Rochas

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
wagnerrio
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 22 Aug 2010, 21:06

Rochas

Postby wagnerrio » 05 Oct 2010, 20:56

Editado. Original trazia texto e título em letras maiúsculas. Clique aqui e conheça as regras do fórum.


Rochas onde achar? Que não altere o PH

albucc
Ciclador
Ciclador
Posts: 100
Joined: 18 Aug 2010, 18:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo/SP

Re: ROCHAS

Postby albucc » 06 Oct 2010, 14:33

Você mora em cidade grande né? É o ó achar rochas em cidades grandes. São vendidas em lojas de aquário. Uma possibilidade é ir numa pedreira para pegar uma pedras, eles têm de vários tamanhos. Em Minas Gerais indo pro norte era fácil achar pedras pelas estradas...

slaider
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 06 Oct 2010, 22:00

Re: Rochas

Postby slaider » 12 Oct 2010, 20:53

Bom, apesar de sempre procurarmos rochas que alterem o PH para cima, ou seja alcalino, é facil achar o basalto ( não altera o PH ) em casas de materiais de construção de vários tamanhos , procure por pedras para fundação da base, normalmente eles mostraram o basalto em pedaços grandes que poderão ser quebrados em tamanhos agradáveis aos olhos, espero ter ajudado. t+

dindudre1976
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 01 Apr 2011, 14:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São José do Rio Preto - S.P.

Re: Rochas

Postby dindudre1976 » 17 Apr 2011, 12:55

Bom dia!!!!
se colocar rochas neitra com fundo neutro como devo alcalinizar a agua?
obrigado!!!!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Rochas

Postby Marne Campos » 17 Apr 2011, 16:33

É por isso que eu prefiro utilizar materiais que ajudem a manter o pH alto nesse tipo de aquário, porém se preferir não usar, é possível utilizar "buffers" que são combinações de sais que mantém o pH alto. O problema é que haja "buffer" para manter o pH.

No meu aquário de Ciclídeos Tanganyica, além do substrato que é aragonita, eu utilizo esse produto para chegar no pH em torno de 9,0.

Image

Seachem Tanganyica Buffer

Se for aquários de ciclídeos do Malawi ou Victoria, há opções específicas também:

Image

Seachem Malawi/Victoria Buffer
Marne Campos

slaider
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 06 Oct 2010, 22:00

Re: Rochas

Postby slaider » 18 Apr 2011, 20:53

Caso não queira comprar produtos, que é próprio para isso como citou Marne, pode usar:
bicarbonato de sodio---> para elevar reserva alcalina( KH ) e ( PH )
sulfato de magnesio ( sal amargo ) -----> dureza total ( GH )
nunca esquecer que toda a mudança de parametros deve ser lenta e gradativa , t+

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Rochas

Postby Marne Campos » 18 Apr 2011, 23:21

slaider,

Uma dúvida.

Já conseguiu elevar o pH da água doce até um valor próximo de 9,0 somente utilizando Bicarbonato de sódio? Digo porque eu não consegui, até já consegui com receitas caseiras como essa, mas o trabalho que dá pra conseguir todos esses ingredientes e depois fazer a combinação com os pesos corretos, acabei partindo para os produtos prontos.
Marne Campos

slaider
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 06 Oct 2010, 22:00

Re: Rochas

Postby slaider » 19 Apr 2011, 14:53

Nunca precisei chegar a 9.0 PH , mais com o bicarbonato mantenho 8.3 PH no meu CAs, quando tinha uma aquario marinho gostava de fabricar meu proprio buffer, e com uma medida de carbonato de sodio ( barrilha leve , utilizado em picina para aumentar PH ) e cinco de bicarbonato de sodio consigo elevar até acima de 9.0, essa receita foi dividida conosco pelo Sergio Gomes em seu livro "O Aquario Marinho & as rochas vivas" pagina 131 no item Tamponadores ,mais como era agua marinha e não doce, fiz o teste antes de postar e posso afirmar que com agua doce essa receita do Sergio funciona também e que nao foi possivel medir até onde chega com esta mistura pois meu teste só vai até 9.2 e posso afirmar que 9.2 ficou para traz assim que fui dosando esta mistura, outra coisa que é importante manter para conseguir um PH alto, é a movimentação da superficie da agua do aquario, espero ter ajudado , t+

dindudre1976
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 01 Apr 2011, 14:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São José do Rio Preto - S.P.

Re: Rochas

Postby dindudre1976 » 19 Apr 2011, 18:36

Boa noite!!!
como doso o bicarbonato da agua? de quanto em quanto tempo e feita a adição?, nao tras problemas ao peixes?
valeu pelas informações anteriores!!!!!!

slaider
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 06 Oct 2010, 22:00

Re: Rochas

Postby slaider » 19 Apr 2011, 19:19

Boa noite dindudre1976, a primeira informação que deve ter em mente , é sempre dosar quantidades que causam a menor variação imediata possível, por exemplo no meu caso, doso uma medida das de leite em pó ( colher plastica interna de lata de leite em pó de criança ) 4,43g por cada 24 horas, no sump em baixo do aquario, lembro que meu aquario é de 540 litros, caso você tenha receio de dosar diretamente o pó , pode diluir em agua filtrada e dosar via conta-gota através de um equipo soro esses de hospital mesmo, compra-se em farmacia, caso tenha experiencia pode dosar o pó mesmo em pequenas quantidades por exemplo a pontinha do cabo de uma colher de café , mais depois me informe a litragem de seu aquario para pode ajudar mais.

para um aquário de 540L uso 4,43 gramas .
o tempo é de 24 horas que eu uso.
não traz problemas aos peixes, desde que feita gradativa e lenta pois qualquer mudança brusca pode vir a perder todo os animais no aquário, não pelo fato de usar bicarbonato mais sim pelo excesso do produto, tanto pode ser os produtos industrializados ou caseiros como este, os industrializados recomendam 5 g (1 colher de chá rasa) para cada L 40-80 (10-20 * galões) você pode adotar a mesma quantidade, sucesso t+


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests