URGENTE - Kinguio em situação nunca vista

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
SRinaldi
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 31 Jul 2007, 18:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - SP

URGENTE - Kinguio em situação nunca vista

Postby SRinaldi » 01 Oct 2008, 09:57

Pessoal, hoje cedo vi que meu kinguio está em uma situação que nunca vi antes. É meu peixe mais antigo, ele está enorme, e receio muito perde-lo. Preciso de ajuda de voces.

Primeiro vou detalhar o aquario:
- Litragem: 200L brutos
- Temperatura: 27º
- PH: 7,0
- Amonia: não medi
- Filtro: canister caseiro 2.000 l/h com perlon, carvao e ceramica
- Aquecedor: termostato 150 w
- População: o kinguio, espadas lyra, lebistes, paulistinhas e cascudo.

Alimentação do kinguio:
- Alcon goldfish
- Alcon bottom fish (como ele é muito grande, acaba comendo a ração do cascudo)
- Tetra variety wafers
- Tetra pond (raramente, pois no passado deu constipação; prisão de ventre)

Situação:
- De tres dias pra cá ele não se alimenta mais.
- Hoje cedo percebi que ele está com o dorso esbranquiçado, como se tivesse ralado em alguma pedra, mas reparei que é so na parte que fica pra fora da água.
- Um dos olhos dele está saltado
- Toda a parte de baixo do peixe está pálida, desde a parte inferior da boca até a cauda traseira. Da metade do peixe pra baixo, ele está muito pálido
- Ele fica na superfície da água, parado, parece que pegando ar.

O que aconteceu de lá pra cá:
- TPA de 50% no final de semana
- Alterei o layout do aquario, tirando muita sujeira antiga que estava presa no meio das pedras
- Morte sem motivo aparente de um lebiste
- Notei que um dos espadas está com alguns sintomas parecidos e o mesmo comportamento. Esse espada está com o dorso "ralado" e fica na superficie parado, inclusive apoiado no kinguio. Parece aqueles peixes que ficam grudados em tubarão.

Não sei o que fazer. O que esta acontecendo com meu peixe????
Sergio P. R.

japones telescopio
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 08 Oct 2008, 22:54

Re: URGENTE - Kinguio em situação nunca vista

Postby japones telescopio » 20 Oct 2008, 10:52

bom vc tem que botar ele em outroaquario ou se vc não tiver coloque ne uma vasilha ele e o espada se não passa para todos os peixes e esse negócio de ele sem olho é a doença pop-eye espero que tenha ajudado e dê rações especializadas :D

SRinaldi
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 31 Jul 2007, 18:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - SP

Re: URGENTE - Kinguio em situação nunca vista

Postby SRinaldi » 20 Oct 2008, 11:26

Bom pessoal, o problema está resolvido.

Era má oxigenação da água. O bocal de saída do canister estava totalmente submerso e não quebrava a película da superfície da água. Bastou que eu virasse o bocal para cima, causando turbulência na superfície que meu kinguio voltou ao normal..
Sergio P. R.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests