Aquário para Botias - O que preciso saber?

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcos Mataratzis
Colaborador
Posts: 121
Joined: 25 Jul 2009, 22:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 1
Location: Rio de Janeiro - RJ
Contact:

Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby Marcos Mataratzis » 27 Jul 2009, 19:25

Olá pessoal,

Costumo receber muitas MPs perguntando sobre a montagem de aquários para Botias. Resolvi então postar aqui, resumidamente, o que "pode" e o que "não pode" em aquários para Botias. Espero não estar chovendo no molhado mas fica aqui minha contribuição:

:arrow: Como deve ser um aquário para Botias:

1- O aquário deve ser grande: Pelo menos 200 a 300 litros. Lembre-se que o número ideal de Botias, seja qual for sua espécie, é de 5 ou mais indivíduos.
Preferencialmente, um aquário para Botias deve ser o mais comprido quanto possível e ter uma área da base grande também, já que as Botias passam a maior parte do tempo no fundo do aquário. São mais importantes o comprimento e a largura do que a altura do aquário;

2- Deve conter muitas tocas: Botias gostam muito de se enfiar em buracos. Troncos e pedras formando esconderijos são muito apreciados mas elas também aceitarão canos de PVC ou outros materiais que lhes proporcionem abrigo;

3- O substrato do aquário deverá ser de pequena granulometria pois as Botias possuem barbilhões bastante sensíveis e ficam fuçando o fundo do aquário à procura de alimento. Evite cascalhos pontiagudos ou de granulometria grande;

4- Abuse na filtragem: Botias são peixes exigentes quanto à qualidade da água. Considero uma boa vazão de filtragem valores acima de 8 vezes o volume de água do aquário por hora. Aferições periódicas dos níveis de amônia, nitritos e nitratos são desejáveis. Procure mantê-los sempre o mais baixo quanto possível. Amônia e nitritos sempre zerados. Nitratos abaixo de 30 PPM;

5- As sifonagens e TPAs devem ser feitas pelo menos uma vez por semana. Preferencialmente duas TPAs de 20% por semana para garantir água sempre limpa;

6- Águas movimentadas: As necessidades de oxigênio das Botias costuma ser maior do que a maioria dos demais peixes tropicais. Em seu habitat as Botias vivem em rios com águas muito movimentadas o que favorece a oxigenação da água. Bombas submersas para circulação da água são muito bem vindas em áquários para Botias. Um Sistema de correnteza também é uma boa opção;

7- A Dureza da água deverá ser inferior a 12 GH;

8- O pH deverá estar compreendido no intervalo entre 6,5 e 7,0. Botias são muito adaptáveis a diversos pHs mas esta é a faixa mais confortável para elas. Existem algumas poucas espécies que preferem águas de neutras para alcalinas mas são exceção;

9- A Temperatura não deve ser inferior a 27°C. Botias são peixes sensíveis ao Íctio e em temperaturas abaixo de 27°C podem contrair a doença com mais facilidade. A faixa ideal vai de 27 a 29°C;

10- A iluminação também é um fator importante a ser levado em consideração. Botias não gostam de muita luz. Recomenda-se que aquários para Botias tenham, no máximo, 0,4 Watts/litro de luz. Se possível, menos.

:arrow: O que devo evitar em aquário para Botias:

1- Aquários plantados: Botias fuçam o substrato o tempo todo. Se seu aquário possuir camadas férteis elas não vai durar muito. Botias também adoram desenterrar plantas, comer algumas ou até mesmo furar as folhas de outras (apenas por diversão). Veja também que por não gostarem de muita luz, a seleção de plantas deve conter as mais robustas e menos exigentes. Entre elas, cito as Anubias gigantes, a Microsorium, Valisneria gigante e Amazonensis. Evite usar CO2 em seu aquário de Botias pois além de baixar o pH durante o dia (e subir de noite - Botias não gostam de variações de pH) ele também contribui para diminuir o teor de oxigênio da água e elas são exigentes quanto a isso;

2- Aquários sem tampas: Botias são peixes muito curiosos e eventualmente dão saltos fora dágua;

:arrow: Peixes compatíveis com as Botias:

Evite misturar muitas espécies, especialmente se forem espécies de regiões muito distintas do Sudeste Asiático. Labeo bicolor é uma excelente opção de companhia para elas. Labeo frenatus também mas atente para o fato de que não devemos colocar mais que um Labeo por aquário.
Embora sejam peixes de fundo, um cardume de Corydoras ajudam na faxina do substrato.
Botias também gostam de olhar para cima e notar a presença de "dither fishes", peixes que lhes informam se existem ou não predadores na área. Geralmente pequenos cardumes de peixes de superfície são bons companheiros para elas até uma certa idade (lembre-se que Botias, de um modo geral, crescem bastante). Rasboras arlequim, Dânios e Melanotaenias são bons dither fishes para as Botias.

:arrow: FAQ

1- Posso ter Botias em meu aquário de Discos?
R: Poder pode, mas não é uma mistura muito compatível pelo fato de que os Discos preferem águas mais calmas enquanto as Botias preferem águas turbulentas. Além disso, a agitação normal das Botias pode acabar estressando seus Discos.

2- Posso ter Botias em meu aquário de CAs?
R: Absolutamente não! O pH e a dureza da água dos aquários de Ciclídeos Africanos é completamente incompatível para as Botias.

3- Posso ter Botias no meu aquário de peixes Jumbos?
R: Depende. Se as Botias forem suficientemente grandes para se defender, sim. Caso contrário, não. Entenda-se como "suficientemente grandes" um tamanho proporcional aos Jumbos. Botias sabem se defender mas isso tem limites. Um Oscar de 35cm junto com 5 Botias de 8 ou 10cm provavelmente não dará certo mas se elas já tiverem uns 15 a 20cm eles poderão conviver pacificamente. Lembre-se também que Botias são peixes de cardume. Não adianta colocar uma única Botia de 20cm que ela não vai se defender. A força delas está justamente na frase "a união faz a força". Botias palhaço, por exemplo, se criadas na ausência de outras de mesma espécie podem até morrer de solidão.

4- É verdade que Botias pegam Íctio muito facilmente?
R: Sim. É bastante comum comprarmos Botias aparentemente saudáveis e, no dia seguinte elas apresentarem os famosos pontos brancos.

5- É verdade que não devemos usar remédios à base de Cobre nem sal grosso com Botias?
R: As escamas das Botias são muito pequenas ao longo se seu corpo e ausentes na cabeça. Isto as torna muito sensíveis. O sal grosso não deve ser usado. Quanto ao cobre, a dose da medicação deverá ser menor que a recomendada na bula do remédio. Geralmente usamos de 1/6 a, no máximo, 1/2 dose.

6- Posso ter uma ou duas Botias apenas em meu aquário?
R: Não! Botias são peixes de cardume. O número ideal é 5 ou mais pois, assim como abelhas e formigas, elas tem funções específicas no grupo. Todavia, em certos casos provisórios, podem ser introduzidas como mínimo dos mínimos apenas 3 mas fique avisado de que seu comportamento será mais ativo em grupos maiores.

7- Posso usar areia branca como substrato?
R: Pode, mas não deve. Como Botias são peixes de fundo e preferem baixa iluminação seria mais recomendado cascalho oi areia escura ou pelo menos não branco.

8- Como escolher as Botias na loja?
R: Não compre Botias com suas cores esmaecidas, nadadeiras fechadas muito menos se sua barriga não estiver roliça e mais gorda que a cabeça. Uma outra doença comum em peixes capturados na natureza é o chamado Skinny ou barriga seca. Peixes com essa doença possuem o ventre murcho. Não compre peixes nessas condições.

Image

Espero ter esclarecido a maioria das dúvidas mas estou à disposição para novos questionamentos.

Abraços!
Last edited by Marcos Mataratzis on 09 Dec 2009, 10:10, edited 1 time in total.

User avatar
ssidao
Ciclador
Ciclador
Posts: 370
Joined: 12 Nov 2008, 22:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba, PR

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby ssidao » 27 Jul 2009, 21:01

Muito bom mesmo Marcos!
Excelente este tópico, acho até que a moderação deveria torná-lo fixo.

Abraço.
AQUARISMO É COISA SÉRIA E EXIGE RESPONSABILIDADE
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
JUNTOS SOMOS FORTES!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby Marne Campos » 27 Jul 2009, 22:30

Fixado!
Marne Campos

User avatar
Marcos Mataratzis
Colaborador
Posts: 121
Joined: 25 Jul 2009, 22:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 1
Location: Rio de Janeiro - RJ
Contact:

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby Marcos Mataratzis » 27 Jul 2009, 23:34

Opa!

Obrigado ssidao pela recomendação e obrigado Marne pelo reconhecimento. 8)

Abraços!

User avatar
toninhoc
Ciclador
Ciclador
Posts: 231
Joined: 02 May 2008, 20:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: valinhos s.p.
Contact:

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby toninhoc » 29 Jul 2009, 21:40

oi marcos, já que o tópico vai ser fixo tá dificil postar uma foto sua das botias entocadas como apartamento residencial?
abraços.

User avatar
Marcos Mataratzis
Colaborador
Posts: 121
Joined: 25 Jul 2009, 22:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 1
Location: Rio de Janeiro - RJ
Contact:

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby Marcos Mataratzis » 29 Jul 2009, 22:55

Oi Toninho,

Será que a foto que você se refere seria algo como essa aqui, com as Botias "empoleiradas" em seus canos?
Image

Elas também adoram se enfiar nos buracos dos troncos:
Image

Mas quem organiza a bagunça mesmo é essa aqui:
Image
Image
Mr. Big Botia, uma Botia palhaço com cerca de 20 cm e quase 14 anos de idade. Ele (tudo indica que é um macho) assumiu a liderança do grupo desde que chegou aqui em casa mas as Botias n° 2 e n°3 na hierarquia também apitam:

Minha Botia n°2:
Image

Essa aqui é a n°3 na hierarquia; uma fêmea relativamente jovem (cerca de 4 anos) mas que já é a 3ª em tamanho e, pelo andar da carruagem, será minha maior Botia em poucos anos, já que as duas maiores são bem mais velhas que ela (dois machos de 14 e 9 anos) e a diferença de tamanho não é tão perceptível como a dois anos atrás.
Image

E aqui as duas lado a lado:
Image

E aqui, com a Mr. Big Botia:
Image

Abraços!

User avatar
toninhoc
Ciclador
Ciclador
Posts: 231
Joined: 02 May 2008, 20:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: valinhos s.p.
Contact:

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby toninhoc » 30 Jul 2009, 20:33

ok marcos, eram estas fotos mesmas . muito lindas.
abraços.

User avatar
DrluKas
Ciclador
Ciclador
Posts: 117
Joined: 26 Dec 2006, 19:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby DrluKas » 21 Nov 2010, 00:21

Parabéns pelo tópico...deve ser fixado, como tópico de referência, apenas alteraria o nº7, "apenas para facilitar" e colocaria gravilha de estrada, pois é de fácil acesso e proporciona o ideal para esse tipo de peixes

fhb70
Ciclador
Ciclador
Posts: 158
Joined: 16 Apr 2009, 07:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas - SP

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby fhb70 » 23 Nov 2010, 07:14

Simplesmente excelente !!!!!! Parabéns Marcos !!!

Tenho um aqua plantado e coloquei uma Botia Palhaço ontem e ela não para de subir e descer colada no vidro. muito agitada. Chego perto bem devagar com minha mão aí ela para e se afasta do vidro e nada bem devagar, mas logo ela já está de volta, loucona !!!!

Segue as características do aqua:

pH - 7,0
gH - 3,0
Temperatura - 29 C
algumas tocas
2 tricogaster
2 colisa
2 molinésia
20 neons
2 barbos sumatra

O que posso fazer ???? Isso é normal ???

Obrigado
Fábio - Campinas - SP

fhb70
Ciclador
Ciclador
Posts: 158
Joined: 16 Apr 2009, 07:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas - SP

Re: Aquário para Botias - O que preciso saber?

Postby fhb70 » 23 Nov 2010, 07:16

Esqueci...................o aqua mede 120 x 45 x 60 cm e está com aproximadamente 1,0 W / litro de iluminação com foto-período de 8 horas.

Valeu pessoal !!!!!!!!!
Fábio - Campinas - SP


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest