O Aquário Ideal para Kinguios

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

O Aquário Ideal para Kinguios

Postby Mateus Camboim » 04 May 2011, 13:13

Olá,

Qual aquarista que já não criou um pequeno e gordinho Kinguio? Se não teve ao menos um, com certeza terá...

O Kinguio (Carassius auratus) que conhecemos hoje é muitíssimo diferente dos seus ancestrais selvagens, que são pouco atrativos, com cores escuras (marrom a verde oliva) e nadadeiras bem curtas. Esse peixe da família dos ciprinídeos (Cyprinidae) é originário da Ásia Oriental, e datado como o primeiro peixe a ser criado com fins ornamentais pelo ser humano, na China.

Sua beleza, simpatia, docilidade e resistência fizeram deste peixe um dos mais populares do mundo, bem como Bettas e Lebistes. Sem contar com a infinidade de formas e cores desenvolvidas através de gerações e gerações de cruzamentos seletivos (Telescópio, Celestial, Bolha, Riukyn, Oranda, Cabeça-de-Leão, Pompom, Pérola, Cometa, Ovo, etc.)

Image
Kinguio variedade Oranda Red Cap.

Image
Kinguio comum, geralmente o mais vendido.

Infelizmente sua rusticidade se tornou também a maior fonte de sofrimento e, de certa forma, tortura. Por resistir à condições que matariam a maioria dos peixes ornamentais em poucos dias, esse peixe foi e ainda é submetido às mais adversas situações que acabam por mais cedo ou mais tarde matando-o. Milhares são os filhotes que jamais alcançarão a fase adulta, devido a ignorância e de vez em quando, a teimosia de determinadas pessoas que julgam corretos suas práticas desnecessárias e obsoletas.

Como são infinitas as condições errôneas à que são submetidos, muitas vezes por instrução dos próprios lojistas (mais por ignorância e despreparo do que por qualquer outra coisa), vamos colocá-las no papel, desmentindo e esclarecendo-as:

- Kinguios não precisam de filtros.

Grande mentira, Kinguios são resistentes, mas como qualquer outro organismo aquático precisam de um sistema de filtragem eficiente e bem dimensionado capaz de processar todos os resíduos criados por esses peixes.

Inclusive, para essa espécie e suas variantes se faz necessário um filtro super dimensionado, com vazão aproximada de 10 à 14x o volume total do aquário. Deve ter mídias filtrantes dos três estágios: o mecânico como perlon, o químico como carvão ativado e o biológico como anéis de cerâmica, por exemplo. O sistema de filtragem mais recomendado é o Sump ou Canister, pois são os mais eficientes. Mas é possível usar outros filtros, como os externos Hang-on. Certifique-se de movimentar bem a água, sem criar correnteza, pois o Kinguio gosta de águas bem oxigenadas.

Além de uma excelente filtragem, as TPAs também são essenciais, pois a carga de detritos criada pelo peixe é muito grande. Recomendam-se trocas parciais de água semanais de 35%, aproximadamente. Seguindo essa rotina de manutenção verá que seus peixes crescerão bem rápido.

- Kinguios podem viver em Globos de Vidro.

- Kinguios podem viver em aquários pequenos.

- Kinguios crescem de acordo com o tamanho do aquário.

Essas três afirmações estão completamente equivocadas, a própria natureza do Kinguio acaba com esses erros bestiais. Kinguios são peixes grandes, que atingem um tamanho considerável, que varia dos 20 até 60 cm dependendo da espécie (Pérolas, por exemplo atingem em média 20 cm enquanto Cometas alcançam tranquilamente 60 cm, como as Carpas).

Além de grandes, são peixes pesados e corpulentos. Por comparação, um Kinguio de 30 cm ocupa mais espaço Óscar de 30 cm. O óscar é comprido mas fino lateralmente. O Kinguio é comprido e largo lateralmente (gordo, na verdade).

São também peixes bem ativos, que apesar de não serem rápidos, estão sempre em constante natação, seja para passear pelo ambiente seja à procura de comida.

Agora como um peixe assim pode viver bem em globos de vidro, que não permitem sequer a adição de aparelhagem necessária em qualquer aquário? Em menos de 24 horas o sistema entra em colapso e o peixe acaba exposto a níveis altíssimos de amônia, nitrito e nitrato além de uma água muito pouco oxigenada. Talvez por serem vendidos ainda muito pequenos (bebês de 4, 5 ou 6 cm) as pessoas sem conhecimento acham que ficarão nesse tamanho para sempre...

Outro fator: tão pouco é adequado um globo de vidro como um aquário pequeno. Kinguios são peixes que não devem nunca, em hipótese alguma, viver em aquários com menos de 100 litros. Não existe nenhuma regra absoluta, mas sim orientações muito bem planejadas sobre o número de litro por peixe:

Considerando as variedades menores (Ovo, Cabeça-de-Leão, Pérola, etc) faz-se o seguinte: para o primeiro exemplar, um aquário de no mínimo 120 litros. Para cada um adicional, mais 40 litros de água. Por exemplo, um aquário com 5 Pérolas, deve ter no mínimo 280 litros reais. Somado ao volume ocupado pela decoração, equipamentos etc, deve possuir então aproximadamente 320 litros brutos.

Agora considerando as variedades maiores (Cometa, Oranda, Telescópio, etc) faz-se o seguinte: para o primeiro exemplar, um aquário de no mínimo 180 litros. Para cada um adicional, mais 80 litros de água. Por exemplo, um aquário com 5 Cometas, deve ter no mínimo 500 litros reais. Somado ao volume ocupado pela decoração, equipamentos etc, deve possuir então aproximadamente 550 litros brutos.

Pode até parecer um exagero desnecessário, mas esses peixes crescem, e muito! Crescem e sujam muito a água, logo precisam de aquários grandes para um pleno desenvolvimento físico. Aquário pequenos inevitavelmente tornar-se-ão impróprios em alguns meses.

Muitos podem afirmar, exemplificando: Mas eu tenho 6 Kinguios no meu aquário de 150 litros e eles estão super saudáveis! Perguntamos então: Estão mesmo? Como estão os níveis de amônia? E nitrito? E nitrato? Estão zerados como devem obrigatoriamente estar? Alcançarão a expectativa mínima para Kinguios bem cuidados? Um aquário montado a 4,5 ou 6 anos não é grande coisa comparando com o tempo de vida desses simpáticos peixinhos.

Vamos além: Então os parâmetros estão ok? Mas qual o tamanho dos peixes agora? Conseguirá mantê-los adequados até mesmo quando ultrapassarem os 20 cm? Quando estiverem tão grandes que será impossível nadarem livremente sem se tocarem?

Aliás, conseguirão os pobres animais atingirem seu potencial máximo de desenvolvimento antes de acabarem mortos por intoxicação de compostos nitrogenados? Ou pela atrofia muscular causada pelo lento e quase imperceptível envenenamento por nitrato? Muitos Kinguios param de crescer em determinados tamanhos, fazendo o aquarista pensar que foi devido ao tamanho do aquário, quando na verdade seus peixinhos atrofiaram (nem toda atrofia causa deformações físicas no indivíduo, alguns acabam com órgãos e músculos internos comprometidos, estando esteticamente perfeitos "por fora"...).

Resumindo de forma bem direta: Kinguios somente para aquários grandes ou então para lagos (ótima escolha para esses últimos, tão coloridos quanto as Carpas mas menores)! Aquários pequenos, com menos de 150 litros aproximadamente, servirão apenas provisoriamente, por limitado espaço de tempo.

-Kinguios não precisam de termostato.

Outra informação que confunde os aquaristas mais novatos. Esse animal é proveniente de regiões frias, tanto que sua faixa ideal é de 15°C até 25°C. Mas não significa que um sistema de aquecimento esteja descartado do tanque. As variações na natureza ocorrem de forma lenta, bem diferente do aquário, que sempre será pequeno comparando. E por ser pequeno a variação é rápida. Por isso é recomendado um bom termostato, para manter a temperatura constante ou ao menos impedir uma queda muito brusca. Eles são resistente mas não são de ferro!

Outro fator muito importante: Kinguios não toleram temperaturas elevadas por muito tempo. Acima de 26°C sua expectativa de vida é diminuída, no mínimo em 40%. Se for mantido em temperaturas altas, ele ficará mais ativo, mais comilão, engordará mais rápido, crescerá mais rápido mas infelizmente viverá muito menos do que se mantido em temperaturas temperadas.

Para tanto, dependendo da região em que se mora, faz-se necessário o uso de resfriadores ou coolers, que diminuirão a temperatura da água evitando que alcance faixas prejudiciais a essa espécie.

-Kinguios se dão bem com todos os peixes, por isso pode misturar as espécies à vontade.

Meia verdade. Kinguios são peixes muito pacíficos e sociáveis, mas existem muitos fatores que devem ser considerados para sua adequada manutenção:

1) São muito dóceis, pacíficos e sociáveis, assim como bobos e relativamente lentos. Por isso a maioria dos peixes tendem a incomodá-los, persegui-los, beliscá-los (principalmente as nadadeiras). Como não sabe se defender, apesar do tamanho, viverá sempre sob constante estresse, tanto físico quanto mental. Além do fato dos beliscões que eles levam poderem abrir passagem para doenças oportunistas como fungos e infecções virais e bacteriológicas;

2) São grandes e apesar de pacíficos, podem devorar todos os peixes pequenos o suficiente para caberem em suas bocas. Por isso não se deve misturar espécies muito pequenas com Kinguios;

3) São lentos, logo todos os outros peixes chegam na comida primeiro. Muitas vezes até o Kinguio atinar e ir à superfície, a comida já foi quase toda consumida;

Resumindo, Kinguios apenas com Kinguios (então torna-se um aquário mono-espécie). E lembrem-se ainda: não misture variedades muito diferentes pelos mesmo motivos citado no item 3: Um Cometa sempre roubará a comida de um Telescópio, por exemplo, pois é muito mais ágil e rápido.

- Kinguios são resistentes e comem qualquer comida.

Errado, muito errado! Kinguios possuem uma péssima digestão. Na verdade, nem digerem verdadeiramente, pois não possuem estômago! O trabalho de absorvição dos nutrientes e sais minerais se dá nos intestinos.

Por isso a comida deve ser de boa qualidade, para garantir que seja quase que completamente absorvida, restando poucos dejetos. Quando alimentados com ração de qualidade inferior, dependendo da marca, podem aproveitar apenas 30/25% da porção que consumiram, o resto vira sujeira. Por isso são considerados peixes sujões.

Opte por sempre variar os sabores, escolhendo aquelas com mais fibras. Alguma ração especial para peixes herbívoros ou de Spirulina é uma ótima escolha par ser usada associada a outra básica.

Existem atualmente no mercado atual uma grande variedade de rações voltadas para as espécies de água fria, inclusive para Kinguios: as que estimulam o crescimento, as que estimulam as cores, as que otimizam a saúde, as que prometem minimizar os dejetos, etc. Prefira sempre as marcas conceituadas no mercado, vale também perguntar a opinião de outros criadores mais experientes.

- Kinguios comem plantas e o aquário portanto não poderá ser plantado.

Relativa verdade. Eles comem sim plantas de estrutura mais macia, principalmente se sua necessidade de fibras não for completamente nutrida. Possuem também a irritante mania de fuçar o fundo do aquário, arrancando as raízes e desplantando-as.

Mas é perfeitamente possível plantar o aquário, basta usar uma das três táticas:

1ª) Usar plantas de raízes grossas e fortes, de folhas largas, duras e/ou grandes. Por exemplo: Amazonense, Valisnérias, Anúbias, Microssorum, etc;

2ª) Usar plantas de metabolismo rápido (crescimento rápido). Por exemplo: Elódeas, Cabombas, Rabos-de-Raposa, Mayacas, Lentilhas d'Água, etc. Eles comerão parte delas, mas como crescem rápido, não haverá problemas;

3ª) Usar plantas artificiais, escolhendo as com aspecto mais natural. A vantagem é que não mudam nunca, não precisa podar, replantar, não morrem e os peixes não atacam. A desvantagem é que se não forem bem escolhidas dão um aspecto muito artificial ao aquário.

- Kinguios reviram o substrato, então coloque cascalho grosso.

Relativa verdade. Eles estão sim sempre revirando o substrato a procura de comida. Mas não precisa ser necessariamente cascalho grosso. Uma ótima opção é usar areia de filtro de piscina ou de construção. A manutenção fica muito mais fácil, pois a sujeira fica bem à mostra, em cima da areia, facilitando a sifonagem. Além dos Kinguios adorarem revirá-la, eles engolem uma pequenina porção, para facilitar a digestão (ajuda a triturar o alimento, facilitando a absorção dos nutrientes), já que não possuem estômago.

Se escolher mesmo assim cascalho, opte pelos lisos, sem pontas cortantes. Saiba que usando-o a sujeira penetra entre os vãos e uma sifonagem muito bem feita se faz necessária. Do contrário, o aquário nunca se manterá limpo.

Analisados e assimilados todos as informações anteriores, segue abaixo um guia resumido sobre o que deve ter um aquário para Kinguios:

O aquário deve ser grande, sempre acima de 100 litros. O ideal é algo acima dos 200 litros;

O aquário deve possuir um excelente sistema de filtragem física, química e biológica, com vazão mínima de 10x o volume real do aquário. Os filtros mais indicados são os Canisters e Sumps. Água muito bem oxigenada mas sem muita movimentação;

Deve possuir um sistema de aquecimento que não permita flutuações bruscas de temperatura. Se necessário, um sistema de resfriamento para impedir a temperatura de subir mais que 26°C;

É um peixe originário de águas neutras, mas está comprovado seu maior desenvolvimento e bem-estar em águas alcalinas (7,2 até 7,4);

Use um sistema de iluminação simples, mediano, como para qualquer aquário;

Como substrato, nada de cascalhos com pontas cortantes e afiadas. Se usar rochas, prefira as maiores e arredondadas;

Plantas: se escolher naturais escolha as grandes e de folhas duras ou as que possuem um crescimento bem rápido. Se escolher as artificiais, prefira as mais parecidas com as naturais;

Devem ser mantidos em grupos. Não formam cardumes coordenados e nadam individualmente, mas sempre próximos um do outro. O ideal é no mínimo 3 peixes, para que não se sintam sozinhos;

Não misture outras espécies com Kinguios. Kinguio apenas com Kinguio: e também não escolha variedades muito diferentes uma da outra, senão uma sempre perderá na competição por alimento por ser mais lenta ou boba;

Alimente-os com ração própria para eles. Uma boa parte de fibras nas rações é necessária. Procure variar nos formatos e nos sabores;

Mantenha uma rotina constante de manutenção como qualquer outro aquário deve ter. TPAs preferencialmente semanais e de 30/35%.

Lendo esse artigo e seguindo as orientações (nem que seja necessário mudar conceitos) você terá a oportunidade de admirar esses magníficos animais por muitos e muitos anos. São companheiros para boa parte de nossas vidas, o recorde registrado até o momento foi de um kinguio que viveu (muito bem, por sinal) 41 anos!!! Prepare-se então para tê-los ao seu lado por muitos anos, praticamente gerações.

Encante-se com a magia dos Peixinhos Dourados!

Até.

Bibliografia Consultada:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php;" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.aquaonline.com.br/index.php? ... &Itemid=72;" onclick="window.open(this.href);return false;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carassius_auratus;" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.fishbase.org/Summary/species ... us+auratus" onclick="window.open(this.href);return false;〈=Portuguese.

As fotografias desse artigo são de minha autoria..
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

pjmiranda
Ciclador
Ciclador
Posts: 119
Joined: 30 Jan 2013, 13:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Fazenda Rio Grande-PR

Re: O Aquário Ideal para Kinguios

Postby pjmiranda » 19 Jun 2013, 21:43

Parabéns, Mateus!

Belo artigo.

Até eu, que não sou apreciador de Kinguios,
fiquei com vontade de usar o meu novo aqua com eles...

Esperemos que ajude a mudar as mentalidades em relação aos aquas que abrigam os Kinguios...

Abraços
http://www.youtube.com/watch?v=V6bUXsWtMfo

"Remember, only dead fish follow the current. Review the facts and think for yourself."
PABLO TEPOOT


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests