Bomba submersa precisa estar saindo bolhas?

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Mdubeux
Planejador
Planejador
Posts: 12
Joined: 29 Nov 2009, 09:53

Bomba submersa precisa estar saindo bolhas?

Postby Mdubeux » 16 Dec 2009, 21:40

Pessoal para criar Oscar ouvi dizer que não gostam de água muito movimentada, ou seja com muita pressão na bomba, sendo assim, podemos regular a vazão colocando aquela outra peça que divide a saida em duas, e desta forma, não saem mais bolhas. Posso manter assim ou precisa das bolhas? Quanto a oxigenação ela continua fazendo sem sair as bolhas? Eles vão morrer sem sair as bolhas?


Grato

User avatar
matheusL
Populador
Populador
Posts: 1002
Joined: 18 Dec 2007, 23:27
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Uberlândia-MG

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby matheusL » 16 Dec 2009, 23:03

A troca gasosa( sai CO2 e entra oxigênio) é efetuada por qualquer movimentação na superfície da água, essa movimentação é feita pelo filtro.
Nos filtros externos quando a água volta para o aquário depois de passar pelas mídias filtrantes, forma uma ''cascata'' que vai movimentar a água e efetuar a troca gasosa...
Com os filtro internos, saem bolhas junto com o fluxo de água, as bolhas sobem, movimentam a lâmina d'água e efetua a troca gasosa. Agora, com ou sem bolhas o vazão será a mesma... O filtro biológico mesmo com a vazão em 3x o volume do aqua já provoca uma movimentação forte.

Como é um aqua pra um oscar eu colocaria um FBM(Filtro bilógico modular) com um retorno de água adaptado ou um filtro externo(hang on)

Abraços
Matheus Lopes

Mdubeux
Planejador
Planejador
Posts: 12
Joined: 29 Nov 2009, 09:53

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby Mdubeux » 16 Dec 2009, 23:14

Aqui to usando FBF com uma bomba de 500L/h acoplada com aquele divisor da própria bomba que divide o fluxo em dois caminhos, justamente para que a água nao fique muito mexida para os peixes com muita correnteza, já que, pelo que me informaram o Oscar não gosta de muita correnteza e bolhas não, fica estressado. Assim, desta forma nao está ficando com bolhas esta apenas provocando uma fluxo na água sem bolhas. Eles podem morrer por falta de Oxigênio? Essa é a questão.

User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby ricardopaulob » 17 Dec 2009, 07:59

Se estiver na dúvida posicione as saídas da bomba viradas para a superfície.. Assim movimentará mais a superfície da água, propiciado uma troca gasosa melhor... Quando usava filtro interno fazia isso, e meu aqua é meio que superpopulado e nunca tive problemas com oxigenio...

Oxigenação da água envolve outros detalhes também.. Por exemplo o Ph.. Quanto maior o Ph, menor é a quantidade de O2 dissolvido na água, sendo assim, seu áqua é de Oscar (ligeiramente ácida), você terá menos problemas com falta de oxigênio e amônia, mas mesmo assim é bom ficar de olho. A tampa do aquário tb.. Se puder tirar a tampa de vidro e fazer outra mais aberta melhor... Temperatura, e vários outros detalhes...

Mas, eu acho 500l/h pouco para um aqua de Oscar... Em outro fórum, vi que vc tinha outro filtro de 1200l/h.. cade ele???

Abraços,
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

Mdubeux
Planejador
Planejador
Posts: 12
Joined: 29 Nov 2009, 09:53

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby Mdubeux » 17 Dec 2009, 08:24

Retirei porque com essa bomba grande fica ralmente muito forte a correnteza dentro do aquário ela é uma bomba muito forte 1500l/h. Vou deixar ela para o aquário de 300L que comprarei no início do ano que vem.

O FBF coloquei aquela espuma branca embaixo dele, não coloquei acima dele sobre a tela porque me falaram que toda vez que fosse sinfonar a sujeira ficaria retida nele, ao menos a sujeira grossa. Os lojistas me indicaram não colocar qualquer manta ou espuma branca - lã, apenas colocar as placas. Aqui as placas não deram toralmente tive que cortar perdaços dela com faca quente e ajustar no fundo do aquário para que nenhuma parte fique sem filtro, só uma parte num lado ficou com uma fresta de 1cm. Cobri com 17kg de cascalho mas acredito que erteja pouco, depois comprarei mais.

Como são Oscars coloquei plantas de plástico mesmo, mas o layout não estou gostando contaria com uma ajuda do pessoal para montar um layout legal. Tenho 3 pedras calcáreas do antigo aquário de ciclídeos que poderia usar, porém os Oscars, ao que me parece, não são peixes de ficarm entrando no meio e por dentro das pedras devido a seu tamanho, essas pedras tem uma série de passagens para peixes pequenos, acredito que não sirvam para o Oscar. Tenho um tronco que esta parado, poderia colocar mas é um pouco fino ele, ficaria melhor se fosse algo mais rustico, ou seja, mas encorpado.

Leonardo Hamamura
Ciclador
Ciclador
Posts: 333
Joined: 28 Jun 2013, 23:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Paranavai PR

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby Leonardo Hamamura » 15 Jul 2013, 20:56

Matheus,isso quer dizer que o simples fato da água estar movimentando já cria oxigênio ou estou errado?Eu também quero adquirir um filtro interno mas não quero as bolhas,mas não sei se o oxigênio depende exclusivamente das bolhas!

User avatar
leandro2582
Ciclador
Ciclador
Posts: 180
Joined: 16 May 2010, 23:11
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cornélio Procópio- Paraná

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby leandro2582 » 15 Jul 2013, 21:20

Leonardo o simples fato da agua estar em movimento ja cria oxigênio dentro do aquário para os peixes

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14312
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Bomba submerssa precisa estar saindo bolhas?

Postby Marne Campos » 16 Jul 2013, 09:49

Só explicando melhor o que o Leandro quis dizer, a movimentação da superfície da água quebra a tensão superficial e aumenta a troca gasosa do ar com a água. Como os meios tendem a se equilibrar, o oxigênio vai do ar (ambiente mais rico em oxigênio) para a água (ambiente com menos oxigênio). Essa é a "mágica"!

Que espuma foi essa que você colocou sob o FBF? A ideia daquela área livre entre as placas do FBF e o vidro do fundo, é criar um espaço para a água passar com maior facilidade, permitindo que se crie um fluxo contínuo de água pelo cascalho, local onde as bactérias se fixarão para realizar a filtragem biológica. Muita gente pensa que as bactérias ficam embaixo das placas, até existem algumas lá, porém na verdade a mídia biológica do FBF é o cascalho acima dele. Considero a idéia do FBF genial, principalmente para a época que foi criado, hoje dá para ter uma filtragem biológica até melhor sem as limitações impostas por ele, porém no seu caso essas limitações não são significativas.

Eu deixaria sem essa espuma (que pelo que entendi é na verdade perlon), ela deve estar dificultando a passagem da água, diminuindo o fluxo através do cascalho, e ainda servindo de acumulador de sujeira. A ideia de barreiras mecânicas (filtragem mecânica) é segurar a sujeira nela e você poder removê-la com facilidade para limpá-la, retornando-a apta para segurar mais "sujeira", que será removida posteriormente. No seu caso, eu entendo que o material fica fixo ali, o seja, você só está "varrendo a sujeira para baixo do tapete", porém ela continua causando todos os problemas que causaria se estivesse visível.
Marne Campos


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests