Aquário das Encalhadas

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Aquário das Encalhadas

Postby Pinha » 14 Dec 2011, 00:06

Sobre o nome (escolhido em 18/12): Esse aquário já teve muitos nomes aqui em casa, enquanto eu procuro um definitivo. Todos são baseados no fato que os peixes maiores - e mais fáceis de reproduzir em aquário - são fêmeas, justamente porque eu nunca quis filhotes (por não saber o que fazer com eles e ter muita pena de deixá-los à própria sorte). Dentre os nomes que mais gostei estão "Aquário das Tias", "Aquário das Solteironas", e "Aquário Matriarcal" (já que quem "manda" são as duas ramirezis). Por fim, acabei escolhendo "Aquário das Encalhadas", mas estou aberta a sugestões.


Litragem: ~154L brutos (é estimado porque os vidros da frente são curvos, e eu não sou tão boa em matemática assim pra calcular o volume de um aquário com vidro arredondado, hehe) e ~135L efetivos
Filtragem: 1 Eheim Liberty 100 (380L/h) + 1 Aquatech Fe50 (400L/h), ambos cheios até a boca de Siporax mini perto das esponjas e perlon na entrada = 780L/h
Iluminação: 2 lâmpadas 30W Phillips Extra Luz do Dia = 60W
Compressor: Boyu - pergunta: precisa isso, gente? os filtros fazem tanto movimento na água...
Termostato: Neptune 200W TROCADO (http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... =9&t=30079" onclick="window.open(this.href);return false;) - Atman 200W
Enfeites: Pedras neutras, troncos e um tronco de cerâmica horroroso que se eu tirar as Solteironas (ramirezis) me matam (elas adoram se enfiar lá dentro).
Flora: 1 Valisneria e 1 Anubia.
Fauna: 1 colisa fêmea (nome: Gorda), 13 neons (nome de um deles: Pirata), 6 peixes-lápis, 5 rodóstomos, 2 ramirezi fêmea (Nomes: As Solteironas), e 6 otos.
Parâmetros: Nitrito – 0; Amônia – 0; pH – última medição – 6,2 (mas vou aumentá-lo, geralmente ele é 6,6).

Planos futuros: Tirar essas pedrinhas feias e trocar por areia. Botar um tronco maior com musgo num canto (quem sabe esconder a toca das Solteironas lá atrás, :twisted: ). Plantar mais um pouco com plantas não exigentes. Bom, atualizo esse tópico quando mudar o layout (que atualmente non ecziste).


Vamos às fotos (por favor me dêem uma colher de chá por estarem toscamente batidas, mas ainda não peguei o jeito e a câmera não colabora - umas foram batidas com o celular e outras com uma relutante Cybershot):

Image
Vista geral do aquário


Os destaques:

Image
O dia que eu coloquei abobrinha no aquário e já tinha um oto cercando (também é a única foto de Oto que eu tenho :/).


Image
A Gorda com cara de “pô, mãe, cadê comida?”


Image
Uma das Solteironas que veio perguntar “manhê, que que cê tá fazendo?”


Image
Image
Quando comprei meus peixes-lápis, nem parei pra prestar muita atenção nas cores deles. Depois de 2 dias estava sentada na frente do aquário e percebi que são de espécies diferentes! Eles andam em cardume (os seis), mas tenho dois N. unifasciatus (primeira foto) e quatro que suspeito serem N. eques (segunda foto).


Image
Um dos únicos rodóstomos que ficou parado tempo suficiente pra sair em uma foto.


Image
Meu neon ceguinho. Fou a única foto que consegui, o danado é rápido.Reparem que o olho dele é branco – o outro olho não dá pra ver, mas é normal. Ele é o maior dos neons. Veio assim da loja, mas só reparei quando cheguei em casa e fiquei com dó de devolver porque achei que iam sacrificá-lo. Está comigo há 7 meses e até agora não passou nada pros outros. Ele nada e come normalmente, anda em cardume e tudo. Ficou assim, o Pirata.


Image
Uma das solteironas "montando guarda" na toca. Engraçado, acho que pela falta de um macho as duas passam o dia todo juntas "tricotando".



Image
Por último, mas não menos importante, a vista que tenho do meu “observatório”, a rede.
Last edited by Pinha on 05 Jan 2012, 19:44, edited 2 times in total.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Comunitário de *quase* 160L

Postby Lord_Wolf » 14 Dec 2011, 10:40

Olá
Legal seu aquário, bem natural!
Nada de enfeites artificiais :lol:
Não quis encher o aquário um pouco mais?
Image

Image

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Comunitário de *quase* 160L

Postby Pinha » 14 Dec 2011, 10:47

Obrigada, Lord :D
Na verdade tem o tronquinho cruel de cerâmica lá, mas disfarça.
É, boa idéia, vou dar uma enchida a mais quando chegar em casa :)

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Comunitário de *quase* 160L

Postby Eduardo Gerhardt » 14 Dec 2011, 11:03

Pinha bom dia!

O aquário realmente está muito bacana!! Parabéns!!

Agora é continuar pesquisando e aprendendo cada vez mais para aprimorar suas técnicas!

Respondendo sua pergunta: Não é necessário o compressor de ar, ele funciona apenas esteticamente quando já temos um filtro em funcionamento.
Claro que em alguns casos isolados, seu uso se torna necessário, mas no seu caso é opcional.

Ah, a rede para observar o aquário ficou um show a parte!! Deve ser muito relaxante ficar deitado na rede curtindo o aquário!!

Um abraço!
Eduardo Gerhardt
Image

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Comunitário de *quase* 160L

Postby Pinha » 14 Dec 2011, 11:17

Oi Eduardo,

Bom dia pra você também!
Jura? Nossa, vou tirar hoje esse negócio e dormir uma noite tranquila sem o barulho infernal do compressor (o aquário fica do lado da cama :P).
É, a rede realmente é. Como comentei em algum outro tópico por aqui, é um dos pontos mais disputados da casa 8)

Até

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Comunitário de *quase* 160L

Postby Pinha » 15 Dec 2011, 22:50

Oi gente,

Tentei umas fotos melhores dos peixes hoje.

Image
Pirata. Será que vale postar na seção de doenças? Procurei em fóruns gringos e nacionais e nunca achei um caso parecido com o dele.


Image
Gorda com cara de quem tá filosofando.


Image
Solteironas.



:)

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aquário das Encalhadas

Postby Pinha » 21 Dec 2011, 12:44

E...eis que uma plantinha dá mais uma folha!

Nunca tive jeito com plantas, já matei um musgo de java uma vez. Pra que ninguém duvide, aqui vai uma foto do que sobrou de uma porção inteira de musgo, que tá no tronco desde o meu aquário antigo de 72L (não tiro porque espero que vá se recuperar...esperança - ou será o musgo? - é a última que morre):

Image


Anteontem notei um "cabinho" novo na minha anúbia, eis que hoje vou olhar e lá está uma folhinha nova :) :) :)

Image


Pura alegria, tô quase me sentindo a Poison Ivy!
Image
foto por Lindsay Ruiz

(ok, exageros terminam por aqui)

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquário das Encalhadas

Postby Xica » 21 Dec 2011, 13:04

"Aquário das Encalhadas" está é muito bom! :D
Por que não arrisca mais algumas plantas, Pinha?
Presente de Natal para a peixarada.
Abraços.

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aquário das Encalhadas

Postby Pinha » 21 Dec 2011, 15:01

Oi Xica,

Esse é o plano! Vou pra Florianópolis esse verão e vou aproveitar pra catar um tronco...na volta, vou trocar o substrato por areia e plantar um pouco mais, aí sim vai ficar paquitão o aquário :).

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Aquário das Encalhadas

Postby Pinha » 27 Dec 2011, 22:18

Oi gente,

Aproveitei minha viagem pra catar um novo tronco pro aqua. O plano inicial era ir pro mangue, aqui em Florianópolis, mas num passeio aqui perto da casa do meu pai (na Lagoa da Conceição), achei uma arvore inteira tombada dentro da água:

Image

Não tive dúvidas, peguei o serrote na casa do véio e, com água pelos joelhos (uma cena que será lembrada por quem me acompanhava para todo o sempre), cortei um pedaço que me pareceu promissor:

Image

Eu e um amigo descascamos a maior parte do tronco, demos um bom banho no bicho e colocamos de molho na água sanitária num balde enorme (onde ele está até agora). Passamos quase a tarde toda às voltas com o tronco - que de tanta interação, já ganhou até nome: Marvin.

Bom, é isso aí. Pretendo levar o Marvin já tratado de volta pra São Paulo, fazer a alegria dos peixinhos. Quando tiver mais novidades posto :)


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest