[Aquário do Mês - 06/2013] 200L Holandês com Discos

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
marcelojc
Plantador
Plantador
Posts: 669
Joined: 16 Apr 2011, 16:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto/SP

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby marcelojc » 21 Apr 2013, 18:32

Belos discos, aquario harmonioso!
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Jefferson Wonrath » 01 May 2013, 22:37

Mudanças :D

Estou com alguns upgrades para esse aquá em mente. Por agora, a passos de tartaruga por falta de tempo mesmo, consegui finalizar uma delas.

Infelizmente o gênio aqui, como de costume, esqueceu de fotografar o processo de confecção da coisa toda :?, então depois posto mais fotos da montagem terminada.

1) Tampa DIY. Queria testar uma aberta pois já tive problemas com oxigenação mas também adquiri um gosto por montagens com tampas assim ou até sem (com lampas suspensas).
*Usado madeira de demolição. Custo: 0
*Corretivos com massa. Custo: R$4,50
*Duas camadas de tinta (base+cor). Custo: R$:40,00 (latas que serão usadas para o resto do móvel)
*Camada de verniz reforçada. Custo: 0
Total final: R$44,50

2) Iluminação DIY. Por diversas razões queria muito mesmo tentar os leds. Depois de muito pensar ficou o seguinte:
*4x Leds de 10w (http://dx.com/p/diy-10w-900-1000lm-6000 ... 12v-151538). Custo: R$37,60
*4x Refletores (http://dx.com/p/20-100w-silver-plated-p ... 58mm-39963). Custo: R$16,80
*Adesivo Plastico próprio (http://dx.com/p/adhesive-solder-heatsin ... s-5g-37514). Custo: R$4,30
*4x Dissipadores de PC Intel de alto desempenho (alumínio com núcleo de cobre). Custo: 0
*5x Resistores de 100 ohms para redução da rotação e consequente redução de ruidos. Custo: R$1,00 (pacote com 10)
*8x Botões do painel para chaveamento individual de leds e coolers. Custo: R$16,00
*2x Barras de rosca 3/16-1M para fixação dos leds. Custo: R$20,00
*Fonte de PC adaptada. Custo: 0
Total final: R$ 95,70

Apesar dos módulos de iluminação serem fixos, o posicionamento escolhido e o chaveamento individual me permite diversas configurações na iluminação.

Agora é acompanhar como essas alterações afetarão o aquá. O visual de cara já muda bastante com a iluminação led, eu particularmente gostei muito, especialmente da coloração mais viva. Já no primeiro dia as plantas fizeram algo que não faziam a tempos, muitooo perling. Lembrando que sai de atuais 90w fluorescente tubular (2xLuz do dia e 1xAqua-glo) para 4x10w led. Como quero manter o crescimento das plantas mais estagnado, é provável que eu teste depois com apenas 2 leds acessos.

Image
*Optei por um espaçamento maior no centro pois é onde fica a trava do aquário que é bem larga e de duplo vidro.
*Os módulos de iluminação não são vistos na linha de visão normal, nessa foto aparecem pois a mesma foi tirada propositalmente de baixo para cima :).
*Todos os componentes, inclusive a fonte de alimentação e o painel elétrico ficam dentro da tampa, sendo assim a unica coisa que sai dela é o cabo de energia ao fundo do lado direito.
*A tampa ficou com menos da metade do peso da antiga e de manutenção muitooo mais fácil, e de quebra também facilitou a manutenção geral do aquá :D.

É isso. Abraços ;)
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Bruno Caron » 02 May 2013, 08:38

Poxa, bem bacana essa iluminação em. Acho que esse feriado foi o dia de montar a iluminação :mrgreen:
Ainda que ficassem expostos esses conjuntos ficaria com um visual bem legal. Gostei desses seus refletores...

Agora o que estou curioso é quanto ao comportamento dos discos, e ai estranharam a luz? pela foro parece que não.....

Abraços!

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Jefferson Wonrath » 02 May 2013, 10:21

Hehehe agora que você falou até que ficou meio high-tech se os módulos ficassem a vista :D.

Quem pareceu ter estranhado foram as coridoras que resolveram sair dos esconderijos durante o dia para dar uma explorada, mas só no primeiro dia.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Bruno Caron » 02 May 2013, 11:00

Bacana saber que os peixes não estranharam tanto, embora você já tivesse uma boa quantidade de luz.
Vamos ver depois de o aqua cheio e com substrato como vai ficar, mas o que eu não gostei foi dos reflexos que "saem" da tampa, de certa forma incomodam... O seu acontece isso? Qualquer coisa vou providenciar uns refletores iguais os seus.

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Jefferson Wonrath » 02 May 2013, 11:18

Você diz reflexos projetados na parede próxima ou por todo o ambiente mesmo? Não quero te desanimar, mas se entendi o tipo de reflexo que você falou, acontece sim mesmo com o uso de refletores. No meu caso com essa tampa nova acontece mais ainda. Depois tiro umas fotos para você ver.

Agora achei estranho estar saindo reflexo a ponto de incomodar no seu caso já que sua tampa é toda fechada. Seria por alguma passagem de ar ou por entre as juntas das partes moveis mesmo?
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Bruno Caron » 02 May 2013, 11:31

A lateral que fica junto a parede é aberta! Fiz desse modo para ajudar na ventilação, ainda mais que ali tem o sump.
Talvez exagerei no termo incomodar, mas é que estava acostumado a menos luz, e o que pega pra mim também é que o aqua esta encostado a eu sofá, mas creio que tudo será questão de ajuste... Espero!
Se puder postar as fotos depois ajudará a comparar com o seu, depois faço mais umas também. :wink:

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Jefferson Wonrath » 02 May 2013, 21:28

Segue as imagens Bruno:

Image
Note que a parte de trás fica bem forte. Isso já acontecia com minha antiga tampa e lampadas tubulares mas era bemmm mais fraco.

Image
Como agora minha tampa é aberta na frente também ha reflexos no teto.

As fotos foram tiradas no final do dia, por volta das 17:00. Mesmo minha sala recebendo bastante luz natural, ou até mesmo com a luz artificial acesa, esses reflexos são bem visíveis, mesmo os do teto que são mais fracos que os da parede atrás do aquá. Quando esquematizei a montagem não imaginei que ficaria forte assim, mas como disse antes, não é algo que me incomode.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Bruno Caron » 03 May 2013, 00:03

Ha, o meu esta exatamente assim...

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: 200L Holandês com Discos - 1º Aquá / Refeito

Postby Xica » 03 May 2013, 09:32

Idem para o meu.
No início me incomodava bastante, depois acabei por me acostumar.
Bom dia!


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest