Novo Nano (Low-Tech)

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Novo Nano (Low-Tech)

Postby Senfft » 09 May 2010, 19:21

Opa pessoal, tudo beleza?

Esses últimos dias eu não estou tendo muito tempo pra entrar no forum. Isso se deve a uma mudança que estou prestes a fazer. Estou saindo de Niterói e indo para BH. Provavelmente mês que vem estarei em BH. O negócio é que pretendo levar meu aquario e peixes comigo, já que aqui na casa dos meus pais eles não vão cuidar. Então adquiri um aquário de 37l, vou ciclá-lo, e quando eu puder pego meus peixes em Niterói e levo para seu novo lar temporário. Depois eu levo o aquario também pra BH e completo a migração... Trabalhoso, não!? Bem, o motivo do meu post é que eu estou pensando em montar um low-tech para ser a casa temporária dos meus peixes.

Aquário Low-Tech, 50x25x35 (comp x profund x alt). Aproximadamente 43 litros.

Flora: Microssorium pteropus, Microssorium pteropus windelov, Vesicularia Montagnei (X-mass moss), Taxiphylum Barbieri (Java moss), Fissidens sp., Anubia nana, Blyxa Japônica (vou fazer um teste em low-tech), Pistia stratiotes, Equinodorus tenellus amano, Monosolenium tenerum (Round pellia), Sagittaria subulata e Higrófila Sunset (também pra fazer um teste).

Fauna: Inicialmente 1 Red Cherry, 7 camarões Malawas e 1 filhote de Killiefish que nasceu no meu comunitário. Depois que eu começar a trazer os peixes do meu aquário, terá ainda 5 Neons Cardinais, 1 cascudo L-114 (temporário), 4 ottos e 1 Killiefish macho adulto (pai do filhote).

Iluminação: Uma pl de 15 watts ou 2 pls de 9 watts. Fotoperíodo inicial de 6 horas. 8 horas quando o aquário estiver estabilizado.

Filtragem: Atman HF-0100 com cerâmica.

PH: Pretendo manter ele ácido (por volta de 6,5). Mas já li que a água da copasa em BH é bem alcalina. Então vou ter que penar pra ver como diminuir esse PH nas TPAs.

Substrato: Areia de filtro de piscina, e capsulas de fertilização nas raízes de plantas que talvez necessitem (como a Nynphaea).

Fertilização: Nenhuma.

CO2: Nenhum.

Segue minha primeira pretenção para o layout (em ilha):

Image
Image

A idéia é elevar a parte central (ilha) onde estão os troncos. Fora que os troncos possuem coloração diferente (uns mais claros que os outros), mas talvez seja porque alguns não estão tratados ainda e boiando.

Espero comentários.

Um grande abraço !
Last edited by Senfft on 04 Jun 2010, 22:13, edited 2 times in total.
Rafael Senfft

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Lord_Wolf » 09 May 2010, 19:54

Olá
Mas nem precisa pedir comentários! huauha
Legal a idéia Senft. Muito Boa mesmo. Faz diversos testes com os troncos para ver que tipo de arrumação lhe agrada mais.
Gostei bastante desta. Mas você possui bastante materiual de qualidade aí e dá pra fazer diversas mnontagens com o que tens.

Esse aquario é do mesmo tamanho do meu que foi achado na rua e provavelmente será Iwagumi. É um bom tamanho de aquario pra aquapaisagismo.

Até
Vlw
Image

Image

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Senfft » 09 May 2010, 20:41

Opa Lord, quando me referi sobre comentários, eu tava esperando mesmo que você se prontificasse a dar palpite rsrs. Sei que você adora compor layouts rsrs.

Quanto a idéia da ilha, é porque quero fazer algo diferente do meu outro aquário, que não segue um layout definido, saca? E já vi low-techs maravilhosos em ilha por aí.

Com relação a quantidade de troncos, ainda tenho mais rsrs. E com certeza vai ter outros na composição deste aquário, só que no momento está em uso. Mas quando chegar a hora pretendo mesmo usá-los. E realmente, esse tamanho de aquário é ótimo pra elaborar bons hardscapes.

Um grande abraço !
Rafael Senfft

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Lord_Wolf » 09 May 2010, 21:23

Olá
Eu vi um passoa passo uma vez, num site que acho que nem tá mais no ar, tanto que nem lembro mais hehe.. de um aquario do Amano. Ele recobri apenas com musgo os troncos. Mas deixou 97% dos troncos recobertos com musgo e daí colocou apenas algumas outras plantas pra dar uma quebrada. Ficou Maravilhoso!

Imagino seu aquario com os troncos quase todos verdinhos, na base deles umas pedras mais achatadas para nao competirem com os troncos e anubias nanas junto com as pedras, tipo moitinhas de nanas. Aí do meio dos troncos, mais para o fundo uma boa cortina de valisnérias e umas microsoruns aqui e ali!

HAHA

Olha aí, já to projetando o aquario dos Outros!!!! :shock:
Tô precisando de desintoxicação desse vicio hahaha

Até
Vlw
Image

Image

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Senfft » 10 May 2010, 16:53

hehehe é isso aí Lord... Vicia mesmo rsrs.

Eu já estava com a idéia de cobrir os troncos com musgo. Era essa a idéia inicial mesmo, e por isso não me importei tanto por ter troncos de cores diferentes. O problema é que eu queria colocar um musgo que não tivesse folhas muito longas, como acontece com o X-mass moss e musgo de java. E eu só tenho destes, além de uma pequena quantidade de fissidens... Você sabe de algum musgo que tenha essas características, e que seja barato e fácil de conseguir?

Quanto a questão da pedra, está anotada a idéia. Estou pensando em colocar várias pedras de porte pequeno (mas de tamanhos diferentes) no encalço dos troncos.

Um grande abraço !!
Rafael Senfft

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Lord_Wolf » 10 May 2010, 19:10

Olá
Minha experiencia com musgos é um tanto limitada.
Mas estive olhando a Monosolenium tenerum. Pode ser uma boa planta.
Tem a Riccardia chamedryfolia.

No site do Rony Suzuki (http://www.aquasuzuki.com.br) tem mais uma que me chamou a atenção:
Vesicularia sp. "Londrina's Moss"
Image

Image

jax
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 17 Jun 2008, 13:50
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: joinville SC

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby jax » 10 May 2010, 19:54

Olá senfft
tens um bom acervo de troncos ai
olha mesmo querendo cobri los com musgo te aconselho a não usar troncos muito diferentes
pois mesmo cobrindo com musgo terá áreas que o tronco vai aparecer para dar o contraste
e com troncos muito diferentes em cor vai afetar a estética
quanto ao musgo barato e com filamentos curto te aconselho qualquer um, partindo para o mais barato te aconselho o java
a única coisa que demanda o crescimento dele é sua dedicação
podando ele frequentemente impedindo que ele lance longos filamentos ele vai ficar lindo
veja meu antigo aquário no tronco dele é musgo de java
http://www.reefdeep.org/viewtopic.php?f=19&t=1484

depois coloco as fotos aqui tenho que achar onde hospedei rsrsrsrsr
abç

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Senfft » 11 May 2010, 20:24

Opa Lord,

Eu tenho a Round Pellia (Monosolenium tenerum), mas o suficiente para colocar em cima de uma pequena pedra (que é o que vou fazer provavelmente). Eu tinha olhado o site do Rony também, mas as que mais me chamaram a atenção foi a mini moss (que não tem disponível) e a Vesicularia ferriei (que cresce pra baixo). Vi a Riccardia agora, e é muito cara (e só vem 2 cm de musgo :shock:).

Jax,

A questão dos troncos, na verdade eu pretendo que os musgos cubram os troncos por inteiro, sem deixar nada de fora. Lógico que no começo eles irão ficar à mostra... Mas de qualquer forma eu vou mesmo tentar colocar troncos com a mesma coloração. E com relação aos tipos de musgo, o que quero evitar é justamente ter que ficar fazendo muita poda. Meu aquario atual já teve um layout com um tronco coberto por musgos, mas dava muito trabalho e sujava muito. A idéia seria arranjar musgos que não crescem tanto na vertical, pelo menos para a parte dos troncos que ficarão na frente. Mas acho que vou acabar usando os que tenho atualmente mesmo...

Um grande abraço !!
Last edited by Senfft on 09 Jun 2010, 21:17, edited 1 time in total.
Rafael Senfft

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Senfft » 04 Jun 2010, 15:30

Opa pessoal, venho trazer novidades na montagem do low-tech...

infelizmente no transporte para BH um dos vidros laterais do aquario quebrou... Comprei um outro aquario no dia seguinte, e só me dei conta de que era mais alto quando cheguei em casa. Remontei um layout, e agora parece que o arranjo está menor, graças a altura do aquario novo... Atualizei as configurações no primeiro post.

Bom, como eu não tenho muita paciência para esperar troncos afundarem, já fui montando o aquario assim mesmo, pra acelerar o processo. Segue algumas fotos:

Nessa primeira dá pra ver a geral do aquario. O tronco principal está boiando, então tive que improvisar cascalho amarrado num filó para fazê-lo afundar. O lado esquerdo vai ficar vazio. Deixei as blyxas e troncos deste lado apenas para esperar que os troncos afundem... Resolvi investir num layout triangular ao invés de ilha. Como disse minha namorada: "fica melhor para ver os peixes nadando". Desta forma também dá pra notar que o aquario ficou muito alto para o layout, por isso vou investir em microssoriuns nos troncos que estão boiando, pra deixar a parte da direita mais alta.
Image

Aqui está o detalhe da parte ocupada. Este tronco da direita provavelmente vai sair daí, ou colocarei musgo sobre ele. O tronco que "aponta" para a esquerda eu vou colocar um pouco mais apontando para o alto, pra trabalhar com as blyxas ali embaixo. Não fiz isso ainda porque tem risco de desmoronamento por causa do tronco pincipal que bóia. :x.
Image

Vai um close do musgo:
Image

Espero comentários. Abraços,
Rafael Senfft

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Novo Nano (Low-Tech)

Postby Lord_Wolf » 04 Jun 2010, 15:53

Olá
É, tá bom assim mesmo. Dá pra trabalhar até com bananinha no fundo do aquário agora, no canto, com algumas folhas chegando quase a superfície.. imagina hehe

Muito boa esta montagem. Como estou me dando bem com meu lowtech, tenho apreciado cada vez mais este tipo de montagem, num aspecto mais selvagem.

Sua namorada também participa de fóruns? Tem uma guria que conheço de outro lugar que diz a mesma coisa!!!

Ainda há vários troncos boiando ein... dá pra montar pelo menos mais Um aquário. :lol:

ATé
Vlw
Image

Image


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest