inversão sexual em Bettas?

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
HUP
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 20 Dec 2003, 16:46

inversão sexual em Bettas?

Postby HUP » 25 May 2004, 14:36

Queria informações sobre inversão sexual em Bettas? Alguem teria alguma coisa sobre?
mergulhe nessa ideia!

Edson Caetano
Colaborador
Posts: 3046
Joined: 17 Sep 2003, 22:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Vicente/SP - Brasil
Contact:

Postby Edson Caetano » 25 May 2004, 23:08

Artigo da AAB de Setembro de 2002

Editorial

O problema dos bettas machos invertidos sexualmente

Fomos informados que alguns aquariofilistas compraram bettas como se fossem machos e que depois de algum tempo se “transformam” em fêmeas. Levado pela curiosidade resolvi pesquisar este assunto e acabei tendo a oportunidade de conhecer alguns destes animais. São peixes de corpo grande, cores intensas, possuindo nadadeiras não muito longas. Parecem exemplares juvenis que ainda irão desenvolver suas nadadeiras.

Como todos sabemos o mercado de peixes ornamentais tem sido invadido já há bastante tempo por espécies que vêm do exterior com as suas características originais alteradas: citamos como exemplo peixes coloridos artificialmente, outros hormonados para realçar as cores e outros ainda, esterelizados para não procriarem em cativeiro; em muitos casos o aquariofilista, mal esclarecido, compra “gato por lebre”.
Já fui vítima de um caso parecido: adquiri guppies do tipo moscow blue, vindos do exterior, que não geraram um único alevino e a fêmea depois de alguns meses adquiriu características de macho.

Voltando aos bettas “invertidos”, foi fácil concluir que esses tratamentos hormonais estão sendo feitos aqui mesmo no Brasil. Fomos informados também que alguns criadores estão comprando fêmeas no atacado para fazer as citadas “transformações”. Em face da reclamação dos aquariofilistas resolvemos acompanhar este assunto bem de perto a fim de alertamos aos simpatizantes daqueles anabantídeos sobre as citadas anomalias.
Assim, solicitamos ao consultor de Aquariofilía avançada da AAB, Dr. Manuel Vasquez, uma das maiores autoridades do Brasil, no que se refere à inversão sexual em peixes ornamentais e de corte, o seu parecer científico sobre a questão, sendo fornecido por ele os seguintes esclarecimentos: “Inverter bettas sexualmente é um problema; se você inverte quando o peixe ainda é novo uma parte dos machos não terá comportamento de macho e além disso ainda existem dois problemas sérios: o primeiro é que uma parte pode voltar a condição de fêmeas (reversão) e o segundo é que se a inversão for total você pode ter um macho que é fêmea, que ao cruzar com uma outra fêmea só irá gerar fêmeas.

Existem muitos problemas éticos envolvidos e este assunto deve ser seriamente estudado. Cabe ressaltar que o consumidor não pode ser enganado; ele tem o direito de saber o que está comprando.
Inverter fêmeas adultas ou com mais de trinta dias de vida não é correto, pois quase todas acabarão voltando a sua condição anterior dentro de trinta ou sessenta dias após terem ingerido o hormônio.
Por outro lado, deve ser considerada a preocupação dos criadores, relativamente ao alto custo de produção etc. Mas já existe uma solução para a produção de muitos machos: uma biotecnologia chamada de supermacho, na qual é produzido um peixe que é YY e ao cruzar com fêmeas normais só nascem machos normais”.
Aos criadores interessados sugerimos acessar o Site da AAB – consultoria de aquariofilia avançada - onde poderão obter maiores esclarecimentos com o consultor supracitado.

A Associação de Aquariofilia do Brasil não possui competência para julgar atos de criadores de peixes ornamentais porém, tem a obrigação de alertar aos aquariofilistas sobre essas estranhas ocorrências e com certeza estaremos acompanhando e prestando os devidos esclarecimentos.

Wilson Vianna


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest