Um B-A-BA sobre Kinguios.

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Um B-A-BA sobre Kinguios.

Postby Xica » 01 Feb 2011, 12:43

Pense grande. Nas lojas, quando olhamos estes peixes com 5 ou 6 cm, já os imaginamos (levamos 3 ou 4?) em um aquário de 40 litros (que exagero!). Pense que eles são bebes, em torno de 6 meses de idade. Pense que estes bebes fofos se transformarão em adultos obesos. Pense em no mínimo 20 cm e uma década de vida.
Um parâmetro que considero confortável: 100 litros para o primeiro kinguio e 40 litros a mais para cada kinguio subseqüente. Lembre que eles não necessitam apenas caber no aquário, mas nadar nele. Priorize sempre o comprimento.
http://www.aquaflux.com.br/ler_artigos. ... F453FBFE23

Quanto mais, melhor. Isto é o que devemos ter em mente com relação à filtragem. Prefira canister ou sump, muito espaço para mídias. Um ou mesmo dois filtros hang on, por melhores que sejam – e eu os considero bons – não dão conta de um aquário de kinguios. Invista de boa vontade neste item e poupe-se de problemas futuros.

Peixe de água fria. Então não precisa de aquecedor com termostato! Precisa sim. É importante evitar variações bruscas e acentuadas de temperatura. Isto pode ser o gatilho para determinadas doenças. Com relação ao intervalo de conforto, a citação usual é de 18 a 22 graus Celsius. Particularmente, elevo este intervalo em 2 graus, 20 a 24 graus Celsius.
Temperaturas baixas desaceleram o metabolismo e o peixe fica em um estado letárgico, normalmente parado no fundo do aquário. Temperaturas altas aceleram o metabolismo, deixando-os mais agitados e esfomeados também. Outra coisa: quanto mais alta a temperatura, menor a quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que não é bom para kinguios.
http://elgoldfish.com/articulos/tempera ... hopps.html

Companheiros da mesma espécie. Bom atentar para alguns detalhes. Kinguios de corpo alongado (como o comum e o cometa) possuem nado mais ágil e tamanho maior que kinguios de corpo ovóide. Telescópios têm capacidade visual reduzida, então observe se eles estão se alimentando bem. E na decoração evite ornamentos com pontas agudas. Sempre há a possibilidade de olhos feridos, bolhas estouradas e perda de algumas escamas.

Companheiros de outras espécies. A melhor orientação sobre este item é a seguinte: vão aos fóruns. Leiam todos os tópicos que encontrarem sobre kinguios convivendo com outros peixes. Atendo-se apenas a fichas técnicas encontramos várias espécies que vivem em parâmetros de água similares aos kinguios, com comportamento pacífico e indicadas para comunitários. Mas é no fórum que aprendemos que comedores de algas grudam nos kinguios para se alimentarem do muco que eles produzem, ou que colisas costumam mordiscar suas caudas até ocasionar estragos consideráveis. Observem a experiência de outros aquaristas e façam suas escolhas.

Menu. Algumas informações básicas. Kinguios são onívoros, alimentam-se tanto de proteína animal quanto vegetal, mas basicamente são vegetarianos. Seu sistema digestório é simplificado, não possuem estômago. Em função disto a assimilação de alimentos é reduzida e a quantidade de excrementos aumentada.
Ofereçam a eles rações específicas para a espécie, preferencialmente aquelas que afundam. Variem o cardápio. Ervilhas in natura cozidas, sem casca, em metades ou pedaços menores, conforme o tamanho dos kinguios; brócolis e couve-flor também cozidos; espinafre amolecido no microondas ou água quente; plantas flutuantes como lentilha d’água e salvínia; estas são algumas opções. E atenção aos alimentos vivos: kinguios não digerem gorduras, acumulando-as no organismo. Informem-se sobre o teor de gordura do alimento oferecido.
http://natureplanet.blogspot.com/2008/1 ... eixes.html

Plantas. É possível? Sim. É fácil? Não. Mas considero-as fundamentais, simplesmente porque melhoram a qualidade da água em que nossos peixes vivem. Tenham em mente que para um kinguio planta é sinônimo de refeição. E certamente eles verificarão se é possível come-la. Respirem fundo e aguardem por folhas mordidas, picotadas, caules cortados, plantas desenterradas. E nem sempre a planta que “dá certo” em um aquário sobrevive em outro. Já vi um aquário de kinguios cheio de elódeas lindas e enormes. No meu, esta planta é café da manhã, almoço e janta.
Basicamente tudo se resume a tentativa-erro-persistência. Mas vale a pena. Possibilidades: rabo-de-raposa, anúbias, higrófilas, musgo-de-java, acórum, samambaia-de-java.
http://www.bio-peixe.com/index.html

Veias vermelhas, caudas se desmanchando, olhos nublados. Isto entre outras coisas. Que remédio aplico? O melhor de todos eles: água boa. De maneira muito simples, quando a água é ruim, com índices altos de amônia e/ou nitritos, ou mesmo nitratos que causam malefício menor, a imunidade dos peixes cai. Esta imunodepressão abre as portas para diversas doenças oportunistas, que não acometeriam os peixes se a qualidade da água fosse boa.
Causas da má qualidade da água: superpopulação, alimentação exagerada ou com rações de baixa qualidade, filtragem sub-dimensionada, sifonagem mal feita, muito tempo entre uma e outra troca parcial de água.
Situação muito comum é transferir um kinguio com algum destes sintomas para um aquário-hospital e trata-lo com medicamento adequado. Então ele se recupera e é recolocado no aquário principal. Se a qualidade da água é ruim, em pouco tempo o peixe estará novamente doente. E volta-se ao ciclo hospital-tratamento-melhora-aquário principal-recaída... Água boa e adequada para a fauna que se tem é essencial para peixes sadios.
http://www.aquarismodeverdade.com.br/artigos/art25.htm

Vesícula gasosa. Anteriormente chamada bexiga natatória, é o órgão responsável pela manutenção do equilíbrio do peixe. Quando a vesícula gasosa não funciona adequadamente, há dificuldade na manutenção da flutuabilidade e equilíbrio durante a natação. Causas muito comuns deste problema são a má qualidade da água e alimentação exclusivamente seca.
Resolve-se como? Água boa, cardápio variado (ervilha é muito recomendada) e outra forma de oferecer ração. Em lugar de simplesmente jogá-la no aquário deixe-a um ou dois minutinhos de molho em um recipiente com a própria água do aquário. Cuidados simples q resolvem boa parte dos casos.
http://elgoldfish.com/articulos/vejiga_natatoria.html

Bons aquários e kinguios saudáveis para vocês.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Um B-A-BA sobre Kinguios.

Postby Katsuzo Koike » 01 Feb 2011, 18:01

Nota 10 para vc, amiga Xica, pela iniciativa de tratar os Kinguios! O texto está claro, instrutivo e bem simples de entender (minha vez de elogiar, hehe). De fato, adoro esse peixe também....os de cauda dupla, os cálicos, os Ryukin, e o mais bonito de todos para mim, o Cabeça-de-leão, que já criei vários.
Apenas complemento a respeito das plantas em quário de Kinguios....um grande erro é achar que não se deve colocar planta alguma, ou se coloca aquelas de plástico, no aquário de Kinguios. É uma pena fazer isso, pois as plantas ajudam na saúde da água e dos peixes. Por experiência própria, sei que podem conviver bem com várias plantas, e podem sim escavar algumas, mordiscar outras. Eles não são os vilões do tanque. Se o aqua for grande o suficiente, e bem plantado mesmo, todos viverão em paz. É bom ter seixos um pouco maiores no subtrato. Uma forma dos kinguios esquecerem das plantas é acostumá-los com algumas verduras, como alface. Mas não pode ser muito, pois pode apodrecer a água. Outra forma é arranjar plantas resistentes, como algumas amazônicas, ou até variar o cardápio dos peixes, para não sentirem necessidade de perturbar as plantas. Sucesso, minha amiga!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Um B-A-BA sobre Kinguios.

Postby Xica » 01 Feb 2011, 19:45

:D Uma honra elogio de quem escreve como vc, Katsuzo.
Plantas em aqua de kinguios é uma lida minha, quase um ponto de honra. Todo peixe tem lá seu direito às plantas. Pq kinguio precisa se contentar com barcos naufragados, arca do tesouro e placa de "não bata no vidro"?
Como vc bem disse, plantas ajudam (e muito) na saúde da água e dos peixes.
Gostei de ver um texto seu como artigo, parabéns!
Abraços.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Um B-A-BA sobre Kinguios.

Postby Marne Campos » 02 Feb 2011, 16:39

O pessoal do forum tá inspirado, que continue assim por muito tempo!

Além dos já conhecidos textos do Katsuzo, essa semana tivemos mais dois ótimos textos aqui que com certeza virarão artigos para o Portal, esse da Xica e outro do Mateus Camboim sobre Aquários de Água Negra.

Parece ironia da minha parte, mas não é, não imaginam a minha alegria ao ter textos novos para formatar e ilustrar para o Portal quando volto para o hotel todas as noites. O duro está sendo conter a ansiedade para não publicar tudo de uma vez, vou me contendo publicando uma ficha de espécie aqui, outra ali, e assim dou um intervalo maior entre os artigos!

Estão todos de parabéns!
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Um B-A-BA sobre Kinguios.

Postby Marcio Vargas » 15 Jul 2011, 11:57

Otimo Xica!!!

Obrigado :lol:
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Um B-A-BA sobre Kinguios.

Postby Marne Campos » 15 Jul 2011, 17:16

Marcio

Seus Kinguios ainda são pequenos e não são daqueles com as nadadeiras mais longas. Já vi um Kinguio véu ser colocado em um aquário cheio de Limpa Vidros (Otocinclus sp.) de uma loja e no outro dia, quando o lojista acendeu as luzes, o peixe estava com a cauda toda perfurada. Dava até dó.

Era um caso bem específico, um aquário de 40 litros com uns 50 Limpa Vidros famintos e um Kinguio Véu enorme junto deles.
Marne Campos


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests