Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Diana Lua » 04 Jul 2012, 23:41

Olá, eu ganhei um aquario pois o dono ia se mudar para um lugar menor e não tinha espaço para ele...
Eu adoro animais, mas nunca tive um aquario antes. Eu tive pouco tempo para pesquisar, pois tive que ir buscar quase de um dia para o outro por causa da mudança.

É um aquario de 100x50x35, está com uns 140 litros (do 50 de altura apenas 40 estão preenchidos com água) tem algum tipo de adubo no fundo e areia por cima. A plantas da areia já estavam meio estragadas e estragaram mais com o transporte então eu tirei. Só sobrou um tronco com uma planta de folhas compridas naturais. Eu trouxe em torno de 80 litros da água original (era para ser mais mas vazou no transporte) e completei o resto com agua filtrada e com anti-cloro. No primeiro dia acho que a agua estava fria, ficou em 22 graus. Nem da temperatura eu tinha muita certeza, o termostato estava em 24 mas o termometro não saia dos 22. Tinha12 peixes, 4 corydoras, 4 rodostumus, 1 neon, 3 acaras bandeira. Todos chegaram bem, eu recoloquei com cuidado, deixando o saquinho boiando por uns 20 minutos e depois misturando a água devagar até eles sairem dos saquinhos. :lol:

Porém no segundo dia notei que eles estavam meio chateados e uma corydora não saiu do cantinho nem pra comer, eu corri na loja (Clube do Aquario) e o Beto me deu várias dicas, comprei um teste de PH e ele me indicou colocar Melafix na água pois podia ser alguma bacteria do transporte. Eu tinha colocado umas pedrinhas brancas, que o antigo dono me deu mas não estavam originalmente no aquario e ele também mandou tirar pois não eram compativeis com o PH. Medi o PH e tava em 6.2, tamponei até chegar em 6.8. Ai notei que a coridora tinha uma mancha vermelha embaixo da nadadeira e coloquei o melafix. Também aumentei a temperatura para 26.
Porém a coitadinha não sobreviveu. :roll:
Uma outra passou dia e noite escondida e nem quis comer. Fiquei com medo que ela também estivesse doente, por isso continuei colocando o remedio. Mas no terceiro dia ela já estava futucando o fundo junto com as outras duas. :lol: Então acho que deve estar ok!

Eu não vi nada ainda a respeito da dureza da água ou da amonia. Tenho tomado cuidado para não deixar sobrar comida, e dei comida de manhã e a noite.
Hoje me deparei com uma nova preocupação (é a quarta noite do terceiro dia, eu o trouxe na noite de domingo)...
O maior acará (acho que é um marmorato) é o mais pacifico e ele está sendo atacado pelos outros dois. Eu já tinha percebido um pouco disso, mas era menos quando o mais bege se aproximava do laranjinha o preto atacava, achei que era alguma rixinha...
Mas hoje eles ficaram maluquinhos... Os dois estão encurralando o marmorato no canto e atacando-o, é muito cruel, e correm atras dele. Eu notei que água tava em 28 então abaixei para 26. Mas eles só se acalmaram quando apaguei todas as luzes.
Não sei o que pode ser... O marmorato tá com as nadadeiras meio machucadas e to com medo que ele esteja ficando estressado com esse comportamento. Não quero que outro peixe morra!!
O que posso fazer para acalmar os outros dois?
Tava até pensando em colocar uma divisória de vidro apoiada em uma das pedras ou sei lá, para não misturar eles... mas li um monte de coisas que eles ficam melhor em grupo e não sozinhos.
Eu não queria colocar nenhum peixe novo agora... (no máximo pensei em mais uns 4 neonzinhos pois tenho um sozinho e aparentemente eles não gostam)
E também não sei se um bandeira pequeno ia ajudar, e se ele se unir aos outros dois para espancar o pobre marmorato...
:shock: Eu sei que antes eram 5 desses peixes mas dois morreram um pouco antes de eu pegar o aquario, o dono não estava tendo tempo para cuidar deles...
Estive pensando se o beje o preto são um casal e querem ficar a sós. Mas eu já notei que mesmo com os dois de um lado e o outro do outro. Os dois vão pra cima dele de repente... ~_~

Tenho pesquisado bastante, mas é muito recente e ainda não foi o suficiente, também tem coisas que só a experiencia mesmo...

Obrigada e desculpe pela mensagem enorme...

Diana
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Junior Gorski » 05 Jul 2012, 00:33

Fala Diana, seja muito bem vinda ao AqOL!
Bom acredito que o maior problema de sua mudança perda ou desequilíbrio da colonia do filtro do seu aquário, sem falar no próprio stress da mudança associada a amônia!
Bom minha recomendação e fazer que já esta fazendo que é estudar para aprender como funciona e quando tiver duvida pergunte logo algum amigo ira ajudar!
De uma lidas nestes tópicos podem ajudar bastante!
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... =3&t=30168

Abraço.

User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Diana Lua » 05 Jul 2012, 01:36

Olá Junior, obrigada pelas boas vindas...
Pois é eu preciso descobrir que filtro é esse meu e como ele funciona, eu li alguns topicos do link que você mandou mas acho que muita informação está me deixando até confusa...
Bem eu tomei o cuidado de lavar o filtro com a agua antiga do aquario. Como eu disse eu consegui transportar 80 litros mais o que estava nos saquinhos com os peixes... tanto que apesar da limpeza ainda há uma sujeirinha de fundo que eu não quis sifonar ainda para não estressar mais os bichinhos...
Li todos os posts de acaras aqui, e descobri que o meu que chamei de marmorato é um véu, tem "as coisinhas" mais longas e um jeitinho mais zen, e os outros aparentemente são comuns. Vi até um post em que o moço menciona que deixou seus maus comportados "de castigo" em um aquario encostado... :P
Por enquanto só estou preocupada que eles fiquem bem e relaxem... não fiquem brigando desse jeito, todos eles já são crescidinhos. Eu poderia dizer que talvez a mudança de ambiente tenha feito essa mudança de comportamento, e que no primeiro dia eles estavam "aparentemente" calmos, mas na verdade pode ter sido o ph acido demais que tenha deixado eles assim, e agora que o ph está ok e a temperatura também eles tenham se revelado... mas o acara veu que esta sendo atacado... já tinha a nadadeira traseira e as laterais meio desgastadas, então talvez ele já sofresse esses ataques e o antigo dono não tenha percebido...
Ai, ai, ai....
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Marne Campos » 05 Jul 2012, 11:06

Olá Diana

O ideal era ter, pelo menos, uns 5 Bandeiras nesse aquário, isso iria contribuir bastante para os dois tirarem sua atenção de cima do véu. Normalmente não é uma boa misturar Bandeiras véus com comuns, pelo motivo que você já percebeu, os véus são mais propensos a sofrer ataques dos demais por causa das longas nadadeiras. Na natureza não existem Bandeiras véus, justamente porque dificilmente sobreviveriam.

Eu veria com o lojista que você mencionou se ele não troca esse peixe véu por um bandeira comum e aproveitaria para colocar mais uns dois e fechar um grupo maior. Antes disso é bom confirmar como está a amônia, se o aquário já assimilou bem a mudança.

Este artigo está um pouco velho e defasado, mas talvez ajude você a descobrir qual o seu filtro:

Filtragem e Filtros
Marne Campos

User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Diana Lua » 05 Jul 2012, 11:17

Oi Marne, obrigada pelas dicas...

Poxa vida... o aquario não fica pequeno para 5 bandeiras?
E se eu tentasse colocar mais dois véus... eles estariam em um grupo de 3 (maioria) será que diminuiria os ataques?
Eu poderia colocar peixes novos, ou seria melhor procurar algum do mesmo tamanho deles?

O véu esta com 8 cm (considerando só o corpo principal) sem as nadadeiras e os bandeiras um pouquinho menores em torno de 6 ou 7, desse tamanho eles são o que? jovens ou adultos?

Vou providenciar um teste de amonia... e aproveito e pergunto sobre o que fazer. Vou na ecoanimal que descobri ontem que fica perto da minha casa.

E as brigas continuam... to quase considerando deixar o aquario no escurinho pra eles ficarem dormindo...

Atenciosamente,

Diana
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Marne Campos » 05 Jul 2012, 11:41

Diana,

Para cinco Bandeiras eu recomendaria, no mínimo, 200 litros, porém pelas medidas do seu aquário, ele só perde para um de 200 litros em altura (35cm) e até ganha em largura (40cm), levando em consideração que a medida padrão do aquário de 200 litros é 100x40x50cm. Concluindo, digamos que "dá", e é melhor que ver um peixe ser perseguido constantemente por outros dois. Além disso, a fauna do seu aquário ajuda, não há outros peixes de porte semelhante que ocupem o mesmo espaço. Acho que colocar outros véus só vai piorar, eu manteria somente comuns ou somente véus.

É como eu disse explique para o lojista que o véu está apanhando e você gostaria de colocar outros bandeiras, então se ele aceitar o véu em troca de um comum (ele ainda estará na vantagem), você va acabar levando mais 2 Bandeiras comuns para fechar o grupo.

Mesmo com cinco peixes, as brigas ocorrerão mas tendem a ser distribuidas pelo grupo.

Plantas e troncos ajudam a dividir territórios, formar esconderijos etc, eu começaria a pensar na flora o quanto antes. Plantas fáceis para iniciantes e que formam boas divisões no aquário são Hygrophila polysperma, Hygrophila corymbosa, Limnophila sessiliflora, Ludwigia repens, Vallisneria americana "Natans" entre outras que você pode ver aqui.

Para finalizar, seus peixes já são praticamente adultos, entenda isso como já maduros sexualmente.
Marne Campos

User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Diana Lua » 05 Jul 2012, 16:12

Bem eu fui em duas lojas, na ecomarine e ecoanimal levei fotos e conversei com os meninos, em ambos os casos eles me disseram que provavelmente os dois bandeiras formaram um casal e por isso estão hostilizando o véu...
Que o aquario do jeito que esta comportaria tranquilamente os tres, e que essa agressividade de dois deles e pelo tamanho provavelmente indica procriação...

Em ambos os casos eles recomendaram retirar o véu...
Como é meu primeiro aquario e eu ainda não tenho experiencia, não quero providenciar outro só para deixar o véu...
Então, eu fiquei em dúvida se levo ele para a loja ou se coloco um divisor no aquario com plantas e tudo.
Ele é tão lindo e grande que no fundo eu não queria da-lo embora, só quatro dias e já estou apegada a todos eles... (Inclusive o nome do véu é Gineah) como ele já é adulto me preocupa deixa-lo na loja e ele não ser vendido e ficar naqueles aquarios pequenos...

Então estou pensando seriamente em comprar uma colmeia (que vi na ecomarine) e cobri-la com plantas, para que eles não se vejam de um lado e de outro, e deixar uma abertura embaixo para que as corydoras possam passar de um lado para o outro...
Assim eu posso continuar com todos sem essa perseguição... Minha preocupação é deixar o véu sozinho... Se eu der 1/3 do aquario para ele, ficaria com o espaço de aproximadamente 35x35x50 (vou colocar um pouco mais de agua tem um bom pedaço (quase 10 cm) sem agua no topo) que daria em torno de 60 litro para ele e 110 para o casal do outro lado.

Opiniões sobre isso? A estetica do aquario não me preocupa, só o bem estar deles mesmo....
Também se alguém tiver um aquario de véus com espaço para mais 1 adulto (marmorato) em são paulo capital, pode falar comigo quem sabe ele ficaria melhor em outro lugar... (desde que eu tenha certeza que ele será bem cuidadio)

Obrigada

Diana
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Diana Lua » 05 Jul 2012, 22:08

Pessoal, obrigada a todos pela ajuda, vou olhar com cuidado os artigos de filtragem e as especies de plantas fáceis que posso usar.

No fim acabei separando o aquario! Eu precisava trabalhar e não conseguia preocupada com os peixinhos. 8) Também não consegui levar o véu embora, tão poucos dias e já tô apegadinha... :oops:
Comprei uma colmeia de acrilico e prendi plantas artificiais dos dois lados para reduzir o contato visual deles. Deixei um espaço na parte de baixo suficiente para os peixes pequenos circularem de um lado para o outro tranquilamente, mas não o suficiente para os acaras passarem. Ainda bem que eles são grandes...

As corydoras nem estressaram passam por baixo sem nenhum problema. Acho que até gostaram pois ficaram umas folhas penduradas para baixo e uma delas até dormiu embaixo da folha, os rodostumus e o neon também se encontraram passando de um lado para o outro tranquilamente. Acho que eles até estão mais tranquilos pois sem as brigas eles não precisam ficar fugindo...
O casal bravo está tranquilo do lado de lá de vez enquando pára para olhar para a divisória mas em geral fica nadando entre os troncos e a planta que tem lá.
O véu olha bem mais para a divisória mas também o espaço dele ficou menor (quase um aquario de 39X50X35)... Tem um tronco do outro lado e acho que talvez ele esteja sentindo falta de se esconder atras dele... ele ficou do lado que tem duas pedras grandes...

Vou deixar assim até sábado para ver como eles reagem... ai penso se jogo uma pedra pra lá e um tronco pra cá... ou se compro outro tronco e tiro uma das pedras.... :P

Atenciosamente,

Diana
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Marne Campos » 09 Jul 2012, 11:12

Diana,

Será que para deixá-lo num espaço de 39X50X35cm não era melhor levar para a loja e ele ter a chance de ser vendido para alguém com um aquário maior?

Realmente pode ter se formado um casal e se isso aconteceu, logo deve ocorrer uma desova. Fique de olho.
Marne Campos

User avatar
Diana Lua
Colaborador
Posts: 111
Joined: 04 Jul 2012, 22:07
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda para a novata e bandeiras agressivos

Postby Diana Lua » 16 Jul 2012, 14:06

Oi gente, só pra finalizar...

Eu tava realmente decidindo como eu ia fazer, quem eu ia ter que dar embora, pois o Marne tinha razão, apesar de depois da colocação do tronco do outro lado o véu ter ficado mais confortável ele não tinha muito espaço para nadar... achei que realmente ia ter que mandar alguem embora.

Ontem eu retirei a divisória, pois o véu estava dando umas bicadas nela... e olha que coisa boa... acho que eles meio que definiram territorios, e também o véu tá um pouquinho mais agressivo, quando vem para bater nele ele revida.
Tudo bem que vira uma guerrinha no meio do aquario (na zona onde tava a divisoria) mas termina logo e cada um vai para seu lado e ficam tranquilos até uma nova briga...
Como eu li MUITO esses dias, notei que é comportamento normal dos bandeiras, até achei videos com os mesmos tipos de briga... de grudar na boca um do outro e ficar xacoalhando.... :lol:
Foi quase como ter colocado eles de castigo e agora eles aprenderam a lição....
Então acho que eles estão bem agora, talvez o véu estivesse muito fraco ou estressado por causa da mudança e agora já se recuperou...
(tb ele é um comilão) enfim enquanto parecerem brigas saudáveis acho que está tudo bem...

Muito obrigada a todos...
... quem diria que eu ia me apaixonar tanto assim por essas coisinhas frias.... ^_^

Meu Aquadotado


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests