A Genética do Betta

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

A Genética do Betta

Postby carlos gustavo » 28 Oct 2013, 21:51

Sempre tive essa dúvida, quando via os entendidos de betta falando de cruzamentos, linhagens, etc. Aí senteu a poupança pra estudar e sintetizei um resumo que divido a seguir com meus colegas do forum:

===========================================================

Primeiro um pouquinho de genética, um glossario bem simplificado apenas para referência:

- Gene é o par de dois alelos, um cedido pelo pai e outro cedido pela mãe.

- Alelo é uma característica passada hereditariamente por uma das células reprodutivas parentais.

- Dominancia é e recessividade são relações entre alelos, quando falamos que um alelo é dominante, significa que ele é o que exprime a característica do organismo. Já a recessividade é a ausência da característica a ser exprimida.

- Codominância é quando o alelo dominante e o alelo recessivo exprimem suas características ao mesmo tempo, dando origem a uma terceira característica. Por exemplo, vermelho dominante com branco recessivo formando o rosa codominante (mistura de vermelho e branco).

===========================================================

Agora, o glossário dos padrões do Betta:

CORES:

Mesclado: nadadeiras com duas cores.
Melano: Bem escuro (não preto)
Mármore: Corpo com várias cores, entre bege, azul, marrom, etc.
Camboja: Corpo bege, cor de camarão cozido, nadadeiras coloridas (vermelho, ou azul, ou verde, ou mesclado).
Butterfly: Corpo de uma cor, base da nadadeira da mesma cor, fim da nadadeira amarelo ou transparente.
Black orchid: É o butterfly preto.
Dragon: Corpo branco, nadadeiras azuis, ou vermelhas ou mescladas.
Iridescentes: Cores brilhantes, aspecto reluzente;
Opacos: Aspecto aveludado.
Chumbo: É o opaco melano;
turquesa: É o opaco azul;
Copper: É o opaco vermelho;
Bettas full: Betas de uma cor só: full red, Full Blue, Full Black, Full white, e assim por diante;

NADADEIRAS:

Véu comum: Nadadeiras longas com borda lisa.
Half Moon. Nadadeira da cauda abrindo-se 90 graus, bem longa, com borda lisa.
Full moon. Nadadeira da cauda abrindo-se 120 graus ou mais, bem longa, com borda lisa.
Delta: Cauda média, a 90 graus com borda lisa.
Super Delta. Cauda média a 120 graus com borda lisa.
Crowntail: Cauda com pontas, parece desfiado.
Plakat: Cauda curta. Parece um betta fêmea.

===========================================================

Agora vamos pra bagunça! :twisted:


Todo Betta tem quatro camadas de cor como se fossem quatro tecidos semi-transparentes, um sobre o outro.


camada azul/verde (camada de topo);
camada vermelha;
camada preta;
camada amarela (camada de fundo).


1. A camada azul é a que se compreende do azul ao verde, com todas as variações nesta gama. Esse gene usa codominância, onde a dupla dominancia dá o fenótipo bastante azul ou bastante verde, enquanto que o dominante simples vai dar diversas quantidades diferentes de azul ou verde, sendo suprimidos em grande parte pelo gene que origina o vermelho. Muitas vezes, ocorre dominância dupla desses genes sobre os genes da camada vermelha quando esta é recessiva, formando os sólidos de azul, os verdes completos, etc. Vamos chamar esse alelo de "A", com seu alelo recessivo "a".

2. A camada vermelha interage com a camada azul no caso de não ser composta apenas por genes recessivos. Quando a camada vermelha é duplo dominante ou semi-dominante, ela compete com a azul dando os mesclados de azul e vermelho ou verde e vermelho. As quantidades de azul/verde e de vermelho dependem diretamente da razão de dominância desses dois genes. Por exemplo, no caso de Duplo dominante vermelho e dominante simples azul, vai ser muito mais vermelho do que azul. São os falsos full-red, onde o betta é vermelho, mas se olhar bem, tem alguns raios azuis ou verdes. Da mesma forma ao contrário, se for duplo dominante azul com dominante simples vermelho, vai ser um betta azul, mas com alguma coloração vermelha. Vamos chamar o alelo vermelho de "V", com seu alelo recessivo "v".

3. As camadas pretas são camadas que interagem com a Azul e vermelha, mas na composição de cores, perde um pouco de seu extrato por ser um gene com menor expressão do que o azul e o vermelho. Se temos Genes dominantes de vermelho, de azul e de preto no mesmo betta, as nadadeiras serão mescladas de azul e vermelho, mas o corpo fica naquele tom meio marrom, avermelhado, escuro. Quando os dois genes acima (A e V) são recessivos e temos dupla dominância do gene preto, temos o Betta Melano (nadadeiras e corpo escuros). Já a recessividade completa desse gene, com qualquer dominancia de V ou A, a combinação age diretamente na coloração do corpo, dando origem aos Camboja. Se for for Pp, o peixe será os chamados mármore. Vamos chamar esse gene de "P", com seu alelo recessivo de "p".

4. Camada amarela: É a de menor expressão dentre todas e não é só um gene agindo, mas sim interações entre mais alguns genes, que dão a gama desde o transparente amarelado até o laranja, passando pelo abacaxi. Para um Betta ser amarelo, ele tem que ser recessivo quanto a todos os demais genes das outras camadas. Chamemos esse gene de "Y" com seu alelo recessivo "y".

Complicado?

Vamos aos exemplos:

Se o betta é um AA ou Aa, ele vai ter algum grau de coloração azul e/ou verde. Se tiver a composição aa, o que vai definir a cor vai ser a camada abaixo, ou seja, a vermelha.

Agora, se o Betta for aa, e ao mesmo tempo for VV, ou Vv, ele vai ser um betta vermelho. Mas se ele for AA, ou Aa, e VV, ou Vv, ele vai ser o betta mesclado de azul e vermelho, ou verde vermelho.

Colocando a próxima camada na brincadeira:

AA VV PP / Aa Vv PP: Beta mesclado de azul/verde e vermelho com o corpo escuro. Note que o Aa e o Vv se compensam igual o AA com o VV.
AA Vv PP - Beta mesclado tendendo ao azul/verde com o corpo escuro.
Aa VV PP - Beta mesclado tendendo a vermelho, com o corpo escuro.
aa Vv PP - Betta vermelho com o corpo escuro.
Aa vv PP - Betta azul com o corpo escuro.
AA vv PP - Betta full turquesa.
aa VV PP - Betta full red.
aa vv PP - Betta Melano. é um betta bem escurão, mas não é o full black ainda.

Nesses genótipos aí em cima, se for Pp, teremos os mármores, e se for os pp, teremos os Camboja.

Agora temos:

aa vv pp - Betta amarelo, dependendo do gene Y, que veremos mais a frente.

Note que o corpo escuro tem sempre o Gene PP. Se tivermos nessas mesmas situações acima o Pp, teremos os mármores. E se tivermos pp, com qualque dominancia de A e/ou V, teremos o camboja. O camboja é o betta com o corpo claro, bege, cor de camarão cozido. O Camboja é um intermediário na formação do amarelo, que por sua vez é intermediário para a formação dos brancos, que finalmente originarão os Dragon de corpo branco, que veremos mais a frente.

Agora, colocando o gene do amarelo:

Temos aqui a possibilidade de termos os Betta buterfly, que é o corpo se colorindo na cor dos genes A ou V ou mesmo P, com mais ou menos transparência no fim das mesmas. E note que, com menor expressão gênica, no caso do A, ou V, ou P duplo dominante, o amarelo mal consegue se expressar.

Assim, sendo, teremos um betta butterfly quando tivermos um Aa Vv Pp e Y*.

Agora, o betta amarelo, tem que ser assim:

aa vv pp YY ou assim: aa vv pp Yy.

Há ainda o fator de Opacidade versus Iridescência. Os iridescentes são aqueles que parecem um furta-cor, e os opacos são aqueles que parecem veludo. Vamos chamar esse gene de "O para o iridescente, e "o" para "o" opaco. OO é muito iridescente, Oo é médio iridescente e oo é opaco completo.

Assim, temos, para OO ou Oo, acrescendo o gene da opacidade aos cruzamentos que fizemos acima, os azuis iridescentes, os verdes iridescentes, os vermelhos iridescentes, os mesclados iridescentes, os camboja iridescentes, com iridescencia variável.

Os opacos são o dark red ou copper (vermelho e opaco), os salamander (verde opaco), o turquesa (azul opaco), e o chumbo (melano opaco).


Por esse fator de opacidade e iridescencia, a gente também tira o Betta 100% Branco, que é o

aa bb pp aa yy oo.

Ou seja, para se ter um betta branco, tem que cruzar bettas amarelos sem iridescência alguma Yy com 50% de chance de se conseguir um yy.

Se for assim: aa bb pp aa yy O*, vai ter alguma iridescência, normalmente para azul ou verde, mas é bem tênue. Há quem diga que o betta 100% branco tem algum grau de cegueira.

analogamente ao branco, o raríssimo preto profundo é um

aa bb PP yy oo

Dificil demais de obter no cruzamento. Nesse caso, só o melano opaco cruzado com o Branco pode produzir o preto completo, e o peixe resultante vai ser como uma molinésia. Para se ter um full black, tem que cruzar um Melano com um branco para tirar a dominancia dupla do PP, e cruzar os filhos entre si, pra tentar pegar os pp numa razão de 50%. Com um camboja comum não funciona, porque ele tem invariavelmente o pp, mas tem A* ou V*.

Se tiver O*, ou seja,

aa vv PP yy O*

haverá alguma iridescência que vai tira-lo do padrão 100% negro, dando origem aos Black Orchid, muito bonitos.


Agora, os Dragon.

Os Betta Dragon parecem-se com os Camboja, mas enquanto o claro do camboja é bege , o Dragon tem o branco como cor clara. O Betta branco irá receber não só cor, mas também iridescência, perdendo o opaco.

O Betta branco vai ser cruzado necessariamente com um camboja para dar os Dragon, da seguinte forma:

aa B* pp yy O* ou oo é um red dragon (corpo branco)

A* bb pp yy O* ou oo é um blue dragon (corpo branco)

A* B* pp yy O* ou oo ele é um dragon azul e vermelho. (corpo branco)

aa bb pp YY O* ou oo vai ser um dragon amarelo, que parece o amarelo comum, mas é mais claro.

Note que pra ser um dragon, tem que ser um recessivo para preto necessariamente iridescente e recessivo para preto. Se houver dominancia do P, ele será escuro ou mármore, e se houver dominancia do Y com alguma dominancia das outras cores, V ou A, ele passa a ser Camboja comum.


Agora, para a questão da nadadeira, temos os seguintes alelos:

L para nadadeiras longas, com seu alelo l para nadadeiras curtas. Nesse gene há codominancia de Ll para nadadeiras Delta.

C para finalização crowntail e c para finalização comum.

H para full moon, e h para angulação comum. Nesse gene há codominancia pro Half moon como sendo o Hh.


Assim, as nadadeiras dos Bettas serão um conjunto dessas interações, assim:

LL cc hh ou Ll cc hh - Betta véu comum, com véu maior ou menor.
LL C* H* ou Ll C* H* - Betta Crowntail
LL cc HH - Betta full moon
LL cc Hh - Betta half moon
Ll cc Hh - Beta Delta simples
Ll cc HH - Betta Super Delta
ll Cc H* ou hh - Betta Crowntail Plakat (Tailandes de cauda curta)
ll cc H* ou hh - Betta Plakat Tailandes.

Bom.. é isso. Esse é o básico da genética do Betta, para os interessados no cruzamento para a obtenção de linhagens puras.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: A Genética do Betta

Postby Marne Campos » 29 Oct 2013, 14:49

Carlos, muito interessante esse material! Parabéns!

É de sua autoria mesmo?
Marne Campos

User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

Re: A Genética do Betta

Postby carlos gustavo » 29 Oct 2013, 16:44

Oi Marne

Sim, fui eu que escrevi esse material. Pesquisei sobre o assunto na Internet mesmo (tem muita fonte, muita mesmo), e como sou biólogo de formação, ficou um pouco mais tranquilo pra entender as interações gênicas. Mas tem mais coisa pra entender. To vendo aqui algumas variedades novas como os Gas Mustards e o Pink Salamander, que são mutações, quero entender melhor como funcionam pra acrescentar à esse material.

Mas acho que como está já clareia bastante... qualquer coisa, tamos aí!

Khay
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 29 Oct 2013, 23:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: A Genética do Betta

Postby Khay » 29 Oct 2013, 23:49

Olá!
Vou tentar cruzar meu Betta butterfly, qual a melhor cor escolher para fêmea? Que tipo de cruzamento vou ter se reproduzi-lo com uma fêmea amarela?
*Ele tem corpo claro com tons rosa e turquesa, nadadeiras vermelhas com a borda branca, quase transparente... Obrigado e parabéns!

User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

Re: A Genética do Betta

Postby carlos gustavo » 30 Oct 2013, 07:34

A cor rosa é uma mutação, a partir do vermelho pelo que estou lendo sobre os Pink Salamander. Mas como vc disse que o corpo dele é rosa, e as nadadeiras vermelhas, pode ser uma outra mutação, o gas mustard. De qualquer forma, deve ser um belíssimo betta esse seu.

Eu tentaria cruza-lo com uma fêmea mármore crowntail mesclada de azul e vermelho para tentar esse resultado aqui:
Image

Ou ainda com uma fêmea melano crowntail para tentar esse resultado aqui:
Image

Mas se não der da primeira, tente separar filhotes para cruza-los entre si ou para fazer retrocruzamentos (pai com filha, mãe com filho), para acentuar as características.

Boa sorte!

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: A Genética do Betta

Postby Bruno Caron » 30 Oct 2013, 10:11

Parabéns pelo material que produziu, muito bom!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest