Fotos algas marron/pequenos bicho pretos tem alguma relação

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
whandrade
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 06 Jul 2007, 21:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Volta redonda, RJ

Fotos algas marron/pequenos bicho pretos tem alguma relação

Postby whandrade » 30 Jul 2007, 15:09

Olá pessoal

Escrevi há algum tempo atrás sobre uns bichinhos pretos como se fossem pulgas que apareceram dentro do aquário. Acho que não expliquei direito o que ocorreu.
Vou tentar explicar para ver se vocês também possam matar essa minha curiosidade de que bicho são esses:

O aquário é iluminado com uma lâmpada fluorescente branca de 07 Watts, a tampa tem um forro branco que aproveita ( parece ate que aumenta) bastante a luminosidade da lâmpada. Então cortei uma nova tampa de vidro para o aquário, com o vidro da cor azul, então deu um tom azulado ao aquário ( ficou bem iluminado e bonito) e continuei com a mesma lâmpada (visualmente parece que não perdeu nenhuma luminosidade). Mas 20 dias depois o aquário estava com os vidros cobertos por alga marrom e, quando fica com muita alga marrom esses bichinhos pretos como pulgas também aparecem e muito. Outra coisa é que acho que havia excesso de comida (isso também da alga marrom né?) . No aquário não tinha cascudo, então não limpei os vidros e comprei 01 cascudo e coloquei nele. O danado foi solto de manhã no aquário e na manhã seguinte o aquário estava muito limpo ( acho que ele estava passando fome ). Os bichinhos também sumiram quase todos. Por exemplo, em uma pedra redonda de mármore com uma área de aproximadamente 9cm² infestada pelos bichinhos, agora tem apenas uns 05 ou 06. Será que com essa historia vocês conseguem descobrir que bicho são esses? Rsrs.
Last edited by whandrade on 02 Aug 2007, 23:52, edited 1 time in total.

User avatar
whandrade
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 06 Jul 2007, 21:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Volta redonda, RJ

Fotos

Postby whandrade » 02 Aug 2007, 23:49

Demorou mas consegui por as fotos. Acho que pode ajudar.

Aconteceu o seguinte. Desliguei o dia todo a bomba e deixei so no filtro externo. A noite percebi que a quantidade aumentou muito, e já estava quase sem nenhum pois estou controlando a alimentação.

Image
Image
Image
Image

Esses animais (pontos) se movimentam rapido, como uma formiga.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 06 Aug 2007, 17:10

Credo! Em 17 anos de aquarismo nunca vi algo igual! Deu até coceira de ver as fotos hehehe

Os peixes não se alimentam disso? Você tem cascudos?
Marne Campos

User avatar
whandrade
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 06 Jul 2007, 21:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Volta redonda, RJ

Postby whandrade » 07 Aug 2007, 10:01

Ja vi os guppys comendo, mais poucas vezes.
tenho o cascudo a um mes, e depois que coloquei ele e controlei a alimentação a quantidade dos bichos diminuiram bastante ( quase acabou ), com isso eles não incomodam em nada, só fiquei curioso.

User avatar
Raphael Bassa
Ciclador
Ciclador
Posts: 338
Joined: 09 Nov 2007, 16:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São paulo- sp
Contact:

Postby Raphael Bassa » 11 Nov 2007, 21:01

OI whandrade
bastante stranho isso
podem ser ostracodos (só uma hipótese)
talvez invertebrados como camarões comam esses bichinhos estranhos

annavet
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 27 Jan 2009, 21:34

Re: Fotos algas marron/pequenos bicho pretos tem alguma relação

Postby annavet » 22 Feb 2010, 02:31

Olá a todos!

Estou com o mesmo problema do colega. Estes bichinhos apareceram no meu enfeite do aquário e são centenas! Estou desesperada tentando descobrir oq é isto e como elimina-los.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecida.

Obrigada

Anna

annavet
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 27 Jan 2009, 21:34

Re: Fotos algas marron/pequenos bicho pretos tem alguma relação

Postby annavet » 25 Feb 2010, 08:25

Ontem limpei o meu aquário e todos os itens que ficam dentro dele com água e cloro, deixei de molho por quase 2 horas!

Tudo que eu limpei está aparentemente sem nenhum bichinho. Me disseram para deixar secar bem as coisas, pq esses bichos não vivem muito tempo fora d'agua.

Agora to com medo de colocar os peixes de volta no aquario e começar tudo de novo. Não queria usar labcon killer, pois muitas aqui no fórum já disseram que mata os peixes. Vou tentar usar o labcon clean antes de coloca-los no aquario.

Olhei com uma lupa esses bichinhos e são artrópodes, tem uma cabeça pequena e o corpo mais robusto, mas ainda não descobri que bichos são esses.

annavet
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 27 Jan 2009, 21:34

Re: Fotos algas marron/pequenos bicho pretos tem alguma relação

Postby annavet » 03 Mar 2010, 20:53

Alguém sabe quanto tempo leva um ciclo completo desses artrópodes??

Pois os meus peixes estão há 1 semana em um aquário menor e até agora nenhum sinal desses bichinhos. Espero que continue assim!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests