Peixes comestíveis de aquário?

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Peixes comestíveis de aquário?

Postby Katsuzo Koike » 30 Aug 2010, 09:49

O que realmente destaca a visão dos aquários ornamentais são as cores e formas dos peixes que realçam a beleza desses ambientes aquáticos. Mas nem todo mundo sabe que várias espécies apreciadas por sua beleza também servem de alimento nas suas regiões de origem, nos rios e lagos espalhados pelo mundo. Na verdade, o uso de peixes na alimentação humana é muito anterior à sua utilização em aquários. Se os primeiros recipientes que chamaríamos de aquário surgiram provavelmente no século XVIII, na Europa, a pesca como atividade humana perde-se no período Paleolítico, há milhares de anos, quando os primeiros humanos precisaram coletar, caçar e pescar, na luta pela sobrevivência.
Qualquer peixe que seja atraente por algum motivo, pode hoje ser mantido em aquários. Claro que ninguém de bom senso vai criar pequenos peixes coloridos em casa para comê-los. No entanto, devemos saber que algumas espécies presentes em tanques caseiros são comestíveis, e servem de fonte de proteína para muitas populações provenientes de áreas costeiras, bacias fluviais e regiões lacustres. Comecemos com a maioria dos ciclídeos africanos, oriundos dos lagos Malawi, Vitória e Tanganica, entre outros, bem como do rio Nilo. Em sua grande variedade, eles são pescados pelos habitantes locais, para sua alimentação. A tilápias e suas variedades são os peixes mais criados e consumidos, pelo tamanho que atingem e pelo sabor de sua carne. Os ciclídeos brasileiros, em suas diversas formas, em geral chamados "carás" ou "acarás" também são alimento para muitos ribeirinhos.
Outra família de peixes de água doce também muito visada na alimentação é a dos Caracídeos, em seus integrantes menores e maiores. Dos lambaris e pacus às piranhas, dos piaus e jaraquis às traíras, esses peixes são importantes para a pesca comercial e de subsistência, por serem bem aceitos nas mesas de muita gente. À propósito, dizem que o caldo de piranha é afrodisíaco.
Os Ciprinídeos são igualmente utilizados como alimento, por exemplo, a carne da carpa é bem apreciada, em suas várias espécies (Capim, Espelho, Comum, Siamesa, etc). Pelo menos, as carpas Nishikigoi, que são os peixes ornamentais mais caros do mundo, próprias para lagos, não são destinadas a servir de refeição. Entre os barbos, apenas os maiores são comestíveis, sendo pescados e criados para gerar alimento. Como exemplo, cito o Barbo de Java, o Hampala e o Schwanenfeldi. Pelo menos, nessas famílias dos Caracídeos e Ciprinídeos, é improvável que alguém queira comer piabas Mato-Grosso, rodóstomos, ou peixes dourados, Kinguios. Muitos outros peixes de outras famílias, vistos com freqüência em aquários, também estão incluídos no rol das espécies comestíveis: bagres ou peixes-gato, cascudos, Chalceus, enguias, gouramis, pangasius, oscars, peixes-faca, aruanãs, lábeos negro, entre outros. O que se nota é que quanto maior o porte de uma espécie, mais propensa ela estará a terminar na panela. Por isso, não conheço quem se alimente de coridoras, neóns, dânios, rásboras, pequenos tetras e barbos. Mas há notícia que índios e habitantes ribeirinhos da América do Sul pesquem acarás-disco e bandeira, nos igarapés, como formas de iguaria, embora esses peixes sejam hoje tradicionalmente ornamentais. O Lábeo Bicolor também se tornou um peixe exclusivo de aquário, e quase não existe mais na natureza. O Tubarão Bala, na Ásia, espécie que chega a quase 40 cm os maiores, já serviu bastante de alimento e alvo de pesca, sobretudo na Indonésia. Por outro lado, a raridade desses peixes em ambiente natural, prejudicada pela extração desenfreada por décadas (entre outros motivos, como poluição, desmatamento, construção de barragens, etc), e os bons preços que alcançam no mercado do aquarismo, deixaram sua reprodução na mão dos produtores asiáticos de peixes ornamentais. Sem dúvidas, o Balashark é uma das espécies mais procuradas para serem criadas em aquário, por isso, vale mais mantê-lo vivo para venda que usá-lo como ingrediente em pratos típicos. As Bótias Palhaço provavelmente podem ter sido consumidas na Indochina, em alguma época do passado (presumindo seu tamanho adulto, c. 40 cm, e quando eram mais comuns naqueles rios), quando não haviam despontado no comércio ornamental de peixes. Seu preço no mercado do aquarismo garantiu sua proteção e preservação pelo governo indonésio. Segundo as fontes, são exportados 20 milhões de exemplares por ano, da espécie.
Os conhecidos e estranhos Peixes Elefante (Gnathonemus petersii), que crescem até 25 cm, em média, infelizmente ainda são pescados para consumo na África, nas bacias do Rio Congo e do Nilo. Mas considerando que sua pesca faça parte da cultura regional, e que boa parte das populações africanas no Congo, Camarões ou Gana vivam em extremo estado de pobreza, é até compreensível a permissão da pesca desses peixes.
O aquarismo é uma atividade que cria laços de afetividade entre o criador e os peixes, como em qualquer relação humana com animais domésticos de estimação. E não passaria pela mente do mais louco aquarista, algum dia, resolver “comer” os peixes que ele mesmo cria com tanto carinho. É diferente da criação para corte em grandes viveiros, de espécies “jumbo”, de carne reconhecidamente saborosa, como surubins, tilápias, tambaquis, carpas, gatos de canal, tucunarés, etc. Espera-se que o incremento da criação de peixes em aquário garanta a preservação de muitas espécies.

Vejamos alguns peixes que estão em aquários, mas marcam também presença "culinária" na boa mesa: (OBS: Algumas imagens abaixo podem dar água na boca):

Tucunaré assado:
Image

Uploaded with ImageShack.us

Sopa de Carpa:
Image

Uploaded with ImageShack.us

Lambari frito:
http://img838.imageshack.us/i/lambarifrito.jpg/]Image[/URL]

Caldo de piranha:
Image

Uploaded with ImageShack.us

Traira frita:
http://img375.imageshack.us/i/trairafrita.jpg/]Image[/URL]

Cascudo recheado e frito (ao fundo):
http://img412.imageshack.us/i/cascudorepresa.jpg/]Image[/URL]


Filés de Peixe Gato de Canal:
http://img375.imageshack.us/i/catfishm.jpg/]Image[/URL]

Como tirar filés de Gatos de Canal:
Image

Uploaded with ImageShack.us

Pacu assado:
http://img823.imageshack.us/i/pacuassado.jpg/]Image[/URL]

Piaus no mercado:
http://img842.imageshack.us/i/37109731.jpg/]Image[/URL]

Pacus Brancos no tabuleiro do mercado: direto para cozinha
Image

Uploaded with ImageShack.us

Barbo Tinfoil pescado. Este não vai para aquário:
http://img823.imageshack.us/i/tinfoil20barb2001.jpg/]Image[/URL]
Last edited by Katsuzo Koike on 07 Sep 2010, 08:50, edited 12 times in total.

albucc
Ciclador
Ciclador
Posts: 100
Joined: 18 Aug 2010, 18:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo/SP

Re: Peixes comestíveis de aquário

Postby albucc » 30 Aug 2010, 10:36

Posso acrescentar uma coisa também: guppies dão uma fritada muito boa...
Meu pai tinha um sítio em Santo André, e uma das atividades que mais fazíamos eu e meu primo era "mariscar" os peixinhos: lambaris, camarõezinhos, pequenos siris, barrigudinhos (que acredito que não eram exatamente guppies, mas sim a espécie Poecilia vivipara, pois não tinham manchas coloridas, eram todos de um marrom puxando o verde oliva, tanto machos quanto fêmeas), alguns ciclídeos e peixes-cobra. Nós mariscávamos eles, colocávamos em um vidro e jogávamos rio acima em um tanque. Acreditávamos que os barrigudinhos eram filhotes de lambari... :lol:
Mas uma vez o filho do caseiro me mostrou outro uso dos peixinhos. Ele mariscava os peixinhos e fritava com farinha. Provei e até que era gostoso... Mas só comi uma vez, preferia jogá-los rio acima... :wink:

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes comestíveis de aquário

Postby Katsuzo Koike » 30 Aug 2010, 11:18

Obrigado pela mensagem, amigo! De fato, o pessoal come de tudo. Esses barrigudos ou guarus, conforme a região, não são Guppies, nem lambaris. Se for aquele peixes cinzentados, da barriga branca (chegam a 10-12 cm), de escama, não são Guppies. Nunca soube que ribeirinhos comessem guarus, apenas vi serem usados como isca de pesca. Lambaris ou piabas, sim, estes são muito apreciados como iguaria! Não entendi quando vc diz que "jogávamos rio acima em um tanque" (??) Bem, vou postar algumas fotos de peixes "de aquário" na alimentação... Felicidades

User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Peixes comestíveis de aquário?

Postby Thiago Chagas » 05 Feb 2013, 01:03

Ah, até que essas espécies das fotos do post não são "tãão de aquário"
achei qie ia ver disco na frigideira, jack dempsey blue no espeto e fritada de neon... ainda bem que não vi!! :shock: haha :mrgreen:

Tem um outro lado também que é por exemplo, um tucunaré que custa 13 reais o kg num pesque pague, custa 100 reais meio quilo, na loja de aquário...
outro dia vi numa loja de aquário, por, acho que era 50 reais, uma tilápia que nem era daquelas vermelhas nem albinas, achei completamente sem noção!
isso acontece com pintado tb (fora o fato de virtualmente ninguém ter aquário que comporta um peixe desses com alguma dignidade, mas isso é outro assunto)
traíra, tuvira ( que é ordináriamente vendida como isca pra pesca) entre outros...
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes comestíveis de aquário?

Postby Katsuzo Koike » 05 Feb 2013, 07:57

Hehe, de fato, meu amigo, esses peixes das fotos não deviam figurar em aquas caseiros de 200L, mas existe gente sem noção demais! Eu duvido que um índio ou caboclo que pesque um Discão de 20cm vá soltá-lo, ou o pessoal da América Central que pesque um Jack Dempsey não coma esse peixe tão carnudo, rs, rs, rs. Agora, fritada de neon é sacanagem. O pessoal sabe que um monte deles VIVOS vale $$$. Sobre o preço das lojas, tenho que concordar....caso queira peixes grandes, é melhor ir para um Pesq-pague e levar um depósito com água para levar o peixe. Paga só o peso. Ou ir em represas e rios mesmo, fora da cidade. O negócio é ter onde colocar, quando chegar em casa. Conclusão: é melhor comer ou deixar o bicho no viveiro. Grande abraço!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest