Betta splendens e o aquário pet fish.

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Xica » 30 Jan 2013, 22:45

O aquário pet fish pode ser entendido como o aquário montado especificamente para abrigar um único exemplar, o “peixe de estimação”. As opções comuns são por peixes de grande porte (como apaiari e midas), mas com certeza é um modelo de aquário bastante adequado a um betta macho. É disto que trataremos aqui.

Betta. Compilando informações.

Apesar dos intervalos variarem um tanto conforme a fonte pesquisada, podemos considerar que bettas são mantidos com conforto e segurança em pH entre 6,8 a 7,2 (algumas fontes indicam até 7,4) e temperatura entre 24 a 28 graus Celcius (ou até 30 graus). São indicados como ótimos pH 7,0 e temperatura em 26 graus Celcius.

Estes peixes possuem respiração aérea acessória e por isto os vemos corriqueiramente engolindo ar na tona d’água. Mas em termos de cuidados, há outra informação que merece maior atenção: o estômago do betta corresponde basicamente ao tamanho de seu globo ocular. Traduzindo: podemos mata-lo muito mais facilmente pelo excesso do que pela falta de alimentação. Sobre este assunto, algumas informações relevantes:

 bettas são onívoros, basicamente carnívoros;
 opte pelas rações próprias para a espécie;
 alimentação variada contribui para mantê-los saudáveis, sendo adequado inserir alimentos de origem animal no cardápio (artêmias, enquitreias, larva de besouro do amendoim, bloodworms congelado, entre outros);
 alimentos liofilizados devem ser umedecidos (na água do próprio aquário e por alguns minutos) antes de oferecidos;
 algumas fontes indicam esta prática igualmente para rações, como uma forma de prevenir problemas de constipação; ainda relacionado a este assunto, também é válido incluir um pequeno pedaço de ervilha cozida (não enlatada) no cardápio;
 considera-se adequado duas refeições ao dia, sem exageros;
 não há consenso sobre quantas vezes oferecer alimento de origem animal na semana.

O aquário.

Um pedido inicial: evitem sempre recipientes com um volume abaixo de dez litros. Eles estão mais para celas do que aquários. A água deteriora-se com muita rapidez, parâmetros como pH e temperatura sofrem alterações bruscas e rápidas e não há espaço para natação. E se um dia ouvirem algo do gênero “estes peixes ficam só parados, não precisam de muita água” creiam, esta pessoa nunca viu um betta dentro de um aquário de verdade.

Falar em tamanho mínimo é algo sempre passível de discussão, ainda mais quando nos lembramos de uma das máximas do aquarismo: quanto maior o aquário, melhor para os peixes. Pode-se considerar um bom aquário para um betta aquele com um volume entre quinze e vinte litros e retangular, privilegiando o comprimento. Se puder proporcionar mais espaço, melhor ainda.

Equipamentos, o básico: um filtro (normalmente um hang on) e aquecedor com termostato. Como bettas preferem um fluxo de água lento e suave, é interessante optar por um filtro com regulagem de vazão. Outro detalhe importante é providenciar uma proteção para o sugador do filtro, evitando acidentes como sucção de cauda e nadadeiras. Esta proteção habitualmente é feita com espuma ou perlon. A iluminação deve se adequar ao tipo de aquário que se pretende manter, low ou higth tech, o mesmo valendo para a escolha do substrato e a injeção ou não de gás carbônico. É aconselhável adquirir um termômetro para monitorar a temperatura.

Plantas, além de bonitas, serão bastante úteis já que contribuem para a boa qualidade da água, fornecem abrigo e suporte para descanso. A escolha mais comum é pela montagem de um aquário low tech, basicamente definido pela escolha de plantas de fácil manutenção e pouco exigentes com relação a substrato fértil, iluminação potente e injeção de CO2.

Ao selecionar as plantas, atentem para o tamanho que atingem. Várias serão incompatíveis com o tamanho do aquário. Plantas flutuantes ou alguma que possa ser mantida assim (como najas ou rabo de raposa) proporcionam uma área sombreada que é agradável ao betta. Plantas de folhas largas oferecem um local onde o peixe pode descansar e ao mesmo tempo ficar mais próximo da superfície. Quanto aos elementos de decoração (pedras, troncos, objetos de resina, entre outros) evite aqueles que tenham arestas e pontas vivas e que possam causar dano ao peixe.

Tampa também é um item interessante. Primeiro, porque bettas saltam; segundo porque mantêm o ar próximo da superfície úmido e aquecido. Isto proporciona temperatura mais próxima a da água, o que diminui o choque térmico quando o betta subir para respirar. Muito adequado para quem mora em regiões onde o frio é mais intenso ou ocorrem quedas acentuadas de temperatura.

Com estes cuidados básicos em relação ao aquário, com certeza teremos peixes que viverão sua expectativa de vida com saúde e conforto.
Abraços.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Bruno Caron » 30 Jan 2013, 23:58

Muito Bom Xica!
Se me permite, embora também bem discutido sobre a real eficácia, acrescentaria dentre os cuidados básicos a disponibilização esporádica de um espelho para o betta se exercitar com seu reflexo.
Uma vez sendo um pet fish, acho importante prover um meio para ele poder mostrar todo seu vigor. Para os que desconhecem tal método, apenas consiste em fazer o betta se eriçar vendo seu próprio reflexo, imaginando esse ser um outro peixe invadindo seu território.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Xica » 31 Jan 2013, 23:04

Oi Bruno.
Betta é paixão recente para mim e ainda tenho muito a aprender. Mas confesso que de tudo o que li referente a espelho e exercício, nenhum texto me convenceu da validade deste recurso.
Certo que o bicho é muito lindo todo armado, mas exercício acho que ele faz é tendo espaço para nadar.
Opinião minha. Se tiver um texto bom sobre este assunto, manda para mim!
Abraços.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Bruno Caron » 01 Feb 2013, 09:07

Pois é Xica, realmente não tenho nada comprobatório a respeito, é mais pela (pouca por sinal) experiência mesmo.
Se achar algo de relevância a respeito com certeza compartilho!

*Concordo com o fato de havendo bom espaço ele nadará bastante e com isso se exercitará. Nada melhor que ESPAÇO!

User avatar
Deivis
Colaborador
Posts: 111
Joined: 20 Mar 2013, 14:28
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taubaté - SP

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Deivis » 26 Mar 2013, 14:46

Essa condição é complicada de se estudar e mais ainda de se comprovar algo.

Em termos biológicos, deixa-lo de frente pro espelho, ou outro peixe, isto indica uma situação de estresse para o animal, mas ao mesmo tempo podemos dizer que é uma condição natural de vida do animal, pois em seu ambiente ele convive normalmente com adversários.
No meio ambiente, normalmente espécies que apresentam uma grande variedade de tamanhos e cores, assim como ocorre com os Bettas, utilizam do tamanho e tonalidades de cores para chamar a atenção das fêmeas, ou para se mostrar superior ao outro.

Eu particularmente acredito que possa ser saudável estimular esse stresse ao animal de vez em quando, pois estimulará seu instinto natural de rivalidade e sobrevivência, e que talvez seja capaz de ajuda-lo a se manter saudável.

P.S: Vale lembrar que para associações de criadores de Bettas, consideram como primordiais essa característica agressiva do animal como ponto positivo, características que em muitos eventos contam pontos para os animais.

Espero ter colaborado com o tópico! :wink:

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Victor Pax » 26 Mar 2013, 15:08

Xica, só uns adendos.
Pode-se considerar um bom aquário para um betta aquele com um volume entre quinze e vinte litros e retangular, privilegiando o comprimento. Se puder proporcionar mais espaço, melhor ainda.
Acho que a diferença de preço entre um aquário de 15-20 para um de 27-30 litros é tão pouca que valeria a pena esse pequeno investimento, MAS concordo em gênero, número e grau que um aquário de 15 litros estaria longe de ser ruim para um betta.

Sobre espelhos, acho que apesar de "solitários" os bettas "precisam" dessa noção de que não estão sozinhos e sobre estressar, lembremos que nem todo stress é ruim e que ele contribui para manutenção do sistema imunológico e o ato de se abrir não deixa de ser um enriquecimento ambiental (além de trazer uma inter relação entre o peixe e o dono e ser um momento que podemos apreciar o peixe em toda sua beleza).

Esse é um video de habitat de betta (no caso betta prima)
[youtube]aj5OEvBQPVo[/youtube]

Esse é da captura do Fighting fish (Betta splendens?)
[youtube]VQbXryuLoG0[/youtube]
[youtube]g1Ak2ENwHHo[/youtube]

E para finalizar...
Xica, o que achou do programa sobre bettas do fishTV?
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Xica » 26 Mar 2013, 21:47

Noite, Victor.
Estou levemente "empesteada" aqui, então perdoe se a memória falhar em algum detalhe.
Pense também que meu foco é peixe, não aquapaisagismo.
Achei bom o tamanho do aquário. Uso de plantas naturais idem. Se não me engano havia higrófilas, fazem moitas lindas, mas acho inadequadas ao tamanho do aquário utilizado. Crescem rápido, tomam muito espaço.
Coluna d'água é um item discutível. Máximo de 30 cm, isto foi o citado? Aqui é de 35 cm, mas não vejo porque não 40 cm, 45 cm. Observando meu aquário vejo que o macho dá preferência á proximidade da superfície e habitualmente se escora nas plantas e raízes do lírio para descansar. Mas desce tranquilamente para o fundo, rouba a comida dos corys e depois volta sem problema.
O que você achou?
Abraços.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Victor Pax » 27 Mar 2013, 12:49

Achei bem informativo, com entrevistas interessantes e pertinentes abrangendo vários aspectos da biologia e da criação do peixe.
Gostei bastante do programa ATÉ a montagem (acho que sempre o que pega nesse programa é o principal... a montagem que vai embasar o novato em como tratar e acondicionar o peixe)..

O Tamanho estava bom, sim.
Mas ele obstruiu a área de natação, falou aquela bobagem de que não se pode usar um aquário com altura maior de 30cm (pois ele tem de subir para respirar... POXA! ele é um PEIXE com BRANQUIAS funcionais e apenas INSTINTO e HABITO de caça de ir na flor d´água... o que não tem nada a ver com respiração :roll: ).

Bom ele não só obstruiu a área de natação com enfeites (acho que era um tronco) como plantou Microsorum (este ok) e hygrophila... mas não uma hygrophila qualquer, mas uma Hygrophila corymbosa, uma planta que cresce rapidamente até uma altura de 30 a 50cm e que quando chega na flor d´água PERDE SUAS FOLHAS e fica apenas um caule FEIO PARA CARAMBA.
Se não bastasse a corimbosa crescer bastante e naquele aquário rapidamente iria ficar anti estética essa planta fica com mais de 15cm de diâmetro... e isso em um pico que já não tinha muito espaço para o betta nadar.... ou seja uma planta t.o.t.a.l.m.e.n.t.e inapropriada em uma montagem pesada estava sendo passado para os iniciantes como a forma correta de montar.
Acho que só o microsorum já ficava um paisagismo fechado.

Então sem essa parte da montagem (que é o objetivo e razão de ser do programa) o resto estava muito bom.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

Leonardo Hamamura
Ciclador
Ciclador
Posts: 333
Joined: 28 Jun 2013, 23:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Paranavai PR

Re: Betta splendens e o aquário pet fish.

Postby Leonardo Hamamura » 27 Oct 2013, 22:33

Aqui em casa meu betta vive em um comunitário de 63 litros,ha quem diga que são peixes calmos... o meu gosta de nada para um lado e pro outro,para cima e para baixo e assim vai.Acho que tendo um bom comprimento o betta sera bem feliz :D estranhamente o meu não gosta de descansar das corridas em superfícies planas,pelo contrario,ele prefere ficar de ponta-cabeça apoiado em alguma coisa,elódeas por exemplo.
Tem um forte apetite por alimentos vivos,mais precisamente larvas de besouro do amendoim,que no momento são os únicos alimentos vivos que forneço,eu colo perto da coluna da agua e ele chega a saltar para pega-lo,e bem interessante vê-lo!
Infelizmente,achei que era uma boa alimentar com bolinhas,um grande equivoco,pois percebi que ele parecia ter simtomas de hidropsia,mas parei imediatamente de alimenta-lo com bolinhas e mudei para flocos,depois de um tempo a barriga dele diminuiu um pouco!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest