Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Johnatan Palmer » 04 Feb 2012, 01:06

Vou contar-lhe os acontecimentos que levaram meu primeiro aquário a ir tornando-se um Biótopo do Sudeste Asiático de acordo com minhas descobertas referentes ao aquarismo e seguindo indicações deste texto. A primeira parte dessa saga, você pode acompanhar nesse tópico.

Essa postagem sempre será atualizada de acordo com as novidades do Jardim de Ondas Negras. As demais respostas farão parte dos comentários, perguntas, dúvidas, sugestões ou demais interação entre os aquaristas interessados nesse futuro biótopo.

Montado em: 27/12/2011

Setup ao início desse tópico:
Litragem: 46 x 21 x 28 = 27,05L
Substrato: Cascalho Basalto nº 0 e Cascalho Natural nº 0
Flora: Egeria densa
Fertilização: 3g de Seachem Flourish Tabs
Fauna: 1 Betta splendens e 4 Danio rerio
Iluminação: 15W, 6500K
Filtragem: Aleas XP - 06 (250L/h)
pH: 7,2
Temperatura: 25ºC

Setup atual:
Litragem: 46 x 21 x 28 = 27,05 * 0,85 = 23L
Substrato: Cascalho Basalto nº 0 e Cascalho Natural nº 0
Flora: Egeria densa e Taxiphyllum barbieri
Fertilização: 3g de Seachem Flourish Tabs
Fauna: 1 Betta splendens e 6 Danio rerio
Iluminação: 15W, 6500K
Filtragem: Aleas XP - 06 (250L/h)
pH: 7,0
Temperatura: 23ºC

O que falta?
Mudança na flora: Trocar a espécie Egeria densa pela espécie Limnophila sessiliflora;
Temperatura: Aquisição de termostato para mantê-la em 25ºC.

Obs.: Ao clicar em qualquer uma das imagens dessa postagem, você as verá em uma resolução maior

03/02/2012
Iniciado o tratamento do tronco de abacateiro escolhido para meu aquário. Na fervura percebo que ele é bem grandinho e fico com receio de que não fique bom dentro do aquário. Só testando para ver :| ... Coloquei o mesmo em um balde com água salina e estou esperando afundar completamente...
Segue fotografia mostrando a quantidade de taninos liberados:

Image

Ficarei devendo imagens do aquário, pois na TPA de hoje deu uma revirada nas Elódeas que terei de ajeitar amanhã... E inclusive, o mesmo não mudou muito desde as últimas fotos.

04/02/2012
O tronco afundou no balde, mas quando vou colocá-lo no aquário, ocupou muito espaço.
Como não queria um tronco parecendo artificial, fiz uma simulação da ação da correnteza com o passar do tempo. Minha cadela está assustada até agora com as batidas no chão :mrgreen: !
Tive que mudar a posição que planejava, mas gostei dos resultados.
Não estava com paciência para fotos e vou tirá-las só amanhã.

05/02/2012

Vamos as fotos:

Image

Image

Image

Image
Close no tronco...

Image

Image
O Figurão mandou um "salve" para a galera do AqOL!

Image
Finalmente uma imagem com os seis juntos. Pena que em um momento de comportamento estranho.

Dois dos paulitinhas adquiridos recentemente ainda estão com medo da luz, fazendo o cardume ficar nos cantos do aquário enquanto a mesma está ligada.
Creio que seja os dois novos, pois anteriormente eles não tinham esse comportamento. Com a luz desligada eles nadam o aquário inteiro... Agora é esperar acostumar...

P.S.: Percebi que nas fotos com flash dá pra perceber a cor amarelada da água... Provavelmente ficará amarelado assim até aquisição do purigen...

Edições:
Edição em 05/02/2012: Inclusão de configurações, comentários e imagens do aquário.
4 Edições em 10/02/2012: Inclusão de algumas reflexões (P.S.: É impressão minha ou esse tópico está quase um diário :mrgreen: ?); Deletada uma postagem posterior e migrada para essa primeira; Corrigido setup do início do tópico
Edição em 25/02/2012 e 27/02/2012: Atualização da forma de postagem. Dá preguiça de explicar :| ...
Last edited by Johnatan Palmer on 27 Feb 2012, 16:19, edited 7 times in total.
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Fuziyama » 04 Feb 2012, 07:35

Bem vindo ao clube dosque iniciam a vida de plantados com Elódeas e depois as trocam por outra qualquer..

Boa sorte com seu novo layout.. seria interessante você colocar mais informações sobre seu aqua:
Dimensões e litragem:
Data da montagem..
Termostato.. etc

e fotos é claro :)

Abraços e boa sorte!

User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Johnatan Palmer » 05 Feb 2012, 11:36

Postagem inicial atualizada! Aguardo comentários!

Fuziyama, essas informações estavam no outro tópico que citei no começo da primeira postagem, mas aproveitei a edição de hoje e coloquei essas informações nesse tópico também. Se notar mais algo faltando, só falar!
Ah! Só estou trocando as Elódeas para transformar esse aquário realmente em um biótopo do sudeste asiático, mas vou migrá-las para o meu próximo projeto assim que iniciá-lo... Gostei da tonalidade verde dela e da forma como crescem rápido!
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Felipe Panicio » 05 Feb 2012, 11:39

O tronco tingiu a água um pouco, eu gostei da cor, da um charme no betta... :D
Image

User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Johnatan Palmer » 05 Feb 2012, 12:06

Não tinha olhado por esse ângulo, Bolaninja... Nas fotos tiradas com flash, o amarelado fica mais visível.
Ouve uma mudança de posto de vista aqui... Quem sabe não mantenho essa tingida :wink: ...
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Xica » 05 Feb 2012, 16:20

Oi.
Acho interessante aquário com esta cor de água, os peixes devem gostar.
Aqui já fiz algumas tentativas com folhas e cascas sobre o substrato, a água ficou até bem escura, mas juntava tanto detrito que desisti.
Bom domingo para vocês.

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Pinha » 05 Feb 2012, 23:52

Oi Johnatan,

Eu também gosto da cor da água, imagino que os peixes fiquem mais confortáveis. Não deixe de atualizar, vai ficar lindão. Qual o seu próximo projeto?

Abraço

User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Johnatan Palmer » 06 Feb 2012, 12:47

Estou achando que não vou me esforçar para tirar o tingido da água, Xica. Todo mundo achando legal (até a esposa gostou)... E só eu cismado em manter a água cristalina...

Pinha, vou repassar o elogio pra minha decoradora de aquários :mrgreen: ... A esposa anda ficando mais interessada no hobby depois que começou a ajudar com os layouts!
Ah! O próximo projeto é de um Biótopo de algum rio de Bonito - MS. Estava analisando as expedições do Aquamazon e tem várias informações disponíveis lá...

Abraços, um bom aquário e boa semana a todos!
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Johnatan Palmer » 27 Feb 2012, 16:20

07/02/2012

Percebi um positivo da água tingida em meu aquário. Se vocês olharem a foto do dia 05/02/2012 com os paulistinhas, verão que alguns deles estão refletindo um alaranjado nas escamas prateadas. Agora que eles perderam o medo da luz, ficam bailando perto da superfície e a cada movimento esse alaranjado troca de posição... Um efeito que eu achei muito legal!
Ah! E de vez em quando o cardume muda entre o lado direito e o esquerdo do aquário... Dá pra ver a fila de peixes desviando do tronco nessa travessia, cada um repetindo o movimento do anterior... Eita bichinhos companheiros, nenhum deles fica sozinho por nada :D !

O beta é o protagonista, mas os paulistinhas são coadjuvantes dando um show a parte :wink: ...
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Re: Jardim de Ondas Negras (Transformando-se em um Biótopo)

Postby Johnatan Palmer » 27 Feb 2012, 16:21

10/02/2012

Hoje, antes de ir para o trabalho, tive a oportunidade de sentar a frente do aquário por um tempo maior que o habitual...
As pessoas costumam reclamar das dificuldades enfrentadas pelos aquaristas, mas são tão gratificantes os resultados positivos dessas dificuldades que elas valem muito a pena!

Ah! Amanhã é dia de TPA... Provavelmente vou atualizar as fotos e ver se uma idéia que surgiu dará certo!
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest