[VIROU ARTIGO] Salvem os Caramujos!

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

[VIROU ARTIGO] Salvem os Caramujos!

Postby Mateus Camboim » 12 May 2011, 22:58

Olá,

Um aquário vai muito além de um simples recipiente para se manter peixes, é literalmente um pequeno ecossistema. Ele abriga um incontável número de organismos que ajudam o ambiente a se manter estável, interagindo entre si, sendo essenciais para a sua existência.

Esses seres podem ser tanto microscópicos como milimétricos, mas estarão sempre presentes em qualquer porção d'água, em qualquer aquário, não importando a montagem. E inevitavelmente todo aquarista se deparará com os mais injustiçados deles: os caramujos. Esse invertebrados acabaram por receber uma fama que não condiz com toda a sua funcionalidade, levando muitos aquaristas a um verdadeiro extermínio.

Bem diferentes dos famosos e até venerados Red Ranshorns (Planorbis corneus/rubrum), Ampulárias (Pomacea bridgesi) e Neritinas (Neritina zebra), espécie adquiridas em lojas especializadas, os mais comuns e que parecem surgir "expontaneamente" são sumariamente combatidos, sem nem ao menos mostrar como podem desempenhas papéis importantes no aquário, dando auxílio ao aquarista.

As espécies mais comuns que marcam presença em quase todos os aquários, especialmente os que possuam (ou possuíram) alguma planta são: Physa, Lymnaea, Melanoides (Trombetas) e Planorbis (a variedade comum, não a albina). Essas espécies possuem em comum o fato de se alimentarem de algas (eventualmente plantas quando sua taxa de reprodução não for controlada), restos de ração e outros alimentos, folhas mortas e até cadáveres de peixes, além de uma velocidade de reprodução alta e em grande quantidade.

Suas funções no aquário são inúmeras: ajudam a manter as algas verdes sob controle, bem como comendo folhas mortas, peixes mortos e restos de ração; são indicadores de qualidade da água, de forma indireta: eles reproduzem mais intensamente quando o aquário possui matéria orgânica em excesso e vice-versa; servem de alimento para muitas espécies de peixes ornamentais como Paraísos, Mocinhas, Bótias e Bettas (comem os filhotinhos) além de proporcionar uma maior biodiversidade, algo supostamente desejável a todo o aquarista. Porém uma dessas características mais marcantes é também uma das causadoras do ódio por parte de tantos aquaristas: sua reprodução. É rápida e frequente. Sendo de forma ovípara, ovovivípara, por hermafroditismo ou até por partenogênese, esses animais podem facilmente multiplicar sua população e a partir de então começam a causar problemas. Os dois pricipais problemas mencionados pelos aquaristas são o aspecto desagradável que causa esse boom populacional ao aquário, proprocionando um aspecto desleixado e também o ataque às plantas, especialmente as de folhas mais tenras como Elódeas, Cabombas, Rabos-de-Raposa etc.

Quando uma explosão populacional acontece, geralmente o aquarista desesperado recorre ou aos lojistas da região ou a fóruns de aquarismo na internet, e logo é bombardeado por muitas informações, acertadas e errôneas, sempre bem intencionadas mas com uma única mensagem: aniquilá-los. Para tanto recorre-se a muitas técnicas distintas: usar folhas de verduras, geralmente Alface, para atrair os moluscos e então retirá-los do aquário, usar armadilhas próprias para caramujos, usar moluscidas e até mergulhar por um dia ou dois fios de cobre na água!

O que muitos aquaristas não sabem é que é perfeitamente possível manter caramujos sob controle no aquário, com uma população aceitável e em equilíbrio com os outros habitantes de uma forma geral. Para isso bastam medidas simples, na verdade medidas necessárias até mesmo em aquários sem estes invertebrados:

- Alimentar os peixes apenas com a quantidade necessária de ração, sem exagerar e deixar sobras;

- Realizar sifonagens bem feitas, retirando todos os detritos acumulados no fundo;

- Retirar eficientemente as algas dos vidros e das rochas e/ou troncos, deixando apenas as presentes nas plantas.

Essas medidas garantem que em pouco tempo a população de caramujos caia drasticamente e passe a um número estável. É observado que mesmo com muitos indivíduos, realizando-se os itens anteriores, não se faz necessária nenhuma intervenção, eles começarão a desaparecer sozinhos (não totalmente, sempre ficarão alguns).

Apenas deve ocorrer uma intervenção quando o número de caramujos ultrapassar o aceitável: recolha manualmente e com auxílio das folhas de alface. Caso seu aquário não tenha esses invertebrados e você deseja que continue assim, lembre-se de sempre usar produtos preventivos (como moluscidas) em plantas recém adquiridas e também se possível quarentená-las, garantindo que nenhum ser indesejado venha (geralmente na forma de ovos) escondido.

A convivência entre caramujos e o aquarista pode ser harmoniosa e produtiva, basta ter plena consciência da função e do motivo da presença desses invertebrados no seu aquário. Conseguido isso como o primeiro passo, a necessidade de radicalismos é descartada...

Salvem os Caramujos!

Até.
Last edited by Mateus Camboim on 12 May 2011, 23:35, edited 1 time in total.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Salvem os Caramujos!

Postby Xica » 12 May 2011, 23:31

Tenho Lemnaea aqui nos aquarinhos do killis. Pequenos, bonitinhos, bons algueiros, nada a reclamar.
E como já dito, se o número de indivíduos aumenta exageradamente é provável que o aquário ofereça condições para tanto.
Aqui, estes moluscos já têm um lugarzinho garantido.
Gostei do texto.
Até.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Salvem os Caramujos!

Postby Mateus Camboim » 12 May 2011, 23:36

Oi Xica,

Que bom que você gostou! Aproveitei que você citou os Lymnaea, e os acrescentei também, editando o texto. Obrigado por lembrar!
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
belezssa
Ciclador
Ciclador
Posts: 320
Joined: 26 Jul 2006, 00:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Maceió - AL

Re: Salvem os Caramujos!

Postby belezssa » 13 May 2011, 09:20

Salvem os caramujos...

Abraço!
Marcos Paulo
M A C E I Ó - A L A G O A S

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Salvem os Caramujos!

Postby Xica » 13 May 2011, 22:09

:oops: Escrevi errado... quase sempre erro a grafia.
No começo pensei serem Physa sp. Descobri que não eram por puro acaso.
Até o próximo texto. :)

User avatar
grasicsc
Ciclador
Ciclador
Posts: 159
Joined: 11 Nov 2009, 22:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Laguna -SC

Re: Salvem os Caramujos!

Postby grasicsc » 17 Jul 2011, 01:14

muito bom texto... eu tenho além de pomacias(2), phisas( varias), planorbe( uns 4), inclusive um deles é bem claro( não sei se é uma variação ou albino) , os que adquiri mesmo foram as ampularias, que vieram aos montes e, depois de crescerem um pouco levei-as devolta à loja. Os outros todos apareceram ao acaso com alguma planta... e estão ai até hoje, em setembro faz 1 ano que esta montado. só me desfiz de alguns phisas que estavam se reproduzindo muito rapidamente, mas agora esta tudo sob controle.
água é vida!

User avatar
junior-elis
Colaborador
Posts: 80
Joined: 21 Jun 2011, 19:29
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba SP

Re: Salvem os Caramujos!

Postby junior-elis » 17 Jul 2011, 13:19

Ola o todos!

Tenho no meu aqua varios Red Ramshorn,Physa,Trombeta,Ampulária Dourada
e os planorbis.

Adoro os caramujos e acho até legal ver varios com os camarões.

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Salvem os Caramujos!

Postby FabioFreitas » 19 Jul 2011, 14:57

Comprei recentemente 5 Red Ranshorns e coloquei no meu aquario de camarões, em menos de um dia ja tinha aproximadamente uns 150 ovos, hoje nasceram mais da metade ja, acredito que o antigo dono deveria superalimenta-los p/ tirar grandes ninhadas p/ venda. Bom, por enquanto estão bonito pequenos, vou controlar a comida e ver o que vai acontecer, pois o aquario é de 30 litros, e se continuarem a se multiplicar assim, vou ter que fazer alguma coisa. Realmente a multiplicação é espantosa. Gostei muito deles, e não quero me desfazer, vou fazer o que vc falou e vamos ver o que vai dar.
Abrs e parabéns pelo texto.

Dehko
Colaborador
Posts: 101
Joined: 19 Sep 2011, 00:05
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Aracruz, Espírito Santo

Re: Salvem os Caramujos!

Postby Dehko » 23 Oct 2011, 00:02

Parabéns pelo excelente texto Mateus.
Abraços.

PS.: Realmente a reprodução de caramujos é espantosa!
Na época que morei na Bahia quando criança, eu criava Caramujos Africanos acredita?
Primeiro eu achei um na rua e levei para casa, na outra semana, achei mais outro...
Só sei que acertei de arrumar um casal, depois de um ou dois meses, a horta da minha mãe estava com uns 300...
Depois que ficamos sabendo que transmitia doença, tivemos que descartá-los.
Mas eu não gostei muito da ideia não, passava horas olhando aqueles bichinhos...
Montagem novo aqua 94L - Aqua 11L - Facebook - Twitter

André Galimberti Locatelli

nandoepri
Ciclador
Ciclador
Posts: 298
Joined: 14 Sep 2011, 21:21
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro

Re: Salvem os Caramujos!

Postby nandoepri » 09 Nov 2011, 21:46

Fala ai Mateus como ocorre a reprodução dos Red Ranshorn? Tenho 3 e queria ter mais kkkk gosto muito deles.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests