[Aquário do Mês - 10/2012] 200L - Fundo de Rio -Luz e Sombra

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

[Aquário do Mês - 10/2012] 200L - Fundo de Rio -Luz e Sombra

Postby epassere » 03 Sep 2012, 23:27

Olá amigos
Sou iniciante no hobby e esse é meu primeiro aquário de verdade. Antes disso só tive um aquário nos anos 90 e como naquela época as informações não estavam tão disponíveis como hoje, ele não durou muito.
Faz uns 3 anos que redescobri o hobby através dos fóruns e várias matérias na internet. E pude perceber e identificar todos os erros que cometia no passado e o porque do meu aquário anterior ter sido um desastre. Mas só agora resolvi tirar o projeto da gaveta e por a mão na massa.

Eu comprei esse aquário usado e alguns equipamentos vieram junto, assim como o substrato e algumas plantas e todos os troncos também.

A minha idéia inicial era montar um temático amazonico de águas negras, sem plantas e com muitos troncos pra ficar como uma zona de raízes. Mas como comprei com algumas plantas a idéia inicial ficou de lado, acabei curtindo ver as plantas se desenvolvendo e hoje posso dizer com certeza que elas dividem minha atenção meio a meio com os peixes.

Espero que gostem e critiquem também.
Segue o SETUP e algumas fotos

Aquário: 100x40x50 (l x c x a) 200L - Depois de todo substrato e os troncos deve ter ficado com uns 160L reais
Substrato: Areia de rio, basalto e laterita
Termostato: Roxin 300W
Filtro: Canister AquaPro 1200L/hr (Com cerâmica e Perlon, optei por não usar o carvão)
Luminária Boyu: PLB 120H (funcionando com 2 PL de 36W - 6400k)

PH: 6,5
Testes de amônia sempre zerados depois dos primeiros 30 dias.
Não comprei nenhum outro teste por enquanto.

Fauna:
4 pterophyllum scalare - Bandeiras comuns
10 Paracheirodon axelrodi - Falso neon
6 Hyphessobrycon eques - Mato Grosso
4 Coridoras (3 bronze e 1 azul) Quase certeza! rsrs
3 Cascudos (serão retirados assim que crescerem demais)
Próximas aquisições para fechar a fauna: Casal de Apistogramma Cacatuoide Triple Red, 1 Cascudo Tigre de Ouro, 5 Ottos e mais 2 corydoras.
É muito peixe??? opiniões por favor.

Flora:
Anubia nana
Anubia lanceolata
vallisneria gigantea
Musgo de Java
E mais uma que ainda não sei o nome e veio junto (lado esquerdo do aqua)

manutenção:
TPA semanal de 30%
Fertilização líquida com Fluorish Excel (pras plantas e combate as petecas, que também vieram junto)

Algumas observações antes das fotos.

Apesar de desistir de fazer um amazônico eu ainda tento manter a idéia de low tech e águas negras. Ainda preciso escurecer mais a minha água. Para isso já estou secando folhas de goiabeira e ameixeira também. Só vou esperar mais pro aquário maturar mais.

O substrato foi meu primeiro dilema, pois como comprei esse aqua já com ele, acabou misturando o basalto, a areia e a laterita também subiu. Ele não tem nenhum substrato fértil. Apesar de gostar bastante do efeito que deu no começo fiquei um pouco preocupado com a laterita, mas até agora não alterou em nada.

Os cascudos vão ser retirados assim que crescerem demais, vão para um lago de um conhecido. Eles foram comprados por engano por meu sogro. Eu estava procurando por ottos. Mas como devem saber, nas lojas é tudo limpa-vidro. rsrs Quando cheguei em casa eles já estavam dentro do aqua. Acabei deixando, mas a intenção é colocar só 1 cascudo tigre de ouro L134.

A luminária eu mantenho só as luzes do lado esquerdo, pois só ali que eu coloquei as plantas como vocês vão ver.

As fotos estão ruins, escuras e até sem foco. Mas por enquanto essa é a máquina que eu tenho, fazer o que. rsrs
E muitas algas no vidro. Eu tento não ficar raspando toda hora, pois elas vem e desaparecem depois de algum tempo. Ao vivo não aparecem tanto. É Sério!!

Bom, vamos ao que interessa...

Image
Esse foi como ficou assim que eu montei no final de junho/2012. As plantas na superfície ficaram ali pra serem plantadas no outro dia. Mas eu gostei e deixei elas soltas mesmo, pois fazia bastante sombra. Foi um erro, pois acumulou MUITA sujeira na superfície, acabei tirando. As luzes nessa foto estavam só na parte traseira.

Essas fotos é de como ele está hoje 03/09/2012

Image
Esse é o novo layout com as luzes apenas na esquerda da luminária, sem as plantas na superfície e a anúbia foi para a esquerda junto as outras. Me amarrei no contraste de luz e sombra, os peixes também parecem gostar.

Image
Essa ficou mais escura do que realmente é.

Image
Detalhe lado esquerdo do aqua. Quase nada de alga no vidro rsrs
A planta atrás a esquerda é a única que não identifiquei ainda. Veio junto com o aquário.

Image
Depois da retirada das plantas e a introdução dos cardinais só os bandeiras que andam sumidos do aqua. Só saem pra comer e a qualquer movimento ao redor do aqua eles voltam para as "galhadas" rsrs Espero que se acostumem logo

Image
Essa da pra ver como está a cor da água. Eu ainda pretendo escurecer mais um pouco.

Image

A intenção depois que eu completar a fauna, é deixar ele mais natural possível. Só controlando pra não virar uma selva maior ainda. Não vejo a hora das anúbias nana e lanceolata darem suas mudas. A nana veio plantada em um dos troncos e a lanceolata eu comprei, as duas estão se desenvolvendo superbem. A nana chegou a perder todas as folhas no transporte e na tentativa de matar as petecas que cobriam o tronco em que ela estava. Graças a Deus já está recuperada e com três folhas.

Bom é isso por enquanto. Vou providenciar a foto dos bandeiras, das corys também. E uma limpeza dos vidros nas próximas postagens.

Abraço a todos

Comentem e critiquem a vontade. Só assim que se aprende.
Last edited by epassere on 11 Sep 2012, 15:52, edited 1 time in total.

User avatar
marcelojc
Plantador
Plantador
Posts: 669
Joined: 16 Apr 2011, 16:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto/SP

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby marcelojc » 04 Sep 2012, 08:08

Parabéns, seu aqua esta maravilhoso , também estou montando um com peixes amazônicos !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby epassere » 05 Sep 2012, 12:26

Obrigado marcelojc. Quando seu aqua estiver montado posta as fotos pra gente ver. Assim que der vou providenciar fotos com melhor qualidade. Abraço

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby Jefferson Wonrath » 05 Sep 2012, 13:19

Gostei muito do seu aquá colega, esse efeito causado pelas luzes apenas de um lado ficou muito bonito. Parabéns ;).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby Xica » 05 Sep 2012, 15:04

Concordo em gênero, número e grau com o Dusttears.
Primeiro aquário de verdade? Que mão boa você tem.
Parabéns.

User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby epassere » 05 Sep 2012, 17:34

Obrigado pessoal pelos elogios. Foram 3 anos só lendo e aumentando a vontade de ter o meu aquário, por isso quando peguei ele na mão eu já tinha definido o que queria. rsrs O contraste luz e sombra foi um teste pra ver como ficava e me agradou bastante, acabou ficando.

O aquário fica no meu escritório (trabalho em casa) num lugar que nenhuma visita tem acesso, só quem entra aqui. Minha esposa queria na sala, mas eu escolhi aqui justamente porque para mim a decoração do aquário tem que agradar primeiro o dono (sem esquecer dos seres vivos que estão dentro é claro). Eu estava certo, porque alguns veem acham bonito mas sempre rola aquele comentário, porque você não poe aquele peixe tal, ou esse aquário tá bonito mas porque não tira um pouco desses troncos não dá pra ver os peixes etc, ou até tá muito vazio, põe mais peixe ai rsrs. O importante é agradar ao dono primeiro, afinal sou eu que passo o tempo inteiro ao lado dele rsrsrs.

Mas também já tive problemas com filamentosas, cianos, e green spots. Nem tudo são flores.

Estou começando a me preocupar com as petecas. Domingo fiz a TPA e usei o FLuorish Excel e observando hoje estou vendo que apareceram outros pontos com ela, inclusive nas folhas das anubias nana. Não sei se dará certo, mas vou deixar 2 ou 3 dias sem iluminação pra ver se tem algum resultado. Alguém sabe se a iluminação tem alguma influência nelas?

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby Jefferson Wonrath » 05 Sep 2012, 20:22

"Petecas"... ler ou ouvir essa palavra vem me causando arrepios nos ultimos meses :evil:. Infelizmente não posso te ajudar com isso uma vez que estou nessa briga a um bom tempo e não venci :?, mas da sua duvida quanto a iluminação no combate das mesmas te adianto que pouco ou nada resolve, ao menos foi isso que já li e também já tentei sem resultados satisfatórios, infelizmente elas são uma verdadeira praga.

Mas boa sorte ;).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby epassere » 05 Sep 2012, 20:59

Pois é dusttears, no começo eu achei que o Fluorish Excel fosse resolver. Logo na primeira dosagem quase as exterminei no único tronco que estava coberto por elas. Quase todas ficaram brancas e desapareceram em 2 ou 3 dias. Mas agora que estou aplicando 5ml duas vezes por semana, elas parecem que estão resistindo e se espalhando. Não me importo em tê-las no aqua desde que não prejudiquem as anubias ou se espalhem demais. Raspar elas do tronco parece que pode piorar, pois espalharia mais. O negócio é ter paciência e tentar resolver naturalmente, já que não adianta ter pressa não é mesmo. Mas valeu pelas dicas quanto a iluminação. Boa sorte ai com as suas e está declarada a guerra a elas aqui também rsrs

User avatar
Rodrigo Paula
Populador
Populador
Posts: 1151
Joined: 06 Jun 2012, 18:23
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Teresópolis -RJ

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby Rodrigo Paula » 05 Sep 2012, 23:38

Cara , achei fantástica sua montagem à iluminação ficou muito interessante!Dando uma certa profundidade acho eu não sei se estou falando bobagem rsrsrsrsrsrs .Apesar de não ser fã número um , seu aquário é muito inspirador !
Abraço e parabéns !!!!!!!!!

User avatar
Ivan Morais
Ciclador
Ciclador
Posts: 297
Joined: 27 Nov 2003, 18:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Parnaiba-PI

Re: 200L - Fundo de Rio

Postby Ivan Morais » 06 Sep 2012, 16:12

Cara

Seu aquário ficou muito legal, gostei muito do efeito que a iluminação deu.

Parabéns e continue postando a evolução, quero saber se as algas marrons vão te incomodar, apesar que elas não são tão problemáticas assim.

Abraço
Pescar, uma verdadeira lição de igualdade, pois todos os homens são iguais perante os peixes!!!

Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest