"Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

"Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby Katsuzo Koike » 28 Jul 2010, 18:47

Amigos, gostaria de partilhar minha indignação, e ajudar o aquarista desavisado que ainda leva para casa um peixe sem o conhecer bem. Somente depois, ele toma um susto ao saber o quanto esse peixe cresce. O absurdo, que quero comentar, é que se tem transformado algumas espécies gigantes em “peixe de aquário”, quando definitivamente, no mínimo, são peixes de açude ou para grandes viveiros. Chamo-os de “falsos peixes de aquário”, pois seria preciso aqueles grandes oceanários para comportar tais espécies. Por exemplo, criar carpa em aquários de 50 L é um ato de pura covardia, ou no mínimo, irresponsável! Um dia, vi em uma loja uma carpa com dois anos e só 10 cm. Comprei o peixe e o doei para um amigo criador que a colocou em um grande viveiro. Tempos depois, disse-me que ela havia atingido apenas 25cm, e que tinha reproduzido. Um cidadão em certo fórum de aquarismo se gabava de ter criado carpas em aquários de 350L, tendo as mesmas atingido 25cm. Ora, nesse tamanho, esses peixes ainda são juvenis. Tanto é que depois ele doou seus peixes para um lago público. As carpas adultas atingem mais de 100 cm, e alcançam mais de 70 Kg, como as famosas gigantes siamesas. Menos problemático seria colocar quatro ou cinco carpas em um aquário gigante de 1000L ou mais, onde poderiam chegar a cerca de 35cm com certo conforto. Mas continuo defendendo que carpas são próprias para lagos de jardim, com 5000L ou mais.

Quando são pequenos, muitos peixes de espécies “jumbo”, como são conhecidos, são bonitos e parecem legais. Mas na verdade, são impróprios para aquários caseiros, de pequenas dimensões. Para um peixe crescer, ele precisa de espaço, volume de água e alimentação balanceada. Um peixe que cresce muito, quando em local apertado, fatalmente atrofia, ou seja, fica em um tamanho aquém de suas possibilidades. Depois de certo tempo sem poder se desenvolver ao máximo, os danos fisiológicos no animal tornam-se irreversíveis: nunca mais crescerão, tendendo a ficar com os corpos deformados ( ou olhos saltados ou grandes, em relação ao pequeno corpo, problemas em órgãos internos, e morte prematura, em relação ao tempo normal de sua espécie). Realmente, é de dar dó, para quem gosta de peixes, manter certas espécies gigantes em locais apertados.

A beleza de um peixe reside em seu máximo potencial de desenvolvimento. Podemos dar exemplos de peixes vendidos para aquário, de modo inapropriado: Pirarucu (300 cm), pacus (chegam a 60 cm), tambaquis (70 cm), tucunaré (100cm), aruanãs (120 cm), peixe-faca (120cm), bagre de canal (100 cm), Lábeo negro (60 cm), pangasius (180 cm, algumas espécies), entre outras. Um dia encontrei um lojista irresponsável vendendo pintado surubim para aquário. Realmente, devia ser proibida a venda de algumas espécies em Pet shops.
Vejamos alguns exemplos:

Carpa comum de 50cm:
Image
(Foto: K.Koike 2014)

Peixe Faca grande (Chitala):
Image[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Bagre de Canal:
Image[/URL]
Last edited by Katsuzo Koike on 21 Sep 2010, 21:59, edited 8 times in total.

Carneiro
Montador
Montador
Posts: 57
Joined: 07 Feb 2009, 17:18

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Carneiro » 02 Aug 2010, 16:43

Ok... .
Grato pela sugestão do post... .
Passei prá dar uma olhada no conteúdo, e realmente sem palavras... .
Abraço cordial prá todos,
Carneiro.

montanha
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 12 Sep 2011, 13:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby montanha » 13 Sep 2011, 13:35

Tirei da cabeça a minha ideia de ter um carpa no meu aquario de 300lt =/
obrigado ai pela informação so assim a gente aprende mais, =)

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Rafael Compassi » 13 Sep 2011, 14:58

Tirei da cabeça a minha ideia de ter um carpa no meu aquario de 300lt
Já deu um grande passo na direção do aquarismo responsável, montanha.

Abraço

montanha
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 12 Sep 2011, 13:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby montanha » 13 Sep 2011, 17:37

Minha mae ja ta implicando com meu aquario de 1metro --' hahaha

luizbertoso
Montador
Montador
Posts: 32
Joined: 29 Dec 2010, 12:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby luizbertoso » 14 Jan 2012, 20:18

Dou inteira razão ao KATUSUZO, pois coloquei em meu tanque 3000 lts um TAMBAQUI medio que esta com +- 50 cm ainda esta confortavel para ele, mas na hora da alimentação parece um GODZILA na agua, derruba quarquer peixe que estiver na sua frente, ja estou me desfazendo, pois so daria mesmo em um lago.

Gazal
Montador
Montador
Posts: 62
Joined: 01 Jan 2006, 18:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo SP
Contact:

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Gazal » 17 Dec 2012, 18:37

Concordo em número, grau e gênero, só faço uma ressalva, não sou lojista desse ramo mas sou lojista, e já ví aquí diversas críticas a lojistas dizendo que os lojistas são irresponsáveis, que são inescrupulosos, isso e aquilo.. Acho que devemos fazer a nossa parte sem nos importarmos com eles, afinal lojistas tem família para sustentar e muitas contas para pagar no fim do mês, e se for muito certinho não ganha dinheiro. De resto, parabéns pelo tópico, muito esclarecedor.
"O verdadeiro sábio é aquele que reconhece a sua própria ignorância".

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Moises Gama » 17 Dec 2012, 20:46

Parabens pelo texto!!

Claro que um aquário, NUNCA, JAMAIS será melhor ou igual que o meio ambiente normal do peixe, o rio, o lago etc, porem devemos ter respeito pelos animais, não é porque eles não reclamão, não choram, que não sofrem eles vivem ali porque não tem escolha, simples assim.

Mas o pior que de tudo, á ver práprios aquaristas com anos de experiencia difundindo, apoiando essa ideia, em menos de um minuto, procurando na net você acha aquários superlotados de peixes enormes, que mesmo com qualidade de água apropriada, mesmo com uma ótima alimentação, com certeza não estão felizes de estarem ali.

Ai vem os senhores aquaristas super hiper mega master experientes, e falam que usam a tecnica de super lotação, que os peixes estão ali já fazem anos, são saudáveis e bla bla bla... logico que eles estão ali, que opção eles tem???

Ninguem tá nem ai porque são peixes, agora imagina alguem criar 30 cachorrinhos fofinhos, em um comodo da sua casa de 10m²??? Ohhhhh meus deus, ai e crueldade né???

Ter um aquário superlotado, ou com um peixe enorme dentro, é mal trato, e isso é crime que inclusive pode ser denunciado a policia ambiental e ministério do meio ambiente, porem esse tipo de denuncia não e muito efetiva, quase sempre não e investigada, mas quando se faz um boletim de ocorrencia, pessoalmente em uma delegacia, ai sim eles tem obrigação de investigar.

Não vou negar, é um "T" um aquário grande, peixes grandões e tal, mas mesmo sendo "T' para os olhos humanos, deve ser horrível para o peixe.

Superlotação , ou aquario de tamanho inadequado, e um erro que quase todo mundo que tem aquários e não se informou antes de ter cometem, e nós aquaristas que frequentamos fóruns que compartilhamos conheçimentos, agente vai, tenta instruir, fala que ta errado que isso que aquilo, ai vai um senhor aquarista super hiper mega master experiente, faz um vídeo do aquário dele com a tal "tecnica da superlotação", o desinformado que assiste acha lindo, e quer fazer um igual, e tudo oque nos pregamos e tentamos informar nos foruns e tal, vai por agua a baixo.

É um assunto muito polemico, eu acho errado, mas afinal quem sou eu ne??? um relis mortal aquarista que nunca tive um peixe grande em meus aquarios, entao quem sou eu pra falar algo ne?

Abraços a todos!!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Xica » 17 Dec 2012, 23:08

Noite.
Gazal, aqui uma discussão bem interessante sobre vendedores.
entao quem sou eu pra falar algo ne?
Até onde eu saiba, um aquarista. :wink:

User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Thiago Chagas » 04 Jan 2013, 16:10

Também sou partidário dessa causa!!

É preciso uma campanha massiva de concientização acerca disso!
O problema é que os criadores e lojistas na maioria das vezes só que vender e vender... qualquer peixe pra qualquer pessoa que tem qualquer tamanho de aquário e mais uma vez o poder do dinheiro traz ignorancia e sofrimento a inocentes, no caso, os peixes. Em todo lugar em que se vê, o volume mínimo de água pra cada espécie é algo ridículo que mal passa pelo "suficiente pro peixe não morrer" isso tem que mudar urgentemente!

Seria muito bom se existisse carteirinha de aquarista de vários níveis de acordo com conhecimento do hobista sobre aquarismo em diversos ramos, além de tamanho/tipo do volume água que teria disponível pra colocar os peixes, invertebrados, etc..., então cada ser vivo aquático teria um nível de aquarista exigido pra poder ser adquirido. pena que é totalmente útópico essa idéia funcionar...

valeu por levantar essa bandeira, Katsuzo Koike!
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest