Biwako - Comunitário 120L Plantado (em detalhes)

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Biwako - Comunitário 120L Plantado (em detalhes)

Postby Fuziyama » 11 Jan 2012, 21:50

Resumo do andamento no ano de 2012..
Image
Olá pessoal.. após alguns meses com aqua 100% artificial decidi mudar layout e plantá-lo!

A fauna está completa já.. espécies simples de comportamento pacífico e todos a alguns meses comigo, faz tempo que não compro peixes novos..

Vamos ao aqua:
Dimensões: 80x50x30 (120L bruto)
Filtragem: HF600 Atman (650l/h) -estou fazendo um canister, mas ainda não está pronto.. (já comprei a bomba Sarlo 2000L/H)
Substrato: (em ordem de baixo para cima)
Laterita
Fertilizante
Humus + Humus Plus
Areia de Filtro (lavada 1000x e fervida por 1 hora)
-- até peneirei areia de construção, lavei diversas vezes.. mas a areia de piscina é muito mais branca e muito menos dispersante na água (qualquer mexida no fundo com areia de construção vira uma neblina de areia)
Iluminação: 60W (3x Lampadas 20w) Vermelha/Azul/Luz do Dia (Acionamento por Timer Digital por 11h:30min por dia - ligo das 19:30 às 07:00 - aproveito para economizar luz na parte da noite mostrando que tem gente em casa hehe)
Decoração: Tronco (ficou em tratamento 1 mês e 10 dias.. nesse tempo fervi 2x) e pedras (fervida 1x por 1 hora) - todos retirados do Rio das Pedras em Penedo/RJ pessoalmente XD.

Termostato: 150w (em 28ºC)

Alimentador automático Resun AF2009-D: 1 volta na manhã e 02 na noite (pouca comida)
O restante alimento manualmente (aliás essa é a melhor parte do aquário né)

PH 7 - 7,2 (tento manter no 7 - neutro)
Temperatura: 28º
###### PLANTAS ######:
1) Ludwigia glandulosa "perennis"
2) Anubia anã ??
3)
4) Amazonense (já tirei 16 mini amazonenses hehe agora não deixo mais se reproduzir..)
5) Samambaia d'água (planta com crescimento absurdo.. se não podar vai ter só samambaia no aqua..)
6) Vallisneria americana "Natans" (crescimento rápido.. planta dá trabalho no sentido de exigir podas frequentes.. quinzenais/semanais..)
7) Acorus, Verde e Branco Crescimento lento, porém é muito bonito! Futuramente compro mais!
###### PEIXES ######:
Superfície:
9x Paulistinha (comprei as 9 de uma vez; depois de algum tempo percebi que uma era diferente! É um paulistinha véu hehe é a mais abusada e parece que é a líder das demais...)
7x Tanicts Peixes miudinhos... ativos (menos que os paulistinhas) e bem bonitos.. inicialmente eram 9 (mas, logo nos primeiros meses perdi 2..., os outros 7 estão super saudáveis a muito tempo.. 13.04.12)
Meia água:
3x Cruzeiro do Sul Minhas manjubinhas :)
9x Tetra Fantasma Vermelho Há tempo tenho dúvida se é realmente esse nome ou simplesmente Mato-grosso (mto resistente)
5x Tetra negro (como a maioria dos Tetras.. se destaca pela resistência..)
1x Colisa Azul
1x Colisa Mel
8x Barbo Gema (na loja em que comprei está como Barbo Ouro, mas acredito que sejam Gema)
5x Molinesia (peixe de meio que ajuda na limpeza, pois como bastante alga..)
4x Plati Azul Deram 11 alevinos (em crescimento)

Fundo e equipe da limpeza:
2x Cascudo Barbudinho Nunca tive um peixe tão resistente quanto esse... Cascudo de ferro..
2x Coridora Tigre Esse peixe tem que comprar o grupo todo que você quer, tinha 3 e comprei 2 para compor 5... nos 2 dias seguintes as 3 antigas estavam mortas com ferimentos e tenho as outras 2 faz tempo já...
3x Camarão Fantasma (01 dos 4 morreu... conseguiu entrar no filtro :( ) Os demais estão muito bem a um bom tempo... muito bom
1x Caramujo (ampulária) 100% ajudam bastante na limpeza e não dão trabalho! (inicialmente tinha 2, mas 1 acabou morrendo... os peixes o devoraram após de morto, mas não tenho certeza se foram eles que mataram, apesar de achar isso...)
1x Gold Alga Eater Comprei no dia 17/03/2012 (muito cedo para comentar sobre esse peixes. Como não tive sucesso com os otocinclus, que morreram sem motivo aparente estou tentando com esse novo comedor de alga. Os otocinclos (limpa vidros comuns) custaram 1 real cada hehe esse Gold foi 12,00.. então estou começando com apenas 1 e, também li que é semi-agressivo com a espécie..
Hoje 13/4/12, praticamente um mês completo que tenho esse peixes, posso dizer que é um peixe excelente! Super ativo, "trabalhador" e o único problema que vi foram algumas investidas contra o Labeo Frenatus.. nada demais..
Espécies que não tive sucesso:
:( Compartilhando experiências negativas :(
2x Peixe Vidro Indiano (peixe mto sensível, não compro mais)..
6x Otocinclus (perdi muitos desse peixe e não sei o motivo... desisti dessa espécie!)
2x Peixe agulha, vulgo Cachimbo Esse peixe simplesmente morre porque é muito difícil de comer em cativeiro, duraram +- 01 mês e, nesse tempo nunca vi comer.. Tem que ter uma alimentação especial direcionada a eles e ter sorte (eu Desisti dele após as perdas.. )



Vídeo:
[youtube]T503yEM29us[/youtube]
Em breve faço um com melhor qualidade.
DESENVOLVIMENTO (DATA DECRESCENTE)
09/05/2012 (com mais plantas) a qualidade da foto não ficou muito boua...
Image

13-04-2012 (dado um trato no aquário, sifonei o fundo e removi um pouco de areia que estavam com algas e completei os "buracos" com areia nova; fiz uma tpa um pouco maior (= água mais clara) e podei a mata) E tirei uma planta (parece alguma anubia) do fundo do aquário e coloquei na frente... está logo a direita..)
Image

15-03-2012 (preciso podar urgentemente..)
Image

19-02-2012
Image
- Samambaia d'agua cresceu bastante.
- Estou deixando a Valisneria ficar com a folha na superfície, mas algumas delas já exageraram preciso podar..
- Ludwigia glandulosa "perennis" solta muita folhas e sempre renova com novas.. é uma planta que requer mais cuidados que as demais..(quanto a limpesa)
- A amazonense está se reproduzindo.. reparem nas mudas nascendo no "caule" sobre ela..

30-01-2012 (Adicionado Fundo Preto)
Image

29-01-2012
Ludwigia glandulosa "perennis" está crescendo rápido.. e as folhas inferiores estão soltando enquanto ao topo nascem novas... tende a ficar uma mini árvore no aqua :o
Image

24-01-2012 (11 dias depois..do plantio)
Image

13-01-2012
Image


-Montagem-----------------------------------------------------------------------------

O Tronco:
Image

ILUMINAÇÃO (12h/dia)
3x Lâmpadas 20W (1 luz do dia, 1 azul 7.5K e 1 vermelha 7.5K)
Image

Preparação do Substrato:
1ª Camada: Lateria
Image

2ª Camada: Fertilizante
Image

3ª Camada: Humus
Image

Usei:
Image

4ª Camada: Areia de filtro p/ piscina
Image

Decoração:
Tronco+ Pedras
Image

########ATUALIZAÇÃO########

Image
Aquário plantado! Agora é só identificar todas as plantas :D

########ATUALIZAÇÃO########

PRÓXIMOS PASSOS:
-Montar canister com tubo PVC 150mm (bomba vazão 2000l/h) em andamento!!!
-Comprar fundo preto para o aqua.
-Comprar musgo de java para o tronco.
(mais atualizações nas respostas ao decorrer do tópico)
Last edited by Fuziyama on 09 Nov 2012, 21:47, edited 55 times in total.

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Remontagem 160L Plantado (c/ fotos)

Postby Felipe Panicio » 11 Jan 2012, 22:11

:arrow: O aquario vai ficar bonito pacas... :D

:arrow: Que rio lindo, a agua é cristalina... :o

:arrow: Não sei se devia, mas não resisto... Parabéns pela esposa... :roll:

Atualiza ai quando montar... :D
Image

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Remontagem 160L Plantado (c/ fotos)

Postby Fuziyama » 11 Jan 2012, 22:36

@Bolaninja

Espero que fique.. estou me esforçando (fazendo oq leio no fórum e tentando aprender)

é que você não viu as cachoeiras... tem muita cachoeira nesse rio xD
Detalhe: Não vi nenhum peixe... e só achei 1 planta submersa
Image
Está num aquário de mudas.. e já nasceram 2 folhas novas.. essa foto é do dia que peguei..
Se alguem souber que planta é essa.. agradeço!

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Remontagem 160L Plantado (c/ fotos)

Postby Fuziyama » 13 Jan 2012, 14:29

Atualizado em 13-01-2012

User avatar
Vinícius Ribeiro
Ciclador
Ciclador
Posts: 147
Joined: 03 Jan 2012, 00:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Remontagem 160L Plantado (c/fotos) SIGA-ME :D

Postby Vinícius Ribeiro » 13 Jan 2012, 15:31

Estimado Fuziyama,

Muito bacana teu projeto... As plantas vão agradecer a qualidade do solo delas. Parabéns e poste as atualizações assim que as fizer.

Um abraço e bom final de semana

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Remontagem 160L Plantado (c/fotos) SIGA-ME :D

Postby Mateus Camboim » 13 Jan 2012, 17:00

Olá,

O projeto é legal, parece que vai render e ficar bem bonito! Não m,e preocupo muito com o número da população, mas com as exigências de pH, temperatura e comportamento, que estão bem misturadas :|.

Peixes de água ácida:
Cruzeiro do Sul (são peixes de cardume, tendo que viver em grupos de 5 ou mais para seu bem-estar)
Tetra Fantasma Vermelho
Tetra Negro

Peixes de água neutra (que se adaptam a água levemente alcalina ou levemente ácida):
Paulistinhas
Tanictis
Colisa Azul
Barbo Ouro

Peixes de água alcalina:
Molinésia
Platy
Agulhinha (precisam viver em grupos de 3 ou mais)

Peixes que o pH depende da espécie:
Cascudos
Corydoras (são peixes de cardume devendo viver em grupos de 5 ou mais para seu bem-estar)
Otocinclus (são peixes de cardume devendo viver em grupos de 5 ou mais para eu bem-estar)

Peixes de água alcalina e fria:
Dojôs (manter em água acima de 25°C costuma problemas em sua bexiga natatória, causando dor e fazendo o peixe pular do aquário. Por isso muitas pessoas perdem seus Dojôs no chão, secos e não sabem o porquê, são peixes para aquários de água fria).

Não acredite em conversa de vendedor que todo o peixe se dá bem em água neutra ou que a água com pH neutro é bom para todo mundo, não é não! Cada peixe tem uma exigência específica de pH que deve ser respeitada. Ignorar tais exigências pode não matar os peixes de imediato, mas diminui de forma significativa a expectativa de vida dos peixeis.

Muitos peixes por serem resistentes (mas não são de ferro), aguentam faixas bem distintas de pH ou temperatura, não morrem e vivem por um longo tempo. Mas não tão longo quanto viveriam se tivesses seus parâmetros respeitados, além de ter a saúde fragilizada, em maior ou menor grau.

Seu aquário tem tudo para dar certo, uns troncos muito bonitos umas pedras também, apenas reorganize essa fauna, respeitando as exigências de pH, de temperatura e de como mantê-los (grupos ou cardumes).

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Remontagem 160L Plantado (c/fotos) SIGA-ME :D

Postby Fuziyama » 14 Jan 2012, 18:15

@Mateus Camboim

Segundo o site em que estamos o PH desses peixes são:
Cruzeiro do Sul (5,8 - 7,0) Ácido/Neutro
Tetra Fantasma Vermelho (5,5 a 7,0) Ácido/Neutro
Tetra Negro (6,5 a 7,2) Ácido/Neutro

Enfim.. eu entendi que em um ph mais ácido seria melhor p/ eles.. até pq o neutro é o limite aceitável (meu ph é mantido neutro, mas sofre variações curtas de 6,8 - 7,0)

Estão no ph 100% correto:
Paulistinhas
Tanictis
Colisa Azul
Barbo Ouro

Molinésia/Platy são de Neutro a Alcalino..
Então no neutro se dão bem também..

O agulha.. concordo com você requer água bem alcalina (o que não tenho) :( e muito menos grupo... (peixe comprado por mulher, enfim uma tristeza o critério da escolha..)
O Dojo também.. esposa comprou.. e não teve jeito, meu aqua não tem a temperatura ideal p/ ele.. por eqto tudo certo, apesar de saber que qualquer dia posso ter uma surpresa negativa com ele..

Quanto aos cardumes..
- as coridoras vão ganhar +3 amigos (completando 5 - em breve)
- segundo esse site, os otocinclus vittatus (que são os q tenho) são:
Comportamento: Pacifico, pode ser mantido tanto sozinho como em grandes grupos.
Mas, eu gostei tanto desse peixe que vou colocar mais uns 5 (8 no total), pois são bem trabalhadores xD



Obrigado pelas dicas.. vejo você sempre ativo no fórum de forma prestativa. (um dia serei assim)

Abraços XD
E continua acompanhando que jajá posto a foto dele plantado.. estão na outra casa xD

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Remontagem 160L Plantado (c/fotos) SIGA-ME :D

Postby Mateus Camboim » 14 Jan 2012, 19:05

Bem,

Realmente existem faixas limite para cada espécie. Por exemplo apesar de algumas delas suportarem o neutro, é provado que prosperam muito mais em água com determinado valor. Isso acontece muito, por exemplo com o Neon Cardinal, todos vemos aquários com esses peixes e pH 6,5 ou 6,8, mas são espécies que só se desenvolvem em sua totalidade com valor abaixo de 6... Nesse ponto, tudo okay.

Sobre as compras de sua esposa, isso acontece frequentemente, acredite. Sei o que é chegar em casa e ver peixinhos que eu não comprei nadando bem felizes no meu aquário :mrgreen:.

Onde está essa informação sobre a espécie vittatus? Eu procurei mas não encontrei (provavelmente não procurei direito :roll:). De uma maneira geral, todos os peixes do gênero Otocinclus são gregários, preferindo sempre viver em grupos ou cardumes. De acordo com o Planet Catfish, site especializadíssimo em peixes-gato e uma das maiores referências do gênero, afirma que esse espécie prefere viver em grupos, de no mínimo 6. Bem, de qualquer maneira você comprará mais mesmo, então beleza :mrgreen:.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
lucaslms
Montador
Montador
Posts: 93
Joined: 24 Aug 2011, 19:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Remontagem 160L Plantado (c/fotos) SIGA-ME :D

Postby lucaslms » 14 Jan 2012, 19:22

Gostei de TODAS as fotos !

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Remontagem 160L Plantado (c/fotos) SIGA-ME :D

Postby Pinha » 14 Jan 2012, 20:25

Oi Fuzyiama,

Como já comentei no seu tópico no Montagem e Manutenção de Aquários de Água Doce e o Mateus citou acima, os Cruzeiros do Sul são peixes de cardume, e precisam de no mínimo 300L. Os Tanictis e Dojôs são de água fria.
Por que você não tenta combinar com a sua esposa de trocar o Dojô por uma Cobrinha Kuhli? Ela viverá muito melhor nos parâmetros do seu aquário - além de ser bem mais colorida. O agulhinha também pode ser substituído por um cardume de Nannostomus. São lindos e têm o formato parecido, além de serem de água levemente ácida.

Até mais


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest