Esponja de Água Doce?

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Esponja de Água Doce?

Postby Marne Campos » 06 Sep 2011, 00:10

Olá Pessoal

Há algum tempo que se desenvolve uma estrutura em uma das rochas do meu aquário de Ciclídeos Africanos. No início não dei muita atenção, mas essa estrutura se desenvolve bem lentamente e ocupa uma área cada vez maior.

No passado ouvi várias histórias sobre esponjas de água doce mas confesso que nunca vi nenhuma.

Seria isso uma esponja de água doce? Numa rápida pesquisa pelo google achei uma tal de Ephydatia fluviatilis bem parecida com a "coisa" que se desenvolve em meu aquário.

Image
Marne Campos

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Walther » 06 Sep 2011, 22:44

Marne, infelizmente acho pouco provável, até onde sei, todas as tentativas de se manter esponjas de água doce em aquários não foram pra frente, parece que é bem complicado alimentar esses animais filtradores.

Pode ser uma colônia de fungos. Eu tenho um outro palpite, mas é bem "viagem". Já apareceram essas coisas no meu aquário também, sempre em troncos, parecem líquens bem planos que crescem sobre a superfície do tronco. É interessante que eles crescem de forma "radial", vão se expandindo em formas arredondadas, a periferia tem um aspecto esbranquiçado ou cor creme, e a região central fica só o tronco, limpinho. O interessante é que uma das vezes que apareceram aqui em casa eles dizimaram as petecas de um tronco, só no local onde cresceram.

Acho que são "slime molds", um grupo animal até há pouco classificada como fungo, hoje é uma classe à parte, chamada "Myxogastria" (eu avisei que era viagem...). Além dessa forma mais séssil, que parece um fungo, esses bichos podem assumir também uma forma mais bizarra chamada plasmódio, é na forma de um organismo parecido com uma rede, que cresce/locomove pelos vidros como uma ameba, muito bizarro:
Image

Teve uma discussão no fórum do Era ano passado, postei uns links interessantes lá:
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtop ... sc&start=0" onclick="window.open(this.href);return false;

Lá tem o link pra um outro tópico com várias fotos dessa forma em "rede". Ah sim, tem também uns links meus bem "viagem" desses seres estranhos, inclusive com umas sugestões que eles possam ter algum tipo de inteligência, até um robô que é comandado por um desses bichos.

PS: Desculpa, mas vc sabe como eu gosto desses bichos bizarros, né? :mrgreen:

Abs! :wink:
Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Marne Campos » 06 Sep 2011, 23:43

Nossa, nem sabia que essas coisas apareciam em aquários! Parecem seres de outro planeta.

Essa é a foto da Ephydatia fluviatilis que eu encontrei na internet e achei muito parecido com a textura dessa "coisa" que está se desenvolvendo no meu aquário.

Image

A "coisa" pode causar algum mal ao aquário ou aos peixes?
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Senfft » 08 Sep 2011, 14:04

Isso me fez lembrar deste meu post no Era: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtop ... sc&start=0.

Nem o Walther conseguiu identificar hehehe.

Abração !!
Rafael Senfft

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Walther » 10 Sep 2011, 19:08

Marne, andei dando uma estudada, e achei outra possibilidade bem interessante (igualmente rara): líquens aquáticos!
Image

Inclusive, esse aspecto em anéis lembra bastante, né?

Quando tive os (supostos) "Slime Molds" nos meus troncos, també tinham esse aspecto anular, mas cresceram rapidamente e sumiram sozinhos em cerca de uma semana. Esqueci de perguntar, qual a velocidade que essa "coisa" está crescendo?

:lol: :lol: :lol: Senfft, lembro bem dessa coisa bizarra que apareceu no seu aquário... Ficamos sem saber o que era, né?

Abs!! :wink:
Image

Walther
Colaborador
Posts: 173
Joined: 25 Mar 2010, 19:04
Photography Portal AqOL: 6
Articles in the Portal AqOL: 1

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Walther » 10 Sep 2011, 19:23

Essa eu preciso contar pra vocês também...

Outro "ser" muito interessante que achei nas minhas pesquisas é esse aqui, um cogumelo aquático!!
Image
http://theartfulamoeba.com/2010/02/19/t ... he-fishes/" onclick="window.open(this.href);return false;

Já pensou, Marne e Senfft? Um aquário de água doce com uns cogumelos, esponjas, líquens e algas bizarras, habitado por umas águas-vivas, briozoários e etc?? :D
Image

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Esponja de Água Doce?

Postby FabioFreitas » 13 Sep 2011, 16:30

Bela idéia Walther, seria uma aquario bem especial.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Marne Campos » 23 Sep 2011, 12:23

Minha primeira aposta foram Líquens, inclusive quem foi em casa e conhecia um pouco de Biologia, mencionou Liquens mas não sabia se era possível eles viverem submersos.

Esses cogumelos são bem interessantes hein! Estou começando a perder o interesses pelas plantas! hehehe
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Esponja de Água Doce?

Postby Senfft » 10 Oct 2011, 16:36

hehehe pois é Walther, até hoje é um mistério, mas hoje acredito que eram mesmo algum tipo de esponja, porque a água estava muito ruim, e elas crescera onde tinha um maior fluxo de água.

Um aquário só com essas criaturas ia ser uma boa rsrs.

Abraços,
Rafael Senfft

kassuga
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 25 Jul 2008, 19:31

Re: Esponja de Água Doce?

Postby kassuga » 30 Jun 2012, 19:04



Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests