Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Paola_Cesari
Colaborador
Posts: 126
Joined: 25 Jul 2011, 21:50
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: BELO HORIZONTE MG
Contact:

Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Paola_Cesari » 14 Jun 2012, 11:10

Image
DSCN9389 por NELL2BR, no Flickr

Resolvi escrever este texto pra desmistificar muitas coisas que dizem por aí sobre os pequenos Barbos. Sempre ouvimos que eles são agressivos, mas na verdade são curiosos, e o que agente acha ser agressividade é um comportamento natural da espécie.O maior problema é que normalmente colocamos os barbos com peixes mais lentos e o resultado é sempre desastre.
São peixes incríveis, nadam por todo aquário e alegram o ambiente. Acredito que seja uma das melhores escolhas para os iniciantes, que gostam de um aquário bastante movimentado. Tudo que será descrito aqui são observações feitas por mim, não é um estudo cientifico, mas são detalhes que podem ajudar quem tem interesse em montar um aquário com estes pequeninos. Eu só vou falar da minha experiência, são coisas que observei no dia a dia. Desde meu primeiro aquário tenho sumatras.

Como todos já sabem são peixes de cardume e quanto maior o cardume mais, tranquila a convivência entre eles. Hoje considero os Barbos como peixes curiosos, não agressivos como dizem por aí. Tudo que é novidade introduzida no aquário eles cutucam pra saber o que é, não importa se é um tronco uma bomba de circulação, plantas ou peixes. Eles parecem querer explorar tudo de novo que é colocado no aquário.
São peixes de correnteza, uma bomba de circulação no aquário traz a alegria ao cardume que fica horas nadando contra o fluxo d’agua.

Das variações do Sumatra o que percebi serem mais curiosos são os Pandas eles conseguem ser mais chatos que o Sumatra Tigre. Sempre que há introdução de um peixe novo os Pandas são os que mais perturbam a paz do aquário. Pra evitar isso sempre procuro fazer a introdução de novos peixes com as luzes apagadas e deixo o aqua apagado o resto do dia. As outras variações de cor (Red, Verde, Albino, Verde Albino) o comportamento é o mesmo dos Tigres.

Os Barbo Nigrofasciatu são bem tranquilos, se dão super bem em aquários comunitários.
Image
DSCN0084 por NELL2BR, no Flickr

Os machos apesar de brigarem entre si são super tranquilos. Ficam com uma coloração escura e o a cabeça bem vermelha como sangue quando estão brigando eles giram num nado frenético, normalmente pra definir quem é o macho alpha do cardume. Aqui isso acontece principalmente após a TPA, pois a temperatura do aqua muda um pouco.
Segue um vídeo
[youtube]FI0cfKRdnEQ[/youtube]

Os mais tranquilos são os Barbo Titéia, são mais tímidos estão sempre juntinhos. As femeas são um pouco mais territorialistas que os machos, principalmente com outras espécies.

CONVIVENCIA COM OUTRAS ESPÉCIES

Se dão super bem com qualquer Tetras, Melanotaenias e Coridoras nos meus aquários já tive Sumatras Tigre, Panda, Verdes, Albinos, Red, Nigrofasciatu, Gema e Titéia junto com Matogrossos, Tetra Negros, Rosáceos, Glow Light. Inclusive um Tetra Negro era véu e os barbos nunca incomodaram o tetra véu.

Meu aquário com as espécies citadas
[youtube]WTaDmTGnF0o[/youtube]

Nunca deve-se colocar Sumatras com peixes lentos como Acarás Bandeira, Discos e Colisas, é de fato uma combinação desastrosa. Eles possuem o hábito de mordiscar peixes lentos, devendo ser mantidos somente com outros barbos, peixes de fundo ou rápidos.

Opinião prática sobre os Otos. Decida barbos ou otos"limpa-vidro", os dois não tem jeito mesmo.Comecei a pesquisar sobre um peixe que comesse algas e fosse compatível com os Barbos.

Eu tive um pequeno contratempo com algas no meu aquário nada muito preocupante e comprei um SAE Comedor de algas Siames, que os vendedores de BH insistem em vendê-los como Flying Fox ou "Flying Fox Siames"*(peixe q num existe). Agora para o vidro sugiro um limpador magnético. Com relação a coridoras eles se dão super bem tenho 7 albinas no meu aquário com sumatras e eles ficam super tranquilos.

O SAE é esse peixinho aqui
Image
DSCN8800 por NELL2BR, no Flickr
Image
DSCN8796 por NELL2BR, no Flickr

COMPORTAMENTO

Alguns Barbos tem um comportamento submisso, em relação aos outros membros do cardume. Possuo uma femea que apelidamos ela de Cotoco ela deixava todos beliscarem a barbatana da cauda até a barbatana não existir mais. Ela é uma das femeas mais antigas que tenho deve ter uns 3 anos que está comigo.
Tive um caso de um macho de Sumatra verde que perdeu uma barbatana numa briga, depois de um tempo ele passou a deixar os outros peixes beliscarem até ela desaparecer completamente.

DOENÇAS

Percebi depois de perder alguns barbos em tratamento que ao tirar eles do aqua para tratar eles não sobreviviam talvez por estarem sozinhos no aqua hospital.
Tenho 2 fêmeas que já estão a 3 anos comigo que tratei no aqua junto com as outras sem separa-las e elas estão bem até hoje.

PLANTAS

Plantas de folhas mais grossas eles dão super bem...plantas como a rotala wallichii e Limnophila aquatica, não adianta eles depenam a planta toda. Eu amo as duas tentei tê las 2x sem sucesso. Vi um comentário sobre Barbos cutucar o musgo as únicas plantas que meus barbos beliscaram foram as duas que citei meu musgo está lá inteiro e quem se incomoda com eles são somente os nigrofasciatu, os outros nem dão bola. e agora que estão no aquário maior não ligam mesmo!

Olha as fotos quando ganhei as plantas
Image
DSCN1447 por NELL2BR, no Flickr
1 semana depois a rotala e a Limnophila todas depenadas
Image
DSCN1493 por NELL2BR, no Flickr
Quanto mais jovens mais curiosos os barbos são. A medida que vão ficando mais velhos o comportamento vai mudando eles ficam um pouco mais calmos.
Abraços da viciada em barbos!
Paola Césari
http://www.homenspeixe.com.br - Aquarismo e Projetos Especiais
Viciada em Barbos...
Barboplanet - http://www.homenspeixe.com.br/novo-foru ... f=18&t=174

User avatar
Vinícius Ribeiro
Ciclador
Ciclador
Posts: 147
Joined: 03 Jan 2012, 00:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Vinícius Ribeiro » 14 Jun 2012, 15:55

Muito bom o texto Paola, só ressaltar que, com sua imensa curiosidade podem ser agressivos a peixes mais frágeis, mesmo se não for o intuito! Esse é, claro, o meu ponto de vista.

Parabéns!

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Mateus Camboim » 14 Jun 2012, 16:40

Oi,

Ótimo texto, cheira à artigo! Ou no mínimo Leituras Recomendadas...

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Paola_Cesari
Colaborador
Posts: 126
Joined: 25 Jul 2011, 21:50
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: BELO HORIZONTE MG
Contact:

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Paola_Cesari » 14 Jun 2012, 20:23

Obrigada Mateus!
A intenção é mostrar a todos que os barbitchosnão são os monstrinhos que pintam por ae, basta saber com que espécie eles poem conviver bem.É uma questão de estudo.Eu aprendi na marra hehehe.
Paola Césari
http://www.homenspeixe.com.br - Aquarismo e Projetos Especiais
Viciada em Barbos...
Barboplanet - http://www.homenspeixe.com.br/novo-foru ... f=18&t=174

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Senfft » 21 Jun 2012, 09:55

Parabéns Paola !!! Muito bom o texto. Cuidado que acaba virando artigo mesmo heim rsrsr.

Abração !
Rafael Senfft

User avatar
Paola_Cesari
Colaborador
Posts: 126
Joined: 25 Jul 2011, 21:50
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: BELO HORIZONTE MG
Contact:

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Paola_Cesari » 05 Jul 2012, 14:49

Sobrando um tempinho dou uma melhorada nele aí ele fica ocm cara de artigo mesmo...
Paola Césari
http://www.homenspeixe.com.br - Aquarismo e Projetos Especiais
Viciada em Barbos...
Barboplanet - http://www.homenspeixe.com.br/novo-foru ... f=18&t=174

User avatar
Mombassa
Montador
Montador
Posts: 45
Joined: 22 Apr 2012, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Mombassa » 26 Jun 2013, 15:58

Paola, tudo bom?

Primeiramente parabéns pelo aquário e artigo.

Vi que você comprou Comedor de algas siames verdadeiro. A foto é deles já adultos?
Eu comprei os meus, estão pequenos, máximo de 4 cm. Parecem um pouco diferentes dos seus.
Será que você poderia dar sua opinião?

Tópico: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 16&t=33643

Obrigado.

User avatar
Henrique Carvalho
Plantador
Plantador
Posts: 567
Joined: 04 Oct 2003, 23:50
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Henrique Carvalho » 26 Jun 2013, 20:33

Muito bom Paola.

Barbus são ótimos "pets", eu tinha um aquário de 200L com um cardume de sumatras, eles vinham comer na mão, literalmente. Um amigo também tinha um de uns 200L comunitário como o seu, e os barbus cerejas e ouro eram os mais bonitos (além de uns dânios que ele tinha há uns 5 anos). Ultimamente está mais difícil ver barbus nas lojas, não entendo porque já que os barbus são fáceis de reproduzir (é o mesmo esquema da carpa, quando a fêmea está pronta é visível).
Desde 2003

Eduardo Santos
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 21 Jun 2013, 14:45
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Marialva-Pr

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby Eduardo Santos » 26 Jun 2013, 22:14

Ótimo texto, Artigo me foi recomendado pelo bruno que por sinal tem me ajudado muito pois só iniciante nesse maravilhoso hobby, gostei logo de cara do ouro e do Sumatra, mas ainda mais dos guppys e andei vendo que eu não poderia por os ouro e Sumatra com os guppys ou estou enganado...
Perguntando e Aprendendo....

israelheleno
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 18 Jul 2014, 10:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Barbos – Nem tão bárbaros assim...

Postby israelheleno » 18 Jul 2014, 10:58

Tenho um aquário de 88 litros vocês acham que é suficiente para manter um cardume de barbos? O PH aqui é de 7.5, tenho que reduzir para quanto? qual o ideal pra eles? tenho também um filtro atman 400 é suficiente?


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest