Molinesias e salinidade ´padrao´

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
alshajj
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 10 Mar 2004, 11:43

Molinesias e salinidade ´padrao´

Postby alshajj » 10 Mar 2004, 11:47

Salvete omnes,

Recentemente, e com muita propriedade, li que as molinesias pretas requerem agua salobra e nao doce.

Minha pergunta:

I - Eh possivel ´salinizar´ a agua de forma que se torne menos agressiva para a molinesia porem nao atrapalhe ainda o conforto dos outros peixes? Ou seja, levar a agua para uma salinidade maxima possivel para os outros peixes em funcao da molinesia?

Tinha um aquario com espadas, tetras e molinesias. De repente, todas as molinesias morreram. Na epoca julguei que tinha comprado um cardume velho, porem agora me pergunto se nao se trarava da salinidade...

II - Devido a esta questao da agua salobra, aquarios de molinesia devem ser considerados aquarios a parte, ie, por ter uma agua diferente? Qual a experiencia de vcs quanto a molinesia em agua doce junto de outros peixes padrao de agua doce?

Valete,
Als

Miro
Ciclador
Ciclador
Posts: 169
Joined: 06 Mar 2004, 08:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Gonçalo do Sapucaí - MG

Postby Miro » 10 Mar 2004, 21:58

Olá amigo

Aqui vai a minha opinião:

Sempre que criei molinésias foi em aquários de água doce com temperatura de +/- 27 graus e Ph: 7,0 .
Nunca tive problemas , inclusive meus animais procriavam normalmente.

Eu acho que embora a molinésia ocorra em águas salobras , estas que a gente compra nas lojas já estão bem aclimatadas com água dôce , o único cuidado que se tem que tomar é não deixar variar muito a temperatura e o Ph , pois as molinésias são meio sensíveis a mudança de parâmetros do ambiente.

Leve em consideração também que sal grosso não tem a mesma composição do sal da água do mar e que se você adicionar sal no teu aquário na proporção certa para as molinésias , a criação das demais espécies vai ser imensamente prejudicada.

Abraços

Miro

André Bozza
Ciclador
Ciclador
Posts: 126
Joined: 12 Feb 2004, 04:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Maringá-PR
Contact:

Postby André Bozza » 12 Mar 2004, 00:15

o molly é d região salobra sim, mas isso é mais importante para os filhotinhos, pq eles desovam nessa região, p/ os adultos naum tem problema ser agua doce.
assim, eu coloquei um pouquinho de sal grosso diluido p/ meus filhotinhos e pararam de morrer, mas lembre-se q o sal grosso ou refinado naum substitui o sal que está presente na agua salobra
muitos peixes como labeo, corydoras e cascudos naum suportam sal na agua do aqua, são muito sensiveis.

o sal tb é muito usado p/ cura d ictio e outras doenças, ja q o protozoario e as bacterias naum aguentam a mudança de salinidade, já p/ a maioria dos peixes naum tem influencia
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." - Lavoiser


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests