Paraiso Nidificando

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Paraiso Nidificando

Postby Marcio Vargas » 27 Jul 2011, 20:44

Senhores

Ao chegar do trabalho hoje notei algo estranho em meus Paraisos:
Image

Olhando com mais atenção percebi que eles estavam em uma especie de "dança". Enroscavam-se e ficavam com o corpo tremendo. Notei também algo que só agora fez sentido. Havia uma folha de uma das plantas cortada, parecia cortada a tesoura, boiando no aquario. Nem dei muita atenção. Hoje vi que eles arrastaram essa folha (provavelmente eles que cortaram) para um canto do aquario, em cima do filtro interno (sem correnteza) e estão enchendo de bolhas embaixo dela.

Fotos somente no final de semana, minha esposa e filhos foram para a praia e levaram a fotografica, vou tentar trazer uma do trabalha amanha, para registrar essa etapa inicial também.

Agora também faz sentido o ataque deles ao telescopio, foi no mesmo dia que a folha apareceu cortada, provavelmente eles estavam apenas defendendo seu futuro ninho.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Paraiso Nidificando

Postby Marne Campos » 27 Jul 2011, 21:10

É, acho que logo teremos filhotes... Que peixes têm nesse aquário?

Podemos colocar essa bela foto na ficha do Paraíso aqui no AqOL?
Marne Campos

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Paraiso Nidificando

Postby Mateus Camboim » 27 Jul 2011, 23:33

Pois é,

Filhotes a caminho com certeza :) . Já reproduzi Paraísos (variação comum) e posso lhe garantir: fique de olho nos demais peixes, pois Paraísos são ótimos pais, o macho principalmente, atacava a minha mão quando eu a mergulhava no aquário! Agora imagine o que não irá fazer com qualquer peixinho que chegar perto do ninho. O macho poderá causar sérios danos aos demais habitantes, novamente repito: supervisione e interfira se necessário.

Pelo que você disse, eles já realizaram o abraço nupcial, então já existem ovos fecundados no ninho. Do contrário, lhe indicaria que retirasse o casal para um aquário à parte, no intuito de reproduzí-los separadamente.

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Paraiso Nidificando

Postby Marcio Vargas » 28 Jul 2011, 12:38

Marne.

Pode usar sim, a foto. Fique a vontade. Nesse aqua, alem deste casal de Paraisos tenho um Kinguio Telescopio, um Kinguio comum, um Kingui Cometa Dois Ottos, Cinco Cardinais, um cascudão e um maldito caramujo que vi apenas 3 vezes...

Se quiser garimpar mais fotos aqui, fique a vontade.

Mateus.
Um dos Praraisos, provavelmente o macho, arrancou um olho inteiro do Telescopio. Na epoca não entendi, porem agora faz sentido. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer no meu aquario, ainda mais com tão pouco tempo de montagem, caso contrario teria ficado mais atento para transferir eles para meu aquarionho de 15 litros. Agora acho que é tarde demais não é mesmo?

Agora,
Como fica a TPA? Não poderei fazer, se fizer o ninho se desmancha. Também li que o tempo de incubação é de apenas 48hs, então talvez ate sábado (meu dia de TPA) eles já tenham eclodido. Porem isso traz outro problema, não tenho como tirar a fêmea nem o macho, e tampouco os alevinos deste aquário. Não conseguirei também alimenta-los apos a primeira semana de vida (como recomendado), isso se eles não forem devorados pelos outros peixes em uma semana.
Lamento não ter percebido antes para separa-los, porem, como eu faço para perceber este momento? Ou o melhor é deixar assim mesmo, e o ciclo ocorrer naturalmente, inclusive com a seleção natural? Pesquisei bastante sobre reprodução desta especie, e reprodução em geral. Tudo que achei é referente ao "como fazer", são materiais técnicos de como conseguir a reprodução. Eu queria uma coisa mais "filosófica", sobre permitir ou não, sobre intervir ou não intervir, enfim... Algo assim.

Abs e aguardem fotos.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Paraiso Nidificando

Postby Marne Campos » 28 Jul 2011, 21:49

Feito Marcio!

Bem vindo ao grupo de Colaboradores do AqOL!

Macropodus opercularis
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Paraiso Nidificando

Postby Xica » 28 Jul 2011, 23:01

Pergunta difícil a sua.
Talvez estas primeiras crias sejam perdidas. Parece muito provável.
E depois um aquário apenas para o casal, que outras crias virão.
Abraços.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Paraiso Nidificando

Postby Mateus Camboim » 28 Jul 2011, 23:19

Marcio,

No seu lugar eu deixaria a natureza cuidar dessa reprodução sem intervir. Muito provavelmente todos os filhotes serão devorados, e o casal tentará novamente. Então é nesse momento que você entra em ação: separe-os em um aquário só para eles, pode ser até aquelas bacias grandonas de lavar roupa sabe? E então acompanhe o passo-a-passo do novo acasalamento, tendo a oportunidade concreta de manter os filhotes. Intervir agorá só vai atrapalhar e estressar o casal, os outros peixes e você mesmo.

Como disse a Xica, uma vez formado o casal, ele reproduzirá sempre. Sempre mesmo, são muito prolíferos, inclusive considerados espécie invasora de canais e pequenos córregos, visto sua extrema resistência e adaptabilidade. Alguns criadores o reproduzem com a finalidade de usá-los como alimento vivo, tendo em vista que mais de 70% dos alevinos sobrevivem, se bem cuidados.

Mas enfim, é apenas minha opinião.

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Paraiso Nidificando

Postby Marcio Vargas » 29 Jul 2011, 02:17

Marne.

Obrigado :oops:

Xica!!!
Difícil né? Tenho certeza que perderei estes, e o motivo é a absoluta ignorância do assunto. Prometo estudar mais, para proporcionar um ambiente mais próximo possível do natural. Que coisa o aquarismo né? Comecei por insistência do meu filho, e agora estou aqui, completamente envolvido e apaixonado.

Mateus,
Nado em águas diferentes das tuas, mas tenho grandes amigos que compartilham tuas opiniões, e admiro muito eles pela coragem e convicção, são exemplos pra mim. Que bom contar com tua amizade "virtual" e tua ajuda aqui! :D :oops:

Na situação atual já estou conformado com a "tragedia", porem vou fazer de tudo para que não se repita. Eu tinha duvidas sobre o que fazer com meu aquario 02 (de 15 litros), agora decidi fazer dele um berçário. Vou manter lá só uns dois fantasmas e uns dois ottos, alem das plantas. Sempre que notar "algo estranho", vou passar o casalzinho para a suite de nupcias. Por hora vou deixar assim mesmo, parece ser o melhor a fazer.
Agora, como vou identificar o momento de passar eles para o motelzinho? Li bastante sobre a especie durante o dia de hoje, percebi que são mesmo uns coelhos. O que posso fazer com os eventuais filhotes?
E por ultimo, vi que é de Esteio. Não tem camarões por ai??? :twisted:

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Paraiso Nidificando

Postby Mateus Camboim » 29 Jul 2011, 03:11

Marcio,

Que isso, me sinto lisonjeado pelas suas palavras, para com isso, homem :oops: . Estou aqui para ajudar e ser ajudado, ensinar e aprender (10% ensinar e 90% aprender). Estamos todos no mesmo barco, no final das contas, que é querer o melhor para nossos animais e de forma indireta, para a natureza!

Para saber quando transferí-los, basta observar se o ninho foi desmanchado e se não existem filhotes no aquário. Não precisa esperar a fêmea ovular novamente, ela pode fazer isso no aquário separado.

Quando transferí-los para o aquário de reprodução, atente para uma coisa: após a cópula o macho tentará afastar a fêmea, de forma violenta, pois nessa espécie é o macho que cuida do ninho e dos filhotes. Como o aquário é pequeno, essa violência poderá gerar sérios ferimentos nela, então coloque muitas plantas, de preferência algumas flutuantes. No caso do seu aquário principal, talvez o macho tenha sido mais gentil com a fêmea exatamente pela questão do espaço ser muito maior. É uma possibilidade. Ou quem sabe ele é um bom marido :lol: ? É difícil e improvável mas pode acontecer do macho ser mais carinhoso com a fêmea após a cópula. Quando reproduzi os meus, ele espancou muito a coitada (na época eu não tinha estudado o comportamento dessa espécie).

Sobre os eventuais filhotes? Muita coisa: é uma espécie adequada para lagos ornamentais, pode doar para amigos, vender para lojas, ou até mesmo doar para as lojas que não aceitarem comprar, caso tenha MUITOS filhotes, por que não? Uma experiência interessante é montar uma piscina pequena, de 300 litros, uma caixa d'água usada ou até mesmo uma banheira velha com uma camada de 3 cm de areia ou cascalho, plantas comuns como Valisnérias, Cabombas, Elódeas, Rabos-de-Raposa e Higrófilas, além de alguns Aguapés ou Alfaces-d´Água: pronto, está montado um ambiente perfeito para essa espécie. Se tiver muitas plantas não precisa de filtragem, eles são resistentes ao frio, comerão larvas de insetos além da ração que você dará, e se multiplicarão como Guppies. Não sei se você sabe, mas Paraísos são excelentes comedores de caramujos.

Enfim, muitas ideias, mas observe: NUNCA coloque esses peixinhos em córregos, açudes, riachos, banhados, valões ou outros cursos d'água, pois é uma espécie extremamente resistente e considerada INVASORA. Isso causaria um desastre ambiental, devido ao desequilíbrio por competição, pela possível introdução de doenças não locais, etc.

Sou de Esteio sim, a cidade da Expointer. Camarões, só se for no supermercado em bandejinhas, minha cidade é fraca para com invertebrados, no máximo que eu encontro desses animais são Ampulárias e RedRanshorns, só. De peixes até que tem uma variedade legal, mas dos peixes mais comuns.

E eu gosto dos mais exóticos, difíceis de se ter: Foguinhos, Amapaensis e futuramente Tetras RedCrystal (minhas joinhas).

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Paraiso Nidificando

Postby Marcio Vargas » 07 Aug 2011, 20:19

Amigos

Após a eclosão no aquário comunitário, e o consequente banquete que os Kinguios tiveram, eu passei o casalzinho para o aquário de 15 litros que originalmente seria para o Betta (e o Betta foi para o comunitário onde está muito bem).

Isso foi no dia 01/08; hoje em 07/08 eles começaram a nidificar novamente.

Image

Image

Image

Image

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest