Blue Ramshorn

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Paulo Zivisty
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 19 Dec 2013, 22:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Re: Blue Ramshorn

Postby Paulo Zivisty » 15 Jun 2014, 22:12

Parabéns Felipe, esses caramujos são show...

Abs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Blue Ramshorn

Postby FelipeLeite » 18 Jun 2014, 16:03

Bom somente atualizando o tópico tirei mais algumas fotos com alguns exemplares que nasceram esses dias. Segundo Walter eles sao albinos. E tem uns que nasceram totalmente pretos inclusive o corpo segue algumas fotos:
O preto notem a diferença na coloração do casco e do corpo:
Image
Os albinos:
Image
Image
Image
Image

Os albinos quando se locomovem e possível ver a pulsação só sangue em seu corpo.

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Blue Ramshorn

Postby Walther » 19 Jun 2014, 09:43

Olá a todos!!
Comentei por MP com o Felipe, estamos escrevendo um artigo sobre as variedades de cor e genética dos Ramshorn pro nosso site (Planeta Invertebrados), o Felipe tem nos ajudado bastante com informações e fotos.

Muito interessante essa variedade de cores que ele tem conseguido, por sorte os caramujos pais eram heterozigotos, e por isso a prole saiu toda misturada.

Não havia escrito nada aqui porque ainda estamos fazendo umas pesquisas, mas acho que vale a pena adiantar algumas coisas interessantes que sabemos até agora:

:!: Os Red Ramshorn em lojas brasileiras são Biomphalaria albinas, descendentes de animais criados em laboratórios de parasitologia para pesquisas com esquistossomose. Apesar disso, a chance de estarem infectados é quase nula, por vários motivos. Porém, é importante que todos saibam disso, porque é fundamental que estes animais não sejam soltos na natureza, o que poderia gerar focos da doença.

:!: Os Blue Ramshorn são provavelmente de outra espécie, Planorbella duryii, uma espécie norte-americana. Lá fora, todas as variedades de cor dos ramshorn são desta espécie, o que explica os cruzamentos Red x Blue descritos em fóruns gringos. Esse cruzamento não ocorre no Brasil, por serem de duas espécies diferentes.

:!: Os Blues são variedades com pouca hemoglobina na hemolinfa (sangue), por isso eles são menos vermelhos. O pigmento escuro (melanina) se destaca, e por um efeito óptico (Tindall, etc) ele fica com uma cor azulada.

:!: esse "albino' do Felipe são animais sem melanina e com pouca hemoglobina, ou seja, dois defeitos genéticos. Lá fora às vezes são chamados de "White", ou "Pink" se forem mais puxados pra rosa. São extremamente frágeis, vivem pouco, e sua reprodução é mais difícil. Talvez seja a variedade de cor mais "rara", pela sua fragilidade, especialmente os mais brancos (menos rosados).

:!: Mesmo dentre os pigmentados, há o gene que determina a presença ou ausência de manchas (genes S ou U), em aquarismo chamados de "Leopardo". Geralemnte os animais têm manchas quando filhotes, que somem quando crescem. Às vezes as manchas permanecem nos adultos (raro), outras vezes não há manchas mesmo em filhotes (esse mais escuro do Felipe).

Dois esqueminhas do futuro artigo, pra exemplificar:

Image
esse mostra a genética da melanina (pigmento escuro), incluindo as manchas. Note que o que está identificado como "albino" é o Red Ramshorn comum, esse mais clarinho do Felipe é o "White"/"Pink" do esquema abaixo.

Image
esse mostra a hemoglobina e melanina.

Aguardem o artigo!! :wink:
Aproveito para agradecer o Felipe! Abraços a todos!
Image

User avatar
jubileuh
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 22 Dec 2011, 10:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo

Blue Ramshorn

Postby jubileuh » 19 Jun 2014, 11:43

Sensacional.... Muito bom esse post Felipe e excelente explicação Walther, mais quando vc menciona ""heterozigotos, e por isso a prole saiu toda misturada."" O que seria heterozigotos?

Á meses estou atrás de artigos sobre os Ramshorn, mais ainda não tinha achado o que gostaria, e através dessa postagem encontrei he he he... Minha dúvida era se os Red Ramshorn poderia "cruzar" com os Blue Ramshorn ocorrendo o Híbrionismo (perdendo a pureza de ambas variedades).

Eu tenho os Blues e os Red Ramshorn e nunca deixei as variedades juntas nos mesmos aquários com a preocupação de misturar.


Só par ter certeza Walther quando vc explica que "" Os Blue Ramshorn são ((provavelmente)) de outra espécie""...posso então colocar os Blues e os Reds nós mesmos aquários e ter a segurança que não haverá Híbrionismo.

Obrigado pessoal.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Criação de Killifish: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 18&t=30122" onclick="window.open(this.href);return false;

"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história."

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Blue Ramshorn

Postby Walther » 19 Jun 2014, 20:55

Opa! Desculpa pela demora na resposta...

Lembra das aulas de genética? Cada gene tem dois alelos. Um é recebido do pai e outro da mãe (apesar de que no caso, os caramujos são hermafroditas rsrs).
Veja aquele primeiro desenho, o gene que define a presença ou não de melanina (albino ou não) foi chamado de C. O dominante é C (maiúsculo) e o recessivo c (minúsculo). Pra complicar existe um cb (blackeye), mas pode esquecer isso por enquanto.

O caracter dominante é a presença de pigmento, e o recessivo é a ausência de pigmento (albinismo). Pro caracter dominante, basta ter um dos alelos, pro recessivo, você precisa ter os dois alelos. Assim, os animais com pigmento podem ser CC ou Cc. Agora, os albinos precisam ser cc.

Quando se reproduzem, o gameta (espermatozóide ou óvulo) vão levar somente um dos alelos. Por exemplo, no caso do Cc, metade vai ter o alelo C, e outra metade c.

O heterozigoto é aquele que tem os dois alelos diferentes, ou seja, Cc. Homozigoto é com os dois iguais, CC ou cc.

Vamos ver o que aconteceu com o Felipe: Ele tinha dois animais pigmentados, não albinos, certo? Eles podem ser CC ou Cc, como já expliquei.
Vamos imaginar as três situações possíveis. Por exemplo, se um deles era CC e o outro Cc, 100% dos gametas do primeiro animal serão C. 50% dos gametas do segundo caramujo serão C, e os outros 50% serão c.

As três situações possíveis serão:
CC x CC = 100% dos filhotes CC. Todos pigmentados.
CC x Cc = 50% dos filhotes CC e 50% Cc. Todos pigmentados (CC e Cc)
Cc x Cc = 25% CC (pigmentado), 50% Cc (pigmentado), 25% cc (albino). Ou seja, 3/4 pigmentado e 1/4 albino.

Veja que a única possibilidade de terem saído filhotes albinos é com os dois caramujos heterozigotos. Pra falar a verdade, não é 100% de certeza, porque eles podem se auto-fecundar (ou seja, talve seja só um deles heterozigoto), mas é improvável quando há mais de um animal. E eles podem estocar sêmen, ou seja, pode ser um heterozigoto que cruzou com outro heterozigoto antes deles serem comprados. Mas ambas as possibilidades são bem remotas.


Quanto à identidade dos Blues (Planorbella), estou pra dissecar alguns animais pra confirmar a identidade, mas tenho quase certeza que são mesmo de outra espécie. Quando o fizer, aviso vcs.

Assim, sobre a questão de misturar Reds e Blues, te dou quase certeza de que eles não vão se misturar, por serem espécies diferentes. E sabe-se que Bimphalarias e Planorbellas não se cruzam, apesar de serem gêneros próximos.

Só um detalhezinho, fala-se de hibridismo quando se mistura duas espécies diferentes. Por exemplo, misturar um Pirarara (Phractocephalus) com um Cachara (Pseudoplatystoma). Ou um Red Cherry com um Blue Pearl. Misturar duas variedades da mesma espécie (como um Kinguio Oranda com um Cometa) não é hibridismo. Se a gente morasse na Europa, e cruzasse um Red Ramshorn com um Blue Ramshorn (lá, as duas variedades de cor são de Planorbella), não seria hibridização.

Mas tem um outro detalhe importante, que é o fato dos Blue serem mais frágeis do que os Reds. Vc pode misturar os dois no mesmo aquário, que eles não vão se cruzar. Mas se a idéia é reproduzi-los, provavelmente os Reds vão acabar dominando o aquário com o tempo, e extingudo os Blue.

Ufa! Acho que é isso...
Abração!! :wink:
Image

User avatar
jubileuh
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 22 Dec 2011, 10:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo

Re: Blue Ramshorn

Postby jubileuh » 19 Jun 2014, 22:38

Um show de explicação, obrigado Walther.
Quanto à identidade dos Blues (Planorbella), estou pra dissecar alguns animais pra confirmar a identidade, mas tenho quase certeza que são mesmo de outra espécie. Quando o fizer, aviso vcs.
Aguardarei... :D :D :D :D :D

Até mais pessoal.
Criação de Killifish: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 18&t=30122" onclick="window.open(this.href);return false;

"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história."

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Blue Ramshorn

Postby Xica » 20 Jun 2014, 21:31

Nossa, saudade das suas postagens, Walther! Conhecimento é tudo de bom.
Depois que dissecar caramujos e concluir o artigo, tenho uma situação para a qual não achei explicação, quem sabe você me ajuda a entender.
Bom fim de semana!

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Blue Ramshorn

Postby Walther » 21 Jun 2014, 10:56

Oi Xica! Saudades de vcs todos tb, do Marne, do Senfft...
Continuo na correria por aqui, o pouco tempo que resta fico mantendo atualizado o nosso site.

Mas tô de olho no fórum "na moita", vi seu belo artigo dos "Faxineiros", parabéns!
...tenho uma situação para a qual não achei explicação, quem sabe você me ajuda a entender.
Assim vc me deixa curioso... :twisted:
Não quer adiantar o assunto não? Toda informação (ou mesmo dúvidas!) sobre o assunto me interessa, pra aprimorar o nosso futuro artigo!

Aqui uma prévia das dissecções:
Image

Esse é um Biomphalaria intermedia, coletada em Valinhos, SP. Mede 12 mm de concha, não é vetor de esquistossomose. Uma das espécies comuns em aquários em SP. Na foto, parte do sistema reprodutor dissecado, já que boa parte das identificações são baseadas em detalhes do sistema reprodutor. Esse é o caramujo vivo:
Image

Abraços!! :wink:
Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Blue Ramshorn

Postby Xica » 21 Jun 2014, 14:29

Então tá certo, vou atravessar o tópico do Felipe e te contar a história.
Tenho aqui nos aquários pilhas de Pseudosuccinea columella. Bons algueirinhos, me ajudam muito na limpeza das plantas.
Gosto de caramujos e por diversas vezes já tentei inserir outros, sem sucesso. Independente do caramujo, do aquário que os coloque e da quantidade, todos morrem e morrem antes de completar um mes no aquário.

Já tentei ramshorns, trombetas, exemplares jovens de ampulária, até mesmo physas, simplesmente todos morrem.
A pergunta é: uma comunidade já instalada e equilibrada de columellas de alguma forma pode eliminar a "concorrência"? Porque é sério, nenhum outro caramujo se mantem nos meus aquários.
Bom sábado! E obrigada pelo elogio. :D

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Blue Ramshorn

Postby Walther » 21 Jun 2014, 21:36

Oi Xica!
Muito interessante isso que vc está contando... deve ser bem frustrante...

Bom, vamos por partes: existe sim bastante competição entre caramujos diferentes, sempre que duas ou mais espécies ocupam o mesmo ambiente, eles vão competir e tentar ter um maior sucesso reprodutivo. Isto é um assunto bastante estudado, pela possibilidade de usar agentes de controle biológico para combater espécies vetoras de doenças. Mesmo dentre as espécies comumente vistas em aquários, cada uma delas terá vantagens reprodutivas em um determinado perfil de ambiente: Planorbídeos mais adaptados a águas pouco oxigenadas, Pseudosuccinea em águas mais frias, Physas em corpos d´água temporários, etc.

Se quiser, uma leitura interessante é o capítulo 5 (em especial, o último tópico) deste livro (tem 3 MB):
http://malacolog.com/files/Dillon-2004.pdf

Porém, até onde sei, toda esta competição se baseia em sucesso reprodutivo. Não há uma "briga" direta entre as diferentes espécies, como ocorre com corais e anêmonas (uma verdadeira guerra química invisível). Vc poderia (em teoria) manter espécies diferentes, sem problema algum. Só que uma vai acabar se reproduzindo mais, e extinguir outra espécie depois de algumas gerações. É mais ou menos o que vai ocorrer misturando-se Red Ramshorn e Blue Ramshorn no mesmo aquário.

Quer dizer, é estranho essa morte destes outros caramujos depois de tão pouco tempo...
Seu aquário é aquecido, não? Uma das poucas situações onde o Pseudosuccinea poderia ter alguma vantagem é em tanques frios. Ainda mais com vc morando no Paraná. Não sei se explica uma morte tão precoce, e de espécies resistentes (como o Melanoides), mas é a única coisa que me ocorre agora.

Aqui em casa foi o contrário, tinha um pequeno aquaterrário onde introduzi Biomphalaria, Physa, Pseudosuccinea e Melanoides, quase ao mesmo tempo. Primeiro o Pseudosuccinea foi sumindo pouco a pouco, até se extinguir, depois foi o Physa. Atualmente tem Biomphalaria e Melanoides, mas com clara vantagem deste último.

Abraços!! :wink:
Image


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests