Maturidade Sexual... Kinguios...

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
marcosweimer
Ciclador
Ciclador
Posts: 331
Joined: 24 Apr 2006, 16:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Mal.Cdo.Rondon-PR-BR
Contact:

Maturidade Sexual... Kinguios...

Postby marcosweimer » 12 Sep 2007, 23:08

Ola!

postei nessa sala por achar que é a mais correta... devido a se tratar em reprodução... que é o objetivo...

Bom... primeiramente vejam a data que adquiri meus kinguios...

2 Kinguios Dourados - 27/04/2006
2 Kinguios Telescopio Black ou Ryukin.. - 07/08/2006

segundo oque vi em alguns sites... a maturidade do kinguio se da aprox. ao completar 1 ano de vida, no meu caso, os 4 ja estão com mais de 1 ano comigo, peguei eles pequenos, não sei a idade correta deles.
Diante desta informação fui em busca de como identificar o sexo deles e acabei encontrando um site onde tem esta imagem....
Image

e esta tb...
Image

sendo esta a maneira mais facil de verificar pq nas nadadeiras é praticamente impossivel... teria de pegar o peixe na redinha tirar do aqua e ver... pq nadando é sem chance.

ai vem as perguntas....
- Sera que sou o kra mais azarado que tem 4 femeas ?? Nenhum dos 4 tem esses pontos
- Se eu colocar 1 macho ele vai dar conta das 4 femeas? ou forma casal e nada de "pular a cerca" ?
- Tenho que colocar um macho da mesma sub-especie? (tipo ryukin outro normal) ?

tenho vaga para mais 1 kinguio no aqua.... então não posso errar e colocar mais uma femea..... para os talvez futuros filhotes tenho um aqua novinho de 25 litros....

Desde ja.... Obrigado.
-=Ma®©oS=-
Aqua 1 - 120x40x40
Aqua 2 - vai virar sump

marcosweimer
Ciclador
Ciclador
Posts: 331
Joined: 24 Apr 2006, 16:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Mal.Cdo.Rondon-PR-BR
Contact:

Postby marcosweimer » 17 Sep 2007, 20:51

local errado? acho q devia ter postado em kinguios....
alguma forma de mover??
-=Ma®©oS=-
Aqua 1 - 120x40x40
Aqua 2 - vai virar sump

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 18 Sep 2007, 10:38

Kinguios é aquele negócio... tem gente que entende muito, mas quem não entende, não entende nada! hehehe

Estou movendo para a sala de Kinguios para ver se dá mais sorte, ok?
Marne Campos

marcosweimer
Ciclador
Ciclador
Posts: 331
Joined: 24 Apr 2006, 16:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Mal.Cdo.Rondon-PR-BR
Contact:

Postby marcosweimer » 18 Sep 2007, 13:42

Valeu Marne!!

Tomara que agora a coisa ande ehehehe

aproveitando....

encontrei em um site que não devo cruzar raças distintas... tipo telescopio com bolha e por ai vai...
sera??
-=Ma®©oS=-
Aqua 1 - 120x40x40
Aqua 2 - vai virar sump

User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

Postby carlos gustavo » 19 Sep 2007, 08:48

Marcos

A maturidade sexual dos kinguios depende de muitos parâmetros, não só da idade.

Depende também da alimentação que voce dá, o espaço do aquário, os parâmetros da água e todos aqueles que tem diretamente a ver com a adaptação dos peixes no ambiente onde estão inseridos.

Por exemplo. Kinguios em um ambiente apertado, com muita intervenção humana (enfiar o braço por qualquer coisa para mexer no aqua), sem plantas naturais (existem várias que os kinguios não comem) com alimentação insuficiente ou de má qualidade e com a filtragem fraca vão ficar muito estressados...

Esta carga de estresse faz com que hajam interações hormonais nos peixes (e em qualquer animal em cativeiro) que desencadeiam reações hormonais relacionadas a sobrevivência, como a liberação de neurotransmissores como a adrenalina (agitação) a norepinefrina (medo), etc, e não libere hormônios relacionados à reprodução.

Agora, em ambiente propício, não vai haver essa "pressão de sobrevivência". São desencadeados desta forma, ciclos hormonais relacionados a reprodução.

Para voce ter uma idéia de como isso é verdade, por exemplo, em locais de guerra, como o Iraque, Palestina, etc... Sabe quando as meninas tem a primeira menstruação? Por volta dos 17 a 18 anos, enquanto que no Brasil, isso acontece aos 10 a 11 anos. Isso porque a pressão de sobrevivência naquele ambiente é muito maior que aqui... mesma coisa.

Olha agora meu aquário.

Eu fazia muitas intervenções, sifonagens, revolvia as pedras para tirar as algas verdes, etc. O que eu fiz. Eu coloquei plantas, que come o excesso de matéria orgânica. Coloquei valisnérias, amazon sword e uma moita gigante de feto de java. O ambiente já melhorou, pois ficou mais natural que antes, propiciando os tais ninhos de plantas onde os kinguios poderiam fazer a desova. Começou a dar algas verdes nas pedras? Eu deixei, apenas me atentando mais ainda para as medições de amonia, que passarm a ser feitas duas, e não uma vez por semana. TPA? Antes eu fazia uma por semana... agora é uma a cada 3 semanas. Para compensar, eu coloquei mais um filtro no aquário, ficando quase 12 vezes a capacidade do aquário. Melhorei a aeração tb, comprando uma cortina de bolhas.

Hoje o ambiente está, para um leigo, sujo, com aquele "chão esverdeado", como diz minha esposa. Mas meus kinguios estão adorando o lugar, desovaram já, estou com filhotes crescendo, enfim, aquário não é pra ser algo somente bonito, tem que reproduzir com o máximo de fidelidade o ambiente dos peixes. Eu coloco isso como primeira prioridade.

Portanto, faça esses upgrades em seu aquário e espere mais uns 6 meses. Se não der certo, aí sim, considerea hipótese de 4 fêmeas.
Last edited by carlos gustavo on 19 Sep 2007, 09:15, edited 1 time in total.

User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

Postby carlos gustavo » 19 Sep 2007, 09:14

Quanto a história de raças muuuito distintas... Realmente não é recomendado não. Isso é explicado pela genética.

Os kinguios que eu, voce e os criadores de hoje tem são muito diferentes dos selvagens. Isso devido a uma grande deriva gênica (mutações que distanciaram os kinguios modernos dos selvagens) que foi forçada nos peixes desde quando o homem os começou a criar em cativeiro.

Isso fez com que olhos crescessem, bolhas nascessem, corcundas fossem criadas, calos na cabeça e bochechas inchassem, rabos enormes, triplos, quadruplos, escamas petrificadas, pompons no nariz, nadadeira dorsal sumisse, enfim, o kinguio de hoje e o kinguio de 1500 anos atrás são apenas espécies iguais no nome científico mesmo.

Kinguios na natureza tem proles grandes e grande taxa de sobrevivência. Os kinguios de cativeiro tem proles IMENSAS e taxa de sobrevivência mínima. Isso porque acontecem as chamadas interações gênicas. Por exemplo. Um gene A expressa uma característica, somente quando está em contato com o gene B. Mas esse gene A, se em companhia de um gene C, expressa uma característica deletéria, ou seja, um gene letal.

Em kinguios selvagens, a taxa de genes letais é praticamente nula, pois não existem cruzamentos consanguíneos (entre irmãos, entre pai e filho, etc) e não ocorre o contato entre linhagens tão diferentes (bolhas e ryukins por exemplo).

Em kinguios de cativeiro, linhagens chinesas são cruzadas com linhagens do Sião, da Koréia, do Japão, etc. Os resultados ditos "interessantes comercialmente" são cruzados entre si para "purificar a raça". A incompatibilidade gênica passa a ser enorme, e a taxa de genes letais aumenta grandemente.

Imagina, kinguios de centenas de quilômetros cruzando, quando na natureza isso seria impossível, dada a distãncia e a barreira geográfica (lagos diferentes, outras bacias hidrográficas, etc). Isso acontece normalmente nos criadouros de kinguios comerciais.

E o lance de purificar a raça então... irmãos são cruzados, e os filhos viáveis são cruzados com os pais. Os filhos desses (filho da geração 2 e neto da geração 1) são cruzados entre si, com os pais, com os avós, etc, até sair a linhagem pura. Nesse processo, nascem peixes com colunas tortas, sem olhos, nadadeiras mal formadas, sem alguns órgãos, sem escamas, e com tantas más formações que a taxa de mortalidade se aproxima de 100%. E quando o peixe perfeito é conseguido, muitas vezes ele é estéril!!!

Olha no meu caso: Minha telescópio Black Moor (não era perfeita pois está descorando) teve, no inverno, duas desovas sequenciais, com cerca de 400 ovos, na contagem visual. Uma desova foi fecundada por um kinguio comum, branco, com cauda tripla, véu. A segunda desova, foi com um Oranda Kohaku puríssimo. A primeira prole, morreu tudo. a segunda vingaram dois peixinhos.

Ou seja, 0,5% de sobrevivência. E os que vingaram, o que deu? Telescópio? Oranda? Coisa nenhuma. Deram dois peixinhos de cor selvagem (aquela cor ocre feia), mas com os corpinhos redondinhos e a cauda de véu, tripla.

Se eu fosse um criador comercial, esses dois já teriam virado cocô de kinguio. Mas eu sou amador, não tenho a menor pretensão de criar comercialmente. Esses dois peixinhos são conquistas para mim. Serão certamente os mais feios do meu aquário quando eu os tirar do berçario, mas os mais importantes para mim tb.

Então, pode estar certo de uma coisa. Se voce viu um kinguio Riukin calico maravilhoso, ou um kinguio bolha preto perfeito, ou um cabeça de leão ranchu, ou então um oranda red cap, ou qualquer outro desses kinguios de raça, pode estar certo de uma coisa. Aquele kinguio é um bilhete premiado de loteria, pois ele ter chegado a viabilidade significa que mais de 5000 kinguios morreram por más formações e mais de 500 kinguios foram descartados por não expressar a raça pura, sendo então dados de comida para outros peixes, ou mesmo jogados no lixo mesmo.


Espero ter explicado.

marcosweimer
Ciclador
Ciclador
Posts: 331
Joined: 24 Apr 2006, 16:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Mal.Cdo.Rondon-PR-BR
Contact:

Postby marcosweimer » 19 Sep 2007, 09:30

Opa!

fazia TPA a cada 15 dias... e agora toda semana pensando q tava melhorando a qualidade do aqua....

os peixes ficam sozinhos quase q o dia todo... de umas 8 da manha até o meio dia e ai das 13 horas até umas 19... 20....

quando eles sentem o movimento de alguem chegando vem para o vidro "ver oque esta acontecendo"

Quando a alimentação... ofereço um mix de 3 rações incluindo spirulina

Meu aqua tem espaço e os parametros estao tdo ok

Não pretendo criar comercialmente tb... apenas hobby....

Bacana essa historia dos kinguios selvagens... realmente não tinha pensado nisso.

Obrigado a vcs....

devo criar outro topico então para tentar dar um "gas" no aqua?

valeu
-=Ma®©oS=-
Aqua 1 - 120x40x40
Aqua 2 - vai virar sump

User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

Postby carlos gustavo » 19 Sep 2007, 12:51

Essa do outro tópico, aí já é com os moderas.. :-)

Mas a idéia de voce colocar plantas é uma boa... use as que eu usei, sem substrato fértil mesmo... Ou então, se quiser fazer com substrato fértil, sem mexer no aqua, faça fasinhos de plástico com substrato fértil (humus de minhoca, isolado com areão, ou cascalho mineiro e plante suas plantas neles... aí vc coloca no aquário com vaso e tudo. Fica bem legal e seus kinguios vão curtir.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 19 Sep 2007, 15:33

Beleza pessoal,

Marcos, se quiser abrir outro tópico para tratar da montagem de seu aquário fique a vontade.

Carlos, e os dois pequenos ai, ainda não da pra mandar uma foto, queremos ve-los :D .

Até mais.

marcosweimer
Ciclador
Ciclador
Posts: 331
Joined: 24 Apr 2006, 16:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Mal.Cdo.Rondon-PR-BR
Contact:

Postby marcosweimer » 19 Sep 2007, 20:02

apoiado...
cade a foto dos 2 pequenos????


acho q vou criar outro topico aqui na seção de kinguios... pra fazer uma reforma no aqua.

Edit:

- qual a medida dos potes q vc usou pra plantar e a espessura de cada camanda?

- A quanto tempo esta plantado?

- Qual o tamanho das plantas?

- Qual a iluminação e o foto periodo?

- Quantos litros tem o aqua e quantos kinguios

um monte de pergunta em....

valeu
-=Ma®©oS=-
Aqua 1 - 120x40x40
Aqua 2 - vai virar sump


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests