Nonscaping. Priorizando a fauna.

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Xica » 07 Jun 2012, 13:41

Encontrei este termo já há alguns meses, em um destes passeios de rumo incerto que se faz na internet. Não tenho certeza se sua invenção é recente, ou se é uma destas palavras que simplesmente “não colam”, se caiu no esquecimento ou não tem aplicação, mas fato é que define uma situação tão simples quanto negligenciada: privilegiar a montagem do aquário (equipamentos, hardscape, softscape – estes termos todos conhecem) em função da fauna a ser mantida. Ah, mas isto é óbvio. Sim, é, mas muitas vezes o óbvio não é lembrado, ou então colocado completamente de lado em função de um ou outro querer nosso. Afinal, peixe nem reclama...

Minha opinião honesta é que um aquário jamais proverá o ambiente ideal para sua fauna, mas que podemos sim aproximá-lo disto de forma bastante razoável. Escolhidos os peixes (que devem ser compatíveis entre si, com os parâmetros físico-químicos da água e espaço disponível), a primeira coisa a fazer é continuar pesquisando. Analisar sempre que possível o ambiente natural em que os peixes vivem, qual seu comportamento, sociabilidade, como se alimentam, a necessidade de abrigos, etc. Em resumo, manter a fauna em um ambiente que seja o mais adequado para ela, considerando as limitações do aquário.

Um pequeno exemplo: corydoras. Há vários vídeos disponíveis sobre estes peixes em seu ambiente natural. Muitos galhos, muitas folhas, um substrato formado por lodo ou lama, onde estão sempre procurando por alimento. Empecilho um: não quero lama em meu aquário. Então qual substrato posso utilizar, fácil de ser remexido e que não provoque ferimento nos barbilhões destes peixes?

Empecilho dois: corydoras são peixes de cardume. Considerando o tamanho médio dos aquários que temos é basicamente impossível falar em cardume (a não ser que falemos do aquário do Junior Gorski). A proposta passa a ser então manter um pequeno grupo de cinco ou seis indivíduos da mesma espécie. Mas quantos aquários vemos com apenas um ou dois corydoras, ou meia dúzia de quatro espécies diferentes?

Iluminação é outro item interessante a se pensar. O ambiente natural de muitos peixes é de águas escuras ou com maior turbidez, o que dificulta a penetração da luz neste ambiente. Quando levamos em consideração que o excesso de luminosidade pode gerar estresse nos peixes, uma escolha habitual é partir para a montagem de um low tech, com iluminação baixa a moderada (eventualmente até sem iluminação artificial), descartando também a injeção de CO2 e substrato fértil. E voltamos as pesquisas para identificar quais plantas adaptam-se bem dentro das condições que o aquário oferece e das necessidades da fauna (abrigo, local de desova, demarcadores de território, etc). Lembre sempre que plantas desnutridas, fracas ou doentes não contribuem em nada para a salubridade do aquário.

E a movimentação da água? São peixes de águas calmas e paradas ou com correntezas? E o filtro escolhido, atende este requisito ou será necessária alguma adaptação para evitar a movimentação excessiva? Ou o contrário: a instalação de uma bomba submersa para gerar uma correnteza?

E assim passamos e repassamos item a item, fazendo escolhas em função da fauna e procurando as opções mais razoáveis para atingir o objetivo de montar o melhor ambiente possível para nossos peixes. Depois é por a mão na massa, lavar e higienizar o que é necessário, colocar o substrato, troncos, pedras (ou ambos) para fornecer tocas e esconderijos, talvez algumas cascas e folhas secas, espalhar as plantinhas, instalar equipamentos, encher de água e...

E aí começa a fase dois, com nosso senso estético gritando histericamente porque o aquário ficou parecido com um filhote de cruz-credo. Para não correr este risco ( já que tivemos todo um trabalho de pesquisa, planejamento e compras) converse com seu bom gosto antes de dispor as coisas ao Deus-dará.

Bons aquários para vocês.

Referência.
http://aquaticscaper.wordpress.com/2010 ... onscaping/

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Rafael Abed » 08 Jun 2012, 17:36

Olá!

Não que eu não seja fã dos aquários plantados, aliás, é impossível não admirar as obras-primas que algumas pessoas desse site fazem, mas sou mais adepto do aquário peixado mesmo.

Acho que minha conduta não é bem o que preconiza o Nonscaping (palavra nova para mim). O que eu faço é montar um aquário e depois ver que peixes combinam com ele. Não uso substrato fértil, CO2 injetado, fertilizantes, tampouco luzes muito potentes. Tento criar esconderijos parecidos com os naturais e ponho algumas plantas low-tech, que, para mim, são aquelas mais baratas das lojas (são baratas porque não são exigentes e porque crescem com facilidade).

Gostei do artigo. Já tive coridoras em cascalho de rio e estava pensando em por algumas no aquário que estou montando. Li o artigo e mudei de ideia. Vou tentar descobrir outros peixes mais adequados a um "cascalho basáltico, com plantas, fotoperíodo de 8 horas e 0,5 W/L, 26°C, Ph 6,8 e uma pequena correnteza na camada superior do aquário".

Pena que não é tão fácil pesquisar isso, pois as fichas dos peixes contem apenas as informações mais elementares.

Abraço.

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Junior Gorski » 08 Jun 2012, 17:41

Fala Xica mais um ótimo artigo parabéns!
Abraço.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Xica » 08 Jun 2012, 20:09

Noite, Rafael e Junior.
O que mais gosto é de montar o quebra-cabeça para produzir um aquário para peixes. Procurar pelos detalhes, ambiente natural, como fazer para que o tanque se aproxime disto.
Rende muita pesquisa e inevitavelmente conhecimento.
Rafael, sempre que possível fique atento a pdf. Encontram-se trabalhos muito interessantes relacionados a fauna, flora e habitat. Não se ligam diretamente ao aquarismo, mas têm uma riqueza de informação que podemos utilizar na montagem de aquários.

Bom sábado para vocês. Tomara que sem chuva.

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Rafael Abed » 08 Jun 2012, 20:25

Boa noite, Xica!

Com o perdão da ignorância, o que você quis dizer com "sempre que possível fique atento a pdf". Pesquisas em teses de pós-graduação em .pdf?

Quando eu comecei a pensar em montar meu atual aquário, cogitei reproduzir o habitat do Betta (mas plantar arroz no aquário não era muito recomendado rs). Na verdade o que mais me encafifava é essa história de um macho ver o outro e brigar com ele até morte. Isso é muito antinatural! Vai contra a lógica de sobrevivência da espécie. Eventualmente um ou outro morrer numa disputa por uma fêmea, vá lá, mas o peixe fazer isso diuturnamente não me parece nada natural. O mais normal seria o mais fraco fugir, o que não é possível num mini-aquário de briga.

Então fiquei pesquisando a respeito e até achei um vídeo de um aquário natural de Bettas, mas o criador os separa antes de ficarem adultos, então, para mim, isso não seria uma experiência válida.

Acabei desistindo da ideia porque o aquário que eu pensei que teria uns 200 litros, acabou ficando com menos de 100, líquidos.

Mas, no futuro, quem sabe?

Até logo e bom fim de semana para você também!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Xica » 08 Jun 2012, 22:31

Perdoe a mim, me expressei pela metade...
Exatamente isto, monografias de graduação, pós-graduação, teses. Engenharias Química, Ambiental e de Pesca, Veterinária, Biologia, há muita coisa interessante nestas áreas.
Quanto a reproduzir ou aproximar o aquário de determinados ambientes naturais, tenho lá meus questionamentos.
Você citou bettas e arrozais, mas até que ponto os bettas que mantemos em nossos aquários podem ser comparados aos bettas selvagens?
E eu que tenho kinguios? Será que um cabeça de leão, telescópio, celestial, pérola, podem ser comparados a carpa que originou todos eles? Será que de fato o habitat desta carpa sería adequado para eles? Tenho sinceras dúvidas sobre isto.
Até!

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Rafael Abed » 09 Jun 2012, 08:03

Estamos perdoados rs.

Eu pensei até em mencionar isso sobre o Betta, que ele já mudou tanto, e é produzido a tantas gerações em cativeiro, que a ideia de ambiente natural talvez seja um pouco vaga. Mas em biologia um século ou dois, é muito pouco tempo, por isso acho ainda um pouco válida a ideia de reproduzir o habitat. Bom, seu eu pensar o contrário, posso chegar a terrível conclusão de que um Betta deve viver num maldito pote de maionese, pois ele foi desenvolvido para isso. Prefiro idealizar um aquário decente pra ele.

Mas acho que a resposta correta sobre a sua indagação, inclusive sobre os Kinguios, dependeria de uma série de experiências científicas com os peixes, simulando habitats, linhagens, população, etc. Pena, que muitas cobaias morreriam.

Muito obrigado pelo conselho, vou começar a pesquisar esse material também (se bem que meu inglês não ajuda muito). Tomara que as universidades brasileiras produzam interessante na área.

Aliás, apesar de eu já ter visto alguns posts sobre biótipos, seria interessante ter uma seção dedicada a isso, não?

O plano C do meu aquário era um biótipo do Sudeste Asiático, mas uns caramujos me fizeram comprar Mocinhas, depois veio um Cascudo, aí já viu, né?

Até logo!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Xica » 09 Jun 2012, 15:32

Encontra-se material bem legal em nosso velho, bom e sofrido português.
O plano C do meu aquário era um biótipo do Sudeste Asiático, mas uns caramujos me fizeram comprar Mocinhas, depois veio um Cascudo, aí já viu, né?
:) Também eu pretendi um biótopo. Terminei com killis africanos, plantas acho que asiáticas e sete moradores sul-americanos...
Mas o aquário ficou muito decente.
Até!

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Nonscaping. Priorizando a fauna.

Postby Rafael Abed » 09 Jun 2012, 16:41

Que bom que o Brasil realiza pesquisas na área. Vou pesquisar.

Quanto ao biótipo, eu nem pesquiso a origem das minhas plantas. Certamente meu aquário é bem cosmopolita, nesse aspecto. Outro ponto para eu evoluir num próximo aquário.

E sobre aquários, a vantagem de não conseguir montar o aquário atual conforme idealizado é que a já dá pra começar a planejar o próximo aquário rs.

Abraço.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest