foi um parasita intestinal trazido por peixes-alimento que eu não deixei de quarentena, hj eu sei a importancia vital dessa prática pra saúde do aquário, quarentena em tudo de novo que entra!

25/07/2012
Desfiz parcialmente a caverna que era do Dempsey e o layout ficou ainda mais leve, o que eu gostei muito
Note que as valisnérias definharam bastante e a Hygrophila diformis já inicia a sua dominação do terreno lançando ramos à frente que fixam raízes e continuam cresçendo pra todos os lados
Puz uma amazonense no fundo à direita que posteriormente renderia muitas mudinhas
Image
25 07 2012 por Thi Aqua, no Flickr

18/08/2012
Voltei o Dempsey pro aqua menor pra ele se recuperar da doença reçém tratada, achei que seria um lugar mais aconchegante e com menos competição pois há outros ciclídeos no outro aqua que poderiam atrapalhar na recuperação dele
Image
18 08 2012 por Thi Aqua, no Flickr

Vista geral da filtragem agora com o aquecedor de passagem
Image
_K7_9766 por Thi Aqua, no Flickr

27/08/2012
Image
27 08 2012 por Thi Aqua, no Flickr

28/08/2012
E ele estava esquisito mesmo, neste dia eu lembro que ele ficou horas paradão "mastigando" essa raiz de amazonense...
Ficou um bom tempo agindo estranho mas depois ele se recuperou :D e eu acabei mantendo ele no aqua de 200l até hj. Já o teria passado pro aqua maior mas como estou em processo de mudança de casa vou esperar assentar a bagunça pra depois adaptar ele ao aqua grande
Image
_K7_9951 por Thi Aqua, no Flickr

30/10/2012
Outra com a luz noturna
Image
_K7_0376 por Thi Aqua, no Flickr

31/10/2012
Quis dixar a dominação da Hygrophila difformis solta pra ver o que acontecia, então parei de podá-la
A Hygrophila polisperma também se desenvolvia muito rapidamente
Como o Dempsey voltou pro aqua e estava esntão um pouco maior, mudei um pouco a caverna a fim de deixá-la mais espaçosa pra ele
Image
31 10 2012 por Thi Aqua, no Flickr

12/12/2012
Higrophilas dominando!
Image
12 12 2012a por Thi Aqua, no Flickr

Image
12 12 2012 por Thi Aqua, no Flickr

22/01/2013
Um belo dia, a mangueirinha de gás do meu reator de co2 Ista modelo antigo (cuidado com ele!) se soltou! esvaziando uma parte do aqua e fazendo aquela maravilha pelo chão da sala..
Mas eu achei interessante o aqua a meia água e resolvi manter assim por um tempo
Image
22 01 2013a por Thi Aqua, no Flickr

E achei que ficou bem interessante as plantas saindo pra fora dágua, claro que nao é adequado fazer isso nesse aquário fechado e com um Dempsey, foi só um experimento, mas talvez no futuro eu monte um aquario visando isso de ter as plantas saindo da água....
Image
22 01 2013 por Thi Aqua, no Flickr

23/01/2013
FInalmente podei o exagero de plantas e ficou assim
Agora o Dempsey tem outro cantinho que ele gosta de ficar que é na direita à frente do aqua, onde se formou uma caverninha de plantas que tem até um côncavo no substrato que ele mesmo mantém
E esse é mais ou menos o layout que está hj 07/02/2013
Image
23 01 2013 por Thi Aqua, no Flickr

A Ninphea rubra (ao fundo) cresceu assim depois de ficar sob a sombra das Hygrophilas
As cryptocoryne vão muito bem e as mudinhas da amazonense tb :)
Image
23 01 2013b por Thi Aqua, no Flickr


E basicamente é isso, espero que tenham gostado :D
abraços!
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

Lucas Corrêa
Montador
Montador
Posts: 91
Joined: 23 Jul 2010, 11:42
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Batatais - SP - Brasil

Re: Plantado 200l, Muitas fotos desde 08/2011 até 2013

Postby Lucas Corrêa » 08 Feb 2013, 17:13

Belo aquário Thiago!
Parabéns! :)

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Plantado 200l, Muitas fotos desde 08/2011 até 2013

Postby Marne Campos » 18 Feb 2013, 15:45

Thiago,

Belos peixes! Podemos usar algumas fotos no site? Se estiver de acordo, preciso do seu nome completo para os créditos.
Marne Campos

User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Plantado 200l, Muitas fotos desde 08/2011 até 2013

Postby Thiago Chagas » 16 May 2013, 18:02

Oi Marne, desculpe a demora acabei não vendo a resposta, pode sim usar todas as fotos do meu flickr aqui no site! basta não esquecer dos créditos pode por "Thiago C. Chagas"
E obrigado Lucascorrea!

Atualizando:

E agora eu vou postar fotos daquele momento que todo aquarista adora e aguarda com ansiedade, o dia do desmonte total e mudança do aquário ;(

14l de hygrophilas difformis e polisperma
Image
_K7_2629 por Thi Aqua, no Flickr

Image
_K7_2633 por Thi Aqua, no Flickr

Essas cryptocorine e nymphaea rubra, eu reservei numa bacia pra criar até montar o novo aqua plantado que demoraria alguns meses porque estou num complicado processo de mudança, e o cachorro comeu tudo!!
Image
_K7_2634 por Thi Aqua, no Flickr

É esquisito ver o aqua assim depois de anos de vida
Image
_K7_2638 por Thi Aqua, no Flickr

Bolinhas fertilizantes JBL Proflora, práticas, não muito caras e são reutilizáveis :)
Image
_K7_2637 por Thi Aqua, no Flickr

Essas ventosas são boas companheiras para o aquarista em mudança, essa foto é um exagero pois cada uma suporta 100kg, existem dessas com 1,2,3 ou 4 ventosas cada modelo uma pra um peso, não são caras e ajudam muito!
Eu comprei dessas pra transportar o outro aqua que pesa cerca de 300kg
Image
_K7_2642 por Thi Aqua, no Flickr

Depois da zona toda,já no novo local esse aqua de 200l quebrou o fundo porque eu o coloquei apenas com a madeirinha onde ficava originalmente que eu desparafusei do móvel e coloquei no chão, um isopor muito fino e um chão de tacos irregulares fizeram trincar o funco quando enchi de água ( sim, muita zica)
Então montei esse aquarinho de 160l emprestado e mais duas bombonas de 240l pra abrigar a fauna deste e do outro aquário. Neste tinham 4 ciclídeos, Vieja synspilum (paratheraps melanurus), dempsey blue, green terror e um boca de fogo que é menorzinho e vive escondido, por isso não aparece nas fotos.
Como a Vieja e mais forte ficava bulinando os outros peixes então eu a separei
Esta redinha ficou juntando sujeira e mesmo com tpa semanal o nitrato subiu demais chegando a 50mg/l !
Percebi quando desmontei e transferi a vieja pra uma bombona de 240l onde ela vive sozinha agora
Image
_K7_3465 por Thi Aqua, no Flickr

Um pouco menos pior sem a Vieja e sem o tapume
Image
_K7_3487 por Thi Aqua, no Flickr

Estas são as bombonas onde os peixes estão provisoriamente
Na da esquerda, que está com o mesmo sistema de filtragem do aqua deste post estão:
1 Chauseus aprox 20cm
1 mato grosso
2 lambaris rosa
1 tetra fortuna
1 ancistrus sp (nariz eriçado) pequeno
1 comedor de algas chines pequeno
2 otos

E na da direita que está com um filtrinho FVM feito com pet 3l tocado por uma bomba 750lh, apenas a Vieja

Image
_K7_3553 por Thi Aqua, no Flickr
Image
BOMB por Thi Aqua, no Flickr

E por fim um video do aqua quando estava em atividade pra cutucar a nostalgia

Um ano e meio depois no mesmo plantado de 200l.
Na data da captura do vídeo o Dempesey estava meio baleado porque acabara de sair do aqua-hospital, por isso a aeração, que normalmente é apenas noturna, está ligada.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... SXWsWa1TdM[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... SXWsWa1TdM
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5SXWsWa1 ... detailpage[/youtube]

ab
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

Maiko Palmeira
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 24 Feb 2005, 19:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Minas Gerais - Bicas
Contact:

Re: Plantado 200l, Muitas fotos desde 08/2011 até 2013

Postby Maiko Palmeira » 19 May 2013, 12:16

Quantas modificações no decorrer do tempo heim! O mais legal é que o Jack permanece firme e forte, e enorme. Parabéns!
abraço
Maiko Palmeira
Facebook : Fã Page


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest